sábado, 15 de fevereiro de 2020

Onde comer o melhor currywurst de Berlim?

Já contei sobre o inusitado Currywurst Museum em Berlim neste post (fechado permanentemente) e sobre algumas experiências que tive experimentando o prato mais típico de Berlim na minha primeira viagem para lá (em 2014), mas no post de hoje vou atualizar com uma listinha pessoal com os melhores currywursts de Berlim! Entre os meses que passei estudando em Berlim em 2014 e meus 10 dias de revisita à cidade em 2019, foram dezenas de currywursts ingeridos (que sacrifício #sqn). Mas é aquela coisa né? Gosto é algo pessoal. As barraquinhas que cito no post de hoje costumam também aparecer em posts deste tipo em blogs gringos, mas a ordem pode mudar.


Aqui no blog já foram publicadas várias dicas de onde comer em Berlimonde comer barato em Berlim (por menos de 10 euros) e aqui dicas de onde comer e se divertir em Berlim mais atualizadas (da viagem de 2019).

Onde comer o melhor currywurst de Berlim?

Currywurst é um prato típico alemão (super comum em Berlim) que consiste de salsicha com ketchup e um tempero de curry, como na foto acima. Normalmente servido com batatas fritas (e às vezes com pão), o prato surgiu após a Segunda Guerra Mundial na Berlim ocidental. Com a escassez de diversos ingredientes tradicionais, as pessoas tinham que ser criativas para a alimentação do dia a dia (lembram que contei da história do bloqueio de Berlim no post sobre o aeroporto Tempelhof?). Dizem que a data exata da invenção de Herta Heuwer foi 4 de setembro de 1949 e por isso hoje 04 de setembro é o dia do currywurst. Ela havia conseguido o curry com soldados britânicos que ocupavam aquela área da cidade na época. O lanche rapidamente fez sucesso nas barraquinhas de rua (imbiss em alemão) onde o pessoal come em pé na maioria das vezes. A primeira barraquinha onde o currywurst surgiu na região de Charlottenburg não existe mais (mas tem uma placa comemorativa no local!), mas um dos que experimentei em 2019 foi o  da primeira barraquinha a servir currywust na Berlim oriental, na época da Guerra Fria. Hoje você pode pedir currywurst sem a casquinha da salsinha (ohne darm) e vi até currywurst vegetariano não lembro onde (não sei do que seria feita a salsicha vegetariana...).






Claro que existe uma polêmica porque uma outra pessoa teria inventado o currywurst em Hamburgo e existe até um livro sobre isso ("A descoberta da Currywurst"), mas como eu gosto de Berlim mil vezes mais do que de Hamburgo, fico com a versão berlinense da história hahaha. Mesmo assim, queria ler o livro abaixo, mas ainda não comprei.






Cliquem nos nomes das barraquinhas para abrir os sites oficiais ou redes sociais e conferir endereço exato, horários de funcionamento etc, mas tem também um mapa de todos eles marcados lá no final do post!


Onde comer o melhor currywurst de Berlim?

Curry Baude


Sem comentários para descrever o melhor currywurst que já comi!!! Fica na estação Gesundbrunnen então é um pouco fora de mão para a maioria dos turistas, mas quem gosta de explorar as cidades mais a fundo, com certeza vai gostar do tour sobre a Berlim subterrânea com a Berliner Unterwelten (eu AMEI) e o ponto inicial do tour é justamente nessa estação de metrô - melhor desculpa para comer esse currywurst antes ou depois do tour!


Onde comer o melhor currywurst de Berlim? Curry Baude
Custou 4,20 euros com a Coca em jun/2019

Curry 36


O Curry 36 tem mais de uma barraquinha em Berlim e a mais famosa (e sempre com filas) é a de Kreuzberg, na Mehringdamm, mas eu não fui até lá ainda. Comi na filial menos famosa, logo na saída do mertô Zoologischer Garten - seeempre passo ali quando vou ver a lindíssima Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche. Mais recentemente abriram outra filial na Hauptbahnhof, a estação principal de trens então são 2 endereços ótimos para os turistas! Pesquisando para este post, descobri que vão abrir outra filial ainda em 2020 na estação de metrô Warschauer Straße, que com certeza vai ser uma mão na roda para os baladeiros de plantão (é a região mais baladeira de Berlim).


Onde comer o melhor currywurst de Berlim? Curry 36
Estão vendo as mesinhas altas onde o pessoal come em pé? Para os turistas é péssimo não poder descansar na hora do almoço, mas os berlinenses querem mais é comer rapidão mesmo.

Onde comer o melhor currywurst de Berlim? Curry 36
Não anotei quanto gastei, mas foi em torno de 3 euros em out/2014


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



Seguro viagem europa 336x280


Konnopke´s Imbiss


Esta é a barraquinha que foi a primeira a servir a iguaria na antiga Berlim oriental. Costuma estar cheio de gente, mas a fila anda rápido. Não é uma área tão cheia de turistas, mas é bem central e tem várias atrações interessantes por perto, como a Kulturbrauerei (foto abaixo) ou a feirinha de domingo no Mauerpark.

Onde comer o melhor currywurst de Berlim? Konnopke´s
Esse deve ter sido o mais caro - 4,80 euros, mas pelo menos aqui tem lugar para sentar (mesas comunitárias)!


Cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha


Curry Mitte


Não esperava muito por se tratar de uma localização bem turística e um local não famoso, mas estava bem gostoso, rivalizando com o Konnopke´s acima milhões de vezes mais famoso. Eu considero que a praça onde ele fica, a Rosenthaller Platz , é um dos melhores lugares para se hospedar em Berlim!


Onde comer o melhor currywurst de Berlim? Curry Mitte
Paguei 5,90, mas o que encarece a conta é o refrigerante (sempre caro na Europa toda)









No bairro mais alternativo Friedrichshain, o Curry 66 é bem menos famoso do que as primeiras opções deste post, mas como é uma área bastante frequentada pelo pessoal moderninho em Berlim, também não foi barato. Grudadinho na Boxhagener Platz, praça onde acontece uma feirinha de itens de segunda mão aos domingos. Fui justamente em um domingo passear na feirinha e almocei ali. Mas ele fica bem perto também da área mais famosa dos barzinhos perto da estação Warschauer Straße e acaba sendo uma boa opção para os famintos da madrugada. Ah, só aceita dinheiro (algo bem comum em estabelecimentos pequenos pela Alemanha toda)! Esse não é somente um carrinho e tem bastante espaço para sentar.


Onde comer o melhor currywurst de Berlim? Curry 66
Adorei a decoração - com a Coca, paguei 6,50






Mapa onde comer o melhor currywurst de Berlim


Assinalei no mapa abaixo em roxo os lugares recomendados que mostrei acima. Em marrom, os 2 lugares com foto abaixo que serviram para matar a fome, mas não são notáveis. Em azul, o Currywurst Museum (fechou) que visitei na minha primeira vez em Berlim e em rosa, outros lugares com currywurst famosos, mas que (ainda) não conheci.


Onde comer o melhor currywurst de Berlim?
Perto da Ostbahnhof, parei em um lugarzinho que vendia kebab, mas como não curto muito, fui de currywurst rs 4,50 com refri

Onde comer o melhor currywurst de Berlim?
No principal shopping de Berlim (Mall of Berlim), subi até a praça de alimentação para conhecer a vista da Potsdamer Platz (na direita). Aproveitei e almocei na praça de alimentação mesmo por conta do horário. Custou 8,80 e ok que a Coca era grande e refrigerante é caro, mas é óbvio que o preço foi alto por ser dentro de uma shopping. A região da Potsdamer Platz não é uma região fácil de comer barato.







Para o pessoal de São Paulo, fiquei sabendo de dois lugares em Pinheiros, bem pertinho do metrô Fradique Coutinho, que vendem currywurst: o Fast Berlin e o Imbiss - Berlin Street Food, Ainda não experimentei, mas está nos planos!



Onde comer o melhor currywurst de Berlim?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

14 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem? =)
    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o Curry 36 e fui na filial de Kreuzberg, tinha zero filas quando fui e é bem bom mesmo! A fila maior era na verdade na barraca da frente do Mustafa’s Gemüse Kebap, boa opção para quem for vegetariano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me conta o segredo desse horário então!!! hahaha Eu não sou chegada em kebab não, fico enrolando e nunca vou nesse daí que é o mais famoso de Berlim.

      Excluir
  3. Nossa, conheço pouquíssimo da culinária alemã e nunca tinha visto sobre Currywurst.
    Para mim parece uma combinação perfeita pois gosto de tudo o vai no prato! hahaha
    Sem dúvida é o tipo de comida que não dá para não experimentar em Berlin, né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem em toooodo canto rs É mais específica pra Berlim/cidades grandes, mas é beeeeem comum.

      Excluir
  4. Deu água na boca viu! Nunca comi currywursts, mas já quero provar quando for à Berlim e certamente seguirei sua listinha aqui, rs.

    ResponderExcluir
  5. Que saudades de comer um bom Currywurst em Berlim! Eu adorei o do Curry Mitte e do Curry 36!!! Já tentei reproduzir em casa e não deu muito certo! Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha corajosa! Descobri 2 lugares em SP q fazem, vamos ver se consigo ir pos-pandemia q nao acaba nunca....

      Excluir
  6. Eu comi muito currywurst em Nuremberg, me acabei neles, mas não comi nenhum em Berlim!!! Nem tinha me dado conta disso! Como há algum tempo me tornei vegetariana, preciso encontrar agora lugares que vendam salsichas veganas pela Alemanha! rsrsrs se souber de algum, me marca!!! rsrsr bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, hj em dia não é difícil achar o cardápio desses lugares pela internet e aí dá pra saber antes de perder a viagem, mas Berlim e Alemanha em geral tem muuuito vegetariano, vegano e etcs então tem bastante lugar até q faz a versão sem carne dos pratos...

      Excluir
  7. Dei mole!!! Precisava de ter lido seu post antes de ir a Berlim, pois iria adorar experimentar o currywurs

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.