terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Bolonha (Itália): 10 motivos para amar a cidade!

Nos meus mais de 20 dias viajando pelo norte da Itália, minha cidade preferida acabou sendo Bolonha para surpresa de muita gente! Gostei tanto que até coloquei a cidade na listinha de 5 lugares que voltaria que fiz no começo do ano. É bem complicado entender porque que gostei tanto da cidade, mas depois de muito pensar, acho que cheguei em 10 motivos para ter amado tanto e conto tudo no post de hoje! Espero que muita gente aí se anime a colocar Bolonha no roteiro, já que infelizmente ela não é tão visitada como Roma, Milão, Florença, Veneza ou Verona!



Bolonha (Itália): 10 motivos para amar a cidade!
Palazzo Re Enzo na Piazza del Netuno - já é linda e nem é a praça principal rs





01) Localização


Bolonha fica em uma posição bem central na Itália - dá para encaixar em qualquer viagem entre Milão e Roma ou entre Florença e Veneza por exemplo.











02) Passeios de um dia saindo de Bolonha


Eu planejei vários dias em Bolonha porque é o lugar ideal para fazer vários bate-voltas na Emilia-Romagna e regiões vizinhas, já que está muito bem conectada por trem com toda a Itália.


Bolonha: 10 motivos para amar a cidade! Passeios de um dia saindo de Bolonha
O Castelo Estense em Ferrara era uma das coisas que mais queria ver nessa viagem!


Marquei no mapa abaixo todos os lugares que conheci em 1 dia saindo de Bolonha em verde, em amarelo os que poderia ter feito isso, mas cortei porque não tinha tempo (chorei para cortar Mântua/Mantova da lista!) e em roxo cidades que poderia ter feito isso (mas acabei ficando mais tempo em Padova e conheci Verona saindo de lá). Ainda marquei em vermelho cidades que tecnicamente seria possível conhecer em um dia saindo de Bolonha (tempo de viagem de trem é ok), mas que definitivamente não devem ser conhecidas em tão pouco tempo, então não recomendo - Veneza e Milão por exemplo.


Veja aqui os posts sobre o Castelo Estense em Ferrara, Ferrara além do castelo e sobre San Marino. Os posts dos outros locais em verde ainda não foram publicados.






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280





03) É uma cidade universitária


Todo cidade universitária tem muitos jovens e festas e mesmo eu não frequentando essas festas, a atmosfera geral da cidade acaba sendo mais alegre. Estivemos em Bolonha em um final de semana de comemoração do aniversário da cidade e além de aulas de zumba na praça principal, vimos desfiles das repúblicas fantasiadas pelas ruas da cidade, por exemplo.


Bolonha (Itália): 10 motivos para amar a cidade! Universidade de Bolonha
Olha que prédio "horroroso" # sqn! Um pouquinho da universidade, incluindo a antiga sala de anatomia. A Universidade de Bolonha é considerada a mais antiga da Europa (fundada em 1.088 - hoje já tem mais de mil anos)!













04) Gastronomia em Bolonha e na região


Muitos dos principais pratos e ingredientes italianos foram inventados na região de Bolonha! A Emilia-Romagna é o paraíso na Itália para quem quer fazer turismo gastronômico! Mesmo que você não visite fábricas e coisas do tipo, vai ser fácil comprar algo de qualidade. Presunto Parma, queijo parmeggiano reggiano, aceto balsamico de Modena e muito mais! Neste post, contei sobre onde comer em Bolonha.


Bolonha: 10 motivos porque me apaixonei pela cidade - gastronomia de Bolonha e da Emillia Romana
Tortellini in brodo, gramigna, tortellini, cotoletta alla bolognesa (tipo o nosso filé a parmegiana), queijos e embutidos, torta di riso, massas variadas, aceto balsamico e porção de mortadela com aceto balsamico!





05) Preços


Entre os países mais clássicos para o turista brasileiro na Europa, a Itália é um dos mais caros! Aliás, esse era um dos principais motivos que sempre me faziam adiar a visita. Mas Bolonha é uma cidade com preços muito mais tranquilos do que outras cidades italianas mais famosas. Tem muitos restaurantes legais na cidade e não tão caros, como já mostrei neste post sobre onde comer em Bolonha. Tem muito lugar bem barato também por conta da universidade, mas não era o caso porque um dos nossos focos nessa viagem era justamente a parte gastronômica.



06) Tamanho ideal


Bolonha tem um pouco menos de 400 mil habitantes e é a 7a maior cidade italiana (fonte: wikipedia). Ela não é nem muito grande para você se sentir sufocado com lotação de pessoas e trânsito de carros e nem tão pequena que não tenha o que fazer. Ou seja, tem um tamanho ideal para turistas (com um centro histórico compacto e plano - perfeito para caminhadas)!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required







07) Pórticos


Segundo a wikipedia, pórtico "é o local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Pode se estender ao longo de uma colunata, com uma estrutura cobrindo uma passarela elevada por colunas ou fechada por paredes. A ideia apareceu na Grécia antiga e influenciou diversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais". Isso é muito prático pra fugir da chuva e vento e Bolonha está cheinha deles (são mais de 40 km de pórticos)! Em 2021, os pórticos de Bolonha foram declarados patrimônio mundial pela UNESCO!


Bolonha: 10 motivos porque me apaixonei pela cidade - pórticos de Bolonha




08) Bolonha vista do alto e suas torres


Bolonha sempre foi uma cidade cheia de torres, mas muitas delas não chegaram aos tempos modernos. Mesmo assim, o visual é incrível e encontramos várias torres andando pela cidade. As principais são as torres Asinelli e Garisenda da foto abaixo e em outro post, conto mais detalhes sobre elas. É claro que eu que adoro uma vista panorâmica não ia deixar de subir os 498 degraus da Torre Asinelli (a maior delas)!


Bolonha: 10 motivos porque me apaixonei pela cidade - as torres Asinelli e Garisenda e Bolonha vista do alto da torre Asinelli


Bolonha: 10 motivos porque me apaixonei pela cidade - as torres Asinelli e Garisenda e Bolonha vista do alto da torre Asinelli






09)  Cores da cidade


A cidade é linda! Muitos prédios medievais (ou ainda mais antigos) ainda resistem e além de histórica, a cidade acabou ficando com um tom homogêneo porque grande parte das construções são desses tons avermelhados/alaranjados/ocre/cor de terra da montagem abaixo! Um dos apelidos de Bolonha é "la rossa" ( tradução = "a vermelha") e existem várias explicações, mas uma delas seria pela cor dos prédios!


Bolonha: 10 motivos porque me apaixonei pela cidade - cores da cidade


10) Atrações de Bolonha


Bolonha tem atrações legais, mas não é uma quantidade absurda de coisa que você tem que correr para conhecer tudo ou que não sabe nem por onde começar tipo Paris, Roma ou Londres. Tem a universidade, tem museus, tem a torre que já falei acima, tem igrejas e muito mais que ainda vou mostrar em outro post! Com cerca de 3.700 anos de História, Bolonha já foi casa de etruscos e romanos, então imaginem o tanto de tesouros pelas ruas da cidade!


Bolonha: 10 motivos porque me apaixonei pela cidade - atrações de Bolonha
As torres Asinelli e Garisenda, Basilica di San Petronio na Piazza Maggiore e Palazzo Re Enzo na Piazza del Netuno



Ufa, digam aí se não tenho razão de ter me apaixonado pela cidade? 


Bolonha: 10 motivos para amar Bolonha!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

7 comentários:

  1. Fernanda, visitei Bologna agora no início de dezembro e a cidade é muito legal mesmo. A culinária é fenomenal! Vontade de voltar sempre!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por confirmar o que eu imaginava!um dos meus nonos eh de la! Proxima viagem,destino Bolonha!!!

    ResponderExcluir
  3. Bologna é linda é antiga é mística é indescritível , porque ? Eu nasci lá. Simples assim. Ciao ci veniamo a Bologna.

    ResponderExcluir
  4. Amei a cidade...linda mesmo...subi a torre Asinelli e a vista é espetacular. Achei a praça central a mais bonita q conheci na Italia...amei

    ResponderExcluir
  5. Qual é o a linguagem que se usa lá, Italiano Inglês?

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.