terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Tour de tapas em Valência (Espanha)

Vou começar os posts de Valência falando que já desconfiava que a cidade seria legal, apesar de não existir quase nada escrito sobre ela nos blogs de viagem brasileiros! E a cidade foi ainda melhor do que o esperado!

Valência - Estació del Nord, Mercat Central, Ciudad de las Artes y las Ciencias e Lonja de la Seda
Os destaques de Valência em sentido horário: Estació del Nord, Mercat Central, Ciudad de las Artes y las Ciencias e a Lonja de la Seda


Aproveitei para reencontrar uma antiga amiga - uma holandesa que conheci no meu intercâmbio em Hilton Head Island (EUA) em 2005 e nunca mais tinha visto. Eu sabia que ela havia se mudado para Valência fazia alguns anos e era guia na cidade e entrei em contato para combinar um encontro com ela. Nos encontramos para um café (na verdade uma horchata) e ela acabou me convidando para o tour de tapas no dia seguinte!

Tours in Valencia - Play & Xperience


Guia certificada em Valência, a 50% holandesa e 50% espanhola Suzie criou a empresa Tours in Valencia - Play & Xperience quando resolveu se mudar da Holanda para essa cidade espanhola. Esse é o site da empresa, com algumas informações legais sobre a cidade (que em geral não tem muito conteúdo turístico online comparando com outras cidades espanholas).






Além do tour de tapas que eu fiz e conto abaixo, ela disponibiliza outros tours como o do Parque Natural da Albufera, um tour inicial/básico da cidade (Get a Warm Welcome), Paella Cooking ClassSegway TourShore Excursion (4h para passageiros de cruzeiros) ou até wine tours (vinho é uma das paixões dela!).

Os tours podem ser em grupos maiores (como o meu) ou privados, em espanhol, inglês ou holandês e ela também faz roteiros personalizados de acordo com as suas preferências. A empresa cresceu e ela conta com outro guia também, mas eu não o conheci. Como vocês podem ver, as reviews do TripAdvisor são ótimas, então não sou só eu que recomendo!



Como é o Tapas Tour em Valência


O tour começa em uma das portas da catedral, visitamos um local ali perto e depois seguimos a pé para uma região menos turística e mais boêmia - bairro El Carmen. A Suzie vai contando um pouco sobre a cidade e curiosidades, mas não é um tour focado em Valência em si e sim em comida, então não exclui de jeito nenhum fazer algum outro tour.

Suzie contou que salir de tapas, ir pulando de bar em bar comendo uma coisinha em cada um, não é tão comum em Valência - o pessoal lá costuma ir somente a um local por noite. Para entender mais sobre o que são as tapas, leia aqui.


Onde comer tapas em Valência - La Reina
Tapas em Valência - La Reina


Nesse primeiro local, comi 2 pintxos, um de camarão empanado e outro de queijo com geleia e nozes e estavam bem bons, misturando doce e salgado. Acho que haviam umas 20 ou 30 opções disponíveis. O La Reina Friendly Restaurant pertence ao grupo La Reina, que tem outros restaurantes em Valência. Os pintxos ou pinchos, são originais do País Basco (mais ao norte da Espanha), mas acabam sendo o ideal para esse tipo de tour porque as porções são pequenas. É só ir juntando os palitinhos e no final, para fechar a conta é só somar o valor dos palitos (existem palitos diferentes para diferentes valores) - isso seria o normal em algum bar de pintchos, mas neste tour, você paga um valor fixo e está tudo incluso. O pessoal aqui podia experimentar 2 opções (inclusive algumas vegetarianas) e para beber se não me engano tinha cerveja, vinho, sangria ou água.


Valência (Espanha) à noite
andando por Valência à noite - Plaza de la Virgen meio escondida pelas árvores e um pedacinho da catedral



Já no bairro El Carmen, paramos no "Las Cuevas", bar preferido da Suzie (e que foi o meu preferido também)! Ela super recomenda a sangria daqui, mas também tem cerveja da região entre outras bebidas e eles ofereceram também uma dose do vinho Mistela - típico de Valência. Aqui ela escolheu as comidinhas mais típicas e sempre levando em consideração as restrições alimentares do grupo.


Onde comer tapas em Valência - Las Cuevas
Entrada do Las Cuevas, camarão ao molho de alho e pimenta (sensacional), vinho doce Mistela e Patatas Bravas (com molho separado - normalmente já vem em cima das batatas)


Onde comer tapas em Valência - Las Cuevas
Queijo brie frito com geleia - ótimo, pimientos de padrón (nem é apimentado não), chorizo al infierno muito bom (do vídeo abaixo) e bolinho de bacalhau.


Durante o tour de tapas, a Suzie explica sobre o porrón, essa coisa estranha da foto aí embaixo rs. É um costume em algumas regiões da Espanha usar esse utensílio para beber e como não é tão fácil assim, acaba sendo divertindo porque todo mundo tenta, mas nem todos conseguem beber sem derramar!

Porrón espanhol
Porrón espanhol


No vídeo abaixo, tem uma explicação sobre como beber com um porrón (em inglês, mas dá para entender só olhando mesmo).





Onde comer tapas em Valência - Tasca El Botijo
"Omelete" de abobrinha com queijo de cabra que estava divino, bacalhau (que eu não sou fã e nem comi), patê de fígado de pato e sobresada com mel. Tinha também nesse último local um tipo de almôndega e outra opção com cogumelo que acabei não tirando foto!


O último local, Tasca el Botijo, é um pouco mais apertado, mas sempre tivemos mesa e cadeiras reservadas em todos eles - ótimo para pessoas que nem eu que estão sempre cansadas e não podem ver uma cadeira que já vão se jogando! rs

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa







Vale a pena fazer o o Tapas Tour com a Tours in Valencia - Play & Xperience?


Pelo post dá para ver que tem comida demais!!! E em cada local onde paramos, você escolhe uma bebida incluída no preço do tour (35,00 euros). Bebidas extras são cobradas à parte. Definitivamente, você não precisará jantar depois disso tudo! Durante o trajeto entre um bar e outro a Suzie vai explicando sobre algumas praças da cidade e outras curiosidades - se não fosse por ela, eu nunca teria achado vários gatos pintados nas paredes da cidade, por exemplo!

No dia que fiz o tour, o grupo era bem eclético. Haviam 2 casais de ingleses mais velhos que eram amigos e estavam viajando juntos, outro casal se não me engano de americanos mais velhos também - todos eles com idade para serem meus pais e um grupo de 4 amigos alemães de 20 e muitos/30 e poucos anos que estavam na cidade para ver um jogo de futebol, ou seja, o papo na mesa era sempre bem diferente. Um dos ingleses até conhecia Hilton Head Island - milagre!

Quando acabamos o tour, eu e a Suzie ainda fomos até outro local (post em breve), mas quem quisesse também poderia continuar no último bar aproveitando a noite. O tour sofre algumas alterações de vez em quando, então não tem garantia que vão ser os mesmo lugares ou as mesmas comidas! Abaixo estão várias opções de tours guiados com a Suzie!






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

11 comentários:

  1. Fiquei com água na boca!
    Já coloquei o tour de tapas no roteiro para quando for a Valência.
    Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Achei incrível esse tour. Anotei a dica para quando for para Valência. Ah! E já percebi que não teria sucesso bebendo com um porrón. haha

    ResponderExcluir
  3. Volta comigo? kkk... adoro tapas e pintxos; aliás, fiquei sabendo que são a mesma coisa (ou semelhante), mas com nomes diferentes por causa da rivalidade que espanhóis tem internamente no país, dependendo da região de cada um... Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Geeeente que que é isso Fernanda do céu! E aqueles camarões? Salivando até 2020. =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu salivando aqui toda vez que lembro as coisas que comi nesse dia...

      Excluir
  5. Waowwwww... quero já esse tour. Que maravilha. E já quero um porrón para chamar de meu!
    Seus posts estão fazendo com que eu coloque Espanha na lista rapidamente (ainda não fui para lá, acredita?!)
    Beijos =)

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.