quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Madri - atrações clássicas e muito além do básico

ATUALIZADO EM 25/07/2021

Na primeira vez que estive em Madri, em fevereiro de 2001, fiz apenas o roteiro super básico da cidade em menos de 3 dias, incluindo um bate-volta para Toledo. Quando voltei em janeiro de 2005 para passar uma semana na casa de um amigo, tive tempo de explorar melhor a cidade.

Além de andar pela cidade e fazer um bate-volta para Aranjuez, conheci vários museus e atrações que não estão no roteiro dos turistas que passam rapidamente pela cidade. Ganha um prêmio quem adivinhar qual as minhas atrações preferidas em Madri antes de ler o post rs!


Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Parque del Retiro
Foto: Visit Spain



A trilha sonora hoje é "Una foto en Blanco y Negro" (também do El Canto del Loco como nos outros post de Madri), que só fui descobrir e me apaixonar muitos anos depois dessa viagem!




Parque del Retiro



Neste parque enorme e pertinho das principais atrações tem de tudo! Um lago onde as crianças brincam com barquinhos, jardins maravilhosos, fontes, esculturas e o Palácio de Cristal.


Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Parque del Retiro




Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Parque del Retiro

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Parque del Retiro

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Parque del Retiro


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






El Rastro


É uma feira de antiguidades, artesanatos e tranqueiras bem grande e legal. Paguei 2 euros em uma carteira que uso até hoje.

mapa da feira El Rastro
Mapa da feira (a parte em amarelo). No mapa aparecem as 2 estações de metrô para chegar lá, La Latina e Puerta de Toledo





Catedral de la Almudena


A catedral da cidade impressiona mais pela grandeza do que pela beleza.

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Catedral de la Almudena


Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Catedral de la Almudena

Catedral de la Almudena

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Catedral de la Almudena

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Catedral de la Almudena

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Catedral de la Almudena e Palacio Real vistos de longe
Palacio Real e Catedral de la Almudena. Foto: Visit Spain

Palácio Real



Adoro castelos e palácios e claro que não deixaria de conhecer esse em Madri, mas infelizmente não tenho muitas fotos.

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Palacio Real

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Palacio Real






Museu Artes Decorativas


Gostei da cozinha valenciana cheia de azulejos e a casa de bonecas do início do século XX (nada como fazer diário das viagens!). Mesmo assim, não lembro de muitos detalhes e por isso deixo aqui os relatos do Renato do blog "Um Brasileiro na Espanha", parte I parte II. Acho que só fui mesmo porque tinha tempo de sobra, mas gostei bastante.




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Museu Thyssen-Bornemisza


Esse museu de nome estranho foi de longe a maior surpresa da viagem! O nome vem da mulher que doou sua coleção para formar o museu. Não esperava que fosse gostar tanto, mas fazia pouco tempo que tinha tido algumas aulas de Historia da Arte na faculdade e adorei reconhecer os estilos nos quadros, reconhecer alguns pintores antes de ver o nome nas plaquinhas e ver ao vivo vários quadros famosos que eu nem sabia que estavam nesse museu! Mas acho que se não fosse essa matéria na faculdade não teria gostado nem metade do que gostei. É por isso que eu digo que quando você conhece o que está vendo, dá muito mais valor e acaba gostando mais! 

Comprei os 3 postais abaixo na lojinha do museu com os meus quadros preferidos de lá. Além desses, vi muitos trabalhos do Picasso, Kandinsk, Miró, Marc Chagall, Manet, Van Gogh, Renoir, Monet, Gauguin, Edvard Munch, Rubens e bailarinas de Degas.

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - quadro de Dalí no Museu Thyssen-Bornemisza
Quadro de Salvador Dalí "Dream caused by the flight of a bee around a pomegranate a second before waking up"

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - quadro do Museu Thyssen-Bornemisza
Quadro "Etretat - the cliff of Aval"

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Mondrian no Museu Thyssen-Bornemisza
Quadro "Composition in Colours", lembra muito anos 80! Esse quadro que me fez começar a gostar de Mondrian!

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Museu Thyssen-Bornemisza
prédio do museu

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Museu Thyssen-Bornemisza




Um monastério no centro da cidade, perto da Puerta del Sol. Infelizmente não tenho fotos, aqueles tempos ainda viajava com máquina de filme então economizava nas fotografias!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required










Museu Cerralbo



Esse museu foi originado com a herança do marquês de Cerralbo, deixada para o Estado. Fica no palacete que pertencia ao marquês e o local ainda preserva boa parte da decoração. Para compensar a minha falta de fotos em 2005, confiram o post do blog No Mundo da Paula.


Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Museu Cerralbo

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Museu Cerralbo

Museu Cerralbo

Templo de Debod



Dar de cara com um templo egípcio no meio de uma cidade grande é sensacional! Dizem que o melhor horário para visitar é ao pôr-do-sol, mas ele é sensacional a qualquer hora. O Egito doou o templo à Espanha em agradecimento à ajuda que receberam dos espanhóis para salvar Abu Simbel.


Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Templo de Debod

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Templo de Debod

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Templo de Debod

Museu de História de Madrid



Está parcialmente fechado, mas eu adoro um museu sobre a cidade e sempre visito. É possível ver maquetes, mapas e quadros da cidade alguns séculos atrás e eu adoro observar as mudanças que ocorreram. Era conhecido como Museo Municipal quando estive lá.

Museu del Prado



Não contente com umas 2 horas no museu na 1a vez, tive que voltar e aproveitar o museu sozinha. Até escrevi no meu diário da viagem que além dos famosos "As Meninas' (Velázquez) , "Maja Vestida", "Maja Desnuda" e "El 3 del Mayo en Madrid: los fusilamientos en la Montaña del Príncipe Pío" (Goya), gostei de obras do Tiziano, de um auto-retrato de Picasso e de um quadro com o Palácio de Aranjuez. Para mais informações sobre ele, leiam o post da Patrícia do blog Turomaquia.

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Museu del Prado

Museu Reina Sofia


Fui na 1a vez na cidade, só pelo famoso quadro "Guernica" e tirando ele não vi nada demais! O Thyssen-Bornemisza merecia muito mais ser considerado o 2o museu da cidade e não o 3o.


Não visitei porque não era muito chegada em futebol naquela época. Depois do meu intercâmbio, comecei a gostar da seleção espanhola e até acho que se voltasse para Madri eu visitaria o estádio, mas deixo aqui os relatos de outras pessoas que já foram porque eu não conheci. Aqui está o relato da Lu e da Dany.

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Estádio Santiago Bernabéu (do Real Madrid)
Foto: Cisco Systems GmBH - CC BY-ND 2.0

Compre o seu ingresso antecipado!

Tour no estádio do Real Madrid





Onde comer em Madri


Não tenho dicas gastronômicas dessas viagens mais antigas, mas seguindo a moda de mercados revitalizados pela Europa, temos 2 recomendados em Madri (marcados no mapa no final do post): Mercado de San Anton e Mercado de San Miguel (foto abaixo). Para dicas de onde sair em Madri, veja este post com dicas de bares do Quase Nômades ou este outro post do Carimbe o Passaporte!

Onde comer em Madri - Mercado de San Miguel







Minhas atrações preferidas em Madri


Respondendo a pergunta que fiz lá em cima, as 2 atrações que mais gostei nessa 2a visita foram o Templo de Debod e o museu Thyssen-Bornemisza, que a cada sala apresentava uma surpresa!

Mapa da cidade


As atrações que falei neste post estão em roxo e as em rosa são as que visitei na minha primeira vez na cidade. Na 2a visita tive que repetir o imperdível Museo del Prado. As estrelas foram as surpresas desta viagem. Dos lugares que queria conhecer, ficou faltando o Museu Arqueológico Nacional, que está fechado para renovar a exposição (em preto no mapa). Em verde está o Estádio do Real Madrid.





Madri - atrações clássicas e muito além do básico


Vejam também o relato sobre Madri da Camila do blog Colecionando Imãs. De bate-volta, queria muito conhecer El EscorialSegóvia e Ávila, mas vai ter que ficar para a minha 3a visita a Madri rs.





Reserve o seu hotel em Madri através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!




Booking.com



Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

2 comentários:

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.