domingo, 5 de abril de 2020

Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel"

O post contém spoilers da quarta temporada!

Recentemente os fãs da série espanhola "La Casa de Papel" mataram as saudades com a quarta temporada e entre rever os personagens antigos e ser apresentada a novos personagens, eu fiquei pensando em como ainda tem muito lugar legal nesse mundo para conhecer. Para quem não sabe, a série começa com um grupo assaltando a Casa da Moeda espanhola na primeira temporada e agora na quarta, já está mostrando praticamente o mesmo grupo assaltando o Banco Central espanhol. Cada membro do grupo de assaltantes tem um apelido como é chamado na série toda e os apelidos são nomes de cidades pelo mundo! Conheça aqui alguns dos personagens.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel"
Sabem os apelidos de todos eles? Eu ainda confundo alguns dos homens mesmo depois de 4 temporadas kkkk


Essas cidades estão em quase todos os continentes, com um foco um pouco maior na Europa, mas ainda diversificando os países e o que eu acho mais legal: não são só cidades bastante conhecidas como Berlim, mas também lugares desconhecidos pelas pessoas em geral como Palermo. Aí resolvi fazer este post com um hipotética volta ao mundo entre as cidades de "La Casa de Papel", dando alguns motivos para conhecer cada um desses lugares!

Antes de ler o post, façam este teste do blog Esse Mundo é Nosso para ver se você sabe onde ficam algumas das cidades de "La Casa de Papel" - muito legal! Para quem procura dicas para organizar uma volta ao mundo, indico acompanhar o instagram do Fernando Kanarski, que acabou de voltar de uma!


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel"


Se você ainda precisa de incentivo para ver a série, saiba que não faltam motivos: conhecer bons atores até então desconhecidos do grande público que só vê muitas produções norte americanas (no máximo britânicas), aprender ou treinar o espanhol incluindo até muitas expressões e palavrões, se surpreender com a genialidade de diversas partes dos planos dos assaltos ou ainda ouvir a linda música de abertura no vídeo abaixo (ou até o hino antifascismo Bella Ciao, que apareceu em uma cena da série e virou sucesso no mundo todo, contando até com adaptação brasileira em ritmo de funk ou ainda a versão #elenão).















Já são dezenas de posts aqui no blog relacionando filmes e séries com viagem - leia todos aqui! Vamos então às cidades e os motivos para visitar cada uma delas!




Pensando que os leitores do blog são quase todos brasileiros, coloquei as cidades no que poderia ser uma ordem lógica geograficamente falando para fazer essa volta ao mundo começando pelo Brasil, mas por conta de companhias aéreas, claro que essa ordem pode ser modificada.

Rio (de Janeiro), Brasil


Começamos já na cidade maravilhosa, que é o apelido de um dos assaltantes mais novos do grupo, chamado sempre de "Rio". São dezenas de dicas sobre o Rio de Janeiro aqui no blog e ainda faltam vários posts que estão no rascunho, mas destaco este aqui sobre viajar sozinha para o Rio, já que muita gente tem medo da cidade e mais medo ainda quando se está sozinha. Além de museus muito legais, walking tours fantásticos com a Sou Mais Carioca, a região do porto revitalizada para a Copa e as Olimpíadas e as famosas praias, eu destaco as vistas espetaculares de diversos pontos da cidade, que são as minhas "atrações turísticas" preferidas na cidade. As fotos abaixo não mentem!


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Rio de Janeiro
O passeio de helicóptero para conhecer o Rio de Janeiro do alto foi uma das experiências mais fantásticas que já tive na vida!


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Rio de Janeiro
Amei também conhecer o Mirante Dona Marta com esta vista para o Pão de Açúcar e a praia de Botafogo!


Bogotá, Colômbia


A Colômbia definitivamente está no topo da minha wishlist no últimos tempos e até estou lendo os principais livros do Gabriel Garcia Marques para conhecer mais sobre o país. A capital Bogotá não é a cidade mais empolgante do país, mas é parada obrigatória para chegar em outros lugares como a colorida Cartagena, as praias de Santa Marta ou a revitalizada Medellín, mas vale a pena conhecer o Museu do Ouro, Museu Botero e ainda servir de base para conhecer a catedral de sal nas proximidades. Leia mais sobre Bogotá nos blogs Volto Logo e 360 Meridianos.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Bogotá
Museo Botero em Bogotá. Foto: Travelmag.com/Flickr

Cincinatti, Estados Unidos


Até o filho de personagens da série ganhou um apelido, mas é a cidade da lista com menos conteúdo na internet em português. Realmente Cincinatti não tem tantos atrativos turísticos, mas são muitos espaços culturais, um estádio de beisebol com vista para o rio, jardins interessantes, cervejas locais e até um cemitério para visitar! Leia mais no UOL e no Transportal.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Cincinatti
Downtown Cincinatti vista do Devou Park. Foto: EEJCC/Wikipedia

Denver, Estados Unidos


Denver é um dos principais personagens e também uma cidade americana bonitinha, mas ainda não muito explorada pelos brasileiros. Alguns conhecem porque é a porta de entrada para as montanhas e pistas de ski do Colorado, mas antes ou depois de Vail, Aspen ou das Rocky Mountains, siga as dicas dos blogs Rodei e Sundaycooks para aproveitar as dezenas de microcervejarias, construções imponentes (como a Central Station e outras), grafites ou compras.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel"
Vista aérea de Denver. Foto: David Mark/Pixabay

Tóquio, Japão


Uma das personagens principais da série, Tóquio é também muito presente em várias wishlists de viagens, já que uma ida ao Japão costuma sair bem cara. Para quem se interessar, tem alguns meses a mais para juntar dinheiro agora que as Olimpíadas foram adiadas para 2021. Tóquio é um dos destinos  japoneses interessantes para aprender sobre toda a milenar cultura do país, ver as cerejeiras floridas, aprender sobre religiões diferentes e conhecer seus templos, provar a verdadeira culinária japonesa e ainda aproveitar uma cidade grande, moderna, iluminada, tecnológica, organizada e agitada! Veja mais dicas nos blogs Expressinha e Bagagem de Memórias.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Tóquio
Foto: Binmassam/ Pixabay

Manila, Filipinas


Poucos turistas brasileiros vão para as Filipinas e quando vão, a maioria só quer saber das praias, mas a capital Manila (apelido do último membro que se juntou ao grupo) super populosa e com trânsito caótico muito provavelmente vai ter que ser uma parada para chegar até as praias, então aproveite para conhecer o centro cercado por muralhas, o Forte Santiago e a vida noturna. As Filipinas foram colônia espanhola e por isso tem uma forte influência do espanhol em diversos nomes por lá. Leia mais nos blogs Mochilão Trips e Melhores Destinos.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Manila
Foto: TheDigitalWay/ Pixabay


Nairóbi, Quênia


Eu conheci e morei com vários quenianos durante meu intercambio nos Estados Unidos, mas até recentemente não tinha pesquisado muito sobre turismo no país. Claro que muita coisa gira em torno dos safáris, mas mais uma vez antes ou depois dos parques nacionais, vale a pena conhecer a capital do Quênia. É um destino para se tomar cuidado com a segurança e a atração mais imperdível de todas é o Giraffe Center, uma ONG para recuperação de girafas! Ah, o que mais me marcou em conviver por meses com quenianos foram as músicas que eles escutavam. Não sei o nome de nenhuma música nem banda para recomendar, mas não deixem de procurar artistas locais para a trilha sonora da sua viagem! Leia mais no blog Arruma essa mala.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Nairóbi
Print de uma das cenas mais icônicas de "La Casa de Papel" - Nairóbi é uma das personagens mais queridas pelos fãs


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Nairóbi
Giraffe Center, Nairóbi, Quênia. Foto: Deborah/Flickr



Moscou, Rússia


Um dos destinos da minha bucket list de viagem, Moscou tem muita coisa interessante para ver e fazer. Fiquei com mais vontade ainda de conhecer depois de ver a série "Guerra e Paz" e o instagram e stories da RêVivendo Viagens durante a Copa e mais recentemente do Trilhas e Cantos. A Praça Vermelha, o Kremlin, a Catedral de São Basílio, diversos museus, parques e palácios...


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Moscou
Catedral de São Basílio. Foto: Meghas/Wikipedia


Helsinque, Finlândia


Com um clima bem gelado e cara para o padrão de quem ganha em real, a capital da Finlândia Helsinque acaba sendo visitada em uma combinação com os Países Bálticos e Rússia. Além do idioma finlandês diferentão, quero muito conhecer a Fortaleza de Suomenlinna que é patrimônio mundial pela UNESCO. Já fui várias vezes para a Escandinávia, mas ainda faltam algumas cidades principais, que eu adorei terem sido incluídas em "La Casa de Papel" por serem tão desconhecidas pelos brasileiros. Eu adoro também o padrão arquitetônico da Escandinávia, então acho todas essas cidades da região lindas demais. Leiam mais sobre Helsinque nos blogs Devaneios de Biela e No Mundo da Paula.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Helsinque
Catedral de Helsinque. Foto: Tapio Haaja/Pixabay

Estocolmo, Suécia


Conheci o interior da Suécia quase duas décadas atrás, mas acabei não conhecendo a capital, que ficava longe de onde fiquei hospedada em um intercâmbio. Adoro que muitas das principais cidades nórdicas ficam na beira da água - no caso de Estocolmo, a cidade está espalhada por mais de uma dúzia de ilhas. Além das construções históricas maravilhosas preservadas, o cenário todo fica mais bonito com canais, rios, pontes, barcos, etc. Estocolmo é uma das cidades onde é entregue o Prêmio Nobel, casa do Museu do ABBA (quem não adora Mamma Mia? O grupo ABBA é sueco, sabiam?) e outro destaque é o Vasa Museum, com um navio de guerra de séculos atrás ainda conservado! Leiam mais nos blogs Andarilhos do Mundo e Apure Guria.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Estocolmo
Foto: Benoît Derrier/ Wikipedia

Oslo, Noruega


Mais uma capital nórdica na lista. Eu também já estive na Noruega, mas só conheci a região de Bergen, que é muito mais turística. Ainda quero conhecer Oslo além do aeroporto, apesar de parecer menos interessante do que Estocolmo ou Helsinque acima (e também menos interessante do que Copenhagen na Dinamarca, que é incrível, mas não está em "La Casa de Papel"). Oslo é a outra casa do Prêmio Nobel, dos vikings, do quadro "O Grito" de Munch, de palácios e prédios antigos preservados e também de construções modernas como a ópera da foto abaixo. Leia mais nos blogs Uma Turista nas Nuvens e Cumbicão.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Oslo
Oslo Opera House no inverno. Foto: Jorge Láscar/Flickr



Leia mais:

Berlim, Alemanha


Berlim é minha cidade preferida no mundo todo e fica bem complicado resumir em um parágrafo! Muita gente adora esse personagem na série, mas apesar de achar inteligente, eu não amo (e nem odeio). A capital da Alemanha é bem diversa e tem atrações para todos os tipos de pessoas. Já são quase 100 posts aqui no blog (!!), mas destaco este com as principais atrações turísticas de Berlim. Destino perfeito para quem curte História ou algo mais alternativo, como arte de rua. Já estudei por 2 meses na cidade e depois voltei para curtir mais 10 dias, mas ainda foi pouco e não vejo a hora de voltar!


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Berlim
Portão de Brandemburgo


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Berlim
Pedaços do Muro de Berlim que ainda estão de pé


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Berlim
Torre de TV vista do bar de um hotel - já dei todas as dicas dos melhores lugares para ter vistas panorâmicas fantásticas de Berlim!



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Palermo, Itália


Palermo fica na ilha da Sicília, ao sul da Itália, uma região menos explorada do país, mas como qualquer lugar italiano, linda demais! Uma cidade com cerca de 2.700 anos de História, é patrimônio pela UNESCO por conta do seu sincretismo sociocultural entre as culturas ocidental, bizantina e islâmica em pleno mar Mediterrâneo. O clima é maravilhoso, as construções preservadas belíssimas e gastronomia italiana nem precisa de comentários. Conheci Palermo em 2023 durante um tour de 9 dias pela Sicília!


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Palermo
Catedral de Palermo. Foto: Salvatore Galle/Pixabay


Marselha, França


No sul da França fica Marselha, cidade que foi capital cultural da Europa em 2013 e por conta das diversas reformas para repaginar a cidade, meus pais nem puderam conhecer direito (eu só conheço Paris mesmo por enquanto).  Mas hoje em dia, uma das maiores cidades francesas já está bastante revitalizada. A principal cidade da Provence pode ser combinada com uma visita aos incríveis campos de lavanda da região e com várias cidadezinhas menores e mais aconchegantes nas proximidades. Marselha tem cerca de 26 séculos de história, o principal porto do Mar Mediterrâneo e é aqui que se passa a história do Conde de Monte Cristo. Leia mais dicas no blog Destino Provence.


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Marselha
Foto: Julian Hacker/Pixabay


Lisboa, Portugal


Portugal tem entrado cada vez mais nos roteiros e nos sonhos dos brasileiros, mas eu conheci Lisboa quase 20 anos atrás, o que faz com que eu precise voltar para a capital portuguesa em breve porque já tem diversas atrações novas (ou revitalizadas/modificadas)! Uma das coisas mais legais de Lisboa são as diversas conexões com o Brasil, da época em que éramos uma colônia de Portugal. A cada esquina, além de aprender sobre Lisboa e Portugal, aprendemos muito sobre o Brasil também. Menção honrosa para a gastronomia portuguesa (meu prato preferido é o caldo verde, mas também amo arroz de pato/Braga e claro, pastel de Belém/nata). Leia mais no blog Preciso Viajar e acompanhe os stories de alguns blogueiros brasileiros que estão morando por lá - Larissa e Carlos do blog Vida Cigana e Alyssa do blog Alyssa Prado.



Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Lisboa
Praça do Comércio. Foto: Deensel/Wikipedia


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel" - Lisboa
Torre de Belém. Foto: Vitor Oliveira/Flickr


Mapa da volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel"


Marquei no mapa abaixo todas as cidades que dão nome aos personagens de "La Casa de Papel", mas você pode também incluir alguns cenários onde a série foi filmada - confiram nos blogs Bem vindo a MadridFérias de Cinema e Bora nessa trip.






E aí, mais fãs de "La Casa de Papel" por aí? Quais cidades vocês mais tem vontade de conhecer ou já conheceram e adoraram?


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel"


Volta ao mundo pelas cidades de "La Casa de Papel"


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Li tudo antes de ver o alerta de spoiler! Várias cidades novas, digo, personagens novos. Pulei a parte de Berlim, não preciso ainda saber se ele morreu ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha e eu nem dei esse tipo de spoiler (mortes), mas falei justamente de cidades (personagens) novas!

      Excluir
  2. Nossa! Parabéns pela criatividade! Adorei o post! Eu sou uma fã de La Casa de Papel, desde a primeira temporada! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Super criativo a sua volta ao mundo pelas cidades da Casa del Papel. Eu não assisti a série (por isso sem problemas com spoilers rsrs), mas achei a lista só com lugar lindo para visitar. A começar pelo meu Rio de Janeiro, claro!

    ResponderExcluir
  4. Não passei da primeira temporada da série, hahaha. Mas ameeei o post! Criativo e cheio de dicas boas. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita rs, como vc conseguiu não se empolgar com a história e querer saber o final dos personagens incríveis?

      Excluir
  5. Adorei a ideia de viajar a partir dos personagens, Fer! Arrasou na sua volta ao mundo Acredita que eu nunca vi La Casa de Papel?

    ResponderExcluir
  6. Adorei dar a volta ao mundo pelas cidades de la casa del papel. Ainda bem que logo no inicio você avisou sobre o spoiler, assim que ainda não viu a quarta temporada não vai saber de nada se sair do post a tempo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que fui boazinha q os únicos spoilers são de personagens novos né? Mas não falei nada específico sobre o que acontece com cada um deles.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.