terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Conhecendo Frankfurt: Ônibus hop on/hop off e Walking Tour!

Depois de dar dicas de museusvistas panorâmicas e passeio de barco em Frankfurt, hoje é dia de falar sobre 2 tours para conhecer a cidade: o walking tour e o ônibus hop-on/hop-off!


Quem vai para a Europa (e cidades grandes turísticas em geral) já andou ou no mínimo viu um desses ônibus de 2 andares no esquema "hop on, hop off". Eu utilizei na Espanha (Sevilha e Málaga) e super aprovei na Cidade do Cabo. Eles seguem um itinerário que abrange os pontos turísticos do local e é possível descer em qualquer dos pontos de parada e voltar um tempo depois. Ele não é extremamente necessário em todas as cidades, mas em lugares como a Cidade do Cabo, é essencial.

Ônibus hop on, hop off na Cidade do Cabo
Esse ônibus aqui é da Cidade do Cabo, mas eles são iguais em todas as cidades do mundo!

Ônibus hop on, hop off na Cidade do Cabo

A mesma coisa acontece com os walking tours pela cidade - se você não participou de nenhum, já viu um grupo fazendo nos principais pontos turísticos pelo mundo. Nessa viagem para a Alemanha eu fiz vários: em Luxemburgo (ok, não á Alemanha, mas é grudadinho), em Trier, em Berlim (ainda não escrevi), em Hamburgo e Frankfurt.



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Acabou que por conta dos horários das minhas aulas, atrações que queria conhecer e o tempo feio em alguns dias, só fui fazer um walking tour e utilizar o ônibus hop on, hop off depois de uns 10 dias na cidade então já sabia/conhecia bastante coisa sobre Franfurt. Mesmo assim, tiveram detalhes que só percebi quando o guia destacou e mais uma vez mostrou que apesar de eu ler todos os blogs e guias antes de qualquer viagem, é muito interessante e positivo fazer algum tour guiado.

Ônibus Hop On/Hop Off


A empresa Citysightseeing Frankfurt tem 2 linhas, a vermelha (a clássica) e a verde, mas eu acabei fazendo só a vermelha por conta dos horários. Eu fui no outono e muita coisa já estava com horários apertados. Mas tome cuidado no site deles porque tem uma opção também de tour de 1h SEM hop on/hop off! A melhor opção é comprar o ticket para um dia para utilizar em qualquer linha.

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
mapa com os trajetos dos ônibus - eu fui na linha vermelha

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
A saída do passeio é a praça da Paulskirche, na Berliner Straße, a Paulsplatz. A igreja reconstruída após a Segunda Guerra Mundial foi sede da reunião do Parlamento (Assembléia Nacional) alemão em 1848 (em inglês) e hoje é mais um memorial.

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
A catedral (Dom St. Bartholomäus) vista de lado - já falei sobre ela e a vista da torre aqui no blog!

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Se você quer ver a praça mais famosa de Frankfurt (Römerberg), esse não é o tour para você (falo do walking tour lá na frente, muito mais apropriado para isso). Do ônibus, a gente enxerga só um pedacinho da praça em uma passada rápida na rua lateral porque afinal a praça é só para pedestres e cercada por construções diversas, sem espaço para carros e ônibus.

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Prédios modernos de Frankfurt vistos do ônibus hop on/hop off

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
A melhor vista deles é mesmo do alto da Main Tower ou até do passeio de rio pelo rio Main (ou Meno)

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Para vocês terem ideia do tamanho da escultura do Euro que todo mundo quer tirar foto em Frankfurt - é só olhar as pessoas sentadas ali embaixo na esquerda. Foto tirada em outra ocasião. A escultura foi reformada recentemente, mas muita gente acha que deveria ser retirada dali (em inglês).

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Alte Oper - ópera antiga. Com o ônibus nem deu para tirar foto, mas tirei a da esquerda do alto da Main Tower e a da direita em outro passeio noturno!

Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!

Saindo do centro, seguimos para a região de Bockenheimer Warte. Aqui é possível visitar o Jardim Botânico (Palmengarten), que eu acabei não visitando... É o tipo de passeio que não gosto de fazer em dia fechado e como não é meu passeio preferido e já tinha estado há pouco tempo no Kirstenbosch Botanical Garden, na Cidade do Cabo, acabei deixando sempre para depois e no fim das contas, nem fui. Vejam no blog Spicy Vanilla como é a visita.

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt

Essa torre acima é uma das torres antigas de proteção/vigilância da cidade que ainda estão de pé em Frankfurt e dá nome à região e à estação de metrô ali perto (abaixo). Não descobri se dá para subir nela -  acabei visitando em um dia de feira na praça (não lembro que dia da semana foi isso). E claro, a melhor estação de metrô de todos os tempos não poderia ficar de fora. Mas é mais um lugar que tirei fotos em outra ocasião.

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Gente, achei legal demais essa estação! Aproveitem quando forem ao museu abaixo para tirar fotos! Eu não fui ao museu, mas fui até ali só para tirar essas fotos mesmo!

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Não visitei o Senckenberg Naturmuseum, Museu de História Natural em Frankfurt, mas vocês podem ler sobre ele no blog Viajoteca. Existem algumas esculturas de dinossauro ali na frente que vão fazer sucesso com as crianças!

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Na região da Messe (inglês), onde acontecem as famosas feiras em Frankfurt. Escultura Hammering Man, que existe em várias outras cidades também!

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Hauptbahnhof, uma das estações de trem mais imponentes e impressionantes da Alemanha! Abaixo à esquerda, vista da frente da estação em direção ao centro da cidade.

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Na esquerda, a Westhafen Tower vista do ônibus e na direita, vista do passeio de barco.

O ônibus atravessa então para o outro lado do Rio Main (ou Meno), para o bairro Sachsenhausen, que é mais residencial e ao mesmo tempo, cheio de restaurantes e barzinhos. Mais sobre a região em breve!

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Fachada do Städel Museum (que já escrevi no blog) e um pouquinho do bairro Sachsenhausen

Na volta para a Paulplatz, passamos na beira do rio pertinho do Museu Histórico de Frankfurt e da ponte Eiserner Steg, os 2 já mostrados aqui no blog também (é clicar no nome para ler os posts!).

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Ponte Eiserser Steg

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Historisches Museum Frankfurt

A opção do ônibus hop on, hop off pode ser muito legal para quem tem pouco tempo na cidade e quer ir um pouco além da região da praça Römerberg e principalmente se vocês descer nas paradas para tirar fotos e aproveitar as atrações. Eu acabei não descendo e fiz o tour de uma vez só por causa do horário.

Levem em consideração que a maioria das fotos acima não foram tiradas durante o passeio. Muitas vezes as fotos tiradas do ônibus são atrapalhadas por prédios, trânsito, placas, postes etc, mas como eu estava na cidade por bastante tempo, usei neste post fotos de outros dias.

Não fiz a linha verde, mas das maiores atrações em Frankfurt só senti falta na linha vermelha da Hauptwache, que é vista na linha verde. Na linha verde, aproveite para admirar a Eschenheimer Tor (também não descobri se é possível subir).

Ônibus hop on, hop off em Frankfurt
Eschenheimer Tor, a igreja St. Katharinen e a Hauptwache (casa de guarda principal)


Precisa de hospedagem barata em Frankfurt??? Aqui no blog você acha a solução!





Walking Tour


Eu fiz um walking tour com a mesma empresa do ônibus hop-on/hop-off abaixo, a Citysightseeing, mas pelo site deles, parece que não oferecem mais essa opção. O próprio escritório de turismo oferece walking tours por Frankfurt, incluindo até uma subida na Main Tower, mas as vagas são limitadíssimas (inglês ou alemão).

O tour que eu fiz ficava somente na região da Römerberg e passava por fora da Catedral e da Paulskirche, mas a área pequena é tão cheia de atrações e detalhes que só isso já rendeu uma hora de tour. O tour do escritório de turismo dura 2h e além do trajeto anterior e da subida da Main Tower, passa pela frente da casa de Goethe e pela linda Hauptwache.

Ticket de 1 dia para o Citysightseeing Frankfurt

Vou fazer um post exclusivo sobre a parte histórica no centro de Frankfurt, mas hoje destaco algumas coisas aqui que só fiquei sabendo por conta deste walking tour.

Walking Tour em Frankfurt
A Gerechtigkeitsbrunnen ou Fonte da Justiça, no meio da praça mais famosa e linda da cidade, a Römerberg! E ali atrás à esquerda dá para ver também a Fonte de Minerva ou Minervabrunnen!

Walking Tour em Frankfurt
Na esquerda, a Ostzeile e na direita, a Alte Nikolaikirche (inglês)

Walking Tour em Frankfurt
O restaurante Schwarzer Stern (comi lá, vou escrever mais em outro post) e a Ostzeile
Walking Tour em Frankfurt
Fachada do prédio da prefeitura, conhecido como Römer. Muita gente não sabe, mas dá para visitar o Kaisersaal aí nesse prédio - vou contar em outro post.

Walking Tour em Frankfurt
Da praça dá para ver a torre da Catedral!

Walking Tour em Frankfurt

Walking Tour em Frankfurt
Andando pela praça, não deixe de olhar para o chão! Quase que essas 2 placas passam desapercebidas! A da esquerda é em memória da queima de livros pelos nazistas em 1933 (que apesar da mais famosa ter sido na Bebelplatz em Berlim, também ocorreu em outras cidades, inclusive Frankfurt). A placa diz "Onde queimam-se livros, queimam também pessoas". A da direita, segundo o guia mostra onde montavam a cozinha para as festas de coroação de reis na era medieval e eram chamadas de "Ochsenküche" ou "Oxen Kitchen" (em alemão). Não tem nada a ver com o nosso conhecido ok de hoje em dia (em inglês).

Walking Tour em Frankfurt
Segundo o guia, essa casa que está na ruazinha que liga a Römerberg ao rio Meno é a única original que restou depois dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial (Haus Wertheym - hoje um restaurante). O painel da direita está ali pertinho e conta sobre a fundação da cidade - eu já tinha passado trocentas vezes e nunca tinha reparado! O guia contou que a área do Römer era habitada por romanos (e por isso levou esse nome). Carlos Magno e os francos estavam fugindo dos saxões, atravessou o rio Meno e se instalou na região do Römerberg. Os saxões não conseguiram atravessar e formaram um outro povoado do outro lado do rio, que hoje é o bairro de Sachsenhausen. Foi dos francos que surgiu o nome "Frankfurt".

Walking Tour em Frankfurt
Fachada do Historisches Museum Frankfurt

Walking Tour em Frankfurt
Na Paulplatz é possível observar esse outro pedaço da prefeitura - construção maravilhosa! E essa ponte então? É a Seufzerbrücke (ponte dos suspiros alemã) que passa por cima da rua Bethmannstraße. 



Existe um outro tour em Frankfurt que parece ser super legal, mas as datas não batiam com o meu roteiro e não consegui fazer. Vejam no blog Viajoteca como é o Ebbelwei Express, tour de uma hora em tram customizado.




O Blog "Tá indo pra onde?" contou com o apoio do escritório de turismo de Frankfurt para realizar os 2 passeios deste post, mas as opiniões contidas aqui são independentes.


11 comentários:

  1. Esses ônibus são do tipo ame ou odeie, né? Eu acho que para algumas cidades eles funcionam muito bem. Não conheço Frankfurt (qro muito!) mas me pareceu um passeio bem completo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do seu humor tb rs Frankfurt não é difícil de se locomover, mas foi bom pra descansar e ver os pontos turísticos ao mesmo tempo!

      Excluir
  2. Sou fã de walking tours e recomendo fazer os passeios nestas linhas turismo para se ter uma ótima ideia da cidade! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Adoro fazer Walking Tour pela cidades!
    Estou muito querendo fazer o de São Paulo, você já fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não! Sempre vou pra SP na correria - vamos combinar de fazer juntas??? Pior que são vários - tem o da Paulista, o do Centro e o da Vila Madalena! Mas quero mais o do centro mesmo pq não tenho coragem de andar sozinha com máquina (e guia tb sempre ajuda a reparar nos detalhes).

      Excluir
    2. Vdd! Também faria primeiro o do centro, pq nem sem maquina eu gosto de andar lá sozinha!

      Excluir
  4. Fer, adoro esse tipo de ônibus, com ele conseguimos ter um panorama geral da cidade, né?
    Quando for para Frankfurt com certeza vou usar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Estou indo a Frnakfurt e gostaria de comprar os ingressos para o Hop on Hop off lá e não antecipadamente. É possivel compra na hora?

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.