quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Munique, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha

ATUALIZAÇÃO JUNHO/2022

Em tempos de euros nas alturas, deixar para comprar passagens de trem pela Alemanha em cima da hora acaba virando uma facada! Mesmo com antecedência, diversos trechos concorridos saem muito caros, pois o país parece pequeno, mas as viagens entre as principais cidades (Berlim, Frankfurt, Munique, Stuttgart, Hamburgo por exemplo) não são curtas. Os ônibus low coast da Flixbus já são bastante populares pela Alemanha e pela Europa toda! E a empresa expandiu também para as ferrovias com o Flixtrain, o trem low coast que opera entre algumas das principais cidades do país! E mais recentemente até em outros países europeus, como na Suécia e Suíça!


Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha

CC BY-ND 2.0



Quando viajei para a Alemanha em junho/2019, os trens pela empresa de trens tradicional alemã (Deutsche Bahn) estavam caríssimos entre Frankfurt-Berlim, Berlim-Stuttgart ou Frankfurt-Stuttgart, mesmo procurando com meses de antecedência. Existem passes de trem que podem diminuir os custos, mas estava viajando sozinha, não queria algumas das restrições desses passes e na maioria dos casos esses passes econômicos são somente para trajetos regionais, o que não era o meu caso. Sendo assim, a solução foi testar o Flixtrain! Não queria alugar um carro




Meu voo chegava em Frankfurt no começo de junho e devido a compromissos na República Tcheca em julho, o meu roteiro na Alemanha teve que ficar Frankfurt - Berlim - Stuttgart - Munique, incluindo cidades menores no meio aí também. O trajeto Frankfurt - Berlim leva 4h10 de trem ou 6h50 de ônibus. Berlim - Stuttgart, que foi meu 2o trecho, leva 5h34 de trem ou 6h40 de ônibus. O trecho de Stuttgart a Munique e depois de lá para a República Tcheca foi uma combinação de carona de amigos, trens regionais da Deutsche Bahn (que são mais baratos) e Flixbus.

Já conhecia o Flixbus da minha viagem de 2014 pela Alemanha (na verdade viajei em outra empresa que foi comprada posteriormente pela verdinha) e de lá para cá, as viagens de ônibus se popularizaram ainda mais pela Europa toda! Na Alemanha, elas foram liberadas faz poucos anos devido à mudanças na legislação, que antes não permitiam esse tipo de transporte e sempre incentivavam as viagens de trem pela malha ferroviária extensa e bem completa - tem estação de trem em tudo quanto é cidade ou vilarejo do país! Tem que ser algo beeeem pequeno para não ter uma estação de trem por perto.


Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Munique, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha
Rotas em 2022 - as cidades atendidas pelo Flixtrain já aumentaram bastante desde 2019. Mapa da Alemanha, com uma das linhas até Basel, na Suíça.




Leia aqui todos as dicas do blog sobre a Alemanha e dicas específicas sobre Stuttgart, Frankfurt, Berlim, MuniqueDresdenHamburgo, Colônia, Heidelberg e Leipzig!





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Quais são as cidades atendidas pelo Flixtrain?


Em junho/2022, a Flixtrain está operando com 7 rotas, como mostra o mapa acima (sempre confira no site), ligando as principais cidades alemãs como Berlim, Munique, Frankfurt, Hamburgo, Colônia e Stuttgart, além de dezenas de outras cidades grandes ou pequenas, turísticas ou não turísticas marcadas no mapa acima (no link tem uma lista das rotas com suas paradas). As informações das cidades menores não estão 100% claras no site e na minha viagem vi também algumas inconsistências - paradas a mais do que falava no site e cidades onde o trem deveria parar, mas na minha viagem não parou. Esse último caso deve ter sido simplesmente porque não tinha nenhuma passagem vendida para aquela cidade naquele dia. Nem todas as linhas saem diariamente - algumas correm apenas alguns dias da semana!

Quando viajei, não era possível reservar assento, mas hoje já é possível. A empresa Flixbus conta com alguns ônibus elétricos e está testando ônibus com painéis solares, mostrando a preocupação da empresa com ao meio-ambiente.


Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha


Como comprar passagem para o Flixtrain?


Você pode comprar pelo site da Flixbus (ou app), que eu usei demais em 2019 e é super confiável. Comprei os trechos maiores (ou quando tinha data certa) ainda no Brasil em maio. Baixei o app e durante a viagem comprei diversos outros trechos de ônibus ao longo da viagem, usando cartão de crédito.


Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha
Na pesquisa no site da Flixbus, aparecem as opções de trem e de ônibus para você comparar


O app é muito fácil de mexer, mas está em português de Portugal. Ajuda saber o nome das cidades em inglês/alemão, mas no caso da Alemanha é mais provável saber que cidade estamos falando quando citamos Aachen ou Stuttgart do que Aquisgrana e Estugarda (as mesmas cidades, só que em português de Portugal).


Alemanha é primeiro mundo, mas tive uma sequência de mini perrengues que quase estragaram um fim de semana no sul do país - inclusive com problemas com trens!


De Frankfurt a Berlim, paguei 39,99 euros, comprando com 13 dias de antecedência. De Berlim a Stuttgart, paguei 19,99 (apesar do trecho ser bem maior), com 24 dias de antecedência. Pesquisando na primeira semana de fevereiro de 2020 para viajar na última semana de abril, o trecho FRA-BER está 29,99 e BER-STU está 19,99. Comecei a planejar o meu roteiro pela Alemanha em junho/2019 ainda em janeiro/2019 e os preços com os trens da Deutsche Bahn já estavam nas alturas (porque em muitos casos incluem trens de altíssima velocidade). Pesquisando no começo de fevereiro para o fim de junho (que seria a mesma antecedência que pesquisei em 2019), os trens FRA-BER começam em 51,90 euros e BER-STU, 59,90 euros!









Como são os trens e as viagens com o Flixtrain?


A Flixtrain/Flixbus comprou trens mais antiguinhos da Deutsche Bahn e esse é um dos motivos que faz a passagem ser mais barata. Dá para perceber que eram trens utilizados por outras empresas anteriormente e só mudaram a decoração e pintura para as cores da Flixtrain. Tem (poucos) funcionários que ficam andando de vagão em vagão conferindo os tickets e vendo se está tudo bem.


Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha

CC BY-ND 2.0



A cada cidade que paramos, desce e sobe uma galera (de acordo com o tamanho da cidade obviamente que desce/sobe mais ou menos gente). Os funcionários ajudam todo mundo a encontrar assentos vagos, inclusive pedindo para todo mundo rearrumar as bagagens para desocupar espaço (sabe aquele pessoal que senta no banco e põe a bolsa no banco do lado para ninguém sentar? Aqui eles não têm vez).

Existe um cardápio com lanches básicos à venda, mas como podem acontecer atrasos, os funcionários podem demorar parar passar no seu vagão, etc, eu sempre acho melhor comprar algo para comer e beber nas estações de trem, que sempre tem cafeterias/padarias/lanchonetes com preços acessíveis.

O assento em si não é menos confortável do que o dos trens caros (na segunda classe, que é a classe que todo mundo viaja e a única que eu já testei) e também não é menor, mas ouvi gente dizer que nem todos os plugs USB estavam funcionando (eu não tive problemas em carregar meu celular não). Tem banheiro com papel e anúncio sonoro sobre as paradas (pelo que me lembre sempre em alemão e somente nas cidades maiores que anunciavam também em inglês), mas não lembro de ter visto televisores para acompanhar o trajeto e paradas (você pode acompanhar pelo app tranquilamente e era o que eu sempre fazia).

Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha
Os trens que viajei eram exatamente iguais à primeira foto desta montagem, mas li na internet que alguns trens estão parecendo com as fotos do meio. Devido ao sucesso da Flixtrain e alta demanda, foram adquiridos novos vagões parecendo como as fotos debaixo. Fotos CC BY SA 3.0 ou 4.0. Primeira, segunda e terceira fotos de Olaf Kosinsky, última foto de Michał Beim.


Por conta da pandemia em 2020, foi liberada a opção de marcação de assento e conforme anunciado anteriormente, incluíram vagões mais novos e modernos como nas fotos abaixo. Os trens já voltaram a funcionar após um período parados em 2020.




𝘊𝘩𝘰𝘰 𝘊𝘩𝘰𝘰! 🚞 From July 23rd, FlixTrain will be back and cooler than ever! What do you think of our newly designed coaches? 🤩 The first line will be: Köln - Düsseldorf - Duisburg - Essen - Dortmund - Bielefeld* - Hannover - Berlin Spandau - Berlin Hbf - Berlin Südkreuz with more to follow soon! *Bielefeld is only bookable in the direction to Berlin for now Please be aware of the most important safety and hygiene standards: 📱 Contactless check-in 😷 Please wear a face mask while boarding and during the ride ↔️ Please pay attention to the necessary safety distance when boarding - no hurry, your seat is guaranteed with us free of charge. If you prefer, you can also buy the seat next to you. 🧽 Trains will be thoroughly cleaned and disinfected during and after each trip by disinfection specialists 💨 Trains will be thoroughly ventilated after each trip and at the stops. Thank you for following the guidelines to protect your health and that of other passengers! 💚 We hope to see you on board again soon! 🚃
Uma publicação compartilhada por FlixBus (@flixbus) em


Quando precisava ir ao banheiro, sempre levava minha bolsa comigo, mas deixava a mochila guardando o meu banco e a mala M trancada com cadeado no mesmo lugar, sem problemas. Mas quem é brasileiro desconfiado não deixa a mala muito longe, a não ser que você leve um daqueles cadeados de bicicleta para prender a mala (nem sempre tem onde prender). Vi muita gente viajando a trabalho, famílias de férias e casais, mas principalmente alemães (ou pessoas que falam alemão) e não tantos turistas estrangeiros.

Acompanho no insta vários brasileiros que moram na Alemanha e uma delas disse que no trecho Berlim-Colônia (que ela usa bastante desde 2021) só tem ar condicionado no vagão 100. Em 2019, eu viajei de Frankfurt para Berlim num dia de extremo calor e não senti falta - aí não sei se por sorte eu estava justamente nesse vagão sem querer ou se isso é diferente de linha para linha ou o que... Depois viajei de Berlim para Stuttgart, também com muito calor e acho que o ar estava ligado sim porque também estava confortável.

Eu até tentei utilizar o Flixtrain para fazer algum bate-volta, mas os horários eram bem ruins, impossibilitando o aproveitamento do dia então não recomendo nesses casos. Aqui estão os melhores passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart, aqui várias opções saindo de Berlim e aqui, os lugares para conhecer saindo de Frankfurt! E aqui, cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha.




Dicas práticas para viajar de trem barato pela Alemanha


  • Compre as passagens com antecedência;
  • Preste muita atenção nas estações de partida e chegada, pois as cidades grandes tem mais de uma estação;
  • Chegue na estação com antecedência para evitar correrias nas plataformas - nas cidades grandes, as estações também são grandes e são diversos trens saindo a toda hora;
  • Leve snacks e bebidas (vendem algumas coisas a bordo, mas você pode não gostar da seleção);
  • Leve algum entretenimento e carregador portátil de celular;
  • Viaje com pouca bagagem (o maior espaço para colocar as malas são nas prateleiras acima dos assentos e haja força para levantar uma mala M. A minha pesava 17kg e eu não conseguia. Deixava no corredor, embaixo dos bancos ou alguém via que eu era muito baixinha e acabava me ajudando) - na teoria é permitido um item grande e uma bagagem de mão - eu estava com bolsa, mochila e mala e ninguém falou nada;
  • Bicicletas, cadeiras de rodas e carrinhos de bebê precisam ser reservados quando for comprar a sua passagem pois existe espaço específico e limitado para guardar estes itens;
  • Não precisa imprimir a passagem se você tiver o app no celular para mostrar (todo mundo faz isso) - você pode inclusive dar um print na tela da passagem caso já saiba que vai ficar sem internet durante a viagem;
  • Fique de olho nos painéis da estação de trem para mudanças de plataforma que podem ocorrer a qualquer minuto (mas em geral cada linha de trem para seeempre na mesma plataforma);
  • Existe wifi grátis no trem, mas nem sempre funciona bem. Pela minha experiência, quando o trem está mais rápido nem wifi da empresa de trem e nem internet normal do celular funciona direito (observei isso em várias empresas de trem e chips de vários países diferentes);
  • Você receberá a sua passagem por email depois da compra e fique atento no lembrete sobre a viagem que chegará na véspera ou no dia da viagem (pode ter alguma mudança);
  • Os trens saem pontualmente das primeiras estações - não atrase!
  • A Deustche Bahn já não é mais tão pontual como antigamente e a Flixtrain também atrasa com certa frequência pelo caminho porque eles dividem os mesmos trilhos. Geralmente são pouquíssimos minutos, mas em casos mais graves, um trem com problema pode interditar um trecho dos trilhos e atrasar a malha inteira do país em efeito dominó (comum no calor extremo como o que peguei em junho/2019). Ás vezes é necessário esperar um trem mais rápido passar no sentido contrário para só então seguir viagem (os trens mais rápidos tem prioridade sobre os trens menos rápidos);
  • Na hora de descer do trem se não for para o ponto final, se prepare com antecedência (ponha casacos, guarde livros, ande até mais perto das portas etc) - quanto menor for a cidade/estação, menor será o tempo que o trem ficará parado na estação - geralmente coisa de 1 ou 2 minutos.




Flixtrain é confiável? Trem barato entre Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Hamburgo, Colônia e outras cidades na Alemanha


Mais alguma dúvida? Pode perguntar nos comentários, que respondo pelo menos a cada 15 dias. Já viajou de trem pela Alemanha? De Flixtrain? O que achou?


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

16 comentários:

  1. Caramba, a rede flix está dominando a Europa né? Flixbus eu pego bastante e recomendo, agora já estou doida para experimentar o Flixtrain, se for na Alemanha melhor ainda!

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica para economizar na viagem de trem pela Alemanha. Não conhecia o Flixtrain e achei uma opção muito interessante. Adoro viajar de trem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb adoro! E os trens alemães são caros então sempre bom procurar alternativas!

      Excluir
  3. Excelente e muito bem explicado o seu post. Parabéns!! Eu confesso que além do trem sou fã de fazer também viagens de ônibus pela Europa, especialemnte, mas já fiz também em outros lugares do mundo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fiz alguns trechos de ônibus nessa viagem principalmente na Polônia, mas acho os trens mais confortáveis.

      Excluir
  4. Falou em trem barato eu estou dentro hahhaha bom saber que o Flixtrain é confiável.

    ResponderExcluir
  5. que legal, primeira vez q vejo um relato sobre o flixtrain, normalmente a gente só conhece o flixbux né haha eles pegaram algumas rotas boas e auxilia muito na redução dos custos da viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, flixbus eh mais espalhado pela Europa inteira e não faz tanto tempo assim q começaram as rotas do Flixtrain - mas é uma ótima alternativa!

      Excluir
  6. Parabéns á Flixtrain, só espero que estendam seus serviços ao resto da Europa. É o futuro!!!
    Ainda não usei, mas este próximo ano, irei a Berlim, e de lá irei usar o Flixtrain concerteza.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Você pode informar se na Estação de trem de Wittenberg tem guarda-malas? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Crianças até 14 anos tem tarifa mais barata. Pode levar um carrinho gratuitamente, mas tem que avisar que levará. Até 3 anos tem que viajar com cadeirinha (que você deve levar).

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.