sábado, 9 de novembro de 2019

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico e cachoeiras (Pocando no ES 4)

Durante o encontro Pocando no ES em abril/2018, conhecemos a região dos imigrantes na serra capixaba não muito longe de Vitória. Uma das cidades onde passeamos um dia e dormimos uma noite foi Santa LeopoldinaVeja aqui o nosso roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha, Santa Teresa e Santa Leopoldina!




O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico e cachoeiras (Pocando no ES 4)


A pequena cidade de Santa Leopoldina tem cerca de 12 mil habitantes e seus primeiros imigrantes vieram da Suíça, da Alemanha, do Tirol, da Pomerânia e da Itália. Apenas três anos após sua fundação, recebeu a visita de D. Pedro II. A grande produção cafeeira trouxe importância para a colônia, que recebeu a primeira estação de telefonia da província. Hoje, sua economia se baseia principalmente em hortifrutigranjeiros, sendo a maior produtora de gengibre do país!


Veja aqui todos os posts sobre o Espírito Santo aqui no blog!





O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES)


São diversas cachoeiras nos limites do município e a cidade é bastante visitada aos fins de semana por conta disso. Também é conhecido pelos blocos de Carnaval e alguns casarões antigos ainda resistem no centro histórico.


O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - monumento ao imigrante e vista da cidade
Memorial ao Imigrante e mirante com vista para a cidade e a Igreja Matriz Sagrada Família



Dicas de hospedagem em Santa Leopoldina e Santa Teresa (ES)!

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico


Chegando na cidade, fomos conhecer o centro histórico. Passamos pelo Rio Santa Maria de Vitória, que não estava com uma coloração muito bonita, mas suas margens até lembram um pouco Aguas Calientes (a cidade aos pés de Machu Picchu no Peru).

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - Rio Santa Maria da Vitória
Rio Santa Maria da Vitória que escoava a produção de café da região para Vitória

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico
Rua principal com diversos casarões antigos conservados onde hoje ainda funcionam comércios diversos.

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico
Essa casa azul é o Museu do Colono, que tinha acabado de ser revitalizado em abril/2018. A casa da família Holzmeister tem mais de 100 anos e guarda porcelanas, pinturas, instrumentos musicais, móveis antigos etc.

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - Museu do Colono
Para entrar no casarão antigo que hoje é museu é necessário usar essa capa protetora para os sapatos não danificarem o assoalho.

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - Museu do Colono
Mostrando como vivia uma família abastada do século XIX.

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - cachoeiras


Um destaque de Santa Leopoldina são as diversas cachoeiras no entorno da cidade e o turismo que isso gera. Visitamos somente 2 na mesma tarde, mas haveriam outra dezena de opções se tivéssemos mais tempo.

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - Parque Cachoeira Véu de Noiva
Após o almoço no Parque Cachoeira Véu de Noiva - que também é uma pousada, fizemos a pequena, mas muito íngreme trilha até a Cachoeira Véu de Noiva. Eu achei a subida na volta bem cansativa (mas eu estou fora de forma e não costumo fazer exercício físico).

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - Ecoparque Cachoeira Moxafongo
Seguimos então para a próxima atração. Essa cachoeira foi mais tranquila de chegar - no Ecoparque Moxafongo, mas só algumas pessoas atravessaram para o outro lado do rio para chegar mais perto da cachoeira em si. A trilha é um pouco maior, mas mais plana. Depois da visita, tomamos um chá da tarde no local.


Principal dica para quem for curtir as cachoeiras de Santa Leopoldina - SE LAMBUZEM DE REPELENTE!!! Vários blogueiros (eu inclusive) sofreram com a quantidade de picadas mesmo usando repelente. Vejam mais detalhes sobre Santa Leopoldina no vídeo abaixo da Carol, do blog Idas e Vindas que participou deste encontro comigo!







Onde ficar em Santa Leopoldina (ES)?


Algumas pessoas do grupo (eu inclusive) ficaram hospedadas na Pousada Suíça - já mostrei com detalhes no post sobre onde ficar em Santa Leopoldina e Santa Teresa. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Santa Leopoldina - ES!



Booking.com






O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico e cachoeiras (Pocando no ES 4)


Pocando no ES 4




Pocando no ES 4 - Apoiadores e Parceiros



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Puxa Fê, esse encontro do Pocando deve ter sido muito legal!!! Adorei conhecer um pouquinho de Santa Leopoldina com você. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo! As amizades continuando até hj e foi um ótimo destino surpresa - não fazia ideia da existência dessas cidades antes de divulgarem o roteiro! E elas são a minha cara!

      Excluir
  2. Uau que cidade mais fofa e linda! Não conheço Santa Leopoldina mas me empolguei em conhecer... obrigada pelas dicas, amei as fotos também! To pensando em adotar o método de colocar capinhas nos sapatos para andar dentro de casa hahaha imagina como ia durar mais a limpeza da casa? :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha seria uma boa hein? A região é bem desconhecida pelos brasileiros, mas bem bonitinha!

      Excluir
  3. Não conhecia essa cidade, amei o Post!!! Adoro cidades que carregam até hoje suas histórias e essa cachoeira Véu da Noiva, já quero conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Que cidade mais linda e que centro histórico preservado. Adoraria conhecer Santa Leopoldina e, principalmente, o museu do Colono. Essas proteções no pé usei em Petrópolis, acho que no museu Imperial. Lembro que levei um tombão na frente de todo mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu tb levei um tombão vergonhoso com as pantufas de Petrópolis! rs Mas esse daí é menos escorregadio.

      Excluir
  5. queria muito ter participado desse pocando, teria sido muito divertido! eu fui por conta propria ano passado e amei o ES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além dos lugares que conhecemos, ainda tem as pessoas legais nos encontros de blogueiro né? Agora até bateu saudades aqui! rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.