quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cidade das Artes e das Ciências: o complexo que colocou Valência no mapa mundial completa 20 anos em 2018!

Post especial hoje porque o maravilhoso complexo Cidade das Artes e das Ciências em Valência completou 20 anos esta semana, no dia 16/abril/2018!

Segundo a wikipedia, a Cidade das Artes e das Ciências é "um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento" em Valência, obra do famoso e polêmico arquiteto espanhol Santiago Calatra e Félix Candela. A construção começou nos anos 90 e o complexo foi inaugurado em abril de 1998, apesar de que a última parte só foi finalizada em 2005. Ele é formado por várias estruturas imponentes, que vou detalhar mais abaixo e mesmo observar somente por fora como eu fiz, com certeza já vale o passeio!!!

Veja aqui como foram meus 15 dias entre Barcelona e Valência sozinha e aqui, 10 motivos para amar Valência!

Eu nem sei como/quando vi foto desses prédios todos pela primeira vez, mas desde que vi, me encantei e fiz uma nota mental de que precisava visitar Valência um dia! Quando planejei minha visita para Barcelona, sabia que era a oportunidade ideal pois as cidades ficam a 3h/4h de distância. Mas não contava em me apaixonar tanto pela História da cidade a ponto de desistir de visitar o complexo da Cidade das Artes e das Ciências por dentro (porque levaria muito tempo) e passear mais pela encantadora Valência! Resultado: me impressionei com tudo aquilo por fora, mas ainda preciso voltar a Valência para visitar o museu, o Oceanogràfic e o Hemisfèric!


Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Não existe um fã de arquitetura, especialmente arquitetura moderna, que não fique encantado com tudo isso!!!

Cidade das Artes e das Ciências em Valência





O complexo foi construído no antigo leito do rio Turia, que depois de causar muitas enchentes e prejuízos em Valência, teve seu curso desviado na segunda metade do século XIX e seu leito transformado em jardins e áreas de lazer (leia aqui sobre o Jardín del Turia). No local estão o Palau de les Arts Reina Sofia, o Hemisfèric, o Umbracle, o Museu de Ciências Príncipe Felipe, a Ágora e o Oceanogràfic, todas as construções com ares futuristas e cercadas por espelhos d´água.

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Mapinha para todo mundo se localizar melhor - nessa está faltando o Palau de les Arts Reina Sofia

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Ilustração do site oficial da atração





Cidade das Artes e das Ciências


A "cidade" é formada por basicamente 6 estruturas (o Palau de les Arts Reina Sofia, o Hemisfèric, o Umbracle, o Museu de Ciências Príncipe Felipe, a Ágora e o Oceanogràfic), sendo três visitáveis e pagas, uma aberta e grátis, uma dedicada para eventos e uma casa de ópera. Além disso, a Ponte de l´Assut de l´Or entre os prédios também chama a atenção (de 2008, é o ponto mais alto da cidade!!!)


Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Licença CC 0 - site Pixabay

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Licença CC 0 - site Pixabay



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!






Cidade das Artes e das Ciências - L´Ágora


L´Ágora é uma estrutura metálica similar a uma elipse de 88m por 66m com quase 5 mil metros quadrados utilizados para eventos especiais, por exemplo, a Valencia Fashion Week. A partir de 2020, abrigará o CaixaForum Valencia. Geralmente não está aberto ao público para visitas.

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Ágora e a ponte de l´Assut de l´Or



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Cidade das Artes e das Ciências - L´Oceanogràfic


L´Oceanogràfic apresenta 7 ambientes marinhos distintos com 45 mil exemplares de cerca de 500 espécies aquáticas (golfinhos, leões marinhos, pinguins, focas, tubarões etc). Aberto em 2003, é desde então o maior oceanário da Europa, com cerca de 42 milhões de litros de água. Conta com um restaurante submarino! Veja mais detalhes aqui. Recomenda-se pelo menos meio dia para visitá-lo. Entrada paga (mais informações abaixo).

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Oceanogràfic com a Ágora ao fundo


Cidade das Artes e das Ciências - Museu de Ciência Príncipe Felipe


Com exposições interativas e animações científicas, é ideal para conhecer novas tecnologias e os avanços da ciência. Faz sucesso com crianças e adultos e também conta com exposições temporárias. São 40 mil metros quadrados em 3 andares no prédio que lembra um esqueleto de uma baleia! Entrada paga (mais informações abaixo).

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Museu de Ciência Príncipe Felipe com a Ponte de l´Assut de l´Or

Cidade das Artes e das Ciências - L´Hemisfèric


O "olho" gigante. Foi o primeiro edifício inaugurado em 1998 e abriga uma grande esfera transformada em sala de projeção com uma tela côncava de 900 metros quadrados. São diversos filmes e documentários exibidos aqui em 3D ou IMAX (em geral de temas científicos, naturais ou artísticos). Veja aqui as opções. Entrada paga (mais informações abaixo).

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Em cima: Hemisfèric e um pedacinho do Palau de les Arts Reina Sofia. Embaixo: Museu de Ciência Príncipe Felipe, a ponte e a Ágora


Eu cheguei até a Cidade das Artes e das Ciências com o ônibus turístico hop on, hop off e contei tudo aqui!


Cidade das Artes e das Ciências - Palau de les Arts Reina Sofia


Inaugurado em 2005, é a casa de óperas da cidade. Confira a programação de espetáculos na página oficial do Palau de les Arts Reina Sofia. Não está incluso nos tickets do complexo, mas aqui estão as informações sobre visitas guiadas.

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Mais do Palau de les Arts Reina Sofia

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Umbracle por fora


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!

* indicates required










Cidade das Artes e das Ciências - L´Umbracle


Um jardim lindíssimo dentro de uma estrutura impressionante! Embaixo dele, fica um grande estacionamento. Entrada grátis. São 17 mil metros quadrados de jardim com plantas mediterrâneas e da região de Valência. Aqui também fica El Paseo de las Esculturas, galeria de arte ao ar livre (que conta até com uma escultura da Yoko Ono!).



Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Umbracle visto por fora
Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Umbracle
Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Umbracle

Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Umbracle e Hemisfèric


Outro destaque em Valência é a arquitetura modernista (tá pensando que só tem modernismo em Barcelona? Nada disso...). E claro, Las Fallas, principal festa espanhola que é patrimônio imaterial pela UNESCO!

Ufa, depois de tudo isso, como não querer visitar????

Cidade das Artes e das Ciências, Valência, Espanha

Informações Práticas sobre a Cidade das Artes e das Ciências


Horários de funcionamento: Varia de acordo com baixa ou alta temporada e também para cada uma das atrações - confira tudo aqui.
Preço: Adulto: de 8,00 a 37,90 euros (combo para as 3 principais atrações) - confira os detalhes aqui (descontos aplicáveis)
Como chegar: O jeito mais confortável é com o ônibus hop on, hop off. Ônibus regulares também chegam aqui (linhas 1, 13, 14, 15, 19, 35, 95 e 40), mas o metrô não. Distância grande para caminhar desde o centro histórico (a não ser que o intuito seja curtir os jardins del Turia).
Site oficial : Cidade das Artes e das Ciências






Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.