sexta-feira, 2 de junho de 2017

Comidas e bebidas típicas do Peru

Não sei porque ainda não tinha feito esse post sobre a gastronomia peruana, já que experimentar comidas e bebidas típicas é uma das coisas que mais gosto de fazer quando viajo. Já são dezenas de posts aqui no blog sobre Gastronomia e outras dezenas de posts sobre o Peru por aqui e neste post conto tudo sobre o que mais gostei de comer e beber por lá e o que ficou para a próxima viagem!


Comidas e bebidas típicas do Peru




Lomo Saltado


Já no primeiro dia em Lima, eu e meus parentes começamos a comer lomo saltado, que acabou sendo o prato mais comido na viagem toda e que encontrávamos mais facilmente em qualquer cardápio. É um prato simples, carne picadinha, com tomate, cebola e às vezes com pimentão também - ideal para comer com arroz e batata frita. É tão simples e fácil que incorporamos no cardápio aqui de casa e já comi lomo saltado dezenas de vezes desde que voltei do Peru (e olha que mês que vem faz 2 anos dessa viagem!). Surgiu a partir da influência dos chineses cantoneses e pode apresentar variações. Leia aqui sobre a origem do lomo saltado e aqui uma receita de lomo saltado, mas um pouco diferente do que comi por lá.

O que comer no Peru - Lomo Saltado e Ají de Gallina
Vários pratos que pedimos em um jantar em Lima, inclusive o lomo saltado no alto à direita.

Leia aqui tudo sobre Lima!

Ceviche


Não preciso falar muito deste que provavelmente é o prato peruano mais conhecido de todos! Basicamente, peixe cru marinado na maioria das vezes com limão. É considerado Patrimônio Cultural do país. Em Lima, são milhares e restaurantes especializados em ceviche, as cevicherias, mas confesso que prefiro o ceviche do Equador, sorry. Leia mais sobre o ceviche na wikipedia e veja aqui uma receita (existem muitas variações).

O que comer no Peru - Ceviche
Foto: Manuel González Olaechea - CC 3.0

Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Aji de Gallina


Esse foi um dos meus preferidos! Frango com um molho com ají (que deveria ser picante por conta da pimenta, mas que achei bem tranquilo e isso porque eu não aguento pimenta forte) e muitos outros ingredientes. Veja aqui receita para o ají de gallina. Ah, também é bem comum esse arroz da foto abaixo com esse milho grandão no meio!

Cuy


O cuy nada mais é do que um porquinho da Índia! Vimos essa criação de porquinhos da Índia (foto) no passeio pelo Valle Sagrado e como essa é a região onde esse prato é mais famoso, 2 pessoas do grupo pediram posteriormente no jantar. Todo mundo experimentou, mas tivemos o azar daquele ser o pior restaurante da viagem toda então não conta muito! Para os brasileiros, parece esquisito, mas para eles é uma carne como se fosse carne de outro bicho qualquer. Veja aqui uma receita para o cuy.

Cuy no Peru


O que comer no Peru - Cuy e  Papa a la Huancaína
O cuy está nas 2 fotos de cima!


Papa a la Huancaína


Na última foto da montagem acima está o prato de batatas que pedi um dia em Aguas Calientes. Geralmente, ele é uma entrada, mas eu pedi como prato principalmente mesmo. Tinha lido sobre ele antes e viajar e só achei em um lugar! Apesar da aparência bem parecida com o Ají de Gallina que postei lá em cima, é bem diferente.  O nome tem a ver com a origem da receita, a cidade de Huancayo. Veja aqui a receita para as papas a la Huancaína.


Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.

 Compre aqui o seu guia "Peru: lugares incríveis"




Rocoto relleno


Outro prato típico o Peru que foi quase impossível de achar em Lima, Cusco, Valle Sagrado e Puno! O rocoto relleno é basicamente um pimentão recheado como na foto abaixo e na única vez que achei no cardápio, fiquei com medo de ser muito apimentado e acabei não pedindo - mas quando voltar ao Peru, vou experimentar de qualquer jeito! É um prato da região de Arequipa e por isso não tenha encontrado muito em outros lugares. Leia mais sobre esse prato na wikipedia e e veja aqui uma receita para rocoto relleno.

O que comer no Peru - Rocoto Relleno
Foto: Astuviaje - CC BY - ND 2.0



Inca Kola


Já contei sobre esse refrigerante extremamente doce, com gosto de tutti-frutti e cor de ceta marca-texto no post sobre refrigerecos que já experimentei pelo mundo e no post sobre o que experimentei e comprei em uma conexão no aeroporto de Lima. Não conheço ninguém que tenha realmente gostado, mas a não ser que você seja daquelas pessoas que não toma refrigerante nunca, acho que deve experimentar essa paixão peruana!

O que beber no Peru - Inca Kola

Chicha Morada


Suco de milho roxo misturado com algumas coisinhas! Eu não curti muito não, mas gente, tem que experimentar, não é? Aqui tem algumas fotos do tal milho roxo para quem não acreditar que ele é bem escuro! Aliás, esse ingrediente é traz muitos benefícios para a saúde e pesquisando para esse post até fiquei com vontade de dar mais uma chance! Aqui está a receita da chicha morada para quem quiser se aventurar.

O que beber no Peru - Chicha Morada, Pisco Sour/ O que comer no Peru - Suspiro Limeño
Em um jantar em Lima, pedimos em sentido horário chicha morada, pisco sour, alguma sobremesa de lúcuma e suspiro limeño (mais abaixo)!

O que fazer, onde ficar e onde comer em Puno, na beira do Lago Titicaca!


Chá de Coca


Como já contei no primeiro post sobre o Peru, o chá de coca é o melhor remédio para o mal de altitude, que a maioria dos turista enfrenta em Cusco, Puno e outras cidades em altíssimas altitudes. Não tem nada a ver com drogas como pensamos no Brasil e é muito utilizado pelos moradores de regiões altas dos Andes há muitos séculos.

O que beber no Peru - Chá de Coca
É um chá meio amargo - não gostei não, mas tomei todos os dias quando estava em lugares altos!


Pisco Sour


Não vou entrar aqui na discussão se o pisco é chileno ou peruano porque essa briga não é minha. Tanto o Peru como o Chile afirmam serem a "casa" do pisco (um tipo de aguardente de uva) e o pisco sour acabou sendo bastante difundido nos 2 países. É muito comum oferecerem um copinho de pisco sour como aperitivo grátis em vários restaurantes. Leia mais sobre o pisco sour na wikipedia e veja aqui uma receita para o coquetel!


O que beber no Peru - Pisco Sour

Suspiro Limeño


Como o nome sugere, esse doce típico peruano surgiu em Lima, mas eu experimentei Suspiro Limeño em Santiago, no restaurante maravilhoso Astrid & Gastón! No Peru, acabei encontrando poucas vezes e pedimos em 2 refeições em Lima mesmo, pelo que eu me lembro. A parte de baixo tem a aparência de um doce de leite (e apesar de não ser doce de leite, eu achei que o gosto é parecido também!). E apesar do nome, não tem nada a ver com o suspiro que comemos no Brasil. Super aprovei a sobremesa, apesar de ser bastante doce. Veja aqui e aqui receitas de como fazer essa sobremesa!

O que comer no Peru - Suspiro Limeño
Esse foi o suspiro limeño do restaurante em Santiago!


Gostaram? Lamberam os beiços? Se você tiver mais alguma dica de comida ou bebida típica do Peru, é só deixar nos comentários que vou adorar procurar e experimentar!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário