domingo, 3 de dezembro de 2017

O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio

Padova é o nome em italiano da cidade de Pádua, mas eu prefiro usar aqui no blog o nome italiano mesmo. Como muitos brasileiros são católicos e adoram viajar para a Itália em peregrinações ou excursões religiosas, acredito que a maioria dos brasileiros que visitam Padova tem o objetivo de conhecer a Basilica de Santo Antonio de Padova (que já mostrei nesse post aqui). Afinal o Santo Antônio é um dos santos mais queridinhos pelos brasileiros. Mas a cidade tem muito mais coisa para oferecer, tanto para quem tem mais tempo depois de conhecer a Basílica como para quem não se importa com o santo e quer simplesmente conhecer coisas lindas e históricas na Itália! Eu já contei aqui no blog o motivo que me fez colocar Padova no meu roteiro - e não tem nada a ver com o santo!


O que fazer em Padova (além do Santo Antônio)
A Basílica de Santo Antônio é linda e grandiosa? Com certeza! Mas Padova vai muito além disso!

Mapa - O que fazer em Padova


Marquei no mapa abaixo as atrações de Padova mostradas abaixo, a estação de trem e ponto de informações turísticas, algumas dicas de restaurantes, o hotel onde ficamos e alguns pontos para fotos. O que está em verde era mais essencial no meu roteiro e em amarelo, as coisas para ver se tivesse mais tempo. Clique no ícone porque em alguns casos, tem links com mais detalhes!





10 coisas para fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio



Leia aqui todos os posts sobre Padova no blog!





Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!


Clique nos nomes das atrações para o site oficial (quando houver).

Praças do centro histórico - Piazza delle Erbe, Piazza della Frutta e Piazza dei Signori


As principais praças de Padova são todas uma graça! Como passei um fim de semana na cidade, elas estava sempre bastante movimentadas e no sábado tinha até uma feira nas praças delle Erbe e della Fruta - aproveitamos para comprar muitos temperos italianos para trazer para casa! Essas 2 são separadas pelo Palazzo della Raggione, que falo mais abaixo. Nas cercanias dessas praças estão outras atrações com mais detalhes abaixo, como o Duomo, a Universidade de Padova e o Caffè Pedrocchi.


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Piazza delle Erbe e Piazza della Frutta
Piazza delle Erbe e della Fruta com feirinha de sábado - minha mãe ficou louca com esses temperos! No domingo sem barracas ficou muito mais fácil tirar fotos!


A Piazza dei Signori é cercada por prédios lindos com arcadas e hoje conta com diversos restaurantes, cafés e lojas. A Loggia della Gran Guardia é um edifício renascentista de 1523, que abrigava o Conselho dos Nobres. Hoje é um centro de conferências. Outro edifício marcante na praça é o Palazzo del Capitanio, com o famoso relógio astronômico em sua torre - Torre dell´Orologio (de 1344). O palácio foi construído entre 1599 e 1605 para o comendante da milícia local.


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Piazza dei Signori
Piazza dei Signori - a Loggia della Gran Guardia é o último prédio da montagem. Igreja de San Clemente


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Torre dell´Orologio na Piazza dei Signori
Piazza dei Signori - Torre dell´Orologio linda!




Palazzo della Ragione


Construído no século XIII para abrigar o Tribunal de Justiça e a Câmara do Conselho de Padova, o "Palácio da Razão" também é conhecido como "Salone". Subindo a escadaria, você tem belas vistas das cercanias pela galeria do século XV. No térreo funcionam diversos restaurantes, bares e lojinhas vendendo produtos alimentícios.

No andar superior, um grande salão (imeeenso - é o maior salão medieval sem divisões da Europa, com 80m de comprimento, 27m de largura e 27m de altura) guarda muitos afrescos (os originais eram de Giotto e foram destruídos em um incêndio em 1420) pintados entre 1420 e 1425 por Nicola Miretto (são 333 painéis ilustrando os meses do ano, com deuses, signos do zodíaco e atividades de cada estação) e uma estátua equestre gigantesca. O local pode ser alugado para eventos (como uma convenção de advogados que estava acontecendo ali quando visitei) - ainda bem que a visita não foi atrapalha por isso!

Eu não tinha visto fotos do palácio, nem por fora e nem por dentro e foi uma das melhores surpresas de Padova, apesar da visita ser rápida. O afresco do Palazzo foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 2021, juntamente com outros afrescos da cidade.


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Palazzo della Raggione
Fachada do Palazzo della Ragione e praça vista lá do segundo andar. Visão geral do salão enorme!


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Palazzo della Raggione
Fiquei alucinada com esse teto da galeria!


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Palazzo della Raggione
Mais detalhes do salão


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Universidade de Padova - Palazzo Bo


A Universidade de Padova foi fundada em 1222, sendo a segunda mais antiga da Itália. A primeira mulher a se formar foi Elena Piscopia em 1678! O histórico Palazzo Bo pode ser visitado (leia aqui as dicas do blog ItaliAna), mas eu estava na cidade em um fim de semana e não consegui porque os horários são restritos - clique no título acima para confirmar dias e horários de visitação.

O Palazzo Bo era o antigo prédio da Faculdade de Medicina e um dos alunos mais ilustres foi Gabriele Falópio (1523-1562), de onde foram batizadas as trompas de Falópio. O pátio é do século XVI e Galileu deu aula de Física nessa universidade de 1592 até 1610. A sala de anatomia de 1594 é a sala de ensino médico mais antiga e ainda preservada do mundo!


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Universidade de Padova - Palazzo Bo
Como estava fechada para visitação no fim de semana, acabei só tirando essas fotos da porta mesmo!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required











Duomo e Batistério


Apesar de ser a igreja mais famosa de Padova, a Basílica de Santo Antônio não é a catedral da cidade!!! O posto fica para a  Santa Maria Assunta nella Cattedrale. O Duomo foi construído em 1552 no local onde existia uma catedral no século XIV e parte do projeto é de Michelangelo. O Batistério (construído aproximadamente em 1200) ali do lado é do século XII e tem um dos mais completos afrescos medievais remanescentes na Itália, pintados por Giusto de´ Menabuoi em 1378. As cenas ilustram episódios da Bíblia. Um conjunto de afrescos do século XIV em Padova foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 2021, inclusive o do Duomo.


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Duomo e Batistério

O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Duomo e Batistério
Piazza Duomo - a igreja é bem simples, mas o batistério é o que vale a visita!


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Caffè Pedrocchi


A fachada do café histórico parece até um templo! O local serve como ponto de encontro estudantil e intelectual desde sua inauguração em 1831. O local ficou famoso na época por nunca fechar suas portas. Cada sala é mais ricamente decorada do que a outra, mas o café e outros itens servidos não são muito baratos. No andar superior, está o museu abaixo, além de algumas salas decoradas em estilos floreados mourisco, egípcio, medieval, grego e outros, que são usadas para concertos e palestras. Leia mais sobre o local no blog ItaliANA.


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Caffè Pedrocchi
Acho que o item mais barato no cardápio é um café por 5,00 euros!



Comprei e aprovei o Padova Card, cartão para economizar nas visitas das atrações em Padova!

Museo del Risorgimento e dell´Età Contemporanea


No 2o andar do Caffè Pedrocchi fica o não muito grande Museu do Ressurgimento. Ele conta basicamente sobre a unificação da Itália no século XIX e existem muitos museus com essa temática pelo país inteiro, mas esse foi o único que coloquei no meu roteiro. Leia mais sobre o Risorgimento na wikipedia.


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Museo del Risorgimento e dell´Età Contemporanea
Além do Ressurgimento, o museu conta mais sobre a história mais recente com direito a bastante material sobre a Segunda Guerra

O hotel mais simpático da viagem foi justamente aqui em Padova! Leia sobre a escolha super acertada de hospedagem - o Hotel Al Santo!

Museo Eremitani


Já falei desse museu (e da igreja com o mesmo nome) no post sobre a Capella degli Scrovegni (abaixo), então não vou entrar em detalhes aqui - é só clicar para ler o post. É a atração mais perto da estação de trem e o museu é muito maior do que parece!

O que fazer em Padova - Museo Eremitani



Cappella degli Scrovegni


Já contei todo o meu amor e minha vontade de conhecer a capela do Giotto ou a Cappella degli Scrovegni em outro post aqui no blog. Obrigatório comprar o ingresso com bastante antecedência como contei lá. Declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 2021.


O que fazer em Padova - Capela degli Scrovegni

O que fazer em Padova - Capela degli Scrovegni


Prato della Vale


Além das praças históricas que falei lá em cima, Padova tem outra praça bem famosa e linda, a Prato della Vale! Um pouco fora do centro histórico, nas proximidades da Basilica de Santo Antônio, a praça com formato inusitado é uma da principais atrações da cidade. Leia mais sobre ela no blog Viajoteca. Ela é considerada a maior praça da Itália por muitos, com 90 mil metros quadrado em formato elíptico. Um canal em formato de anel, circundado por dezenas de estátuas (78 - veja a lista completa na wikipedia) de personagens da cidade dá um super charme ao local. Cheguei na cidade em um sábado e estava rolando uma feirinha (na verdade feirona) de artesanato e produtos de segunda mão. O ruim é que com a feira, as barracas impediam a visão dos prédios bonitos ao redor da praça.





O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Prato della Vale


Padova fica pertíssimo de Veneza e depois de dormir 3 noites na tranquila Padova, seguimos para 3 noites na agitadíssima Veneza - uma ótima combinação! Leia aqui tudo sobre Veneza no blog!

Orto Botanico


O Jardim Botânico de Padova é o mais antigo da Europa (1545) e ainda preserva muito de sua aparência original. Ali foram plantadas as primeiras lilases (1568), as primeiras batatas (1590) e os primeiros girassóis (1568) da Itália. Eu nem sabia disso, mas o local é Patrimônio Universal pela UNESCO desde 1997.


O que fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio - Orto Botanico
Além de várias áreas abertas, existe uma grande estufa, reproduzindo diversos tipos de vegetação





Veja aqui todos os posts sobre a Itália no blog!

10 coisas para fazer em Padova (Pádua) além do Santo Antônio




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Adoro Padova, que cidade aconchegante e linda! Excelentes dicas, o Jardim Botânico é a coisa mais fantástica, vale visitar quantas vezes puder. Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada com o Orto Botanico, adoro natureza! Ainda mais por ser o mais antigo da Europa! Imagina quanta história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a cada tropeço na Itália vc volta séculos no tempo!

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar de Padova. Adorei! Itália sempre com construções magníficas, né? Lindas fotos! E o jardim botânico também parece incrível. Adoro visitar um quando viajo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia nem com o nome português Pádua, a cidade do Santo Antônio?

      Excluir
  4. Adorei os diferentes ângulos do relógio, e fiquei chocada com a imagem da Igreja vista de cima. Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo a Itália, não conheço essa cidade, mas já acrescentei na minha lista para a minha próxima viagem à Itália.
    Obrigada por compartilhar
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Quanta dica boa do que fazer em Padova! Aliás, todas as cidadezinhas não Itália são um encanto não é? Eu não visitei Padova, mas fiquei curiosa para conhecer lendo seu post. A Cappella degli Scrovegni me pareceu linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale dessa capela q eu quase choro! Foi o motivo de ter incluído Padova no meu roteiro!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.