quinta-feira, 5 de maio de 2016

Avenida Kudamm (ou Kurfürstendamm) em Berlim e o que fazer na região

ATUALIZAÇÃO EM 02/10/2023

A famosa Avenida Kudamm (abreviação para Kurfürstendamm) em Berlim já completou 130 anos! Essa foi uma das minhas áreas preferidas em Berlim, quando fui estudar na cidade então o post de hoje está recheado de dicas do que fazer na região! Oficialmente, a avenida vai da  praça Breitscheidplatz até a Rathenauplatz em Grunewald (3,5 km), mas vou considerar para o post de hoje também a região da estação  S+U Zoologischer Garten e a rua Tauentzienstraße.


Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, Berlim
A igreja que é o maior símbolo da região! A primeira vez que vi essa igreja, foi pela janelinha do trem voltando de algum passeio e fiquei tão encantada que tive que voltar no dia seguinte. A hipnose foi tão grande que por mais 2 dias seguidos, saía da aula e vinha direto para essa região!


Avenida Kurfürstendamm foi mencionada pela primeira vez em nos anos 1540 quando era o caminho do castelo da cidade até o pavilhão de caça de Grunewald, ampliada em 1835 por Otto von Bismark aos moldes da Champs Elysée de Paris, mas foi pavimentada somente em 1886 e por isso essa data é considerada o "nascimento" da mesma. No dia 5/maio/1886, o tram andou pela primeira vez no novo boulevard. Durante os anos 1920, era o ponto de encontro dos intelectuais e nos tempos da divisão de Berlim e da Alemanha, a Kudamm era o principal local de compras do alemães ocidentais (capitalistas). Vejam abaixo as principais atrações na região e porque ela não deve deixar de ser visitada! Por incrível que pareça, muita gente fica somente na antiga área oriental e esquece dessa parte maravilhosa da cidade!


Avenida Kurfürstendamm ou Kudamm, em Berlim

estação Zoologischer Garten, Berlim
estação Zoologischer Garten, Berlim, por fora e por dentro


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!



Como sempre, segue um mapinha do que mais curti por ali! Pin verde para os pontos turísticos e coisas interessantes, símbolo do euro para as lojas, M para estações de metrô, garfo e faca para restaurantes que testei ou gostaria de ter experimentado, cama para hotéis recomendados na região (só marquei alguns - tem mais no fim do post!) e mais algumas coisinhas (é só clicar no ícone para saber!). As 2 ruas que destaquei estão em roxo e vocês podem ver que tem um trecho grande da Kudamm que não tem nada muito interessante (é nesse trecho que estão as lojas de grife mais caras que nem marquei aqui - marquei somente as fast fashions e as mais ou menos).








Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche


Só essa igreja já merecia a visita da antiga Berlim capitalista! A igreja antiga era enorme, mas foi destruída na Segunda Guerra. Nunca chegaram a reconstruir para deixar como um memorial dos horrores da guerra, mas mesmo assim ela é linda! Nunca tinha visto uma foto da igreja antes dos bombardeios e nem do interior da mesma, mas foi uma das coisas que mais gostei de ver em Berlim!


Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim


A igreja luterana foi construída entre 1891 e 1895, destruída em 1943 e a parte moderna, construída entre 1959 e 1961. Confiram os horários de funcionamento do "Hall of Remembrance" e vejam horários dos tours guiados.

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim
Maquetes da praça antes da guerra e hoje em dia

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim
Alguns mosaicos que restaram

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim
Na última foto, interior da igreja moderna

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim
Vista aérea da igreja antes dos bombardeios - tem várias fotos da Berlim antiga em um post aqui do blog!


Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!


Mercado de Natal


Christmas Market at the Kaiser Wilhelm Memorial Church é lindo! Só aquela igreja ali atrás já deixa tudo mágico! Mas a iluminação na região também favorecia. Fui em um fim de semana e estava bem cheio, mas mesmo assim legal. Muitas famílias com crianças porque aqui tem muitas opções de brinquedos no estilo de parque de diversão antigo/quermesses (carrossel e esses mais tranquilos). Um dos meus preferidos na cidade, e olha que são 60 e eu conheci vários - contei neste post sobre mercados de Natal em Berlim!

Christmas Market at the Kaiser Wilhelm Memorial Church, Berlim

Christmas Market at the Kaiser Wilhelm Memorial Church, Berlim

Christmas Market at the Kaiser Wilhelm Memorial Church, Berlim

Para se manter informado quanto aos dias e horários de funcionamento - Weihnachten in Berlin.





Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Story of Berlim


Um dos 4 museus sobre a histórida da cidade fica em plena Kudamm e é dos mais completos deles.

Story of Berlim

Story of Berlim

O plus da visita é um bunker da época da Guerra Fria! Existem outros 3 museus sobre a história da cidade em Berlim que contei aqui no blog.

bunker do Story of Berlim


Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!

Käthe Wohlfahrt


A loja de Natal mais linda do mundo e aberta em todas as épocas do ano! Encontrei totalmente sem querer saindo no metrô e me encantei! Contei em um post exclusivo aqui no blog sobre a loja onde é Natal o ano inteiro!

Kathe Wohlfahrt Berlim







Dicas de atrações fora do óbvio em Berlim!

Curry 36


Eu achei que essa barraquinha de currywurst tinha o melhor currywurst de todos que experimentei! Imperdível, bem na saída do metrô Zoologischer Garten. Existe também um Currywust Museum, mas longe dali.

Curry 36 Berlin

Diversas lojas


A principal rua de compras da Berlim Ocidental continua sendo um paraíso de compras! São mil e uma fast fashions, o Shopping Europa Center e lojas reconhecidas como Adidas, Zara, Mango, Apple, H&M, Hugo Boss, Uniqlo e outras. Achei até um guia de compras na Kufïrstendamm para baixar. E as lojas mais famosas se espalharam também pelas ruas próximas - coloqueis 2 aí que quero muito conhecer!


Diversas lojas na Kudamm, Berlim


 




KaDeWe


A famosa loja "Kaufhaus des Westens" era o principal centro de compras dos berlinenses capitalistas antes da queda do muro e até hoje é um simbolo da ostentação na cidade. Além de ser uma experiência gastronômica, como já contei no blog, é o destino certo para compras mais sofisticadas e admirar a decoração de Natal!

São 60 mil metros quadrados - equivalente a 9 campos de futebol! Começou a operar em 1907 e foi idealizada pelo empresário judeu Adolf Jandorf. Chegou a ser a maior loja da Europa, mas os nazistas forçaram seu dono a vendê-la e chegou a seu tamanho atual nos anos 90. Hoje, passam por lá cerca de 40 a 50 mil pessoas por dia! Apesar dos preços altos, esse templo do consumo merece uma visita.


KaDeWe, Berlim



Estação de metrô Wittenbergplatz


Não custa dar uma passadinha rápida e admirar o prédio que é uma das estações de U-Bahn mais bonitas da cidade!

Estação de metrô Wittenbergplatz

Estação de metrô Wittenbergplatz


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Zoólogico e aquário


É o zoológico mais antigo da Alemanha e um dos maiores e mais famosos do mundo! São mais de 17 mil animais de 1.600 espécies em uma área de 35 hectares! É uma das atrações mais visitadas de Berlim, mas eu não conheci porque o tempo já estava esfriando e não queria passar frio - além de que, zoológicos não são atrações que me entusiasmam muito.


Zoólogico de Berlim
Um dos portões - o da Budapester Straße


Aberto em 1844, sofreu com a guerra quando somente 91 dos animais sobreviveram! :( O Aquário fica em um prédio anexo. Leiam mais sobre essas atrações no Simplesmente Berlim, além de assistir ao vídeo abaixo do casal Alemanizando! Para horários de funcionamento e preços, cliquem no nome da atração para o site oficial.





Um cinema de rua histórico em Berlim, que já está fazendo 100 anos! Foi modernizado e reaberto em 2013. Para programação, cliquem no nome acima. É possível ver alguns poucos filmes sem ser dublado em alemão!

Escultura de nó - Berlin


Essa escultura chamada "Berlin" estava na primeira foto de Berlim que vi na vida - e com direito à igreja memorial atrás! A escultura é obra de um casal (Brigitte Matschinsky-Denninghoff e Martin Matschinsky) e representa as conexões das duas Berlins, que estavam então divididas quando a escultura foi feita.

Escultura de nó - Berlin

Bikini Berlin


Um shopping novo e modernoso - ao invés de lojas tradicionais, você vai encontrar lojas menores em "cápsulas" como essa da foto da esquerda. Decoração caprichada e visão aérea do Zoológico lá do último andar e praça de alimentação (onde almocei um dia quando voltei a Berlim em 2019 - mais abaixo). Leia mais sobre o conceito inovador no Style City e Brasileiros Mundo Afora.


Bikini Berlin


Avenida Kudamm (ou Kurfürstendamm) em Berlim e o que fazer na região


Onde comer na região da Kurfürstendamm


Marquei algumas sugestões no mapa lá no começo do post, mas contei com mais detalhes dos lugares que visitei no post com dicas de restaurantes em Berlim. Não foi o meu lugar preferido na cidade, mas indicaria o 6o andar da loja KaDeWe com seus quiosques de diversos tipos de comida para uma refeição na região (acho bem mais legal do que o famoso buffet do 7o andar!). Para gastar pouco, a melhor opção sem dúvida nenhuma é o Curry 36 que já comentei acima! Pensando em hamburguer, o Hard Rock Cafe não é barato, mas é bom. E a praça de alimentação no shopping Bikini Berlin é legal porque tem vista legal!


Onde comer em Berlim - KaDeWe
6o andar da loja KaDeWe

Onde comer em Berlim - Hard Rock Cafe
Hard Rock Cafe

Onde comer em Berlim - Kantini Berlin

Kantini Berlin é uma espécie de praça de alimentação mais arrumadinha no último andar do shopping Bikini Berlin.  Tem várias opções diferentes de comida, mas pedi esse quiche com salada e coca e gastei 8,50 euros. Só o quiche e a salada saiu por 5,50 - barato em uma área da cidade que é mais cara. De quebra, as mesas ficam perto da parede cheia de janelões com vista para o Zoológico de Berlim. 



Onde comer em Berlim - Monkey Bar
Monkey Bar é um bar mais arrumadinho (e caro) no topo de um hotel (25hours Hotel Bikini Berlin) também na região da estação Zoologischer Garten e com vista para o zoológico (ao lado do Bikini Berlin). Só entrei para dar uma olhada, mas não sentei para curtir nada porque era cedo


Onde ficar na região da Kurfürstendamm


Sinceramente, para turistas "normais", não sei se compensa muito ficar nessa região em uma primeira visita a Berlim. Tem MUITA coisa legal sim, mas acho que proporcionalmente, tem menos coisas interessantes do que outras áreas, por exemplo a região da Oranienburger Straße. Para quem já está revisitando a cidade, é até legal, caso não tenha explorado a área anteriormente.

Se eu fosse ficar por aqui, ficaria grudada na estação S+U Zoologischer Garten, que é uma ótima estação de ligação e dali você pega trem ou ônibus para qualquer lugar na cidade, mas infelizmente são poucas as opções econômicas. Só vou recomendar aqui os com notas boas nos sites de reserva de hotéis, então o único não tão caro é o Motel One Kudamm. A região da Kudamm pode ser uma mão na roda para quem vai participar de feiras e eventos na Messe Berlim, pois fica entre o pavilhão da feira e a região de Mitte (área central de Berlim).






Outras opções muito perto da estação são os medianos Aletto Kudamm Hotel Indigo e os luxuosos Waldorf Astoria e Savoy. Para opções um pouco mais longe da estação (perto, mas longe para arrastar malas talvez), os hotéis mais recomendados são SofitelH1025hours Bikini Berlin (o mais charmoso de todos), Crowne Plaza City CenterHotel PalaceH´Otello K´80 e Kempinski Bristol Berlin (nenhum deles, hotéis em conta).


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

12 comentários:

  1. Adorei o post, super completo. E tô aqui me martirizando por não ter visto essa igreja tão perto da escultura Berlin... É bem verdade que eu nunca dou bola para igrejas, mas essa seria meio improvável de não ter visto né? Ando muito distraída. Tô bem afins de ir pro encontro europeu de blogueiros. vamos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que distração hein? Ela é enorme hehehe Queria ir tb!!! Mas blogueiro que mora no Brasil não pode :(

      Excluir
  2. E Berlim segue na minha lista de desejos!!!! E essa Igreja preservando a história???
    Quero muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 <3 <3 não é à toa que depois da 1a vez que vi a igreja, tive que voltar lá vários dias seguidos hipnotizada por ela!!!

      Excluir
  3. Fer, sério, seu blog é MUITO completo com tudo de Alemanha! Daria pra ficar aqui semanas lendo tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe é fácil escrever sobre lá - coisas interessantes não faltam mesmo! E eu tb fiquei bastante tempo né?

      Excluir
  4. Eu estive aí!!!! Só não curti a igreja nova que fizeram do lado da que foi destruída. Achei o estilo arquitetônico meio fora do contexto rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a igreja nova é tãããão feia e sem graça... Mas a antiga é maravilhosa!!!

      Excluir
  5. Berlim tá aqui, no caderninho de desejos! E a culpa é sua Fernanda...rsrsrs
    Adoro lugares assim, com história, arquitetura, sabee?

    ResponderExcluir
  6. Fer, que legal esse post!
    Eu adoro seus posts de Berlim, são sempre super completos.
    A cidade está na lista, e esse post já está salvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani! É tão mais fácil escrever quando a gente realmente gosta do lugar né?

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.