sábado, 27 de maio de 2023

Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)

Para conhecer as Cataratas de Niagara ou Niagara Falls (Canadá), é bastante tranquilo fazer um passeio de um dia saindo de Toronto. Você pode alugar um carro, ir de transporte público (ônibus saindo da Toronto Coach Terminal, 610 Bay St) ou contratar um tour de um dia (ou ainda dormir na cidadezinha ali perto, se tiver mais tempo no roteiro). As Cataratas de Niagara estão entre as 3 "grandes" cataratas do mundo, juntamente com a Victoria Falls entre Zâmbia e Zimbábue e as nossas cataratas em Foz do Iguaçu. Mas o ponto turístico americano e canadense não é das quedas d´água mais altas do mundo. O que impressiona aqui é o volume da água - mais de um milhão de banhos de banheira por segundo, que atraem mais de 12 milhões de turistas anualmente para aquele ponto na fronteira entre EUA e Canadá. Estima-se que elas surgiram cerca de 12 mil anos atrás. 


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)



A da esquerda é a catarata americana, logo do lado dela e bem mais estreita é a "Bridal Veil" (Véu de Noiva) e a da direita, maior e mais bonita é a canadense, em formato de ferradura e por isso chamada de "Horseshoe" também). Imagino que a vista dos EUA seja prejudicada porque a cidade não fica em uma boa posição. Elas ficam no Niagara River, que liga dois dos Grandes Lagos na América do Norte, o Erie e o Ontario. Abaixo, as cataratas vistas por cima! Imaginem como não deve ser espetacular fazer um passeio de helicóptero ali? A ferradura do lado direito, são as cataratas canadenses e a da esquerda, as americanas.






Veja aqui todas as dicas sobre Toronto no blog e aqui sobre o Canadá!





Ficamos um bom tempo num mirante na beira do rio (vou marcar tudo no mapa no final do post), almoçamos um cachorro quente ali mesmo para economizar tempo e depois subimos a Skylon Tower. Gostei bastante da vista de lá, mas acho que pouca gente sobe porque preferem o passeio de barco. Vi lá do alto os barcos super entrando embaixo da água, coisa que eu dispenso na maioria das vezes. Mesmo com capinha, molha DEMAIS. Ainda mais que início de maio não estava tão quente ainda. Eu passei o dia de jeans e malha de lã! O pessoal dos barcos do lado canadense vai com capinha de chuva vermelha e o pessoal que faz o passeio pelo lado americano, de capinha azul.



Outras dicas sobre o Canadá:



Ficamos somente do lado canadense mesmo, mas é possível passar a pé pala Rainbow Bridge para o lado americano, a depender dos vistos que você tiver. Cuidado para quem estiver viajando para Niagara Falls com o ETA canadense e/ou ESTA norte-americano porque existem restrições para entradas por via terrestre (era o meu caso, viajando com passaporte italiano e com ETA canadense + ESTA americano porque a conexão aérea foi em Chicago - eu não podia passar a pé para o outro lado e voltar a pé). De qualquer jeito, em excursão não sobra tempo para isso.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required







Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)

Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)

Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
Do lado canadense, o passeio de barco é o Voyage to the Falls, que dura cerca de 20 minutos. Do lado americano, procure pelo Maid of the Mist.







Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
Eu gostei muito da vista de Niagara Falls do alto da Skylon Tower. O ingresso regular hoje custa C$ 18,00 para adultos (maio/2023). A torre foi inaugurada em 1965, tem 160m de altura e é possível jantar em seu restaurante panorâmico que gira também (a volta completa dura uma hora).


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
A vista é completamente hipnotizante, tanto do chão, como do alto da torre.


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
Olha o barco aí no meio completamente molhado no passeio rs



Chip de celular com internet ilimitada no Canadá
Leia aqui tudo sobre o chip que usamos lá no Canadá com internet ilimitada!



Outro passeio famoso em Niagara Falls é o Journey Behind the Falls - não fizemos porque o tempo ficaria muito apertado e porque não queríamos nos molhar. É a oportunidade de você andar por trás das cataratas! Mas só de caminhar na beira do rio do mirante das fotos acima até mais perto da queda, a água já começava a espirrar na gente, antes mesmo de chegar na entrada da Journey Behind the Falls (ingresso a C$ 24,00 maio/2023). Os túneis originais da atração são de 1846, mas devido à erosão, outros túneis foram construídos posteriormente.

Recentemente, um túnel centenário com vista para as cataratas embaixo da hidrelétrica em Niagara Falls foi aberto para turistas.


Veja aqui dicas de outras cidades para conhecer perto de Toronto!


Dicas imprescindível para o passeio de barco ou tour por trás da cachoeira em Niagara Falls


  • Além das capas de chuva que ajudam, mas não evitam que você se molhe, proteja os pertences na sua bolsa/mochila! Coloque dinheiro, telefone etc tudo importante dentro de sacos plásticos;
  • Vá com roupas e calçados que você não se importe que molhe;
  • Se não quiser se molhar, não faça nenhum desses 2 passeios - mesmo assim, a day trip vale a pena.

Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Passeado por Niagara Parkway na volta para Toronto



Saindo de Niagara Falls, fizemos diversas paradas rápidas para foto, uma passada no centrinho (tipo uma rua só) de Niagara-on-the-Lake, com destaque para a loja de enfeites de Natal (Just Christmas) linda e ainda, degustar vinhos canadenses antes de voltar para Toronto. É tudo muito perto e a excursão facilita para localizar os locais interessantes, mas se for dirigindo não parece cansativo não.



Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
Discreta aí nas fotos está a Niagara Whirlpool - redemoinho formado em um trecho do rio, que formou uma espécie de piscina. Ali perto fica o Whirlpool Aero Car, um bondinho que passa por cima do rio.


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
Flower Clock entre Niagara Falls e Niagara-on-the-Lake - a decoração vai mudando conforme as flores vão sendo trocadas (cerca de 16 mil flores!)


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
Niagara-on-the-Lake é só isso mesmo - Memorial Clock Tower, Queen Street.


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá) - Niagara-on-the-Lake
A loja Just Christmas, que falei acima. É fofa, mas as de Quebec e Montreal são melhores.


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá) - Niagara-on-the-Lake

Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá) - Niagara-on-the-Lake



Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)
Degustando ice wines canadenses na Lakeview Wine Co., mas existem muitas outras alternativas - meus pais e tios não gostaram muito desses vinho não (eles que entendem do assunto - eu entendo zero) - eles compraram outros ice wines para trazer para o Brasil em alguma loja LCBO pelas cidades por onde passamos e gostaram mais do que os degustados naquele dia.


O ice wine é um vinho de sobremesa (portanto, mais doce, mas ao mesmo tempo é bem diferente de vinhos simples daqueles de garrafão, que tiveram adição de açúcar), feito com a uva congelada. Existe também a versão alemã - Eiswein, que meus pais experimentaram na região do rio Mosel. Para produzir uma garrafa de 375ml, são necessários cerca de 3kg de uvas, na maioria das vezes dos tipos Riesling ou Vidal. Veja aqui uma dezena de vinícolas na região de Niagara.


Tours para Niagara Falls


Eu contratei esse tour de um dia saindo de Toronto para Niagara Falls direto no hotel onde estávamos hospedados. São várias empresas e não sabíamos em qual confiar, então confiamos na indicação deles, que estão sempre ouvindo os comentários de hóspedes. Não me lembro o nome da empresa que usamos, mas abaixo estão algumas opções interessantes de tour por Niagara Falls e região.






Niagara Falls para quem tem mais tempo


Dá para aproveitar bastante passeando somente algumas horas em Niagara Falls, mas quem tiver mais tempo e quiser ver o show de iluminação à noite, uma boa opção é pernoitar por lá. Alugue um carro para facilitar seu deslocamentoNeste vídeo da Carol do blog Idas e Vindas dá para ver mais da cidadezinha e as cataratas iluminadas à noite (Falls Illumination). A depender da época da sua viagem, você verá show de fogos de artifício também. Quem tem mais tempo pode aproveitar mais da "mini Las Vegas" no centrinho de Niagara Falls - cassinos, letreiros iluminados, lojas mil, atrações para crianças, casa de ponta cabeça, mini golf, roda gigante SkyWheel, boliche, museu de cera, restaurantes temáticos, casa mal-assombrada, Museu do Guinness, etc (região chamada de Clifton Hill). Algumas dessas atrações estão marcadas azul no mapa abaixo.

Para quem quiser conhecer o lado americano das cataratas, leiam as dicas no blog Viajar Correndo. Além do passeio de barco Maid of the Mist, que já falei acima, a principal atração é a Cave of the Winds, que inspirou aquela cena do desenho Pica Pau, com o homem descendo no barril lá do começo do post. Também marquei mirantes e atrações do lado americano no mapa abaixo.



Um dia em Niagara Falls (Canadá) no mapa


No mapa abaixo estão marcadas as cataratas com estrelas roxas, as atrações do lado canadense em azul  (a Skylon Tower está marcada com um binóculo) e no lado americano em preto. Marquei também Niagara-on-the-lake, a loja de Natal e o local onde fizemos degustação de vinhos canadenses (ice wine) em vermelho. A ponte onde você pode atravessar de um país para o outro está em rosa.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Que maravilha é ver Niagara falls ao vivo e a cores né, só me arrependo que não tive coragem de fazer o barco, era agua demais rrss

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de conhecer as Niagara Falls! Achei perfeito esse passeio de bate e volta de Toronto. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, eu fiz esse bate e volta há zilhões de anos e lembro muito pouco do entorno, seu post me ajudou a recordar. Achei as Niagara Falls lindas pela cor da águ, e o passeio de barco foi legal - mas o barco em Iguaçu é bem mais radical ahaha

    ResponderExcluir
  4. O Canadá é um país que não me chama atenção para parar e pensar num roteiro pra conhecê-lo acredita? Mesmo vendo fotos de lugares lindos, saber da civilidade do povo inclusive, mas ainda não bateu aquela vontade de ir, mas conhecer Niagara Falls é uma coisa que pode ser o pontapé inicial para me animar e começar a pensar a respeito. Sempre me encanta o que vejo e leio sobre o local.

    ResponderExcluir
  5. É impressionante a Niagara Falls!! Uma ótima sugestão de bate-volta a partir de Toronto. Fiquei impressionada com o número de visitantes ao ano. Não imaginava que fosse tanta gente rsrs Excelente post

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.