segunda-feira, 19 de junho de 2017

16 museus, centros culturais e experiências além do básico em Barcelona

A maioria das pessoas reserva pouco tempo para conhecer Barcelona. Eu planejei uma semana, consegui conhecer muita coisa, mas ainda ficaram faltando algumas atrações. Ficando mais dias na cidade, deu até para visitar alguns museus bem fora do óbvio e mostro alguns deles hoje neste post (com mais alguns que ficaram para uma próxima vez!).

Este post é mais uma participação em uma blogagem coletiva. A lista de todos os blogs participantes de mais uma #museumweek está no final do post.

Para o endereço, dias e horários de funcionamento e preços de cada um dos museus deste post, consulte os sites oficiais, clicando no nome do museu.



01) Museu do Chocolate - Museu de la Xocolata


No local é possível conhecer um pouco da história do chocolate. Adorei as maquetes de monumentos da cidade como o Arco do Triunfo e também as melhores esculturas dos concursos dos anos anteriores. Quando eu fui, o tema da última tia sido Star Wars e por isso haviam muitas esculturas com esse tema divertido! Leia mais sobre o Museu do Chocolate no blog Sol de Barcelona. Tem uma cafeteria legal também e no preço do ingresso já está incluído um chocolatinho. Muito perto do famoso Museu Picasso e bem localizado no Born.

Museu do Chocolate - Museu de la Xocolata, Barcelona

Museu do Chocolate - Museu de la Xocolata, Barcelona
É uma graça né? Só não é melhor porque o vidro atrapalha as fotos!

Museu do Chocolate - Museu de la Xocolata, Barcelona

Museu do Chocolate - Museu de la Xocolata, Barcelona

Museu do Chocolate - Museu de la Xocolata, Barcelona
Algumas máquinas utilizadas na fabricação do chocolate


Veja aqui todas as blogagens coletivas que o "Tá Indo Pra Onde?" já participou!


Guia Roteiros Básicos de Barcelona
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui!


02) Museu Marítimo


Instalado nos antigos estaleiros reais, chamados de Drassanes Reials, o acervo de navios, mapas, instrumentos de navegação e outros cobre da Idade Média até o século XIX. O destaque fica para a réplica da galé "Real", navio da frota de Dom Juan da Áustria, que comandou a vitória dos cristãos sobre os turcos na batalha de Lepanto em 1571 - veja vídeo mais abaixo. Preste atenção nos arcos góticos do prédio. Leia mais sobre o museu aqui.


Museu Marítimo, Barcelona

Museu Marítimo, Barcelona

Museu Marítimo, Barcelona

Museu Marítimo, Barcelona

Museu Marítimo, Barcelona

Museu Marítimo, Barcelona

Museu Marítimo, Barcelona
Maquetes do prédio. Do lado de fora, o Ictíneo I, espécie de submarino.






Para os fãs de futebol, a Camp Nou Experience é imperdível! Você faz um tour pelo estádio do Barça e lá também tem um museu do FC Barcelona! Ou você pode também ver algum jogo no estádio!

03) Museu do Modernismo - Museu del Modernisme


Um museu dedicado a esse estilo arquitetônico marcante na história da Catalunha e que tem tudo a ver com nomes famosos como Gaudì. São móveis, pinturas, esculturas e artes decorativas, introdução à Art Noveau (como o Modernismo é conhecido na França).





Falando em modernismo, não percam o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, de Domenech i Montaner!

04) Museu Olímpico e do Esporte


Focado na história dos esportes e nas Olimpíadas, uma vez que os Jogos Olímpicos de 1992 foi um marco para Barcelona. Foi ainda mais interessante porque fazia pouco tempo que tinha assistido quase tudo das Olimpíadas do Rio de Janeiro pela TV. Obrigatório para quem é fã de esportes em geral ou simplesmente pessoas que curtem os Jogos Olímpicos, como eu. Fica no Montjuic, região com muitas outras atrações, inclusive algumas relacionadas às Olimpíadas sediadas em Barcelona.


Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona
Tem informação sobre os inícios dos jogos...

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona
Sobre equipamento e esportistas famosos de diversas modalidades

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona
Várias tochas olímpicas

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona
A única coisa que eu lembro das Olimpíadas de 92 em Barcelona é a final do vôlei masculino, quando levamos o ouro! A camisa autografada e as bolas ali do alto são dessa partida. Depois disso, comecei a acompanhar tudo das Olimpíadas desde Atlanta 1996.

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona
Medalhas e mascotes de várias edições

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona
Posters e troféus

Museu Olímpico e do Esporte, Barcelona
Um pouco sobre corridas e mais posters


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




05) Centro de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB)


Vizinho ao famoso MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona), que já mostrei aqui no blog, ajudou a revitalizar a área do Raval. O CCCB apresenta exposições temporárias temáticas, palestras e projeções de filmes, além de um observatório de onde se tem vistas aéreas da cidade.


Centro de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB)

Centro de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB)
Não é a vista mais imperdível da cidade, mas como passei ali em um domingo e a entrada era grátis, entrei rapidinho só para subir e ter a visão e não vi nenhuma das exposições. Esse mirante só é aberto  para o público gratuitamente no primeiro domingo de cada mês, das 11h às 20h.


Centro de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB)


Veja aqui um resumo de como foi minha viagem de 2 semanas por Barcelona , Valência e outras cidades espanholas!

06) Museu de História da Catalunha


Entre o Port Vell e a Barceloneta, está o Museu de História da Catalunha, que eu queria muito ter visitado, mas não tive tempo :(. O prédio  é um armazém do porto reformado (Palau de Mar). Tem uma série de mostras interativas, dioramas, artefatos, maquetes e gravações de áudios e é ótimo para crianças. Aos sábados, são encenadas lendas catalãs. O acervo data desde a época pré-histórica até a época mais atual, com um bunker da Guerra Civil e a recriação de um bar catalão da década de 60.


Coloque as granjas históricas de Barcelona no seu roteiro e aprecie alguns dos melhores churros com chocolate ou cremas catalana!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










07) Gaudí Experience


Atração praticamente desconhecida, fica bem perto do famoso Park Guëll (no caminho entre o ponto do ônibus hop on, hop off e o parque, para quem chegar com esse ônibus). Meio estilo Disney, mas interessante poder ver algumas das obras de Gaudí (é bem difícil conseguir conhecer todas em uma única viagem para Barcelona) e também entender as inspirações do artista para algumas das principais inovações arquitetônicas dos seus projetos. Vejam mais detalhes no vídeo abaixo. Pode ser bem interessante para fazer com que adolescentes e pré-adolescentes se interessem por arquitetura e pelo Gaudí.


Gaudì Experience, Barcelona
Tem uma loja legal e algumas maquetes de obras do Gaudì na entrada, mas a experiência mesmo é rápida.





Leia aqui como foi usar o chip da Easysim4u para internet em Barcelona e Valência!

08) Gaudí Exhibition Center - fechou!


Apesar de ficar bem ao lado da Catedral de Barcelona, acho que muita gente passa batido pelo Museu Diocesano, que abriga também uma exibição sobre o Gaudí. Mas o Museo Diocesano está aberto!


Gaudì Exhibition, Barcelona
O jeito mais fácil de tirar foto com a salamandra famosa do Parque Guëll sem interferências de mil turistas é aqui! hehehe


Gaudì Exhibition, Barcelona
Arte sacra e maquetes de obras de Gaudí.

Gaudì Exhibition, Barcelona
Esse banco de igreja em estilo modernista parece desconfortável!


10) Museu Frederic Marès


Abriga uma extensa e extravagante coleção do escultor e colecionador catalão do século XX nas cercanias da Catedral em uma parte do palácio real dos condes de Barcelona. Ele trouxe de suas viagens peças e esculturas de artes religiosas românica e gótica e itens variados de bonecas, leques e cachimbos até bengalas.


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Veja aqui todas as dicas para conhecer o Bairro Gótico, a principal região turística de Barcelona!

11) Cosmocaixa


O prédio tem estilo modernista e o local faz sucesso entre as crianças. Cobre toda a história da ciência, do Big Bang ao computador. O destaque deste museu de ciência é um pedaço de floresta tropical inundada (Bosc Inundat)! São mais de 100 espécies da flora e fauna amazônica em um diorama único e vivo, onde é possível experimentar até uma chuva tropical. Leia mais sobre ele aqui.

Para quem vai seguir viagem depois de Barcelona, tenho aqui no blog muitas dicas de Madri, da Andaluzia (onde estudei por quase 3 meses) e de Valência!

12) Fundaciò Antoni Tàpies


O prédio é pioneiro no modernismo (terminado em 1885) e abriga obras de Antoni Tàpies, conhecido pelas obras exotéricas. Quando faleceu em 2012, deixou uma variedade de pinturas e a fundação para promover artistas contemporâneos.




13) Museu de Arqueologia da Catalunha


É dedicado ao passado mais remoto da Catalunha e regiões vizinhas e fica na região de Montjüic. Destaque para o mosaico romano que ilustra as Três Graças. Leia mais aqui.



14) Museu del Disseny de Barcelona


É um misto de museu de design com galeria de arte em um prédio moderníssimo! Abriga exposições  de moda, arquitetura, comunicação gráfica e design de produto, por exemplo. Bem perto da Torre Agbar. Leia mais aqui.

15) Museu Egípcio de Barcelona


Não chega aos pés do Museu Egípcio de Turim que eu já tinha visitado no mesmo ano, então deixei de fora do roteiro. Mas qualquer museu egípcio é sempre fascinante! Leia mais aqui.





16) Museu de Culturas do Mundo


Inaugurado não faz muito tempo, fica perto do Museu Picasso e retrata diversas culturas da África, da América, da Ásia e da Oceania.



Na região de Montjüic temos esse centro cultural em uma antiga fábrica cujo projeto é do arquiteto modernista Josep Puig i Cadafalch. Leia mais sobre ele aqui. São várias exposições temporárias ao longo do ano.


E aí, dá ou não dá para ficar semanas em Barcelona?


O ingresso para o Museu Marítimo, Museu Olímpico, a Jamón Experience, a Gaudí Experience, o Gaudí Exhibition Center e o Museu do Chocolate foram cortesias do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.


Outros blogs participantes da blogagem coletiva


Trilhas e Cantos - Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, MinasGerais
Mariana Viaja - National Gallery of Art, emWashington
Turistando.in - 
Visitando o Museu de História da Arte de Viena
Vamos Por Aí - 
Meus Museus Favoritos
Viajar correndo - 
Museu Light da Energia, Rio de Janeiro
Guia do Nômade Digital - 
Galeria 11/07/95: Galeria sobre o Genocídio na Bósnia e Herzegovina
Uma Viagem Diferente - 
4 Museus Imperdíveis em Florença
Quase Nômade - 
Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre
Passeios na Toscana - 
Florença do alto: as Torres abertas à visitação
Cantinho de Ná - 
Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento
Destino Compartilhado - 
Museu Lasar Segall
Entre Polos - 
Museu Nacional do Hermitage - São Petersburgo - Rússia
Do RS para o Mundo - 
Centro Português de Fotografia - Porto/Portugal
TurMundial - 
Museu do Picasso em Málaga, Barcelona e Antíbes
Farrabadares - Memorial São Nikolai em Hamburgo
Itinerário de Viagem - 
MET Museum em Nova Iorque
Viajar Hei -
 Museu Imperial - Petrópolis - Rio de Janeiro
Sol de Barcelona - 
Museu Olímpico e do Esporte - Barcelona
Viaje na Web - AmericanMuseum of Natural History - Museu de História Natural de Nova York
Aquele Lugar - 
Museusdo Vaticano - Roma - Itália
Viagem LadoB - 
Ilha dos Museus -Berlim
Viajento - 
Museo Santuarios Andinos - Arequipa, Peru
MEL a Mil pelo Mundo - 
Museo de Ciências Naturais de Madrid
Let's Fly Away - 
Museu Botero, Bogotá, Colômbia
Viajo com filhos - 
NemoScience Museum, em Amsterdã, Holanda
Sonhando em Viajar! -
 Catetinho em Brasília, Brasil
1001 Dicas de Viagem - 
Museu Histórico de Berna, Suíça
Estrangeira - 8 museus imperdíveis em Barcelona
Devaneios de Biela - Museu Nacional da Finlândia em Helsinki
Me Deixa Ser Turista - Conheça o Museu da Revolução em Havava
A Fragata Surprise - Museus em Florença - Guia de Sobrevivência
Dedo no Mapa - Museu Paranaense
Direto de Paris - Os museus de Troyes


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

65 comentários:

  1. Que delícia este museu do chocolate!

    ResponderExcluir
  2. Pode amar todos? Hehehe. Fiquei é com água na boca só de pensar no Museu do Chocolate! :D

    ResponderExcluir
  3. Excelente. Barcelona é cheia de museus incríveis, né? A gente sempre aproveita os domingos para visitar de graça :)

    ResponderExcluir
  4. Barcelona é demais!!! Parabéns pelo post, repleto de dicas e lugares espetaculares para se visitar!

    ResponderExcluir
  5. Barcelona realmente é uma surpresa, já passamos alguns dias lá e não visitamos nenhuma das 17 dicas sua. Vale um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo! Eu fiquei uma semana no fim do ano passado e já quero voltar!

      Excluir
  6. Eu sou exatamente o que você citou lá no começo: fiquei pouco tempo em Barcelona e não fiz nada além do básico. Mas é uma cidade que amei muito e quero voltar. Agora os museus já estão na lista, principalmente o Gaudí Exhibition Center que achei lindo. E que incríveis as esculturas de chocolate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase morri de vontade de voltar fazendo esse post! hehehe Nem eu que fiquei uma semana dei conta de conhecer tudo!

      Excluir
  7. Barcelona é muito bacana e adorei conhecer esses museus fora do roteiro básico. Achei muito interessante o Museu Olímpico. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Cidade grande sempre tem bastante coisa pra ver e fazer além do básico! Por isso que quis ficar uma semana em Barcelona!

      Excluir
  8. Adorei todos os museus! Mas o meu preferido foi o Olímpico e do Esporte, com certeza! Quando for visitá-lo, já imagino que a lojinha de souvenirs vai ficar com um bocado dos meus euros... hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha É um super programa pra fãs de esportes! Você vai reconhecer um monte de atleta, lembrar momentos olímpicos, aprender como surgiram alguns esportes etc.

      Excluir
  9. Que ótimo relato!! Museu do Chocolate e do Presunto, que inusitados! Realmente quanto mais tempo ficamos em uma cidade, mais ela pode nos surpreender!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Uma cidade pode ser bem diferente quando se visita correndo ou quando se visita com calma!

      Excluir
  10. Esse do chocolate me deixou com água na boca!

    ResponderExcluir
  11. Quanto museu interessante! Ainda não conheço Barcelona, preciso tirar logo da lista!
    Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Tb ficou na minha wishlist por um tempão!!! Aí por isso que quando fui, fiz questão de ficar bastante tempo!

      Excluir
  12. Que demaisss, estarei em Barcelona em agosto e não tinha separado nenhum museu pra ir ainda. Como você disse, uma semana não é suficiente e eu vou ficar só 3 dias! :(

    ResponderExcluir
  13. Poxa vida, Barcelona tem muita coisa legal pra ver hein?! Estou encantada, difícil vai ser escolher quais lugares incluir o roteiro.

    ResponderExcluir
  14. Conheço alguns da sua lista, mas acho que tenho que voltar mais vezes para Barcelona. É uma boa ideia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei uma semana na cidade e não consegui conhecer todos :(!

      Excluir
  15. Fernanda, quando museu legal hein! Quando for à Barcelona já sei o que conhecer! Já anotei suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que esses nem são os museus mais básicos hein? rs

      Excluir
  16. Que post maravilhoso!
    Barcelona é uma cidade riquíssima culturalmente e, quando se trata de museus, é sempre bom explorar fora do óbvio. A gente encontra coisas incríveis.
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, pra isso que quis ficar vários dias na cidade!

      Excluir
  17. Amei o post! Mega completo! Barcelona é incrível né? Além das praias e do clima, tem um museu mais fantástico que o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... ainda mais indo quase no inverno, preferi explorar as atrações indoor rs.

      Excluir
  18. Fer! Não esperaria nada diferente de você! Post completinho e cheio de dicas! Deu vontade de voltar para Barcelona! Bj

    ResponderExcluir
  19. Quantas dicas boas! Barcelona deve ser uma cidade incrível!! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Barcelona é linda e com muita opção de museus, acredita que morando aqui ainda não conheci o museu Naval, adora vendo as fotos fiquei com vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  21. Oi Fernanda, que super post. Também adoro ir a museus que estão um pouco fora do circuito turístico, ou como você diz, além do básico. Adorei as dicas. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra isso não dá pra passar correndo pelas cidades, né? Adoro!!!

      Excluir
  22. O que mais gostei foi que você colocou várias fotos e isso nos dá uma ideia melhor do que esperar de cada museu. Agora, o que são essas esculturas de chocolate!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! irresistíveis né? O bom é que o próprio ingresso pro museu já é um chocolatinho hehehe

      Excluir
  23. O Museu Marítimo de Barcelona é apaixonante. Quando o visitei, algumas alasa estavam em reforma, mas mesmo assim amei. Fiquei com vontade de voltar lendo o seu post :)
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Antes de ir, eu nem tinha certeza se visitaria ou não porque pouca gente comenta né? Ainda bem que deu tempo!

      Excluir
  24. Acredita que quando estive em Barcelona não visitei nenhum museu?! Uma boa razão para voltar! Ótimas dicas Fernanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem que visitar mesmo! Eu fui no outono, quase inverno então o friozinho era uma ótima desculpa rs.

      Excluir
  25. E como que faz pra escolher se você tiver pouco tempo na cidade?! kkk
    Maldade hein.. você deu muitas opções!! Isso deixa um viajante maluco, eu por exemplo não saberia escolher um só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu fiquei louca tb!!! Não visitei todos (só os que estão com fotos) e fazendo esse post, fiquei morrendo de raiva de não ter visitado outros...

      Excluir
  26. Nossa, quantos museus bacanas! Quero visitar todos!

    ResponderExcluir
  27. Quantas dicas legais! Mas fiquei surpresa mesmo com a réplica da caravela!

    ResponderExcluir
  28. Fernanda! Amei as sugestões de museus. Como assim você já começa com o do chocolate? Fiquei com olho grande... E esse olho grande continuou na experiências com o presunto... Que pena que você não visitou o Museu Egípcio. Bom saber que ele existe, pois onde tem um Egito Antigo, lá estou eu enfiada, he he he...
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu fiquei tentada, mas uma semana foi pouco tempo rs. Já tinha visitado o Museu Egípcio de Turim poucos meses antes, que é SENSACIONAL então deixei passar esse..

      Excluir
  29. Quantas opções, né?

    Não fazia ideia! Não conhecia a maioria deles! Muito legal!

    beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  30. Barcelona é tudo de bom hein! Sua lista está super completa, tem dicas de museus pra todos os estilos de viajante. Quando voltar lá com certeza virei aqui e anotar alguns desses :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.