segunda-feira, 1 de maio de 2023

Dicas de Kingston (Canadá): o que ver e fazer na primeira capital do Canadá?

No nosso roteiro pelo Canadá, o trajeto entre Montreal e Toronto estava muito longo e resolvemos parar uma noite em uma cidade intermediária, A escolhida foi Kingston, a primeira capital canadense (entre 1841 e 1844), cidadezinha fofa não muito grande à beira do Lago Ontario e com um passeio de barco famoso.

Hoje com pouco mais de 130 mil habitantes, Kingston foi fundada no século XVII com propósito militar e declarada capital em 1841, mesmo ano da fundação da Queen´s University (uma das universidades mais antigas do país juntamente com a Faculdade Militar Real). A rainha aí no caso era a Rainha Victoria do Reino Unido, mas ela achou que Kingston ficava muito perto da fronteira com os Estados Unidos e apenas 3 anos depois, a cidade perdeu o título de capital do país. É conhecida como "Limestone City" ou "cidade do calcário" e conta com diversas mansões com essa pedra. Estrategicamente posicionada de frente para o rio São Lourenço, possui diversas praças, jardins e áreas ao ar livre acompanhando a beira-rio.



Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
Letreiro de Kingston no Confederation Park



Kingston (Canadá): o que ver e fazer?


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
No mesmo parque/praça também ficam uma cabine telefônica, uma locomotiva antiga e a prefeitura (fotos mais pra frente)




Chegamos à noite (jantamos no trem), demos uma volta a pé pelo centro aproveitando que estávamos hospedados em uma ótima localização. No dia seguinte, logo após o café da manhã, fomos até o píer comprar o ticket para o passeio de barco e demos uma volta maior pelo centro de Kingston, entrando nas igrejas, tirando fotos com calma das praças, prédios, monumentos, etc. Fizemos o tour pelas Thousand Islands ("Mil ilhas") com o almoço incluído. Depois, ainda demos mais uma volta no centro com direito a sorvete antes de buscar as malas no hotel e pegar o uber para a estação de trem no meio/final da tarde, em direção a Toronto. Não ficamos nem 24h na cidade, mas deu para aproveitar bastante!




Leia aqui todas as dicas sobre o Canadá aqui no blog!






Para horários, preços, como chegar etc, consulte os sites oficiais, linkados ao longo do texto. Como o cantor canadense Bryan Adams nasceu em Kingston, vou deixar várias das minhas músicas preferidas dele ao longo do post! Post com trilha sonora direto dos anos 80 e 90!







Kingston (Canadá): o que ver e fazer? Passeio pelo centrinho fofo


Os franceses se estabeleceram na região então povoada pelos Mississaugas e fundaram o Fort Frontenac em 1673. Este forte foi destruído em uma batalha contra os ingleses em 1758. A região recebeu refugiados da época da guerra de independência dos Estados Unidos e se tornou a primeira comunidade no sul do Canadá. Durante a Guerra Anglo-Americana de 1812, Kingston foi base de parte da frota naval britânica e foi construído na região o Fort Henry e diversas torres defensivas (Martello Towers) para proteger a entrada do Canal Rideau (terminado somente em 1832, ligando Kingston a Ottawa). No final do século XIX e início do século XX foi um importante porto nos Grandes Lagos e para as indústrias naval e ferroviária.

Na noite que chegamos, já andamos pela beira-rio ali no Confederation Park como letreiro da cidade, uma locomotiva antiga e até uma cabine telefônica vermelha londrina. No dia seguinte, fomos explorar o centrinho da cidade - as ruas principais Princess Street, Queen Street, Brock Street. Johnson Street e suas perpendiculares.


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
Na 1a foto da montagem aparece o antigo prédio dos bombeiros, que hoje abriga um restaurante. Nas fotos também a Springer Market Square - de 3a, 5a, sábado e domingo acontece a feira/mercado contínuo mais antigo do Canadá na praça atrás da prefeitura. No mesmo local  de 5a à noite no verão são projetados filmes.. No mesmo local  de 5a à noite no verão são projetados filmes.


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
Essa igreja é a St Andrew´s Presbyterian Church




Para organizar sua viagem pelo Canadá:


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
Em cima, o trolley que faz city tour pela cidade (a depender da época do ano pode ser o roteiro direto de cerca de 1h ou pode ser no esquema hop on/hop off - achei o ticket bem caro, mas ele para em 2 pontos turístico mais afastados). No meio à direita, a First Baptist Church. Nas 2 últimas fotos, St. George´s Cathedral (a catedral anglicana da cidade)


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
St. Mary´s Cathedral (catedral católica) da década de 1840. Eu amei esse monte de construção de pedra em Kingston! Devido a um incêndio de grandes proporções no centro da cidade na década de 1840, depois disso foi aprovada uma legislação para que a cidade fosse reconstruída em pedra!


Saindo um pouquinho do centro, mas ainda rapidamente alcançável a pé (para a esquerda do mapa) estão o Marine Musem of the Great Lakes (em um antigo estaleiro, conta sobre as embarcações que eram construídas ali) e o Pump House Steam Museum (casa de bombas a vapor, usada pela primeira vez em 1849. Exibe 2 trens a vapor restaurados). Na região também ficam o Murney Tower National Historic Site of Canada (no MacDonald Park), a Queen´s University e um pouco mais longe a Bellevue House National Historic Site (casa de John MacDonald, o primeiro primeiro-ministro do Canadá - uma mansão italiana colorida e assimétrica - destaque para as antiguidades no local e o jardim) - nem é tão longe assim - 30 minutos de caminhada desde a parte principal do Waterfront, mas não chegamos até lá.

Se continuarem para a esquerda do mapa, vão chegar até a penitenciária de Kingston (a mais antiga e mais famosa prisão de segurança máxima canadense - a Kingston Penitentiary. Sinceramente, não fiquei nem um pouco interessada, mas é uma atração popular. O trolley que falei acima chega até a penitenciária, que funcionou entre 1835 e 2013.


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
No alto a direita, o Pump House Steam Museum, que falei acima. Até uma "garage sale" ou "yard sale" chamou a atenção dos turistas brasileiros rs. E mais igrejas! Minha impressão foi que Kingston tem uma proporção maior de igrejas do que a maioria das cidades, mas não sei de nenhum dado concreto sobre isso



Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros






Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
De volta ao Waterfront - a cabine telefônica (ícone de Londres) fica no centro de informação turística da cidade (que já foi a antiga estação ferroviária da cidade). A locomotiva antiga atrás do letreiro é a Engine 1095, que está em exibição no local há mais de 40 anos. Foi produzida pela Canadian Locomotive Company na cidade e relembra o passado industrial de Kingston - ela entrou em operação em 1913 (e foi restaurada um século depois).



Essas torres arredondadas em diversos pontos da cidade são pequenas torres defensivas ou pequenos fortes chamadas martello towers (veja aqui em inglês). Essa abaixo é a Shoal Tower, inscrita como patrimônio da humanidade na UNESCO dentro das fortificações de Kingston, juntamente com o Rideau Canal (vou falar mais dele no post sobre Ottawa).


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
A "praça principal" de Kingston ou Confederation Park - a área é chamada também de Kingston Waterfront


A prefeitura (City Hall) é uma relíquia da época em que Kingston era a capital canadense, em estilo neoclássico. De 3a, 5a e sábado acontece a feira/mercado contínuo mais antigo do Canadá na praça atrás da prefeitura - Springer Market Square. No mesmo local  de 5a à noite no verão são projetados filmes.

Indo para a direita no mapa, atravessando o Great Cataraqui River, está um forte famoso na área que também se transformou em atração turística - o Fort Henry. O nome do forte vem de uma figura importante na guerra de 1812 - o forte foi construído neste ano para proteger o estaleiro. Nas proximidades também fica o Fort Frederik e o Museu Militar de Comunicações e Eletrônicos (Military Communications & Eletronics Museum). Não curto nem um pouco esse culto ao militarismo e não liguei de conhecer nenhum deles. O trolley que falei antes chega até o Fort Henry - caso contrário vai ter que usar um táxi.





Onde comer em Kingston (Canadá)



Antes de ir embora, tomamos um sorvete da Mio Gelato e a sorveteria fofa estava bem movimentada, por turistas e locais. Mas não tenho indicações de onde comer em Kingston além disso porque na noite anterior jantamos no trem antes de chegar na cidade e almoçamos no barco do passeio que falo mais abaixo. Depois fomos embora e jantamos novamente no trem então não experimentamos nenhum restaurante em Kingston rs. Sigam as dicas da Gaby que tem um blog ótimo sobre o Canadá e visitou Kingston faz pouco tempo.

Existem 2 food tours em Kingston que fiquei com vontade de fazer - que incluem inclusive essa sorveteria.



Kingston (Canadá): o que ver e fazer?




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required









Kingston (Canadá): o que ver e fazer? Cruzeiro pelas Thousand Islands


Esse passeio de barco pelas "mil ilhas" é bastante famoso nessa região fronteiriça entre EUA e Canadá e do lado canadense, a maioria dos barcos parte da cidade de Gananoque. Só que não tem estação de trem nessa cidade, então resolvemos parar em Kingston e fazer o passeio dali. Kingston deve ser a 2a cidade em termos de quantidade de passeios para as Thousand Islands. Para horários, preços, e outras informações, consulte o site oficial (link no título acima). Também saem passeios de Rockport e Brocksville do lado canadense. Do lados dos Estados Unidos, Alexandria Bay é uma boa opção de base para conhecer o arquipélago.

As "Thousand Islands" é um arquipélago com cerca de 1800 ilhas no rio St. Lawrence, entre Kingston e Brockville. A maioria das ilhas é inabitada e pequena, mas algumas abrigam mansões de verão do século XIX - a mais famosa delas (o Castelo Boldt) pode ser visitada, mas somente nos passeios que saem de algum porto americano (ela fica nos EUA) ou de Gananoque - não esqueça o passaporte para poder descer. É possível acampar em algumas delas (indo com barco próprio) ou até fazer trilhas pelo Parque Nacional Thousand Islands em Mallorytown. O legal aqui é curtir a paisagem!

Kingston (Canadá): o que ver e fazer? Cruzeiro pelas Thousand Islands


Este passeio é operado somente do meio de abril ao final de outubro. Existem cruzeiros rápidos de 1h, inclusive na hora do pôr-do-sol ou também cruzeiros mais longos de 3h com brunch ou almoço incluídos. Kingston está mais ao sul da maioria das ilhas (do que Gananoque) então achei que o cruzeiro de somente 1h não passaria por muita coisa e por isso preferimos fazer o cruzeiro mais longo. Aí pelos horários, já valia a pena pegar o cruzeiro com almoço pela conveniência mesmo. Tinham bastante opções de comida no buffet - saladas, mais de uma opção de carne, uma variedade de legumes, batata e afins e ao final, café com bolo para terminar. Update 2023: agora o almoço não é mais em buffet (acho que por conta da pandemia), mas uma refeição em 3 partes - entrada, prato principal (3 opções) e sobremesa do dia.


Kingston (Canadá): o que ver e fazer? Cruzeiro pelas Thousand Islands

Kingston (Canadá): o que ver e fazer? Cruzeiro pelas Thousand Islands
Adorei essa casinha "enfiada" no rio rs


Kingston (Canadá): o que ver e fazer? Cruzeiro pelas Thousand Islands
Nas primeiras fotos, a entrada do Canal Rideau - aquele que passa em Ottawa - e o Fort Henry National Historic Site



Este passeio é operado somente do meio de abril ao final de outubro.





Chip de celular com internet ilimitada no Canadá
Leia aqui tudo sobre o chip que usamos lá no Canadá com internet ilimitada!





Mapa de Kingston (Canadá): o que ver e fazer


Marquei no mapa abaixo todas as atrações citadas no post (e mais algumas) em roxo. As mais importantes são estrelas e as outras, somente um pin. Em marrom estão 2 mercados e em preto lá no alto, a estação de trem bem distante da cidade (pegamos um Uber na chegada e na saída). Na área do Kingston Waterfront em preto estão o ponto de início do trenzinho, o píer para o passeio das Thousand Islands e o hotel onde ficamos em Kingston. Em verde, marquei alguns parques interessantes.





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Gente, vivendo e aprendendo. Nunca tinha ouvido falar dessa cidade e tb achei fofa. BTW, TB curto muito o Bryan Adams, a cara da minha adolescência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha quando estava escrevendo esse post, até fui procurar show dele pelo mundo rs

      Excluir
  2. Que graça essa cidade de Kingston! Merecia mais destaque nos roteiros pelo Canadá, com certeza. Estou aqui devorando todos os seus posts sobre o Canadá pois estamos planejando passar umas férias por lá em família ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Estou finalmente conseguindo publicar vários posts atrasados de lá. Faltam 3 ainda se não me engano!

      Excluir
  3. Quantas dicas legais de Kingston, esse letreiro é super criativo rs, parece ser um destino bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Esse passeio de barco parece um charme. Nunca fomos ao Canadá, apesar de já termos tido família a viver lá. Porque a viagem é longa e temos outros destinos com maior prioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canadá tb não era a prioridade aqui, até aparecer uma promo de passagem rs E depois dessa viagem, tb tenho família que se mudou pra lá e agora fico enrolando pra visitar rs.

      Excluir
  5. Não conheço o Canadá, mas achei o passeio de barco muito charmoso. Deve ser uma cidade interessante de conhecer pela sua posição geográfica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bonitinha sim e acho legal sempre conhecer algo além do roteiro básico!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.