quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Madri pela primeira, segunda ou milésima vez

Na primeira vez que estive em Madri, em fevereiro de 2001, fiz apenas o roteiro super básico da cidade em menos de 3 dias, incluindo um bate-volta para Toledo. Quando voltei em janeiro de 2005 para passar uma semana na casa de um amigo, tive tempo de explorar melhor a cidade.

Além de andar pela cidade e fazer um bate-volta para Aranjuez, conheci vários museus e atrações que não estão no roteiro dos turistas que passam rapidamente pela cidade. Ganha um prêmio quem adivinhar qual o meu museu favorito em Madri antes de ler o post rs!



entradas de atrações em Madri
Entrada de algumas atrações



Neste parque enorme e pertinho das principais atrações tem de tudo! Um lago onde as crianças brincam com barquinhos, jardins maravilhosos, fontes, esculturas e o Palácio de Cristal.


Parque del Retiro




Parque del Retiro

Parque del Retiro

Parque del Retiro

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




El Rastro


É uma feira de antiguidades, artesanatos e tranqueiras bem grande e legal. Paguei 2 euros em uma carteira que uso até hoje.

mapa da feira El Rastro
Mapa da feira (a parte em amarelo). No mapa aparecem as 2 estações de metrô para chegar lá, La Latina e Puerta de Toledo

Catedral de la Almudena




A catedral da cidade impressiona mais pela grandeza do que pela beleza.



Catedral de la Almudena

Catedral de la Almudena

Catedral de la Almudena

Catedral de la Almudena


Palácio Real



Adoro castelos e palácios e claro que não deixaria de conhecer esse em Madri, mas infelizmente não tenho muitas fotos.

Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid


Museu Artes Decorativas



Gostei da cozinha valenciana cheia de azulejos e a casa de bonecas do início do século XX (nada como fazer diário das viagens!). Mesmo assim, não lembro de muitos detalhes e por isso deixo aqui os relatos do Renato do blog "Um Brasileiro na Espanha", parte I parte II. Acho que só fui mesmo porque tinha tempo de sobra, mas gostei bastante.

Museu Thyssen-Bornemisza


Esse museu de nome estranho foi de longe a maior surpresa da viagem! O nome vem da mulher que doou sua coleção para formar o museu. Não esperava que fosse gostar tanto, mas fazia pouco tempo que tinha tido algumas aulas de Historia da Arte na faculdade e adorei reconhecer os estilos nos quadros, reconhecer alguns pintores antes de ver o nome nas plaquinhas e ver ao vivo vários quadros famosos que eu nem sabia que estavam nesse museu! Mas acho que se não fosse essa matéria na faculdade não teria gostado nem metade do que gostei. É por isso que eu digo que quando você conhece o que está vendo, dá muito mais valor e acaba gostando mais! 

Comprei os 3 postais abaixo na lojinha do museu com os meus quadros preferidos de lá. Além desses, vi muitos trabalhos do Picasso, Kandinsk, Miró, Marc Chagall, Manet, Van Gogh, Renoir, Monet, Gauguin, Edvard Munch, Rubens e bailarinas de Degas.

quadro do Museu Thyssen-Bornemisza
Quadro de Salvador Dalí "Dream caused by the flight of a bee around a pomegranate a second before waking up"

quadro do Museu Thyssen-Bornemisza
Quadro "Etretat - the cliff of Aval"

quadro do Museu Thyssen-Bornemisza
Quadro "Composition in Colours", lembra muito anos 80! Esse quadro que me fez começar a gostar de Mondrian!

Museu Thyssen-Bornemisza
prédio do museu

Museu Thyssen-Bornemisza

Compre o ingresso para o museu que você não irá se arrepender! O blog é parceiro da empresa Ticketbar que vende os ingressos recomendados por aqui. O ticket abaixo é um passe que dá direito a visitar os 3 principais museus de Madri, vou comentar dos outros mais abaixo!




Um monastério no centro da cidade, perto da Puerta del Sol. Infelizmente não tenho fotos, aqueles tempos ainda viajava com máquina de filme então economizava nas fotografias!


Museu Cerralbo



Esse museu foi originado com a herança do marquês de Cerralbo, deixada para o Estado. Fica no palacete que pertencia ao marquês e o local ainda preserva boa parte da decoração.


Museu Cerralbo

Museu Cerralbo

Museu Cerralbo

Templo de Debod



Dar de cara com um templo egípcio no meio de uma cidade grande é sensacional! Dizem que o melhor horário para visitar é ao pôr-do-sol, mas ele é sensacional a qualquer hora. O Egito doou o templo à Espanha em agradecimento à ajuda que receberam dos espanhóis para salvar Abu Simbel.


Templo de Debod

Templo de Debod

Templo de Debod

Museu de História de Madrid



Está parcialmente fechado, mas eu adoro um museu sobre a cidade e sempre visito. É possível ver maquetes, mapas e quadros da cidade alguns séculos atrás e eu adoro observar as mudanças que ocorreram. Era conhecido como Museo Municipal quando estive lá.

Museu del Prado



Não contente com umas 2 horas no museu na 1a vez, tive que voltar e aproveitar o museu sozinha. Até escrevi no meu diário da viagem que além dos famosos "As Meninas' (Velázquez) , "Maja Vestida", "Maja Desnuda" e "El 3 del Mayo en Madrid: los fusilamientos en la Montaña del Príncipe Pío" (Goya), gostei de obras do Tiziano, de um auto-retrato de Picasso e de um quadro com o Palácio de Aranjuez. Para mais informações sobre ele, leiam o post da Patrícia do blog Turomaquia.

Museu del Prado


Compre seu ingresso antecipado e fure as filas!




Museu Reina Sofia


Fui na 1a vez na cidade, só pelo famoso quadro "Guernica" e tirando ele não vi nada demais! O Thyssen-Bornemisza merecia muito mais ser considerado o 2o museu da cidade e não o 3o.

quadro Guernica
postal do quadro - comprei na casa do Picasso em Málaga 

Para visitar os 3 principais museus da cidade (Museu do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemizsa), vale muito a pena comprar o "Passe Art Walk Madri"!


Estádio Santiago Bernabéu (do Real Madrid)


Não visitei porque não era muito chegada em futebol naquela época. Depois do meu intercâmbio, comecei a gostar da seleção espanhola e até acho que se voltasse para Madri eu visitaria o estádio, mas deixo aqui os relatos de outras pessoas que já foram porque eu não conheci. Aqui está o relato da Lu e da Dany.

Compre o seu ingresso antecipado com a Ticketbar!

Tour no estádio do Real Madrid




Minhas atrações preferidas


As 2 atrações que mais gostei nessa 2a visita foram o Templo de Debod e o museu Thyssen-Bornemisza, que a cada sala apresentava uma surpresa!



Mapa da cidade


As atrações que falei neste post estão em roxo e as em rosa são as que visitei na minha primeira vez na cidade. Na 2a visita tive que repetir o imperdível Museo del Prado. As estrelas foram as surpresas desta viagem. Dos lugares que queria conhecer, ficou faltando o Museu Arqueológico Nacional, que está fechado para renovar a exposição (em preto no mapa). Em verde está o Estádio do Real Madrid.





Vejam também o relato sobre Madri da Camila do blog Colecionando Imãs. De bate-volta, queria muito conhecer El EscorialSegóvia e Ávila, mas vai ter que ficar para a minha 3a visita a Madri rs.

Tour Escorial & Basílica Vale de los Caídos (vi em alguns lugares também como Vale dos Derrotados)




Reserve o seu hotel em Madri através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!





Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

2 comentários: