sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Onde comer bem e barato na Polônia - os tradicionais "milkbars" da época socialista

A Polônia é um país mais barato do que os países clássicos mais à oeste da Europa, mas em tempos de euro absurdamente alto, qualquer euro economizado já ajuda. Fora que muitas vezes em viagem, acabamos comendo lanches para ser mais rápido e para economizar, mas muita gente prefere "comida de verdade". Sabe onde você vai achar "comida de verdade" (tipo comida de casa de vó) a preços justos na Polônia? Nos clássicos "milkbars", restaurantes simples, quase um bandejão ou restaurante por kilo do Brasil que funcionam desde a época que o país estava sob influência da União Soviética!

Onde comer bem e barato na Polônia - os tradicionais "milkbars" da época socialista
Vou mostrar mais abaixo onde comi esses pratos


Naquela época, eram frequentes a desabastecimento de diversos produtos de consumo, inclusive alguns alimentos. Carne era um deles e por isso os restaurantes focavam em pratos à base de leite - daí o nome "milkbar" ou em polonês "bar mleczny" (mas é claro que hoje em dia servem pratos com carne, bastante coisas com ovos e legumes). Esse tipo de restaurante foi inventado na virada do século XIX para o século XX (em 1896 em Varsóvia por Stanislaw Dluzewaki e se chamava Mleczarnia Nadswidrzanska), mas se popularizou pelas autoridades comunistas na época da Guerra Fria para oferecer refeições baratas aos trabalhadores que não tinham cantinas em seus empregos. Foram criados "bar mleczny" por todo canto do país subsidiados pelo governo. É baseado em auto serviço e comida rápida - o cardápio está na parede e você pede no balcão para a atendente, que serve a comida no seu prato (ao contrário dos restaurantes por kilo no Brasil). Depois da queda do muro de Berlim e do fim do regime socialista no Leste Europeu, a maioria dos milkbars foi fechado, mas ainda hoje é possível encontrar um (ou vários) nas principais cidades da Polônia. Geralmente são funcionários mais velhos que trabalham nos milkbars e a maioria que eu encontrei, não falava inglês não e me virava apontando os pratos ou o cardápio (depois de usar app de tradução).


Este post faz parte de uma blogagem coletiva, onde vários blogueiros combinam de postar sobre um mesmo tema no mesmo dia e a lista completa dos participantes da blogagem sobre "comidas pelo mundo" está lá no final do post! Vejam aqui todos os posts de blogagem coletiva que já participamos!



Leia aqui todos os posts no blog sobre a Polônia e aqui todos os posts de gastronomia.





Ao final, a gente que tem que jogar o lixo no lixo e levar a bandeja com pratos e talheres para o local específico como uma praça de alimentação de shopping. Sempre vi filas bem grandes, mas que andavam rápido e em muitos casos, eu era a única estrangeira no recinto! Bastante frequentado por idosos. Se você é do estilo mais "fresco", essa não vai ser a sua praia, mas se você é do estilo mais "mochileiro", vai amar os milkbars! Vende-se bebida não-alcoolica, servem vários pratos típicos poloneses, mas geralmente fecham cedo então são ideias para o almoço, mas não conte que estarão abertos para o jantar. Lembre-se que o zloty polonês equivalia em ago/2019 aproximadamente o mesmo que o real, portanto eu considerava que 1 zloty = 1 real. Em fevereiro/2020, continua a mesma coisa.


Onde comer bem e barato na Polônia - os tradicionais "milkbars" da época socialista




Milkbar em Cracóvia



Provavelmente o milkbar mais famoso de todos, foi o primeiro que experimentei em Cracóvia. Já tinha lido sobre ele nas minhas pesquisas pré-viagem e queria muito experimentar - o Milkbar Tomasza, bem no centro histórico de Cracóvia. Veja aqui onde eu fiquei em Cracóvia e outras dicas de onde comer na cidade polonesa mais turística.


Onde comer bem e barato na Polônia - Milkbar Tomasza em Cracóvia


Gastei 24 zloty com refrigerante e era muita comida. Foi o milkbar mais arrumado de todos os que fui e pedi prato do dia. Era frango ou porco (não lembro), batata assada com manteiga para derreter e  saladas de repolho, cenoura e mais alguma coisa que acho que era acelga. Único que serve na mesa, mas demorou até que bastante. Bem pequeno e muito movimentado.




Milkbar em Wroclaw/Breslávia


Em Wroclaw (Breslávia), achei um dos milkbars mais bonitinho - adorei a decoração do Milkbar Rozowa! Gastei 13 zloty com coca, mas só veio panquecas sem acompanhamentos. Nem sei como descobri o que era o que e como pedi. Até queria mais algum acompanhamento, mas a rapidez do atendimento me deixou até zonza rs. O recheio de espinafre, é bastante comum na Polônia. A poucos passos da praça principal da cidade e da minha hospedagem. No site tem menu em inglês, mas só descobri escrevendo este post!


Onde comer bem e barato na Polônia - Milkbar Rozowa em Wroclaw/Breslávia



Milkbar em Gdansk e Torun



O primeiro milkbar que fui em Gdansk (Bar Mleczny Stagiewna) era mais turístico por conta da localização! Ainda estava na cidade na época do principal feriado do verão polonês, na cidade onde eles mais gostam de viajar no calor - imaginem a lotação de tudo! Gastei 25,50 zloty com pepsi e veio bastante comida. Apontei no balcão para alguns pratos que serviam de exemplo e veio exatamente igual. A beterraba era quente e não salada como estamos acostumados aqui, mas gostei bastante. O frango tinha uma crostinha de ovo gostosa demais, que depois não vi em nenhum outro lugar na Polônia. Jantei cedo nesse dia, mas tinha almoçado só um sanduíche pequeno então foi bom.


Onde comer bem e barato na Polônia - Milkbar Stagiewna em Gdansk
Fotos antigas de Gdansk no 2o andar - subi para ir ao banheiro, mas comi nas mesas da calçada




Em outro dia ainda em Gdansk, almocei em outro milkbar bem famoso, o Turystyczny Bar Mleczny bem perto de toda a área turística, mas não 100% na passagem que nem o anterior. Só vi família comendo ali e paguei 19,50 zloty com coca por frango, purê de batata e cenoura e ervilhas refogadas. Estava com saudades de legumes. Apontei o que queria nas fotos ao lado do menu. Subi para comer nas mesas do segundo andar. Não conheci o milkbar mais famoso da cidade, o Neptun (pertinho da fonte do Netuno) porque li avaliações horríveis sobre o local. Veja aqui outras dicas de onde comer em Gdansk e também sobre onde ficar.


Onde comer bem e barato na Polônia - Milkbar Turystyczny em Gdansk e Malgosia em Torun
Polecamy significa "nós recomendamos"



Em Torun, procurei no Google e fui no milkbar mais perto que achei (Malgosia), mas depois descobri outros mais bonitinhos. Esse foi o milkbar mais roots onde comi - o salão em si era bem caidinho. Apontei o menu nas fotos atrás do balcão, veio a carne a milanesa e o purê de batata certos, mas ao invés da salada de tomate e alface que eu estava salivando depois de meses sem comer, veio salada de repolho que eu não aguentava mais olhar! rs Custou 23 zloty.


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Seguro viagem europa 336x280



Milkbar em Varsóvia


Acabei não conhecendo nenhum milkbar em Varsóvia, mas os guias dos walking tours que fiz me recomendaram dois deles: o Bambino (reviews do Tripadvisor) relativamente perto do Palácio da Cultura e das Ciências e o Bar Mleczny Rusalka no bairro alternativo Praga do outro lado do rio.




Onde comer bem e barato na Polônia - Milkbar Rusalka em Varsóvia
Foto: Adrian Grycuk CC BY SA 3.0



Leia aqui sobre Varsóvia na Segunda Guerra Mundial, o Levante de Varsóvia, a destruição e a reconstrução da cidade, entrando para a lista de patrimônios da UNESCO!










Milkbar outras cidades da Polônia



Acabei não comendo em milkbar nas outras cidades polonesas por onde passei, mas obviamente que eles existem em Bydgoszcz e Poznan. Basta procurar no google por "bar mlecznypara encontrar.


Onde comer bem e barato na Polônia - os tradicionais "milkbars" da época socialista


E você, já comeu em algum milkbar? Ficou com curiosidade/vontade de conhecer?


Blogagem Coletiva "Comidas pelo Mundo"



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Estamos indo em abril para a Polônia e mesmo pesquisando sobre onde comer barato na Cracóvia, ainda não tinha ouvido falar desses milkbar. Muito interessante. Já anotei aqui para irmos no Milkbar Tomasza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente!!!! Mas como isso??? Eu vi essa recomendação em vários blogs e reportagens rs. Vão conhecer que outros lugares da Polônia??

      Excluir
  2. Que interessante, eu nunca tinha ouvido falar nos Milkbars, agora quando visitar a Polonia vou querer visitar alguns da sua lista!

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber mais sobre os milkbar!
    Ando doida para ir à Polônia e certamente vou incluir alguns milkbar no meu roteiro.

    ResponderExcluir
  4. Comida boa e barata: é disso que eu gosto rs
    Dica perfeita para viagens de baixo custo!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou daquelas que "gosta de comida de verdade", então ia adorar conhecer e experimentar os cardápios destes restaurantes estilo "populares".
    Adorei saber que a moeda é tipo um por um, porque tá osso viajar com esse euro absurdo de caro, rsrs.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.