sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)

O Parque Amantikir em Campos do Jordão tem uma entrada bem carinha, mas é tão diferente, que compensa! Segundo o site, são 26 jardins inspirados em várias regiões do mundo com 700 espécies de plantas em cerca de 60 mil metros quadrados para os apaixonados por plantas e jardins babarem demais! O parque é baseado em 3 pilares: diversidade, sustentabilidade e educação.


Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)


Nós demos sorte de um guia do parque estar quase saindo para um tour quando chegamos e nos juntamos ao grupo, o que fez toda a diferença! O guia foi explicando cada jardim, cada planta que o pessoal perguntava ou sobre as mais curiosas, além de contar da história do Amantikir e de onde veio o nome (nome de origem indígena, que significa "serra que chora")! 


Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)
Uma das coisas que faz mais sucesso ali são os 2 labirintos! Entramos no grandão seguindo o guia, mas naquela manhã o labirinto de grama (o mais baixinho e mais famoso para as fotos) estava fechado para os turistas (em manutenção), então só tiramos fotos do lado de fora. Esse estilo de labirinto foi criado pelos celtas no século IV aC.


Leia aqui todos os posts no blog sobre Campos do Jordão!




Fiz uma listinha com as melhores opções de lugares para conhecer em um final de semana saindo de São Paulo e Campos do Jordão está lá!


O nome "jardins que falam" é porque cada jardim e suas plantas e flores contam muito sobre a região que serviu de inspiração.


Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)
O labirinto maior visto de cima - as paredes tem 2,20m de altura e os 600m de corredores ocupam 450m2 de área.


Ainda não sabe onde vai se hospedar em Campos do Jordão? Este post é para você!


Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)
Onde era um antigo estábulo virou uma espécie de estuda para flores e plantas - ótimo cenário para fotos!


Está em Campos do Jordão e choveu? Depois de lamentar que não vai ser legal conhecer o Amantikir com chuva, você pode fazer vários outros passeios que contei aqui!


Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)
Olha como eu tinha razão em indicar o Amantikir como um dos mirantes maravilhosos neste post sobre onde ver Campos do Jordão e região do alto! Esse é o Vale do Lajeado.


Vejam aqui todas as atrações de Campos do Jordão e como conhecer a "Suíça brasileira" sem carro!



Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)
Em uma segunda parque do parque, estão construindo um jardim chinês e um japonês, mas já pudemos visitar.

Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)
A primeira foto dessa montagem monta o restaurante/cafeteria, única opção para comer dentro do parque. Perto da entrada/saída tem essa casa na árvore em construção que no futuro poderá ser alugada para passar a noite! Imaginem que legal! O jardim acima com essa planta baixa vermelha é o Jardim Austríaco, inspirado nos jardins do Palácio Mirabell, em Salzburgo (que inclusive aparece no filme "A Noviça Rebelde")!


Uma viagem a Campos do Jordão combina com Atibaia, outra cidade não muito longe dali.


Uma coisa que impressionou bastante é que a área é grande, mas é muito bem cuidada! Jardins impecáveis!



Parque Amantikir, jardins que falam (Campos do Jordão-SP)
mapa oficial do parque - pegue o seu na entrada!




Informações Práticas


Localização: Avenida Ernesto Diedericksen, depois do Hotel Toriba. Coloque "Amantikir" no Google Maps ou siga as instruções do site da atração. O endereço que aparece no Google Maps é Rodovia Campos do Jordão, 215 - Gavião Gonzaga, Campos do Jordão - SP, 12460-000.
Como chegar: até deve ter transporte público, mas não ter um carro em Campos do Jordão com certeza vai dificultar a vida do turista. Recomendo comparar os preços em diversas locadoras e alugar um carro. Existem excursões que levam até o parque (mais informação abaixo).
Preço: R$ 40,00 (adulto). Existem descontos e entradas combinadas para famílias e grupos - confiram no site. Tinha uma placa na entrada dizendo que aceitam somente dinheiro!
Horário de funcionamento: todos os dias do ano, das 8h30 às 17h.
Estacionamento: gratuito, do outro lado da avenida
O local é todo aberto, passeio não recomendado em dias de chuva. Use sapatos e roupas confortáveis, boné, protetor solar etc.


Para quem tiver pouco tempo, não estiver de carro e/ou quiser o acompanhamento de guia para os passeios, existe um tour rápido de 1h30 pelo Morro do Elefante, Pico do Itapeva, Ducha de Prata e outros locais ou um tour mais longo, incluindo até o Parque Amantikir. Veja aqui todas as opções de passeio em Campos do Jordão.





Parque Amantikir, jardins que falam - Campos do Jordão (SP)



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Achei o Parque Amantikir lindo demais, mas quando visitei, a minha maior expectativa eram justamente os labirintos, que não decepcionam!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o Parque Amantikir foi o que mais gostei de visitar em Campos do Jordão. Cada cantinho rende ótimas fotos.

    ResponderExcluir
  3. O Amantikir é um dos meus lugares favoritos em Campos do Jordão, um passeio lindo e imperdível!

    ResponderExcluir
  4. É, a entrada para esse jardim em Campos do Jordão não é das mais baratas, mas com certeza vale muito a pena. Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Ameeeei as dicas do Amantikir! Estou planejando ir pra Campos do Jordão no próximo mês e vou querer visitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos lugares mais lindos em uma cidade cheia de coisa linda!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.