segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Onde foi filmado Jojo Rabbit?

ATUALIZADO EM 08/10/2023

Segundo o site Omelete (site especialista em cinema e séries), "Jojo Rabbit, é uma sátira à Alemanha nazista focada em um garoto que tem o próprio Adolf Hitler como amigo imaginário. Reunindo um elenco composto por estreantes como Roman Griffin Davis, o intérprete de Jojo, grandes nomes como Sam Rockwell, e até o próprio Waititi no papel do ditador, a produção teve boa repercussão em festivais de cinema como o de Toronto, em que venceu na principal categoria do evento. No Oscar 2020 não foi diferente. O longa recebeu seis indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante para Scarlett Johansson." E venceu o Oscar 2020 como Melhor Roteiro Adaptado!


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca



Quando vi o filme fofinho na quarentena, de cara as locações do filme me chamaram a atenção porque apesar da história se passar na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade onde morava Jojo no filme, me lembrava uns ares de República Tcheca. E eu estava certa. Quando fui conferir as locações do filme, descobri que ele foi realmente filmado em pequenas cidades tchecas, que eu já estou louca querendo conhecer! Apesar de ser um filme de guerra, não é um filme sombrio e é muito mais colorido do que se espera, o que combinou perfeitamente com as pequenas cidades tchecas. A intenção era retratar a guerra através dos olhos de um menino de 10 anos. A República Tcheca foi escolhida como locação em parte pelo cenário praticamente pronto para imitar a Alemanha nazista e em parte por conta das leis trabalhistas para atores mirins. Para trazer à vida a fictícia cidade de Jojo, Falkenheim, foram utilizadas praças, ruas e prédios reais principalmente em Úštěk Žatec.














O filme Jojo Rabbit foi baseado em um livro


O filme foi baseado em um livro, sem versão em português ainda, que conta a história de um menino da Juventude Hitlerista que descobre uma judia abrigada dentro de sua casa. Compre aqui o livro "Caging Skies", de Christine Leunens, que inspirou o filme "Jojo Rabbit".





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Onde foi filmado Jojo Rabbit? Praga - República Tcheca


As cenas internas foram filmadas em estúdio na capital tcheca, Praga. O Barrandov Studios com quase 100 anos de existência (desde 1931) já foi palco de "Missão Impossível", "A Identidade Bourne" e outros. O interior da casa de Jojo foi inspirado em uma cabana de pedra em estilo barroco, com móveis art deco e papel de parede dos anos 30.


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca


Outra locação foi o Petschek Palace em estilo neoclássico, que representou o exterior da biblioteca. Construído entre 1923 e 1929, o prédio era originalmente um banco e tinha vários aspectos super modernos para a época, como por exemplo, uma mesa de telefonista, sistema de transporte pneumático, ar condicionado, um elevador do tipo paternoster e enormes cofres no subsolo. Serviu como quartel general da Gestapo entre 1939 e 1945, quando Praga estava ocupada pelos nazistas. Fica perto da principal estação de trens de Praga (Praha hl.n./Hlavní nádraží).


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Praga - República Tcheca



A piscina que aparece no filme em algumas cenas engraçadas é a do Sokol Gymnastics Club, no bairro Vinohrady.


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Praga - República Tcheca


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Žatec - República Tcheca


A praça principal de Žatec é espaçosa, com prédios coloridos e a cidade tem uma História de mais de 700 anos e hoje com cerca de 19 mil habitantes. É conhecida principalmente pela produção de "saaz", uma espécie de lúpulo aromatizado, utilizado na fabricação de cervejas (eles têm até um Museu do Lúpulo na cidade hoje). Além da praça, algumas ruas nas redondezas foram cenários de várias cenas. A cidade na região dos Sudetos foi anexada ao Terceiro Reich em 1938 e a maioria dos seus habitantes eram alemães. "O zoológico de Varsóvia" também foi filmado em Žatec.


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Žatec - República Tcheca
Praça principal de Žatec. Foto - CC BY SA 4.0


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Žatec - República Tcheca
Foto: Ondrej.konicek  - CC BY SA 3.0


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Žatec - República Tcheca
Foto: SchiDD  - CC BY SA 3.0


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Žatec - República Tcheca
Foto: Ondrej.konicek  - CC BY SA 3.0


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Žatec - República Tcheca
Museu do Lúpulo e Torre Hopfenleuchtturm - Foto: SchiDD  - CC BY SA 3.0


Em 2023, Žatec (o centro histórico e o subúrbio industrial) e a paisagem das plantações centenárias de lúpulo saaz foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO. O conjunto representa a evolução de processos agroindustriais e o sistema de produção do lúpulo da Idade Média tardia até os dias atuais.



Onde foi filmado Jojo Rabbit? Úštěk - República Tcheca


A pequena Úštěk é conhecida por seu centro medieval e casas em estilo gótico, contando com cerca de 3 mil habitantes hoje em dia. Além do centro considerado patrimônio, outro destaque é a antiga sinagoga, que hoje é um museu judaico e as ruínas do Helfenburg (castelo).


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Úštěk - República Tcheca
Praça principal de Úštěk


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Úštěk - República Tcheca
Foto: Sokoljan - CC BY SA 3.0


Onde foi filmado Jojo Rabbit? Úštěk - República Tcheca
Igreja Peter e Paul - Foto: Kläuser - CC BY SA 3.0




Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca
Não consegui descobrir exatamente em qual das cidades que foi essa filmada essa cena


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca
Não consegui descobrir exatamente em qual das cidades que foi essa filmada essa cena




Para conhecer mais da República Tcheca além de Praga, visite também Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca.


Outras locações de Jojo Rabbit na República Tcheca



As cenas de batalha foram filmadas em uma antiga refinaria de açúcar em Cukrovar Lenešice, no distrito de Louny, perto de Žatec. Foram também gravadas cenas em localidades pequenas e nada turísticas como Kytín, Chcebuz, Dolní Beřkovice e Hořín (eclusa).


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca


A cena que Jojo anda na beira do rio com sua mãe e ela sobe umas escadarias são na eclusa Hořín  (Zdymadlo Hořín em tcheco), que faz parte do canal de navegação de Mělník - Vraňany, que entrou em serviço em 1905. Veja mais fotos da eclusa aqui e aqui.


Onde foi filmado Jojo Rabbit? República Tcheca
Foto: Kf - CC SA 3.0


 


Como incluir Úštěk Žatec na sua viagem


Úštěk é tão pequena que não tem opções de hospedagem e Žatec está em uma situação um pouco melhor. Minha ordem de preferência para me hospedar seria o Hotel U Hada Žatec, depois o  Hotel Zlatý Anděl ou ainda o Zlatý Lev Žatec, sendo que os 2 primeiros estão em plena praça principal linda. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Žatec.








Booking.com





Úštěk Žatec ficam fora de mão do turismo convencional e definitivamente o jeito mais fácil de conhecer é alugando um carro.  Para chegar em Žatec saindo de Praga, dá um pouco mais de uma hora de carro alugado, quase 3h de ônibus ou quase 4h de trem, tendo que trocar de trem. Já o caminho para Úštěk, leva uma hora de carro alugado e quase 4h de trem, tendo que trocar de trem. Para ir de uma cidade a outra, leva cerca de 1h de carro alugado ou cerca de 3h30 com uma combinação de trem + ônibus. Calcule pelo site Rome2Rio.



No caminho entre Praga e Úštěk, fica a eclusa Hořín (Zdymadlo Hořín) e entre Úštěk e Žatec, fica o campo de concentração Terezín, o mais famosa na República Tcheca. Clique no link anterior para ler as dicas do que ver em Terezín e como chegar.



O filme tem um tipo de humor que não agrada todo mundo, mas levanta vários pontos importantes, como por exemplo, a influência que os grupos e o autoritarismo podem ter sob crianças e adolescentes (para o bem e para o mal), que o jeito mais fácil de combater o preconceito é conhecendo pessoas diferentes e que Hitler (e toda a ideia nazista) deve ser visto como ridículo e patético, assim como é mostrado no filme.

Fontes: Site 1site 2site 3site 4G1 e Omelete. As fotos deste post que mostram cenas dos filmes são da Fox Searchlight Pictures.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Acredita que ainda não assisti Jojo Rabbit?

    Agora que já sei os lugares onde ele foi filmado vou prestar muito mais atenção nas locações.

    Já tinha muita vontade de conhecer a República Tcheca, agora que vi essas pequenas vilas lindas a vontade aumentou mais ainda!

    ResponderExcluir
  2. Que engaraçado! Não conheço Jojo Rabbit mas Praga me parece cenário perfeito para uma filmagem dessas de época sobre a II Guerra Mundial. Que incrível.

    ResponderExcluir
  3. A época histórica do nazismo está bem documentada, na literatura e cinema, mas nunca é demais lembrar, quando alguns defendem tirar as partes mais sombrias dos livros de história. É preciso recordar o passado, e esse olhar de um menino de 10 anos traz uma perspetiva bem diferente. Adorei conhecer os locais das locações do filme

    ResponderExcluir
  4. Nossa não fazia ideia de que o filme tinha sido gravado na República Tcheca. Fiquei super empolgada de assistir ao filme depois de ler seu relato

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Não conhecia Jojo Rabbit e já fiquei encantada pela fotografia e paleta de cores. Lembra bastante Wes Anderson, né? Acho nazismo um tema pesadíssimo e confesso que não gosto de assistir filmes sobre o tema - porque eu sempre termino muito mal. Mas esse, pela descrição, com certeza irei assistir! Úštěk e Žatec parecem uma gracinha... Há tanto para descobrir no interior da República Tcheca! Uma das melhores road trips que fiz na Europa foi ali. <3

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.