quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)

Eu sempre fui uma leitora ávida e definitivamente a pandemia e a quarentena me fizeram aumentar o meu ritmo de leitura. Entre os mais de 50 livros lidos em 2020 e os mais de 20 livros na primeira metade de 2021, separei 13 deles que tem alguma relação com viagens/História ou algum destino que já visitei ou que quero visitar em breve.


Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)
Nada como passar uma tarde frio de domingo debaixo das cobertas lendo! Foto com licença de reprodução Pixabay



Mas não resisti e no final, incluí também 5 livros que li no ano anterior à pandemia, que tem relação com destino turísticos e não tinha recomendado aqui no blog ainda (somente no instagram do blog)! Em 2020, já rolou post com dicas de livros sobre Berlim (minha cidade queridinha), muitos deles que li já durante a quarentena também, então não estarão na lista de hoje. Deixo abaixo também um vídeo da melhor booktuber brasileira com dicas para ler mais, o que pode ser útil para muita gente!









Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)
Eu na quarentena kkkkk - foto com licença de reprodução Pixabay


Clique no título do livro para comprar ou se preferir, compre na sua livraria de bairro ;). Eu ganho uma pequena comissão a cada compra por estes links, independente do produto comprado.


"A Catedral do Mar"



Desde que fiquei sabendo que existia um livro de ficção sobre a construção de uma das igrejas mais lindas de Barcelona (Santa Maria del Mar), fiquei louca pra ler. Comprei numa promoção, mas como é gigante e não estava muito na vibe de ler ficção, enrolei por anos até começar a ler durante a pandemia. O que me animou de vez para ler foi que descobri que fizeram uma série sobre o livro também - bem fiel ao livro. Legal entrar no clima da Barcelona medieval (a história se passa no século XIV acompanhando a vida de um camponês e seu filho, o qual acompanhamos o crescimento desde o nascimento até o período adulto/velhice) e é mais legal ainda comparar mentalmente a Barcelona de hoje com a antiga cidade! A leitura é tão empolgante que um dia li 300 páginas de uma vez - o calhamaço tem quase 600 páginas!


Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa) - A Catedral do Mar
Igreja Santa Maria del Mar em Barcelona que inspirou a ficção "A Catedral do Mar"


Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa) - A Catedral do Mar

Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa) - A Catedral do Mar





Leia aqui todos os posts no blog sobre Barcelona! Em breve sai post com mais detalhes dessa igreja!



"Salvando a Monalisa"



Um livro contando sobre como o diretor do Louvre e os funcionários de um dos museus mais queridinhos do mundo fizeram para salvar as obras de arte valiosíssimas que estavam guardadas ali na época da Segunda Guerra Mundial! Não só a Monalisa, mas milhares de outras obras. O trabalho valeria praticamente um mestrado em Logística! É uma perspectiva da guerra que poucas pessoas param para pensar - o que acontece com as obras de arte em territórios de batalhas (ou ocupação)? Adorei ler sobre o assunto (tem mais um dica parecida aí mais pra frente) e quem tiver mais indicação de livros sobre o tema, por favor deixe nos comentários!

Estive em Paris em 2003 e claaaaro que passei muitas horas no Louvre (que por sinal nem é meu museu preferido na capital francesa), mas nem tenho foto decente. Pra compensar, coloquei fotos abaixo de uma exposição sobre Leonardo da Vinci que vi em São Paulo em 2019.


Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa) - "Salvando a Monalisa"

Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa) - "Salvando a Monalisa"






Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



Seguro Viagem 12x sem juros





"Memórias impublicáveis de viagem"



Livro publicado por uma colega blogueira de viagem (Amanda Trintim do blog As viagens de Trintim, que também viaja bastante sozinha) como trabalho de conclusão de curso da faculdade de Jornalismo, conta diversas histórias de viagens pelo mundo, a maioria delas bem divertida (tem drama e perrengue também).





Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



"Meu confortável peso nas costas"


Mais um livro de histórias de viagem escrito por um colega blogueiro, o Jayme do Juntando Mochilas. Também tem cenas engraçadas, perrengues, histórias tristes, pelo Brasil e outros países do mundo. De viagens já adulto e também a primeira vez de um adolescente em um avião décadas atrás.





"Uma Breve História da Arqueologia"



Adoooro História e acredito que por culpa da trilogia original do Indiana Jones, tenho uma quedinha por História bem antiga e arqueologia rs. Meus maiores sonhos de viagem até hoje são conhecer o Egito, a Ilha de Páscoa e Machu Picchu (hoje ainda está faltando o Egito desse top 3). Então quando descobri esse livro que seria algo básico sobre arqueologia, quis logo ler sobre as civilizações mais antigas! Cada capítulo do livro conta sobre um explorador/arqueólogo de antigamente, cada um que estudou um povo diferente, seguindo mais ou menos a ordem em que as civilizações foram sendo estudadas. Além do meu top 3 acima, tem capítulo sobre Petra, sobre Stonehenge, Pompeia, ruínas maias e muito mais! O único problema é que os capítulos são curtos.





"Notre Dame"



Depois do incêndio na Catedral Notre Dame de Paris em 2019, além das doações de milhares de pessoas e empresas, o escritor Ken Follett (mais conhecido pela trilogia "Queda de Gigantes", que AMEI) resolveu escrever esse livro curtinho sobre a história da igreja para arrecadar fundos. Apesar de pequeno, tem informação detalhada sobre a construção e reformas da Notre Dame, contando inclusive com muita informação gráfica.









"A descoberta da currywurst"


Ficção sobre como teria sido criado uma comida de rua muito popular na Alemanha - o currywurst. É mais popular em Berlim, onde a versão oficial da história diz que foi inventado, mas a história do livro coloca a ação logo após a Segunda Guerra em Hamburgo. Eu fiz a minha própria classificação de "melhor currywurst de Berlim" depois de uma extensa e cansativa pesquisa rs. Existia até um museu do currywurst que visitei em 2014, mas hoje já está fechado.


Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa) - "A descoberta da currywurst"
Esse é o currywurst - salsicha com molho de tomate/ketchup com curry. Geralmente acompanhada de batata frita.





Leia aqui todas as dicas sobre Hamburgo no blog e aqui tudo sobre Berlim!



Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)


"Havana"


O autor Airton Ortiz passou 2 (ou mais) temporadas em Havana, Cuba, sendo que estava lá quando Fidel Castro morreu. Ele resolveu então atualizar seu livro sobre a cidade (de 2014 se não me engano), com as impressões de 2017, após a morte de Fidel. Em cada curto capítulo ele conta sobre uma pessoa, uma atração turística, um bar famoso, alguma curiosidade ou alguma "dica de sobrevivência" para turistas (sobre câmbio, internet, etc) e terminei o livro tendo certeza que preciso conhecer logo essa ilha caribenha e que preciso planejar vários dias para conhecer tudo que quero. Já contei aqui sobre outros livros dele que amo - Egito dos faraósVietnã pós guerra e Em busca do mundo maia. Depois de terminar este livro, fiquei hooooras lendo dicas de viagens para Cuba nos blogs dos amigos, como o Vida Cigana abaixo.






"O tempo entre costuras"


Ficção clássica espanhola que acabei empolgando para ler depois de ver a série (fantástica!). Se passa principalmente na Espanha (Madri) e no norte do Marrocos (Tanger e Tetouan), mas tem um pouquinho de Portugal também. Apesar de fictícia, tem alguns personagens reais na história e conta muita coisa sobre a época da ditadura de Franco na Espanha. A história segue a vida da personagem  Sira, que depois de ser enganada, tem que se reinventar em outro país. A continuação foi lançada recentemente, mas ainda não li.






"Histórias de Duas Cidades - Paris e Londres"



Aqui eu dei uma roubadinha - estou bem no começo do livro e não sei muito o que falar sobre ele ainda. Comprei porque adoro as duas cidades - Paris e Londres - e sempre quero ler mais sobre elas. Sinopse do livro "Paris e Londres sempre mantiveram uma fascinação mútua, que nunca foi tão intensa quanto nos séculos XVIII e XIX, quando competiam para ser a cidade mais importante do mundo. Muitos livros já foram escritos sobre elas, mas nesta obra Jonathan Conlin explora, pela primeira vez, o complexo relacionamento entre as duas cidades. É uma história de surpresas: Sherlock Holmes era, na verdade, francês, o cancã era inglês e o primeiro restaurante serviu comida inglesa em Paris.Histórias de duas cidades examina e compara seis espaços urbanos – o lar, a rua, o restaurante, o music hall, o submundo noturno e o cemitério. Tomando emprestado, imitando e aprendendo uns com os outros, os cidadãos de Paris e Londres criaram esses pontos de referência da paisagem urbana moderna e, assim, definiram a vida urbana – para todos nós."






"1824: alemães no Brasil"


O foco do livro "1824" é a imigração alemã para o Brasil e a fundação da primeira colônia alemã no Rio Grande do Sul, em São Leopoldo. Mas o livro trata também do casamento de D. Pedro I com D. Leopoldina (que foi homenageada com o nome da colônia), a independência do Brasil perante Portugal, a relação do país com outros países europeus na mesma época, como estava a Alemanha na primeira metade do século XIX, a difícil viagem de barco para atravessar o Atlântico, a formação do Exército brasileiro, as colônias pioneiras de outras nacionalidades etc. Achei interessante porque essa primeira leva de colonos para o Brasil conta uma história diferente da história que eu conheço dos italianos aqui em São Paulo, que chegaram no final do século XX (meus antepassados!). Aliás, se alguém tiver indicação de livros sobre a imigração italiana, estou aceitando nos comentários! Não conheço São Leopoldo, mas aqui no blog está cheio de dicas de Blumenau e Pomerode (SC), consideras hoje as cidades mais alemãs do Brasil!





"Os arquivos secretos do Vaticano"


Sendo sincera, achei esse livro bem mediano - alguns capítulos bons e outros pura enrolação. Acho que estava na expectativa de ter algum segredo mais bombástico tipo as histórias do Dan Brown rs, mas não curti que algumas partes do livro falam demasiadamente sobre as histórias bíblicas, que em 2021 tem que ser ingênuo demais para acreditar que tudo aquilo é real e aconteceu exatamente daquele jeito. A parte que achei mais interessante conta sobre um suposto código secreto que estaria escondido na Bíblia e onde consta previsões sobre os assuntos mais diversos - uma pessoa que estudou o assunto fez diversas previsões acertadas sobre o governo de Israel décadas atrás seguindo esse código. Se alguém conhecer algum livro sobre os segredos escondidos pela Igreja Católica, sou toda ouvidos (nos comentários). Ainda não conheci Roma e o Vaticano, mas óbvio que está na minha wishlist de viagem!




"Um guia de arquitetura de São Paulo: Doze percursos e cento e vinte e quatro projetos"


Esse livro é mais para os nerds de arquitetura e funciona como um "catálogo" de construções modernistas marcantes em São Paulo. Funciona como um guia para quem quiser explorar a cidade além do básico. Confesso que não são todos os projetos do tipo que me agradam, mas descobri vários lugares que quero conhecer.








"O zoológico de Varsóvia"


A história da mulher do diretor do zoológico de Varsóvia durante a Segunda Guerra, quando a cidade esteve sitiada por nazistas durante anos. O casal tinha que socializar com nazistas para conseguir proteger alguns dos animais que restaram no zoológico, que acabava servindo de fachada para proteger e auxiliar na fuga de judeus. O livro conta até brevemente sobre o Levante de Varsóvia. O zoológico ficava no bairro de Praga, do outro lado do rio Vístula, e que por conta disso conseguiu não ser completamente arrasado - as fotos abaixo são dessa região, que até pouco tempo atrás era conhecida pela violência, mas está sendo revitalizada - fiz um walking tour por lá e amei (contei aqui)! Fizeram um filme baseado no livro!


bairro Praga, em Varsóvia
Bairro Praga, em Varsóvia - essa área verde da foto do meio é o zoológico do livro/filme


bairro Praga, em Varsóvia
Bairro Praga, em Varsóvia


bairro Praga, em Varsóvia
Bairro Praga, em Varsóvia


bairro Praga, em Varsóvia
Bairro Praga, em Varsóvia






"Caçadores de obras-primas"


Na mesma vibe do "Salvando a Monalisa" acima, esse livro (que virou um filme bem legal com diversos atores famosos - trailer abaixo) também conta sobre os esforços durante a Segunda Guerra para salvar muitas obras de arte espalhadas pela Europa e que Hitler queria para ele para montar um novo e grandioso museu em Linz (Áustria). De novo, uma perspectiva da guerra que poucas pessoas param para pensar - o que acontece com as obras de arte em territórios de batalhas? Adorei ler sobre o assunto e quem tiver mais indicação de livros sobre o tema, por favor deixe nos comentários! Lá no Vontade de Viajar tem um post bem legal detalhando sobre as obras e os lugares retratados em "Caçadores de obras-primas".







"Os colombianos"


O livro faz parte de uma coleção sobre vários povos e depois de ler sobre a cultura, gastronomia, História,  política, o povo colombiano e mais, além de confirmar que tenho que ir logo para a Colômbia (pandemia que não deixou!), fiquei com vontade de ler os outros livros da coleção.




"O quadro da menina de azul"

 

Ganhei esse livro de presente da Lili do blog Trilhas e Cantos quando ela descobriu que eu adoro os quadros do pintor holandês Vermeer. Sua obra mais famosa é o quadro "Moça com brinco de pérola", que virou filme (e tem um livro com o roteiro do filme). Quando estive na Holanda, visitei a cidade de Vermeer - a fofíssima Delft! O livro é uma ficção bastante interessante seguindo a história de um suposto quadro de Vermeer ao longo dos séculos e seus diferentes donos.







"O segredo da Dinamarca"



Quando era adolescente, fiz um intercâmbio na Dinamarca e já mostrei aqui no blog porque vale muito a pena explorar o país além da capital Copenhagen! O livro escrito por uma jornalista inglesa que muda para a Dinamarca por conta do trabalho do marido conta sobre suas descobertas mês a mês durante um ano de diversos aspectos da cultura e sociedade dinamarquesas que fazem com que os dinamarqueses sejam considerados as pessoas mais felizes do mundo. A qualidade de vida no país é altíssima e lá estão algumas das melhores cidades para se viver.








Ufa! Se tiverem alguma dica do tipo para me dar, podem deixar nos comentários!




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Que lista hein! Conheço as histórias da Catedral do Mar e O tempo entre costuras, mas não pelos livros, assisti as séries que foram o refúgio que nos ajudou aqui em casa durante a fase crítica da pandemia, nos juntávamos por horas diante da TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Cynara! Eu tb vi as 2 séries durante a pandemia e li os livros hehehe

      Excluir
  2. Não conhecia a maior parte desses livros e confesso que fiquei com imensa vontade de o fazer. Vou tentar encontra-los aqui em Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que encontre! Acho que não é difícil não, exceto os livros escritos por blogueiros brasileiros.

      Excluir
  3. Cada sugestão de leitura sobre viagem mais legal do que a outra! Da lista eu já vi o filme sobre o Zoo de Varsóvia, achei muito interessante, recomendo!

    ResponderExcluir
  4. No começo da pandemia achei estranho os blogueiros postando dicas de livros, mas acho que ler foi a 'salvação' de muita gente e os posts ajudaram muito! Ótimas sugestões de leitura! Quando li aqui sobre Salvando a Monalisa logo lembrei do Caçadores de obras-primas. E de como pesquisar a fundo sobre os lugares nos faz aprender, como a salvação da Santa Ceia em Milão ou dos vitrais da Saint Chappele em Paris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu já leio muito sempre, mas em 2020, bati meu record! E foi bem legal descobrir muitos livros (e filmes) relacionados com viagem ou outros países e culturas com os blogueiros!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.