domingo, 26 de julho de 2015

Como ir dos aeroportos de Frankfurt (Main ou Hahn) a Luxemburgo e Trier ou vice-versa?

ÔNIBUS SUSPENSO EM RAZÃO DA PANDEMIA (site consultado pela última vez em fevereiro/2022)


Quando fui fazer o intercâmbio na Alemanha no ano passado, viajei uns dias antes porque haviam muitos lugares na região para visitar. Queria conhecer Luxemburgo e Trier antes de começarem as aulas, mas estava difícil conseguir transporte do aeroporto Frankfurt (Main) para Luxemburgo. Existe uma estação regional de trens no próprio aeroporto, mas os horários não batiam, eu teria que fazer mil trocas de trem ou eu teria que voltar para a cidade para pegar outro trem.


Grund visto das casamatas de Bock em Luxemburgo
Essas 2 fotos são do Instagram do blog, já está seguindo?


Catedral de Trier
Como não conhecer Luxemburgo e Trier estando tão perto???


Escrevi para o escritório de turismo de Luxemburgo e eles me sugeriram uma empresa de ônibus, que descobri depois, é a melhor opção também para quem chega no aeroporto Frankfurt (Hahn) - tanto para seguir para um desses destinos como para Frankfurt. Além de tudo, esse ônibus costuma ser muito mais barato do que o trem!





Atenção: se você já estiver no centro de Frankfurt, essa opção não vale a pena! Vá de trem (site da Deutsche Bahn)!





A empresa Flibco (tem site até em português!) tem shuttles bem baratos para diversos aeroportos secundários na Europa (os preferidos das empresas aéreas low-costs). Olhando agora para o mês que vem, o trajeto FRA-LUX custa a partir de 5 euros!!! Na época que fui, não tinha nenhum ônibus direto, mas hoje tem em poucos horários! O preço vai aumentando conforme a proximidade da data então o ideal é comprar com antecedência (para essa semana, o site está mostrando 29 euros). 


logo Flibco

ônibus Flibco

ônibus Flibco
O logo e 2 fotos acima foram retiradas no site da empresa







Como é o trajeto Frankfurt (Main) - Luxembourg Gare


O ônibus já veio da Frankfurt Hautbahnhof, parou no aeroporto Frankfurt (Main), onde encheu e seguiu para o aeroporto Hahn. Todo mundo tem que necessariamente fazer a troca dos ônibus no aeroporto Hahn. O tempo de parada ali é curto e só dá mesmo para tirar e colocar as malas. Esse aeroporto é bem pequeno, mas bastante movimentado com as low-costs europeias. O segundo ônibus para bem na frente ou logo atrás do primeiro então apesar de nem todos estarem identificados com o logo da empresa, é muito fácil de achar. Alguns tem o logo de uma empresa parceira (esqueci de anotar o nome!).

A maioria das pessoas que veio comigo entrou no aeroporto para pegar seus voos e outros que tinham acabado de chegar subiram no segundo ônibus comigo para continuar para Luxemburgo. Seguindo a viagem, ele parou na estação principal de Trier (e eu não esperava essa parada e tive uma surpresa de última hora - vi a Porta Nigra da janelinha do ônibus!) e seguiu para Luxemburgo. 



Porta Nigra em Trier
Passeando em Trier uns dias depois

Porta Nigra em Trier
Essa é a foto tirada da janelinha do ônibus!


Dica de hotel em Trier - a meia quadra para a esquerda nessa avenida!  Todas as dicas de Trier no blog!

Ele ainda parou rapidamente no centro financeiro da cidade (só um casal desceu) antes de seguir para a estação de trens de Luxemburgo.


Luxembourg Gare
Estação principal de trens de Luxemburgo


Luxembourg Gare



Eu super recomendo que comprem a passagem pela internet com antecedência porque a região é bem movimentada com viajantes de negócios e vi gente ficando no aeroporto de Hahn por falta de lugar no ônibus (eles queriam comprar passagem de última hora). Uns 90% do ônibus de Hahn para Luxemburgo era de executivos.



Vai alugar um carro para conhecer a Alemanha? Alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais por isso e ajuda o blog a se manter!






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Continuando a viagem


Depois fiz Luxemburgo-Trier de trem, comprando a passagem na estação, minutos antes da partida. O atendente de Luxemburgo foi super simpático e ainda me vendeu um bilhete que seria de ida e volta LUX-TRI no mesmo dia, custando a metade do preço da passagem normal que eu tinha visto nas maquininhas! Ele disse que era só ignorar a volta e no fim das contas, saiu bem mais barato! Ainda bem que fui no guichê! (Aí está uma super dica de bate-volta, tanto faz a direção!!)
de Trier para Frankfurt, eu não tinha um horário muito fixo então também cheguei na estação e fui comprar o ticket para o próximo horário nas maquininhas. No meu caso, o ônibus da Deutsche Bahn (mesma empresa dos trens) era a melhor opção e também dava para comprar a passagem pelo site/máquina. O ônibus é indicado como IC Bus e saiu da frente da estação de Trier (sem precisar atravessar rua nenhuma) e parou ao lado da estação principal de trem (Hauptbahnhof) de Frankfurt.


Frankfurt vista do rio Meno (Main)
Só depois de conhecer esses lugares que começou a aventura de estudar em Frankfurt! Na foto acima, Frankfurt vista do rio Meno (Main).


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Aaah! Amei a dica de comprar o bate-volta mais barato no guichê, farei isso! Em setembro farei o mesmo que você, estou indo pra Frankfurt, e de lá para Luxemburgo (com bate-volta para Trier também). Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Já viu as dicas todas aqui no blog sobre essas 3 cidades? Ainda tem muito post de Frankfurt a caminho!

      Excluir
  2. Fernanda, a empresa Flibco eh de confianca? achei muito barato de FRA a LUX. Outra pergunta, Frankfurt Main, onde pego o onibus, fica no aeroporto de Frankfurt? no FRA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia ninguém que tinha usado e confiei pq foi indicação do escritório de turismo de Luxemburgo... Eles não iam indicar furada né? rs comigo foi td certo... É bem mais barato mesmo, mas eu acho que vale super a pena principalmente pra quem tá no aeroporto já (ele sai da lateral da estação principal de trem de Frankfurt - olhando de frente para a estação tem uma mini rodoviária na lateral esquerda - depois para no aeroporto principal, depois no aeroporto Hahn, depois na estação de trem de Trier e depois em Luxemburgo).

      Excluir
  3. ola boa noite comprei bilhete de avião para Main por engano,era para ser Hahn e depois seguir para Luxemburg.
    Qual e o nº do autocarro de Main/Luxemburg?ou o que diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual o número, mas procurando pelo destino acredito que vc encontre mais facilmente.

      Excluir
  4. Oi!! adorei tuas dicas, mas estou com uma dúvida. Preciso de um transporte do centro de frankfurt para o aeroporto Hahn, onde pego um voo pra budapeste. Vou com que meio de locomoção? Onibus pela fibico? tô perdida, se puderes dar uma dica agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vc pode pegar esse ônibus desde a estação principal de Frankfurt (Hauptbahnhof), mas dependendo de onde vc estiver saindo, pode ter que pegar outro ônibus ou metrô até essa estação. O ônibus sai da lateral da Hauptbahnhof, da Stuttgarter Straße.

      Excluir
  5. Será que ainda tem ônibus de Frankfurt para Luxemburgo? Procuro no site e não encontro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como te respondi pelo insta, esse ônibus está temporariamente suspenso. O Flixbus só tem de 6a feira e a opção seria mesmo ir de trem.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.