quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Berliner Unterwelten - conhecendo a Berlim subterrânea

Pesquisando o que fazer em Berlim, não é tão fácil, mas também não é difícil encontrar alguém comentando sobre os tours da associação Berliner Unterwelten. Na minha primeira vez na cidade, não consegui encaixar nenhum tour com os meus horários de aula e acabei não fazendo. Então quando comprei minha passagem para voltar a Berlim em 2019, sabia que tinha que fazer esse tour bem recomendado sobre o subsolo da capital alemã!

Na verdade são 10 tours e eu fiz o mais frequente e mais básico que é o primeiro deles - "Mundos en tinieblas" ou "Dark Worlds". O tour fala sobre abrigos subterrâneos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, o metrô de Berlim e até um sistema de correio inusitado por baixo da terra! Não tem tour em português, mas tem em espanhol! Super recomendado chegar cedo porque as vagas se esgotam com facilidade quando a cidade está mais cheia e não tem como comprar com antecedência! É um ótimo programa tanto para dias chuvosos como para dias de sol escaldante (como no dia que eu fui) - a temperatura lá embaixo é sempre menor.


Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
Local para comprar o ticket. A entrada para o Tour 1 não está aparecendo, mas é na entrada/saída do metrô Gesundbrunnen, um pouquinho pra direita do que aparece na foto.

    Tour 1 do Berliner Unterwelten - Mundo em Trevas



    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - não faça o tour se você tiver claustrofobia!




    Esse bunker que visitamos na verdade é um bunker improvisado em um espaço que estava vazio em uma estação de metrô, mas existem (e existiam) muitos outros pela cidade construídos especialmente para este fim. Sendo assim, aprendemos ali que nem todos os bunkers eram realmente à prova de bombardeios. Muitos eram usados pela propaganda nazista para fazer a população acreditar que estava segura.


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - Banheiros super privativos - só que não! Como o número de pessoas que entraram em momentos críticos era alto, sempre faltava espaço!


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - Não pode encostar na parede porque essa tinta é original! Fazia parte do sistema de segurança porque durante um ataque aéreo, as luzes poderiam ser cortadas e aí as paredes brilhantes ajudariam as pessoas responsáveis por organizar tudo por ali.




    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - Imitação de algumas alas para receber cidadãos durante ataques aéreos.


    As mulheres que trabalhavam nas fábricas de munição e mulheres com filhos tinham preferências nos bunkers e aliás, as que tivessem muitos filhos ganhavam até medalha por isso (elas estavam "criando soldados" para os nazistas!). A guia contou muito sobre a propaganda nazista para manter a população alemã e berlinense assustada e com cada vez mais vontade de combater o inimigo. Aliás, muitos sinais e placas nas paredes deste bunker eram puramente propaganda - ele não era seguro como muitos pensavam.


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - Durante o tour, a guia contou bastante coisas sobre a cidade de Berlim durante a guerra - como era a vida da população constantemente com medo de sofrer um ataque - e como a cidade ficou destruída após o fim da Segunda Guerra Mundial


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - São muitos objetos relacionados à guerra encontrados no subsolo da cidade durante a reconstrução e agora expostos ali.


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - Inclusive essas bombas!


    Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


    Seguro viagem europa 336x280



    Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!



    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - essa sala conta sobre os trabalhadores forçados de origem eslava. Sabe-se muito pouco sobre eles porque toda a documentação foi eliminada, mas recentemente foram encontradas provas de que alguns deles trabalhavam em fábricas alemãs e viviam em péssimas condições depois que foram levados para a Alemanha.


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel


    Aprendemos também sobre outro bunker mais famoso em Berlim - o bunker de onde Hitler comandou uma parte da guerra. Hoje destruído e ficaria embaixo de um estacionamento perto do Portão de Brandemburgo, do Reichag e do Memorial do Holocausto bem no centro de Berlim.


    Os tours da Berliner Unterwelten são ótimas opções de passeio quando está chovendo em Berlim!



    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel


    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel - Essa sala eu achei mega interessante - sobre o Rohrpost ou sistema de transporte pneumático que eu já tinha visto até no seriado Lost, mas só aqui que entendi como foi importante em uma metrópole em crescimento e ainda com transportes lentos (como era Berlim no final do século XIX e início do século XX - o Rohrpost foi utilizado entre 1865 e 1976 e eram 400km de tubos transportando mensagens pela cidade - e elas não podiam ser hackeadas!).





    Berliner Unterwelten - tour pela Berlim subterrânea
    ©Berliner Unterwelten e.V./Holger Happel







    Outros tours da Berliner Unterwelten


    Em setembro/2019 são oferecidos 10 tours, sendo que os principais (além do tour 1 acima) são sobre as Flakturms (torres gigantes de defesa construídas por Hitler nos arredores de Berlim e hoje em escombros - Tour 2), sobre os abrigos anti bombas atômicas da Guerra Fria (Tour 3) e sobre as fugas pelo Muro de Berlim (Tour M). Confira todas as possibilidades no site oficial da Berliner Unterwelten e preste atenção no idioma desejado - tem tour muito específico que só acontece em alemão.


    A Berliner Unterwelten e dicas práticas para os tours


    No final do tour, a guia contou um pouco mais sobre a associação Berliner Unterwelten e como eles conservam e restauram várias coisas relacionadas ao subterrâneo de Berlim desde 1997. Ela contou por exemplo de quando eles descobriram várias salas de uma cervejaria famosa intacta no subsolo do Kulturbrauerei e quiseram restaurar, mas antes que a área pudesse ser tombada, os donos do local destruíram tudo para fazer um estacionamento. A parte superior da antiga cervejaria continua de pé e é um centro de eventos e lazer bem legal.

    Ah, não pode tirar nenhuma foto durante os tours porque vários objetos ali não tem licença para serem fotografados, mas pedi algumas fotos oficiais para o pessoal da associação que me enviou todas as fotos deste post então por favor, NÃO ROUBEM DAQUI! É necessário estar com sapatos fechados para fazer um dos tours por norma de segurança então nada de sandália ou chinelo!

    Queria muito ter feito algum outro tour, mas acabei não tendo tempo então fica para uma próxima vez! Anotei tuuudo que a guia falava durante o tour, mas deixei muita coisa de fora para não estragar a surpresa e porque ela sabe explicar muito melhor do que eu!

    O que ver e fazer em Gesundbrunnen






    Marquei no mapa acima a estação de trem, SBahn e Ubahn Gesundbrunnen - parece fora de mão do restante da Berlim turística e pode demorar um pouquinho mais para chegar ali dependendo de onde você sai, mas garanto que vale a pena! Tem um shopping ali junto à estação. Além desse tour, você pode conhecer a exposição Mythos Germania (sobre a cidade que Hitler queria construir como capital) e a Flakturm Humboldthain (que é visitada em dos outros tours que citei acima). Dali daquele parque temos também uma vista legal de Berlim. Ao lado da estação, temos o Curry Baude, que depois de uma longa pesquisa, foi eleito o meu currywurst preferido em Berlim! Comida de rua imperdível - a melhor combinação de todas é fazer o tour da Berliner Unterwelten e comer no Curry Baude antes ou depois do tour! Outra atração perto dali, ao norte de Berlim, é a Bösebrücke na estação Borholmer Strasse, o local onde o muro de Berlim "caiu" - onde foi aberto para as primeiras pessoas passearem de um lado a outro na noite de 9 de novembro de 1989.


    Curry Baude - Currywurst Berlin Gesundbrunnen perto do Berliner Unterwelten - conhecendo a Berlim subterrânea
    Para antes ou depois do tour - o Curry Baude é uma barraquinha simples, onde você come em pé na calçada, mas é bom DEMAIS!


    Berliner Unterwelten - conhecendo a Berlim subterrânea


    Com certeza absoluta recomendo o tour de olhos fechados, porque mesmo depois de já ter visitado 1001 lugares em Berlim que falam sobre os mesmos assuntos, ainda aprendi muito e foi provavelmente o meu tour/exposição preferido dessa viagem! É completamente diferente do bunker que conheci no museu The Story of Berlin e se você tiver que escolher só um, visite este daqui. O Tour da Berliner Unterwelten foi uma cortesia para o blog "Tá indo pra onde?", mas as opiniões contidas neste post são independentes.


    Berliner Unterwelten - conhecendo a Berlim subterrânea



    Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

    10 comentários:

    1. Ah, que tour sensacional, e... eu perdi!! Quando fui para lá, achei que não seria interessante, acredita? Vou ter que retornar, kkkk!E esse curry no final do post, me deixou com água na boca.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tá sempre em tempo! Eu só consegui fazer na minha 2a viagem pra lá hehehe

        Excluir
    2. que tour fantástico Fe, eu quero voltar correndo a Berlim e espero fazê-lo logo, esse é um dos lugares mais incríveis do mundo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É mesmo, né? Eu tb não vejo a hora de voltar pro 3o round de Berlim hehehe

        Excluir
    3. Adoro esse tipo de passeio, com certeza Berliner Unterwelten estará no meu roteiro de Berlim. Obrigada!

      ResponderExcluir
    4. bahhh eu nem tinha ideia q tinha uma atração assim em berlim, morei ai e não fui nisso que vergonhaaaaa ahuehaue agora vai demorar pra voltar vish

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. hahaha nossa eu odeio qnd descubro alguma coisa numa cidade q já fui e não vou voltar tão cedo... Volta logo pra Berlim então! rs

        Excluir
    5. Adorei seu post, bem do jeito que gosto. Adoro história e seria demais fazer esse tour. Sabe que esse negócio da propaganda e de não ser seguro foi a mesma coisa com as cidades daqui da França tomadas pelos alemães? Visitei os subterrâneos de Lorient, na Bretanha, e a guia disse mais ou menos isso tb. Não vou esquecer desse seu post na minha próxima viagem pra Berlim.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada! Deixei alguns detalhes de fora pra não dar todos os spoilers rs. Mas todo mundo q curte história vai amar esse tour sim!

        Excluir

    Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.