sábado, 19 de agosto de 2017

O maior monumento da Europa fica na Alemanha: Monumento da Batalha das Nações em Leipzig

Durante meu intercâmbio na Alemanha em 2014, passei um dia conhecendo Leipzig, que ficava na antiga Alemanha Oriental (socialista). Como o dia estava chuvoso (a chuva ia e vinha o tempo todo), acabei não visitando uma das principais atrações da cidade, que fica mais afastada do centro. Depois de uns meses, acabei descobrindo que o Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal) é considerado o maior monumento da Europa (fonte 1fonte 2, fonte 3, fonte 4) e por isso resolvi fazer esse post!


Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal), Leipzig, Alemanha
Foto: Reity007 - CC BY-SA 4.0

Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal), Leipzig, Alemanha
Foto: BonAlex - CC BY-SA 4.0


Leipzig fica pertinho de Berlim e super dá para conhecer em um passeio de um dia! A cidade também combina com Dresden, que fica mais perto ainda!






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





O monumento comemora a Batalha das Nações (também conhecida como Batalha de Leipzig) de 1813, quando o exército francês de Napoleão enfrentou e foi derrotado pelos exércitos da Rússia, Prússia, Suécia e Áustria. A batalha foi importante para frear o domínio napoleônico na Europa e foram cerca de 100 mil mortes, 1/5 dos exércitos combatentes. É considerada a maior batalha da história da humanidade!


Batalha das Nações ou Batalha de Leipzig
Pintura de Alexander Sauerweid - tropas russas, austríacas e prussianas - domínio público


A cidade de Leizpig completou 1000 anos recentemente. Leia mais sobre ela aqui!
Cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





A ideia de erguer um monumento ali surgiu já em 1814, mas a pedra fundamental só foi colocada em 1863, quando a batalha completou 50 anos. A construção só começou efetivamente em 1898 e custou cerca de 6 milhões de marcos alemães (hoje aproximadamente 54 milhões de euros!). O monumento só ficou pronto em 1913 e inaugurado no mesmo ano, no aniversário de 100 anos da batalha, na presença de cerca de 100 mil pessoas, inclusive o imperador alemão da época. Para mais detalhes sobre o projeto, construção e números da mesma, consulte a wikipedia.


Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal), Leipzig, Alemanha

Com 91m de altura, a vista lá do alto do monumento é espetacular (são 364 degraus)! Foto : buzzard525 - CC BY SA 3.0




Dentro da estrutura colossal de concreto e granito, tem uma cripta (abaixo) para lembrar os milhares de soldados que morreram lutando. Além disso, tem um museu sobre a batalha, com armas, uniformes, equipamentos e outros objetos sobre a batalha e as condições em geral dos soldados e exércitos da época.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required




Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal), Leipzig, Alemanha
Foto: Frank Vincentz - CC BY SA 3.0


Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal), Leipzig, Alemanha
Entrada - escultura de 12m representando o arcanjo Miguel - Foto: Susann Pristat - CC BY-SA 4.0


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Além da visita regular, é possível também ouvir apresentações de coral dentro do Monumento da Batalha das Nações, que tem uma acústica excelente.


Monumento da Batalha das Nações (em alemão Völkerschlachtdenkmal), Leipzig, Alemanha
Foto: Ke1207 - CC BY SA 4.0

Monumento da Batalha das Nações, Leizpig, Alemanha

Informações Práticas


Localização: Str. des 18. Oktober 100, Leipzig
Como chegar: pegue o SBahn 1 ou 4 até a estação Leipzig Völkerschlachtdenkmal (ou tram 2 ou 15)
Preço: 8 euros (descontos aplicáveis)
Horário de funcionamento: de abril a outubro das 10h às 18h, de novembro a março das 10h às 16h. Fechado 24/12 e 31/12. Tours guiados - 5a às 14h


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Já estive na Alemanha 3x e nunca paro de descobrir novos lugares interessantes para conhecer! Certeza que se um dia voltar a Berlim, visitarei Leipzig porque achei o Monumento da Batalha das Nações impressionante! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu falo - a Alemanha ´inesgotável! Vale a pena demais fazer várias viagens pra lá.

      Excluir
  2. Adorei a vista do alto do monumento e acho que os 364 degraus compensam! hahaha Aliás, é mais fácil subir isso tudo do que pronunciar o nome do monumento em alemão!

    ResponderExcluir
  3. Que massa, Fer! Nossa, essa apresentação do coral deve ser linda, com a acústica que deve ter esse lugar... Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. O mais gostoso na Europa é que dá pra combinar várias cidadezinhas numa única viagem! Adorei a opção de ficar em Berlim, visitar o Monumento da Batalha das Nações em Leipzig e ainda esticar até Dresden.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.