terça-feira, 8 de novembro de 2016

Onde ver o muro de Berlim hoje?

Em outro ponto, mostrei o local exato onde o muro se abriu pela primeira vez em 1989 - a Bösebrücke.

O muro de Berlim


Não vou entrar em detalhes sobre a construção, extensão etc do muro porque está tudo detalhadinho no post acima. Para mim ele representa um antagonismo: depois de tudo que vi e aprendi em Berlim sobre o muro, ele representa divisão e 2 lados opostos que se afastam cada vez mais, mas como só conheci o mundo depois da queda dele (eu era muito nova quando ele ainda estava de pé e nem lembro de nada relacionado a ele), o muro também representa para mim que diferenças podem ser superadas. Para quem gosta de historia como eu, é emocionante estar diante de um pedaço de concreto tão significativo da historia mais recente da humanidade - provavelmente o melhor representante dos últimos 100 anos da história.


Muro de Berlim - East Side Gallery
Eu no trecho mais icônico do muro de Berlim


Para ler mais sobre o muro de Berlim, recomendo as reportagens a seguir: "A construção do muro de Berlim em 1961", "De cortina de ferro a cinturão verde" e "Como o muro de Berlim virou um bom negócio".

Onde ver trechos do muro de Berlim hoje?


Os 2 primeiros são os destaques, pois os pedaços do muro estão no local original! Além disso, tem as lindas pinturas da East Side Gallery (maior trecho do muro ainda de pé) e o memorial emocionante e a faixa da morte visível na Bernauer Straße. Mapinha no final do post com todos esses lugares!


Onde ver o muro de Berlim hoje?


Memorial da Bernauer Straße


Uma das atrações mais emocionantes sobre o muro de Berlim (e olha que são várias na cidade!). Além de ver de petinho um trecho do muro e uma exposição grátis, é possível subir nessa torre da foto para ver como era a temida "faixa da morte"! Contei tudo sobre o Memorial da Bernauer Straße neste post aqui (também contei neste post sobre outras atrações grátis com relação com o muro).

Muro de Berlim - Memorial da Bernauer Straße

Muro de Berlim - Memorial da Bernauer Straße
A faixa da morte


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





East Side Gallery


Se eu tivesse somente poucas horas para conhecer Berlim, fico em dúvida se iria primeiro ao Portão de Brandemburgo ou à East Side Gallery! Essa atração é o maior e mais bonito trecho do muro de Berlim em pé até os dias de hoje! Já contei sobre a galeria a céu aberto neste post e definitivamente é um passeio "must-do" em Berlim!


Muro de Berlim - East Side Gallery

Muro de Berlim - East Side Gallery










The Wall Museum


Pertinho da East Side Gallery, foi inaugurado no começo de 2016 o "The Wall Museum", que eu ainda não conheço, mas contei aqui neste post.




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Topographies des Terrors


Já contei que a Topografia do Terror não foi uma das minhas atrações preferidas, mas estava me referindo à exposição que existe ali muito focada no partido nazista. Mas o trecho do muro ainda de pé do lado de fora é bem interessante. Não está tão bem conservado e nem colorido como a East Side Gallery, mas isso mesmo que faz as fotos ficarem bem legais! E é de graça!


Muro de Berlim - Topographies des Terrors

Muro de Berlim - Topographies des Terrors


Potsdamer Platz e Leipziger Platz


Essas 2 praças ficam uma ao lado da outra na região central da cidade e mostrei as 2 neste post sobre a Potsdamer Platz e região. Depois de reconstruirem a histórica Potsdamer Platz, colocaram ali alguns trechos do muro que já dividiu o local e na vizinha Leipziger Platz também colocaram um pedacinho de exemplo.


Muro de Berlim - Potsdamer Platz e Leipziger Platz
A foto acima à esquerda é na Leipziger Platz e as outras 3, na Potsdamer Platz


Ali pertinho, tem uma das poucas torres de vigilância sobreviventes - mais informações no blog Simplesmente Berlim.

Checkpoint Charlie e Mauermuseum


Já falei diversas vezes aqui no blog que o Checkpoint Charlie em si não tem nada demais, mas o Mauermuseum ali do lado é fantástico - muito focado nas fugas e tentativas de fuga pelo muro. Na região do Checkpoint Charlie, existem muitas atrações, relacionados ao muro de Berlim ou não, mas mesmo do lado de fora do Mauermuseum tem um pedacinho do muro meio escondido (foto abaixo).


Muro de Berlim - Checkpoint Charlie

Muro de Berlim - Checkpoint Charlie
Na direita, o caminho do muro pode ser visto nas ruas e calçadas de Berlim




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Mauerpark


No famoso Mauerpark que mostrei aqui nesse post, tem também alguns pedaços do muro de Berlim ainda de pé. Mas o interessante mesmo aqui é a feirinha e o karaokê aos domingos. Fiz outro post com as principais feirinhas e mercados de Berlim.



Markisches Museum (do lado de fora)


Não precisa nem entrar nesse museu (eu acabei não entrando), que conta um pouco da história de Berlim. Do lado de fora mesmo já dá para ver alguns pedaços do muro, que eu achei completamente por acaso!

Leia aqui sobre os 4 museus sobre a cidade de Berlim


Markisches Museum Berlim


Todos os locais citados neste post estão no mapinha abaixo!




O pessoal do Canal Alemanizando fez um vídeo em forma de lista com 10 fatos sobre o muro de Berlim bem interessante. Ele foi gravado na frente de um pedacinho de muro quase esquecido dentro de um cemitério do bairro Wedding! Para quem quiser entender um pouco de como era a vida dos cidadãos comuns na Berlim dividida, recomendo demais os 2 museus que contei neste post - DDR Museum e Alltag in der DDR.

E aí, você conhece outro local em Berlim onde podemos ver o muro ainda hoje? Deixe nos comentários!








Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Ver o mundo de Berlim de perto me marcou para sempre. Lembro muito bem da queda dele quando assisti pela tv e foi emocionante o dia que eu finalmente estive em Berlim.
    Muito boas suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem lembro de nada pq era muito nova! rs (como se eu fosse tão mais nova do q vc - acho que temos a mesma idade rs) Mas confesso que nem curtia história após a 2aGM até conhecer Berlim! Hoje em dia, AMO!

      Excluir
  2. A East Side Gallery é realmente incrível. O lugar que mais gosto em Berlim. Ótimo post e com todas as dicas para quem quer ver o que sobrou do Muro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro aquele colorido todo!!! Quando voltar, com certeza vai ser a programação do 1o dia: revisitar aquela igreja em ruínas e a East Side Gallery!

      Excluir
  3. Só você Fer, para ter ido também ao Mauerpark! Suas dicas de Berlim são mesmo fantásticas! Beijos, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A feirinha lá de domingo é famosa! rs Pena que perdi o karaokê!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.