segunda-feira, 18 de junho de 2018

Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Toronto, Ottawa, Quebec, Montreal e Kingston

Quem acompanha o blog desde os primórdios pode ter visto a minha wishlist de viagem (ou bucket list), que postei lá pra 2013 ou  2014. Um dos lugares que tinha entrado mais recentemente na lista era o Canadá, influenciada por blogueiros de viagem, mas confesso que o país nunca esteve muito no alto dessa lista. Mas em 2018 começaram a surgir dezenas de promoções de passagem para lá e não resisti! Comprei a minha e ainda carreguei mais 4 parentes junto!


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Toronto vista da Toronto Island
Desde que vi uma foto parecida com essa, fiquei louca para fazer o passeio até a Toronto Island e ter essa vista do skyline de Toronto!


Como eu gosto de cidade, foquei nas principais da Costa Leste: Toronto (com passeio a Niagara Falls), Ottawa, Quebec e Montreal, parando ainda uma noite em Kingston (primeira capital do Canadá, mas bem menos famosa do que as outras) no meio do caminho. A maioria das pessoas faz um roteiro como esse em uma semana ou algo parecido, mas eu achei pouco tempo e nos programamos para 18 dias porque correria não é comigo! As cidades não são tão pertinho como a gente pensa e ninguém estava a fim de dirigir. Resultado: a melhor solução foi fazer tudo de trem (aqui tem um post com todos os detalhes e dúvidas que eu tinha sobre andar de trem no Canadá)!

O post de hoje é um resumão com o roteiro dia a dia e conforme for postando as dicas mais específicas, vou incluir todos os links aqui para virar um índice!


Dia 1 - chegada em Toronto


Seguimos com o trem UP Express do aeroporto de Toronto para o centro da cidade. Depois do check-in, fomos fazer o primeiro reconhecimento e as primeiras compras na Queen Street West, Dundas Square e no Eaton Centre. Passamos pela prefeitura para tirar fotos com o letreiro da cidade. Aqui estão as dicas sobre o transporte público de Toronto, como ir e voltar do aeroporto e as 2 dicas de hospedagem na cidade.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Prefeitura de Toronto iluminada
Prefeitura e letreiro de Toronto iluminados



Logo cedo, seguimos para o High Park ver a florada das cerejeiras (lindooo)! Continuamos para o Trinity Bellwoods Park para mais cerejeiras e fomos almoçar no mercado St. Lawrence. Andamos pela região tirando fotos de alguns pontos famosos da cidade como a catedral de St. James e o Gooderham Building. Fomos para a Toronto Island - o ferry até lá já é uma das melhores vistas da cidade e foi o primeiro lugar que entrou na minha programação rs. Seguimos para a região da CN Tower e tentamos curtir uma cervejaria que tem ali, mas ela fechava cedo.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - florada das cerejeiras no High Park, maio/2018, Toronto
Florada das cerejeiras no High Park (maio/2018)


Acordamos e fomos direto para a Casa Loma, mansão centenária construída por um milionário, que depois pediu falência. O local serviu de locação pra diversos filmes, inclusive como a escola do Prof. Xavier nos filmes do X-Men! Almoçamos na lanchonete da casa mesmo antes de seguir para o Royal Ontario Museum (ROM), o principal museu canadense. Saindo de lá, resolvemos aproveitar o tempo aberto e subir na CN Tower. Ainda tivemos fôlego para jantar no Distillery District (uma antiga destilaria que foi revitalizada com restaurantes, lojas, cafés etc), mas como era domingo só alguns restaurantes estavam abertos e havia pouco movimento pela região fofa.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Casa Loma, Toronto
Casa Loma


Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros






Dia 4 - Bate-volta para Niagara Falls


Decidimos fazer somente um tour de um dia para Niagara Falls e fechamos a excursão com a empresa recomendada pelo hotel. Fomos de van para Niagara Falls e algumas pessoas do grupo fizeram o passeio de barco para chegar mais perto das cataratas. Como ainda estava frio, preferimos continuar secos e somente caminhamos na beira do rio, almoçamos hot dog e subimos na Skylon Tower. Na volta, a van parou em diversos pontos para fotos e tivemos meia horinha para um sorvete e caminhada pela rua principal da fofa Niagara-on-the-Lake. A última parada foi para degustação do famoso ice wine canadense. Chegando em Toronto, ainda fomos jantar na CN Tower.




Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Niagara Falls
A gente fala o tempo todo de Niagara Falls, mas eu não tinha me tocado que o nome está no plural então na verdade é mais de uma queda!



Leiam aqui sobre o dia que embarquei no avião errado, 10 dicas para passar o tempo no avião (especialmente voos longos) e também 10 erros ou furadas para evitar ao comprar uma passagem aérea!


Dia 5 - Toronto


O dia amanheceu chuvoso e fomos caminhar pelo PATH, a cidade subterrânea de Toronto. Entramos pertinho do nosso hotel e saímos na frente da prefeitura. Passamos pela Dundas Square novamente e depois do almoço, seguimos de trem para Ottawa, a capital do Canadá.

Dia 6 - Ottawa


Onde ficar em Ottawa


Chegamos cedo para pegar o ingresso (gratuito) para o Parlamento canadense, mas só conseguimos vagas para os tours do final do dia. Fomos então curtir o Festival de Tulipas que estava rolando pela cidade. O Commissionaires Park é o principal local e apesar de um pouco mais longe do centro, vale a pena demais na época do festival! Depois do almoço, seguimos para o Rideau Hall, casa do Governador-Geral do Canadá, que é o representante da coroa britânica no país (hoje é uma ex-astronauta!). Depois, voltamos para finalmente fazer o tour do Parlamento.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Festival de Tulipas 2018, Commissionaires Park, Ottawa
Festival de Tulipas 2018 no Commissionaires Park, Ottawa


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Dia 7 - Ottawa


Logo cedo, fomos ao Museu Canadense de História, aprender sobre a História do país. Almoço na cafeteria do museu, com uma super vista do rio Ottawa. Pegamos um water taxi para voltar para Ottawa (porque o museu fica na verdade na cidade de Gatineau, na margem oposta do rio). Caminhamos pela região do Rideau Canal, Chateau Laurier, Major´s Hill Park (mais tulipas!), National Gallery com a escultura de aranha na frente, Catedral Basílica de Notre Dame e Byward Market. Nosso hotel era pertinho do mercado então voltamos para jantar ali.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Parlamento do Canadá, Ottawa
principal prédio do Parlamento canadense em Ottawa

Fizemos algumas comprinhas, passeamos novamente pelo Byward Market e continuamos de trem para Quebec. Esse foi o trecho mais longo da viagem, mas até que as 6h e pouco passaram voando! Ainda demos uma voltinha na cidade antiga de Quebec iluminada, porque o hotel era dentro das muralhas!

Dia 9 - Quebec


Fomos para a parte baixa da cidade, o Quartier Petit Champlain (gracinha demais) e depois do almoço, pegamos o ferry para Lévis (cidade do outro lado do rio). A ideia nem era conhecer a outra cidade mesmo, mas ter a super vista de Quebec. Na volta, andamos mais pela cidade antiga.

Dia 10 - Quebec


Andamos na rua que beira a muralha para ver os 3 portões que ainda existem hoje (o nosso hotel ficava pertinho de um deles). Descemos até o mercado na beira do rio (infelizmente mudou de local e agora fica bem longe da parte turística) e almoçamos novamente no Petit Champlain. Subimos para a parte alta da cidade para conhecer o lobby do famoso hotel-castelo Chateau Frontenac. Às 14h, pegamos a van para fazer um tour gastronômico de meio dia pela Ile d´Orleans.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Dia 11 - Quebec


Demos uma volta pela Citadelle e última volta pela cidade antiga. De tarde, pegamos o trem para Montreal.

Dia 12 - Montreal


Primeiramente, fomos conhecer o Parque Olímpico (Montreal sediou as Olimpíadas de 1976) e depois visitamos o Jardim Botânico. Contrariando todas as previsões do tempo, começou uma chuva forte enquanto almoçávamos e voltamos para o hotel para pegar guarda-chuvas, mais casacos etc. Mudamos a programação, mas mesmo debaixo de chuva (que agora estava fraca) fomos andar pelas ilhas de Santa Helena e Notre Dame, onde estão o Circuito de Fórmula 1 Gilles Villeneuve, a Biosfera e o Parc Jean Drapeau, com direito a vista do skyline de Montreal. Seguimos para o parte histórica de Montreal e quando chegamos na Basílica Notre Dame, estava para começar o espetáculo de luzes "Aura". Vimos a apresentação (clique no link anterior para mais detalhes) e fomos jantar na rua St. Catherine.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Basílica de Notre Dame, Montreal
Espetáculo Aura na Basílica de Notre Dame em Montreal


2 mercados que visitei nessa viagem estão nessa listinha de mercados incríveis para conhecer pelo mundo!

Dia 13 - Montreal


Após o café, fomos para a Vieux Montreal, conhecer melhor a parte histórica da cidade. Eram tantas coisas para ver, mas no fim das contas, conseguimos ver tudo em uma manhã (Tour d´Horloge, La Grande Roue - roda gigante no porto, porto, Marché Bonsecours, rua St Paul, prefeitura, Place Jacques-Cartier, Place d´Armes novamente - onde fica a catedral). Depois do almoço, subimos (de ônibus é claro) até o Chalet du Mont Royal (vista mais famosa de Montreal) e continuamos para o Oratório de São José. Voltamos para a parte mais comercial da cidade e andamos pela região da loja de departamento La Baie d´Hudson. Seguimos pela rua St Catherine e jantamos por ali. Quase chegando de volta no hotel, passamos pela Place des Arts que dessa vez estava movimentadíssima e animada (no dia anterior estava super vazia).


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Oratório de São José, Montreal
Oratório de São José, Montreal

Dia 14 - Montreal


Fomos conhecer algumas igrejas de Montreal - Cathedrale Marie-Reine-du-Monde e Basílica de St. Patrick. Subimos também no Observatório Place Ville Marie e seguimos para almoçar perto da Place Jacques-Cartier (que foi a parte que achamos mais fofa da cidade histórica). Voltando para o hotel, ainda passamos sem querer pela Chinatown de Montreal e fomos então de trem para Kingston. Como estávamos muito bem localizados, chegamos tarde, mas ainda deu para tirar algumas fotos noturnas da praça principal.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - Montreal vista do Chalet du Mont Royal
Montreal vista do Chalet du Mont Royal

Dia 15 - Kingston


Onde ficar em Kingston
Dicas de Kingston (Canadá): o que ver e fazer na primeira capital do Canadá


Antes mesmo de fazer o check-out, fomos compras os ingressos para o passeio de barco que faríamos mais tarde. Após deixarmos as malas na recepção, fizemos um passeio de cerca de 1h pelo centrinho de Kingston, passando pelas principais ruas e cerca de 10 igrejas. Ao meio dia, pegamos o nosso barco para o passeio pelas Thousand Islands. Na volta, enrolamos por cerca de 1h antes de continuar viagem de trem para Toronto.


Roteiro 18 dias de trem pelo leste do Canadá - letreiro de Kingston
letreiro de Kingston na praça principal da cidade

Dia 16 - Toronto


Naquele fim de semana estava rolando o evento Doors Open Toronto então conseguimos visitar diversos prédios governamentais, que geralmente não estão abertos para o público. No primeiro dia, entramos na Old City Hall (prefeitura antiga e meu prédio preferido de Toronto), City Hall (prefeitura nova com direito a vista da cidade), Osgoode Hall e Canada Building (outra vista legal da cidade). Seguimos para o coloridíssimo Graffity Alley. Voltamos pela King Street e sem querer vimos a calçada da fama canadense (tinha lido sobre ela, mas tinha esquecido onde ficava) e muitos prédios modernos espelhados, que eu também adoro. À noite, vimos a prefeitura e o letreiro iluminados.


Graffiti Alley: o melhor lugar para ver street art em Toronto!

Dia 17 - Toronto


Continuamos pela saga dos prédios públicos do Doors Open Toronto e fomos para a Assembléia Legislativa de Ontario e para a universidade de Toronto. Passamos pelo Queen´s Park e descemos por um trecho cheio de lojinhas e restaurantes da Yonge Street até a Dundas Square. Mais umas comprinhas no Eaton Centre depois, fomos para o hotel arrumar as malas. Almoçamos no meio disso tudo aí e depois jantamos pertinho do hotel mesmo.



Dia 18 - Toronto


Tínhamos que almoçar cedo nesse dia para seguir para o aeroporto, então eu me separei do grupo. Aproveitei para tomar um café e depois almoçar comida tailandesa com a Mirella do MiKix e do Viajoteca (minhas maiores fontes de dicas do Canadá, juntamente com o blog Gaby no Canadá). Como é ótimo desvirtualizar amizades! Havíamos contratado um carro no hotel mesmo para levar os 5 + malas para o aeroporto e voltamos para o Brasil.


Ufa! Cheguei em casa com tantas fotos e tão cansada, que demorei semanas para conseguir escrever esse post, mas logo mais o blog estará cheio de dicas do leste do Canadá! Durante a viagem, contamos com o apoio da Easysim4u e em alguns trechos de trem, com o apoio da Via Rail, companhia de trens canadense.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

28 comentários:

  1. Oi, Fernanda
    Você não imagina minha felicidade com esse post pois estou querendo exatamente ir pra essas cidades. Já dei uma lida rápida só pra ver quantos dias em cada lugar e vou sentar pra montar meu roteiro. Queria fazer tb de trem mas estava meio insegura. Vou aguardar ansiosa os demais. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom estar ajudando! As estações de Ottawa e Kingston ficam beeeem fora de mão, mas em geral tudo relativo a viagem de trem no Canadá é bem tranquilo.

      Excluir
  2. postei um comentário pelo celular mas não entrou. Dei uma lida rápida e vi o nº de dias que vc ficou em cada cidade. Tenho olhado hospedagem e achei Toronto bem caro. Onde vc ficou ? Estou insegura para comprar as passagens de trem. beijocas e torcendo por mais posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que os comentários só aparecem dps da moderação rs. Ficamos nos primeiros dias no Residence Inn e nos últimos dias no Hilton por causa de uma promo - o melhor hotel da viagem sem dúvida. O Residence é normalzão e foi bem caro, ou seja, péssimo custo-benefício (mas aquela data estava impossível).

      Excluir
  3. Oi,Fernanda como foi seu roteiro de trem ? Pensei em fazer Toronto/Ottawa, Ottawa/Montreal, Montreal/Quebec City, Quebec City/Toronto. Já experimentei na ViaRail mas nem sempre consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que eu tinha pensado inicialmente, mas acabamos fazendo Toronto/Ottawa, Ottawa/Quebec, Quebec/Montreal, Montreal/Kingston, Kingston/Toronto.

      Excluir
  4. Oi,Fernanda
    Você viajou de trem em que categoria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos na maior parte dos trechos de business e 1 em econômica. Vou contar as diferenças em um post específico.

      Excluir
  5. Muito amor por esse roteiro Fe, Montreal roubou meu coração! Quando fiz fui de Toronto pra Niagara de trem, deixei as malas na estação de ônibus, passei o dia lá e depois cruzei de ônibus pros Eua.. pode ser uma boa opção também, fui até Buffalo (cidade legal!) e de lá segui de avião..

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda! Tudo bom? Muito obrigado por esse roteiro. Me tira uma dúvida, por favor. Vocês fizeram esse roteiro todo sem alugar carro? A locomoção dentro de cada cidade é fácil? Tem transporte público bom, metrô, etc? Estava pensando em fazer esses trajetos de carro, o que você acha? Deste já agradeço sua atenção. Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tuuudo de trem. Estávamos em 5 adultos, mas ninguém queria o stress de dirigir - ter que aprender a legislação canadense se trânsito, se virar com placas em outra língua, a confusão e preço alto dos estacionamentos nas cidades grandes, etc. Se vc for focar na natureza canadense, o melhor é o carro, mas esse roteiro entre as cidades grandes que não ficam perto umas das outras acaba sendo mais tranquilo de trem. Dei todas as dicas para viajar de trem neste post aqui: https://www.taindopraonde.com.br/2018/07/viajar-trem-canada-via-rail-toronto-montreal-quebec-ottawa-kingston.html

      Excluir
  7. Ah o Canadá!!! O país já está na minha lista faz tempo, só tenho medo do frio, porque só posso ir em Janeiro. Adorei o roteiro de trem pelo leste do Canadá e já vou salvar pra quando finalmente puder ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, janeiro vai morrer de frio mesmo :( mas se serve de consolo, dá pra fazer uns passeios pra ver e brincar na neve e tb conhecer mais das cidades subterrâneas em Toronto e Montreal!

      Excluir
  8. Muito interessante seu roteiro, nunca fui para o Canadá.
    Eu adoro viagens de trem, e também prefiro em vez de dirigir. As fotos estão bem bonitas, a arquitetura do Canadá me chama a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Nossa, a viagem mais curta aí foi de umas 2h e teve uma delas de umas 6h! Ou seja, definitivamente de trem é mais tranquilo!

      Excluir
  9. Que lugar fantástico!!Adorei as dicas, quero mesmo muito ir.

    ResponderExcluir
  10. Olha, que interessante, fazer este roteiro de trem! Fizemos de carro e curiosamente as cidades de que mais gostei foram Quebec e Montreal, uma pitadinha francesa no Canadá. Mas pra mim, nada se compara do Oeste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, deixamos o outro lado do Canadá para a próxima promo de passagem hahaha Eu AMEI Quebec, mas Montreal foi a pior cidade pra mim...

      Excluir
  11. Esse roteiro é fantástico... ADORO o Canadá! Agora, o meu desejo é voltar para ir especificamente às Rocky Mountains :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pensamos em ir pro outro lado dessa vez! O país é muito grande e tem muuita coisa linda, achamos melhor dividir em 2 ou mais viagens!

      Excluir
  12. Adorei esse roteiro pelo Canadá! E sem carro, é a primeira vez que vejo uma viagem longa pelo país desse jeito, pois normalmente as pessoas fazem os trajetos de carro. Bem slow travel mesmo, para conhecer os lugares com calma, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De carro, acaba sendo mais fácil para os passeios naturais no Canadá, mas como não foi o foco e os principais destinos de natureza lá ficam do lado oeste bem longe dessas cidades, valeu a pena fazer de trem!

      Excluir
  13. Adorei este roteiro pro Canadá. Confesso que eles está na minha lista de desejos também. Mas não conhecia este roteiro de trem. Vou usá-lo quando for! Adorei. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não quer se preocupar com a direção, é o ideal! As distâncias não são curtinhas não!

      Excluir
  14. O Canadá é um país que eu sou muito doida pra conhecer! Amei seu roteiro e já to aqui procurando passagem pra 2020 :D

    ResponderExcluir
  15. adorei esse roteiro prontinho do canada! da pra fazer muita coisa, visitas as cidades lindas e ainda curtir muita natureza !

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.