quinta-feira, 21 de julho de 2016

De volta para o passado na maria fumaça de Campinas para Jaguariúna

Depois de ter feito o passeio de trem de Tiradentes a São João del Rei em 2011, o trajeto inverso em 2015 no encontro de blogueiros em São João del Rei e a tentativa de fazer o passeio de trem de Curitiba a Morretes durante o Curitiblogando ano passado, lembrei que tinha feito o passeio de maria fumaça de Campinas a Jaguariúna uns 25 anos atrás e já nem lembrava de nada! Tratei de voltar em 2016 para relembrar tudo e contar aqui no blog!


maria fumaça Campinas-Jaguariúna

mapa do trajeto da maria fumaça Campinas-Jaguariúna


Já conheceu algum cinema drive-in? Conheci durante a pandemia, aprovei e conto tudo aqui sobre os drive-ins da região de Campinas!



Veja como é o passeio com a maria fumaça histórica de Campinas a Jaguariúna (SP)!


Acordei relativamente cedo em um domingo para pegar a maria fumaça das 10h10. É necessário chegar com antecedência (de cerca de meia hora) porque antes da partida, o pessoal dá algumas explicações sobre as regras do passeio e sobre o trem ali mesmo na plataforma (e também para garantir sua vaga no estacionamento - esse da foto aí embaixo).

maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Estacionamento e bilheteria


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Antes do trem partir, ainda deu tempo de tirar umas fotos pela Estação Anhumas (que fica perto do Shopping Galleria em Campinas).


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Na frente da bilheteria tem essa maquete fofa com as estações do trajeto



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











maria fumaça Campinas-Jaguariúna
A maria fumaça pode ser composta por vagões diferentes a cada dia e tirei fotos de alguns. Aliás, o guia (na foto abaixo) nos ensinou que na verdade "vagão" é usado somente para trens de carga e para trens de passageiro o correto é falar "carro" - deixa eu ir correndo consertar os outros posts onde falo sobre trem aqui no blog!


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
O guia vai contando a história da linha de trem e o pessoal faz algumas demonstrações  (a fumaça, o apito etc) - pena que o videozinho que fiz com a maria fumaça chegando na estação se perdeu quando meu celular morreu na semana passada!!!



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






maria fumaça Campinas-Jaguariúna

maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Dentro de um dos vagões, ops, carros - podem ver que nas fotos abaixo eu passei por todos os carros da maria fumaça e fui tirando fotos


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
O guia vai se revezando entre os carros e explicando sobre a região, a produção de café (que motivou a construção da linha férrea na região), as fazendas, as famílias influentes da época cafeeira etc. De tempos em tempos, vários voluntários passam vendendo lanches, bebidas, docinhos, souvenirs, etc. Achei os preços justos (milagre! porque geralmente o pessoal quer enfiar a faca nesse tipo de passeio aproveitando que você está "preso" no local).


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Vamos observando os condomínios mais afastados do centro, a zona rural de Campinas e algumas estações pelo caminho.


maria fumaça Campinas-Jaguariúna

maria fumaça Campinas-Jaguariúna

maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Os assentos pares são na janela, mas não sei se dá para escolher o lugar na bilheteria. Como eu estava sozinha e o trem não estava lotado, me deram um assento na janela e ninguém sentou ao meu lado. Eu comprei esses imãs de geladeira (acho que por 5 ou 7 reais)


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Eu sou dessas que se preocupa com o banheiro quando está em lugares públicos/abertos! Na foto acima, o vagão-restaurante (ou seria carro-restaurante?)



Onde comer em Campinas - 2023








maria fumaça Campinas-Jaguariúna
A Estação de Tanquinho dá gosto de ver mesmo que só por fora! Ela foi recentemente restaurada e está sendo preparada para receber um museu do telefone. Você sabia que Campinas foi uma das primeiras cidades do país a contar com várias linhas telefônicas? O guia também contou várias curiosidades sobre esse tema durante o passeio.


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Para completar o clima de nostalgia, esse trio animado passa de carro em carro tocando músicas antigas (como era junho, o repertório era bem de festa junina) - acho que uma vez na ida e outra na volta.


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Antes de chegar em Jaguariúna, não deixe de observar o rio e a ponte!


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
A estação de Jaguariúna parece maior do que a de Campinas (Estação Anhumas) e está bem mais bonitinha. Como vocês viram acima, existe um restaurante no local.


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Tivemos cerca de 45 minutos para tirar fotos por ali, passar na feirinha ali do lado, ir ao banheiro etc (tem banheiro no trem, mas o pessoal prefere ir na estação e aí forma aquela fila no banheiro feminino. Minha sugestão é andar, passear, comprar e dar uma passadinha no banheiro 10 minutos antes de voltar para o trem - eu fiz isso e não peguei fila nenhuma). É possível tirar fotos com roupas de época nesse carro vermelho aí em cima. Olha o charme do relógio antigo!


maria fumaça Campinas-Jaguariúna

maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Mais algumas demonstrações sobre a maria fumaça para o pessoal que está fazendo o trajeto a partir dali. Aliás, o recinto da estação é completamente aberto para qualquer turista ou morador então ali terão pessoas almoçando, curtindo a feirinha ou só parando para ver a maria fumaça por curiosidade.


maria fumaça Campinas-Jaguariúna

maria fumaça Campinas-Jaguariúna- feirinha de Jaguariúna
Feirinha de Jaguariúna (sábado das 9h às 15h e domingo e feriados das 9h às 17h) - dizem que essa empada é famosa então tive que experimentar a de palmito! Custa 5 reais e é bem gostosa sim, mas alguém me explica - qual a necessidade de enfiar catupiry em 95% dos recheios? aff Acho que o de palmito era o único sem! 


maria fumaça Campinas-Jaguariúna
Depois disso, já era hora de voltar para Campinas! Essa maria fumaça é linda, né?



Fiz uma listinha com os 10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas e claro que o passeio de maria fumaça está lá!


O trem saiu atrasadinho naquele dia às 10h30, chegou em Jaguariúna às 11h55 e saiu de novo de lá às 12h45 para chegar em Campinas às 14h. A estação já estava cheia com os passageiros do passeio seguinte. Comprando um ticket diferente, é possível fazer somente o percurso de ida ou ir na primeira maria fumaça e voltar no último horário, aproveitando para almoçar em Jaguariúna (mas somente de domingo existem 2 passeios que possibilitam essa troca).


Um passeio incrível para quem adora plantas e flores e na Região Metropolitana de Campinas é o Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa!


A ABPF


A maria fumaça Campinas-Jaguariúna foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária  (ABPF) e a grande maioria do pessoal que trabalha para fazer esse passeio funcionar é voluntário!!! A associação, os trens e as estações são mantidos com o dinheiro arrecadado na bilheteria e nas vendas na lojinha das estações ou nos carrinhos de comida/bebida durante o passeio. Eles estão sempre restaurando carros para adicionar ao passeio (e podemos ver alguns em trilhos paralelos na chegada em Campinas por exemplo). Dá para perceber o carinho que todo o pessoal tem por trens antigos! Se você também curte, existe esse grupo no facebook sobre o assunto - ABPF oficial.

Eventos na maria fumaça


O pessoal da ABPF sempre programa passaios especiais, como esse daqui com café da manhã no trem e é possível também planejar os seus próprios eventos lá - passeios de escola (durante a semana), filmagens, ensaios fotográficos, etc.


Vejam no vídeo abaixo do casal Nerds Viajantes como é esse passeio!



O blog "Tá indo pra onde?" fez o passeio como cortesia, mas garante que as opiniões aqui presente são isentas. Obrigada a todo o pessoal da ABPF!

Informações práticas


Local de saída (em Campinas): Estação Anhumas - Rua Dr. Antônio Duarte Conceição, 1501 - estacionamento no local grátis (mas em dias de trem cheios acho que o estacionamento não comporta todo mundo).
Local de saída (em Jaguariúna):  Av. Marginal, 600 - Centro. Estacionamento grátis no local. 
Preço: Percurso completo R$95,00 e meio percurso R$ 75,00. Existem diversas promoções para Dia dos Pais, férias, etc. Consultem o site.

Horários (em julho/2016) - consulte o site para ver se houveram modificações:

Saindo de Campinas:
Sábados 10h até Jaguariúna (percurso completo)
15h até Tanquinho (meio percurso)
Domingos 10h10 até Jaguariúna (percurso completo)
14h30 até Jaguariúna (percurso completo)
16h30 até Tanquinho (meio percurso)

Saindo de Jaguariúna:
Sábados 10h até Tanquinho (meio percurso)
15h até Tanquinho (meio percurso)
Domingos 10h até Tanquinho (meio percurso)
12h30h até Campinas (percurso completo)
14h30 até Tanquinho (meio percurso)



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Não sabia que existia esse passeio em Campinas. Que legal!!!
    Fiquei empolgada e vou procurar fazer o passeio quando voltar a Campinas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer então que vc já esteve por aqui??? Não lembrava (ou não sabia)!! Volte e a gente vai na maria fumaça!

      Excluir
  2. Que bom que tinha guia durante este passeio! Senti falta de informações no passeio em São João del Rei e achei super útil em Morretes, minhas duas experiências! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guia nesses passeios só acrescenta né? A não ser quando fala demais, o que não era esse caso!!! rs

      Excluir
  3. Gostaria de fazer todos os passeios que existem, no Brasil, em Maria Fumaça. Acho um charme. Anotadinho! BjO!!!

    ResponderExcluir
  4. Eita, que passeio simpático :) Curti as fotos.

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu passei a minha adolescência inteira sonhando em fazer este passeio e nunca fiz, acredita? Tá aí. Obrigada por me lembrar dessa vontade, vou fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha acredito porque eu tb tenho umas vontades antigas que sempre acabo adiando!. Combina com a Paula Brum e venham pra cá!

      Excluir
  6. Quando eu fiz, acabei não aproveitando porque tava trabalhando. Quero muito ir de novo! E quero um imã pra coleção :( haha.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.