quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Uma tarde em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha) cercada por casas enxaimel!

Calw é uma cidade que fica na região sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, na parte norte da Floresta Negra. Para falar bem a verdade, eu acho que não parece em nada com a imagem geral de Floresta Negra que temos (ou pelo menos com na minha imagem de Floresta Negra que são as cidades de Triberg ou Schiltach ou ainda paisagens como o lago Titisee). Mas isso não quer dizer que não valha a pena conhecer - muito pelo contrário - era um dos passeios que mais queria fazer saindo de Stuttgart quando estive naquela região em 2019 por estar na Deustche FachwerkStraße (a "Rota do Enxaimel")! Combinei com o Mosteiro de Maulbronn no mesmo dia (e de transporte público! Já tem um post no link anterior sobre as dicas do mosteiro patrimônio da humanidade), mas conto hoje sobre a cidade  mencionada pela primeira vez em 1075 e cheinha de casas em estilo enxaimel, que são uma das minhas paixões!



O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
Markt, Calw


Calw fica no vale do rio Nagold e tem pouco mais de 23 mil habitantes. As origens da cidade datam do século XI, mas existem registros de humanos na área desde 8.000 AC. Na Idade Média era uma cidade comercial, com foco em comércio de couro e têxtil e floresceu no século XVIII, com o comércio de madeira. São mais de 200 construções do final do sécúlo XVII em estilo enxaimel, principalmente no centro da cidade (na praça Markt e arredores) - que são protegidas como patrimônio cultural. É a cidade natal de um Nobel de Literatura, Hermann Hesse.


Uma tarde em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha) cercada por casas enxaimel!





Veja todos os posts sobre Stuttgart no blog e aqui sobre a Alemanha!





Eu cheguei em Stuttgart com o trem low cost Flixtrain vindo de Berlim, mas são poucas linhas até agora. Aqui dei diversas dicas para viajar de trem e ônibus pela Alemanha! E aqui contei sobre vários mini perrengues que passei no sul da Alemanha, inclusive o calor insuportável que peguei em Stuttgart!



Existem alguns museus na cidade, tours guiados, distritos fofos (como Stammheim com um moinho histórico e as ruínas de um castelo, Altburg com um museu da "casa da fazenda" e Holzbronn), o Mosteiro de Hirsau (A basílica foi consagrada no século XI e é uma das maiores igrejas romanescas da Alemanha. Os prédios originais do monastério beneditino de São Pedro e São Paulo com mais de 1000 anos e do claustro foram substituídos por prédios em estilo gótico) e atrações naturais e trilhas fora do centro também, mas o meu objetivo era mesmo ver esse estilo arquitetônico que amo, então fiquei horas só passeando pelas ruas, praças, beira do rio no centrinho, além de parar para tomar um sorvete naquele calorão (cheguei cedo em Maulbronn, almocei por lá e já peguei um ônibus + um trem para Calw, onde passei a tarde - era verão e lá demora para escurecer)!


O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
Saindo da estação de trem para o centro, você atravessa o rio

O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
A última foto da montagem mostra o escritório de informação turística e a prefeitura da cidade



Passeios de meio ou um dia saindo de Stuttgart:



Uma tarde em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha) cercada por casas enxaimel!






O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)

O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
Na última foto da montagem está a casa onde Hermann Hesse nasceu - a de janelas verdes - a quarta da esquerda para a direita ou a segunda da direita para a esquerda. Ela fica bem na frente da prefeitura da cidade. Mais sobre isso abaixo.






O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)





Além da Marktplatz, não perca as ruas Salzgasse e a Lederstraße.


O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
Observem os detalhes das fachadas das casas, como as placas dos negócios! A foto no meio embaixo é o Palais Vischer, do final do século XVIII e atualmente museu da cidade. São poucas as atrações na beira do rio ao contrário da maioria das cidades que já conheci na Europa, mas essa é uma delas.


Aqui estão os melhores passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart!


O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
De volta na beira do rio e a ponte com a estátua de Hermann Hesse. Na foto do meio está a Nikolauskapelle no meio da ponte. Na foto debaixo do lado esquerdo, um pedacinho que sobrou das muralhas da cidade.


O cidadão mais famoso de Calw é Hermann Hesse, um escritor alemão que nasceu ali no ano de 1877 e passou sua juventude na cidade também. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1946 e segundo o folheto que peguei no escritório de informações turísticas da cidade, é o escritor alemão do século XX mais lido na Alemanha. É possível visitar o museu sobre o escritor em uma casa onde ele morou (Haus Schüz) e em uma das pontes da cidade (Nikolausbrücke) fica uma estátua do autor, era seu local favorito para pesca. Ali perto também tem a fonte em homenagem a ele (Hermann-Hesse-Brunnen) No museu estão primeiras edições, edições raras, manuscritos, fotos e até pinturas de Hermann Hesse. Entre outras obras, o romance "Demian" influenciou fortemente a geração que voltou da Primeira Guerra Mundial. Ele descreveu muitos lugares da cidade em seus escritos e anualmente no verão acontecem eventos e leituras em sua homenagem.









O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
A primeira casa dessa montagem é a Haus Schnaufer, uma das minhas preferidas na cidade e também podemos ver uma mini biblioteca!




O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)

O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
A igreja e torre que aparecem pelas fotos deste post é a Stadtkirche Peter und Paul - Evangelische Stadtkirchengemeinde Calw e acho que ela ficou bem escondida porque na verdade os fundos da igreja que dão para a praça. Acho que ficou estranho!



Calw possui fontes de águas minerais e entre as comidas regionais estão o presunto defumado e a truta. Com aquele calor todo, eu só parei para tomar um super sorvete da foto abaixo e descansar as pernas no Villa Wagner, que não consegui descobrir se continua aberto em 2022 - escolhi pela localização super central, mesas com ombrelones fazendo sombra e pelas fotos do cardápio - não anotei se tomei o com café ou o com chocolate, mas gastei 4,50 ou 4,90 euros.


O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha)
Tem uma trilha seguindo os passos de Hermann Hesse pela cidade e com essas plaquinhas com informações



Se tivesse mais tempo, visitaria o Mosteiro de Maulbronn em outro dia e junto com Calw visitaria também as ruínas do Mosteiro de Hirsau. Cheguei a pensar em conhecer os 3 no mesmo dia, mas apesar de sair cedo e viajar no verão com sol até tarde, o transporte público nem sempre é direito e complica um pouco, além do calor absurdo que fazia e que estava me deixando exausta naqueles dias.


O que ver e fazer em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha) - Hirsau
ruínas do Mosteiro de Hirsau. Foto: Klaus Graf - CC BY 3.0





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Onde ficar em Calw


Eu achei Calw pacata e pequena demais para dormir então evitaria porque prefiro lugares mais agitados. Mas pode ser uma boa caso vá fazer trilhas pela região. Se estiver em uma roadtrip de algum lugar mais ao norte da Alemanha até a Floresta Negra, recomendo demais que pelo menos pare por algumas horas para conhecer Calw (e dependendo do seu itinerário, poderia dormir lá também).

São poucas opções de hospedagem em Calw porque a cidade é minúscula e é mais fácil achar apartamentos para alugar do que hotéis propriamente dito. A melhor localização sem dúvida seria na própria praça Markt ou bem perto dela e nisso o Hotel-Restaurant Ratsstube é o melhor, mas a nota dele não é tão alta. O Hotel Restaurant Rössle também fica no centrinho e a nota é um pouquinho melhor. A maioria dos apartamentos para alugar em Cawl tem avaliações muito negativas então eu escolheria 2 opções do outro lado do rio: o Hermann's Neue Post, perto da estação de trem ou o Villa Goncalves, super bem avaliado, com estacionamento e vista legal, mas a 15 minutos caminhando da praça principal e por um caminho que não é interessante. O melhor hotel de Calw na verdade fica em Hirsau! É o Hotel Kloster Hirsau.






Booking.com








Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Uma tarde em Calw (Baden-Württemberg, Alemanha) cercada por casas enxaimel!



Como chegar a Calw (Baden Württenberg)


Saindo de Stuttgart leva cerca de 1h10 de trem até Calw, com troca de trem em Pforzheim, uma das cidades maiorzinhas da região. É possível também ir de metrô S Bahn até Weil der Stadt, que é a última estação de uma das linhas e depois um ônibus levando só alguns minutos a mais (foi o que eu fiz na volta). Claro que você pode chegar de carro alugado ou se vier de outro destino, é só calcular no site da Deutsche Bahn. Em fevereiro/2022, um Metropol Tages Ticket Stuttgart custa 21,00 euros por dia para usar transporte ilimitado na região metropolitana de Stuttgart, mas dependendo de onde você sair, pode precisar de um Baden-Württemberg-Ticket (24,00 euros por um dia para uma pessoa de transporte ilimitado no estado inteiro). Confira no site da DB sobre crianças, ticket para família, horários limite, preço atualizado etc.


E aí, ficou babando e com vontade de visitar essa cidadezinha fofa?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Patrícia Carvalho Veludo16 de abril de 2022 às 19:00

    Calw parece uma localidade encantadora e bem a cara dos locais típicos da Alemanha. Nunca tinha ouvido falar mas fiquei deliciada.

    ResponderExcluir
  2. Encantada com Calw na Alemanha. Uma cidade que parece feita de casinhas de boneca. Uma ótima dica de bate-volta de Stuttgart. Também gostaria de conhecer as ruínas dos mosteiros indicados por você, gosto muito desse tipo de programa. Excelente post!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que coisa mais linda que é Calw! Já vi algumas casas enxaimel no Sul do Brasil, mas aí é outro nível hahaha quero visitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha enxaimel na Alemanha é outro nível mesmo comparando com Blumenau ou Pomerode rs

      Excluir
  4. Estas cidades do sul da Alemanha são sempre encantadoras, e tendo o atrativo de ser a cidade natal de Hermann Hesse, eu adoraria colocar Calw no roteiro por Baden Wurttemberg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li nada dele, mas depois de conhece Cawl, fiquei com vontade.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.