domingo, 27 de novembro de 2016

Basílica de Santo Antônio de Pádua em Padova (Itália)

Aqui em casa ninguém é tão religioso assim, mas claro que as igrejas lindas da Itália não iam ficar fora do nosso roteiro de 20 e poucos dias pelo norte do país da bota. O principal motivo para incluir Padova na nossa viagem era a Capela degli Scrovegni (vou fazer um post sobre ela depois), mas obviamente não poderíamos ignorar o maior "popstar" da cidade, o Santo Antônio de Pádua.


Basílica de Santo Antônio de Pádua, Padova







Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Europa no verão: 10 dicas essenciais


O Santo Antônio de Pádua


Não sou religiosa e até visitar Padova (quer dizer até pesquisar sobre a cidade porque estava indo para lá), não sabia que o Santo Antônio de Pádua era o mesmo Santo Antônio de Lisboa! Para mais informações sobre o santo, clique aqui.


Santo Antônio de Pádua/Lisboa
Pintura de Stephen Kessler - domínio público

A Piazza del Santo em Padova


A praça onde está a igreja é bem grande e estava bastante policiada (maio/2016). São muitas construções bonitas ao redor e algumas banquinhas vendendo souvenir.

Piazza del Santo, Padova
Oratorio di San Giorgio e Arciconfraternita di Sant´Antonio di Padova nas 2 fotos de cima. Embaixo na direita, Museu Cívico do Santo.

Piazza del Santo, Padova
Amei essas casinhas coloridas na frente da igreja! Dá para ver nas fotos de cima, onde para o ônibus hop on hop off da cidade. No canto superior direito, a casa rosa da direita é a casa onde viveu Donatello. A estátua equestre (feito por Donatello) representa Gattamelata. Clique nos links para mais informações.

Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália!




Visitando a Basílica de Santo Antônio de Pádua


A maior igreja de Padova é o centro do turismo na cidade, mas não é a catedral. Acredita-se que a construção começou logo após a morte de Santo Antônio, na primeira metade do século XIII. No início contava com apenas uma nave, mas foi recebendo acréscimos até seu término em 1310. São vários os estilos de construção, assim como os altares e cúpulas em seu interior. Destaque para a Cappella del Santissimo Sacramento com o túmulo de Gattamelata, as relíquias de Santo Antônio (inclusive a língua!!!) na capela do tesouro e o próprio túmulo de Santo Antônio, ricamente decorado. Veja mais detalhes sobre a igreja aqui.

Basílica de Santo Antônio de Pádua, Padova
Entramos por essa porta lateral e uma das primeiras capelas à nossa esquerda já continha a cripta do santo. Seguimos um itinerário bem devagar porque a fila de pessoas era grande e muita gente parava para rezar.

Basílica de Santo Antônio de Pádua, Padova
"Arca del Santo" - foto: domínio público

Basílica de Santo Antônio de Pádua, Padova
Detalhe da porta da frente

Basílica de Santo Antônio de Pádua, Padova
Em sentido horário: regras na porta da basílica, maquete, estátua do santo no claustro de Santo Antônio e claustro da Magnólia.

No claustro tem uma sala onde passa um filminho (grátis) sobre Santo Antônio e apesar de curto, não quisemos esperar para ver.

Onde comer perto da Basílica de Santo Antônio em Padova


Já dei várias dicas gastronômicas em Padova neste post, mas destaco o Ristorante Trattoria Al Bersagliere, Pizzeria Pago Pago, Antica Trattoria Dei Paccagnella e principalmente, o Ristorante Al Santo. Todos eles pertinho da basílica.

Onde comer em Padova - Ristorante Al Santo
Flor de abóbora frita com batata frita, ravióli que estava sensacional  (com radicchio e semente de papoula) e nhoque com queijo, tomate e manjeirição, no Ristorante Al Santo


Onde se hospedar perto da Basílica de Santo Antônio em Padova


Já dei a dica neste post sobre o Hotel Al Santo, onde eu me hospedei em maio/2016. Grudadinho na basílica também e aprovado! No post tem outras dicas sobre o assunto "onde ficar em Padova".

Informações Práticas


Localização: Piazza del Santo, Padova
Como chegar: Estacionamento na praça Prato della Valle + pequena caminhada. Parada do tram: "Santo" + pequena caminhada. O ônibus hop on, hop off da cidade tem uma parada na praça da igreja.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 6h20 às 18h45. De sábado e domingo até 19h45. Entre 27/03 e 29/10, horário extendido até 19h45 todos os dias da semana.
Site: San Antonio - Basilica
Preço: grátis

Visitando a Basílica de Santo Antônio em Padova, Itália




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. Ainda não conheço, mas sou devota (para meu perfil nem tão católico praticante) e quero muito conhecer. Se conseguir, e com minha mãe (católica fervorosa) será um bônus =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que visitar com alguém católico fervoroso deve ser ainda mais interessante!

      Excluir
  2. Fui algumas vezes, sou devota. E fiz uma viagem este ano pra Itália só pra ir até lá agradecer uma super benção. :)
    O post Ta ótimo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A gente visitou em datas bem próximas, pena que não deu para se encontrar!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.