domingo, 4 de outubro de 2020

Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)

Tübingen é uma cidade universitária no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, às margens do rio Neckar e não muito longe de Stuttgart. Cerca de um terço dos mais de 90 mil habitantes são estudantes então é uma cidade com atmosfera bem animada. 

O centro histórico, que preserva as características medievais, é basicamente um grande calçadão para pedestres, mas repleto de ladeiras. Mencionada em documentos pela primeira vez em 1078, a cidade só cresceu de verdade com o surgimento da universidade cerca de 400 anos depois. A Universidade de Tübingen, oficialmente Eberhard Karls University of Tübingen foi fundada em 1477 e é uma das universidades mais antigas da Europa Central.


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Casas na beira do rio Neckar


Segundo a Deutsche Welle, "a Faculdade de Medicina sempre ocupou um lugar de destaque. A primeira Faculdade de Ciências Naturais em uma universidade alemã foi fundada em Tübingen, em 1863. Hoje os institutos especializados em pesquisa e tecnologia médicas situam-se entre os primeiros do mundo. Mas a universidade também deve seu renome à tradição de suas faculdades de Filosofia e Teologia. Atualmente há mais de 100 acordos de cooperação com universidades de 35 países, inclusive o Brasil. Nos últimos 30 anos foram intensificados os contatos com universidades e escolas norte-americanas. Cerca de 10% dos universitários de Tübingen são estrangeiros." Não sei se continua assim, mas alguns anos atrás Tübingen era a cidade alemã onde a população tinha a menor média de idade!

Por conta dos estudantes, fora do período das aulas a cidade pode ser até calma demais. Eu visitei em um final de tarde em dia de semana em junho e Tübingen estava movimentadíssima - alguns poucos turistas, mas em maior parte, moradores mesmo aproveitando as sorveterias, lojas, livrarias, restaurantes etc na Marktplatz e arredores. A cidade foi poupada da destruição na Segunda Guerra Mundial e depois, ocupada pelos franceses.


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Encontrei essa casa colorida no caminho curto entre a estação de trens e o centro antigo. O principal ponto interessante no caminho é a ponte Eberhardsbrücke, de onde tirei as outras fotos acima. Tübingen nem ficava na Alemanha Oriental, mas achei esse semáforo aí de Ampelmann por lá também!









Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)



Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Andando pela Platanenallee, em uma ilha no rio Neckar onde acontecem eventos e de onde conseguimos tirar fotos lindas das casinhas na beira do rio - um dos cartões postais da cidade.

Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Essa torre aí é da principal igreja de Tübingen. Na foto de baixo à esquerda, vemos a Hölderlinturm em amarelo claro na beira do rio, onde morou o poeta Friedrich Hölderlin - ele viveu na cidade entre 1807 e 1843 - hoje é um museu.





No rio Neckar (o mesmo que passa por Heidelberg), acontece uma tradicional e curiosa tradição da cidade - corrida de canoas, em alemão Stocherkahnrennen. "Desde 1956 acontece, em junho, a grande corrida de canoa. Seus condutores dão impulso às embarcações longas e estreitas com grandes varas, que são fincadas no fundo do rio. Cerca de 40 equipes, com nomes esdrúxulos como "defuntos da água", disputam este campeonato. A equipe vencedora recebe 200 litros de cerveja como prêmio. A perdedora tem que ingerir 3 litros de óleo de fígado de bacalhau", segundo a Deutsche Welle. Em 2019, ela aconteceu em 20/junho, uma semana antes da minha visita.


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha) - corrida de canoas ou Stocherkahnrennen
Stocherkahnrennen - Dá para ver bem a Hölderlinturm nessa foto (a torre amarela). Foto: Laphroaig1991 - CC BY SA 4.0


Outro evento interessante em Tübingen e que eu fiquei morrendo de vontade de conhecer é o Festival de Chocolate - chocolART, o maior festival de chocolate da Alemanha e que acontece geralmente no início de dezembro (fica perfeito para combinar com uma viagem pelos mercados de Natal)! Veja este vídeo e se souber inglês, este post e este aqui também.




Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Alguns cantinhos da cidade antiga. Nessa ladeira tinha uma sorveteria popular, com uma fila enooorme - Cafe Porto Pino



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Bebida gelada para aguentar o calor insuportável naqueles dias e a Stiftkirche St. Georg (igreja colegiada), construída entre 1470 e 1483 e onde estão enterrados alguns nobres alemães

Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Fonte Georgsbrunnen na praça Holzmarkt ao lado da igreja. Em cima na direita, prédio antigo da Universidade - Alte Aula (Auditório Antigo)



Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)







Claro que incluí Tübingen em um post com uma super lista de cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha!


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Tem bastante casa enxaimel preservada em Tübingen!

Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
A fonte de Netuno na frente da prefeitura de Tübingen e o relógio astronômico


Quando cheguei na Marktplatz, enlouqueci porque acho que nunca tinha visto a prefeitura MARAVILHOSA de Tübingen em foto nenhuma! Construída em 1435 com 3 andares, ela foi ampliada em 1508. O relógio astronômico foi instalado em 1511 e funciona até hoje?


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)
Prefeitura de Tübingen - uma das mais lindas da Alemanha





Subindo a ladeira ao lado da Rathaus, chegamos ao Schloss Hohentübingen, o antigo castelo da cidade, hoje um museu que pertence à Universidade (e tem até peça patrimônio da UNESCO no acervo). Leia um pouco mais sobre a Universidade de Tübingen e passeios para fazer no rio Neckar no blog As viagens de Trintim.

A subida até ali é bem cansativa, mas a vista incrível (não sei porque não tirei fotos). É muito fácil caminhar da estação de trens (Hauptbahnhof) até o centro, mas na volta eu já estava cansadíssima e voltei parte do caminho de ônibus (que achei pelo Google Maps) só para economizar a caminhada mesmo.


Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)



Onde ficar em Tübingen


Quando estava pesquisando para o meu roteiro de um mês na Alemanha, não sabia se seria melhor me hospedar em Stuttgart ou Tübingen em Baden-Württenberg. Queria conhecer várias cidadezinhas, mosteiro, castelos etc na região e acabei decidindo me hospedar em Stuttgart por conta da rede de transporte, mas achei a cidade tranquila demais a noite (mesmo sendo bem maior). Talvez se hospedar em Tübingen fosse uma alternativa mais animada, mas considere que eu gosto bastante de cidades não tão grandes com clima universitário.

Se tivesse ficado em Tübingen, teria sido mais fácil conhecer o Burg Hohenzollern e o castelo em Sigmaringen, mas mais difícil visitar o Mosteiro de Maulbronn e Schwäbisch Hall. Tübingen está perto do lago Blautopf e de Ulm, mas as conexões de trem não são das melhores. Vale a pena conhecer o Castelo de Lichtenstein (de carro) nas proximidades e até a Abadia de Bebenhausen.

Caso fosse me hospedar em Tübingen, eu ficaria no Hotel Krone ou no mais caro Domizil - os 2 ficam entre a estação e o centro e seria fácil chegar a pé com mala. Atravessando a ponte, uma boa opção para quem gosta de ficar em apartamentos é o Metropol Apartmens & Suites. O Jugendherberge Tübingen seria minha opção de hostel caso fosse dividir o quarto e o Ibis Styles Tübingen também não é uma má ideia.

No coração da cidade antiga, ficam o Hotel am Schloss (mas tem a ladeira!) e o Apartment Zentral im Herzen der Altstadt. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Tübingen. Se for se hospedar em Stuttgat te fazer um passeio de um dia como eu, considere as 3 opções econômica que testei em Stuttgart e contei neste post (tem pensão, tem hostel com quarto compartilhado e hostel com quarto individual).





Booking.com






Como chegar em Tübingen (Alemanha)


Tübingen não tem aeroporto próprio e os mais convenientes seriam o aeroporto de Stuttgart (fazendo conexão) ou Frankfurt (com voo direto do Brasil), Munique (com voo direto do Brasil) ou ainda Zurique (na Suíça, com voo direto do Brasil).

Em uma viagem pelo sul da Alemanha, você pode chegar em Tübingen de carro alugado, trem ou ônibus. Os trens low cost da Flixtrain ainda não chegam na cidade (sem previsão) então utilize a clássica Deutsche Bahn. Outra opções são os ônibus mais baratos, mas menos confortáveis da Flixbus.




Mapa do que ver e fazer em Tübingen em poucas horas


Marquei no mapa abaixo a estação de trens em preto, os pontos mais famosos em roxo e outros lugares para conhecer em Tübingen em azul. Em marrom, estão alguns dos principais prédios da universidade além do castelo/cidade antiga, mas ela não tem um campus propriamente e está espalhada pela cidade. Em laranja tem 3 sugestões para comer/beber - um bar famoso entre os estudantes, um restaurante com vista para o rio e a sorveteria popular que falei acima.




Roteiro de algumas horas em Tübingen (Alemanha)



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

18 comentários:

  1. Parece ser uma bela cidade, com estilo arquitetônico típico. Quando me hospedei em Stuttgart, pensei em dar um pulo a Tübingen, mas com o pouco tempo que tinha acabei desistindo para visitar os museus automotivos de Stuttgart. Fica para outra oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei liiiinda demais! Tinha 5 dias pra fazer bate-volta de Stuttgart e 2 dias pra explorar a cidade então só visitei 1 museu automotivo em Stuttgart (mas nem ligo pra carro de qq jeito rs). Entre os bate-voltas, mudei várias vezes d ideia antes e durante a semana, e até tinha riscado Tübingen de última hora, aí sorte a minha que saí cedo de Sigmaringen e deu pra passar um final de tarde lá, já q estava no caminho. Agora quero muuuito voltar no festival de chocolate, q coincide com a época dos mercados de Natal (viagem q quero fazer d qq jeito)!

      Excluir
  2. Tubingen nunca esteve no meu radar mas que cidade mas charmosa, fiquei sabendo de tata curiosidade por aqui, como essa corrida de canoa e que prefeitura mais linda é essa? Fique apaixonada também. Fiquei com vontade de me hospedar na cidade mesmo não sendo uma pessoa que fica badalando muito a noite em viagem, quando o lugar é muito calmo também não curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei de ideia trocentas vezes sobre os bate-voltas q faria de Stuttgart e ainda bem q consegui conhecer Tübingen no final das contas. Agora quero voltar durante o festival de chocolate em dezembro! E aí me hospedar na cidade (e fazer um roteiro de mercados de Natal pela Alemanha!).

      Excluir
  3. Fê, acho que ninguém conhece a Alemanha tão bem quanto você! Eu adoro os seus posts sobre destinos alemães, me dá muita vontade de passar uns dois meses só descobrindo esses lugares que você descreve tão bem.
    Agora me conta, o que era essa bebida gelada na foto? Era café? Era goró?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Era algum café gelado mesmo rs pra matar o calor insuportável!

      Excluir
  4. Ai, essas cidades da Alemanha são a coisa mais linda! Lembro das placas na estrada indicando Tübingen quando viajei pelo sul da Alemanha, mas infelizmente não tinha tempo para conhecer tudo. Agora, depois de ler seu roteiro, serei obrigada a colocar a cidade na minha lista para a próxima viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente nunca tem tempo pra conhecer tudo... é uma dificuldade sempre quando tem q decidir cortar uma cidade né?

      Excluir
  5. Mais uma cidade que parece ter saído de um quadro na Alemanha. que graça é Tubingen. Nunca tinha ouvido falar. Além dos edifícios lindíssimos (amei a casa colorida e a prefeitura) muito me interessou o festival de chocolate. risos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha boba você rs quero voltar na época do festival de chocolate!

      Excluir
  6. Nunca tinha ouvido falar sobre Tübingen e simplesmente amei as fotos da cidade! Achei legal o fato de ter um festival de chocolate e assim como você, fiquei com vontade de estar na cidade nessa época do ano, ainda mais pelo fato de também ser a época dos mercados de natal que eu sou apaixonada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma cidade bem desconhecida mesmo pelos brasileiros. Deve ser uma delícia essa época do ano por lá!

      Excluir
  7. Conheci algumas cidades no sul da Alemanha mas não Tubingen... amo essa arquitetura típica alemã! Vontade de conhecer os mercados de natal e o tal festival do chocolate hmmmm

    ResponderExcluir
  8. Meu filho e nora moram em Tübingen. A cidade é linda e interessante em todos os seus detalhes. Alzheimer tbém estudou medicina lá. Mudar o roteiro d viagem p conhecer Tübingen e fazer um passeio d gôndola pelo Neckar é imperdível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena demais mesmo!!! Invejinha deles hehehe

      Excluir
    2. Recomendo a leitura da obra A HARMONIIA DO MUNDO, de Marcelo Gleiser, cujo enredo se desenrola em Tubingen, mais precisamente sobre a revolucionária teoria de Johannes Kepler, pupilo da universidade luterana Stift, que acredita ser o Sol o centro do Universo e não a Terra. Cheguei a este blog, através da leitura do livro.

      Excluir
    3. Obrigada pela dica Marilda! Não conheço esse livro, mas vou procurar aqui pra ler antes de voltar a Tübingen!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.