quinta-feira, 8 de outubro de 2015

10 dicas para curtir São João del Rei - MG!

Como já contei no blog, em agosto deste ano voltei a São João del Rei para o 2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem brilhantemente organizado pelo Antônio, do blog Retrip. Já tinha estado na cidade rapidamente em 2 outras ocasiões, com amigos da faculdade em um feriado e com meus pais durante uma roadtrip de uma semana em Minas, pegando a maria fumaça em Tiradentes. Mas é claro, que me hospedando em São João del Rei e seguindo as dicas dos locais, eu aproveitei muito mais a cidade!

O que ver e fazer em São João del Rei -MG
Algumas das partes que achei mais bonitas em São João del Rei  em sentido horário: Solar dos Neves, Igreja do Rosário, a "praia" (com a Ponte da Cadeia, a Prefeitura e a Secretaria da Fazenda) e o Chafariz da Legalidade

Seguro viagem geral 468x60

A seguir então, 10 dicas para curtir São João del Rei - MG!!!



1) Espetáculo Lendas São-Joanenses


Quando li "Lendas São-Joanenses" na programação do evento, confesso que não tinha a menor ideia do que se tratava, mas foi uma surpresa muito agradável! Como toda cidade razoavelmente pequena do interior, São João tem muitas lendas, que acabaram servindo de inspiração para um livro ("Contam que...", de Lincoln de Souza) e posteriormente para essa espécie de teatro encenado ao vivo, pelas ruas históricas da cidade. Por ser um espetáculo noturno e todas as lendas envolverem "causos do além", o clima fica perfeitamente misterioso. Não vou contar nenhuma das histórias aqui para não acabar com a graça de quem estiver planejando assistir, mas você pode encontrar o livro para ler online aqui. A minha história preferida foi a que explica a origem do nome do bairro Segredo! Além disso, também conta-se um monte de coisas sobre a história da cidade.

A encenação acontece uma vez por mês mais ou menos e vale MUITO a pena se programar para estar na cidade no fim de semana certo! Me desculpem pelas fotos não muito boas, mas sabe como é - tirar fotos à noite caminhando dá nisso rs. Organizada pela Rotas em Rumos, custa R$ 20,00 (comprado na hora ou com desconto comprado na agência), foi uma cortesia para os blogueiros do encontro.

Lendas São Joanenses - São João del Rei - MG

Lendas São Joanenses - São João del Rei - MG

Lendas São Joanenses - São João del Rei - MG


Site com calendário das apresentações

2) Trabalho em estanho


A arte de manusear o estanho só existe em uma cidade do Brasil, justamente São João del Rei. Visitamos a loja da Imperial Estanhos para aprender um pouquinho mais sobre isso. Da outra vez que estive na região, já tinha comprado alguns objetos de decoração para a casa, mas as peças não são baratas, pois o material é valioso e envolve muito trabalho.

Imperial Estanho - São João del Rei - MG

Imperial Estanho - São João del Rei - MG

3) Gastronomia


Como falar de Minas Gerais sem citar a gastronomia e o excesso de comida? rs Entre todas as delícias mineiras, destaco as que conheci/revi nessa viagem: o tijucano (um pão de queijo recheado com um bolinho de feijão), queijo Catauá e ora-pro-nóbis (uma verdura parecida com a couve, mas muito mais gostosa. Geralmente come-se com frango e eu aproveitei para matar a saudades no restaurante do Garden Hill). 



Além disso, tiveram as surpresas do menu degustação do Restaurante Dedo de Moça: o canapé de banana da terra com geleia de pimenta (muuuito bom), o acarajé mineiro (com os molhos de requeijão, vinagrete, carne seca e linguiça) e o meu preferido, o fondue mineiro (angu maravilhoso com quiabo, couve, torresmo e linguiça para mergulhar)! Condizendo com a fartura mineira, ainda tivemos o prato principal - Filé Fome de Queijo (filé coberto com o queijo catauá acima, acompanhado de arroz). A sobremesa foi uma taça de morango ao vinho tinto e especiarias. O restaurante já ganhou 1o lugar no Festival de Happy Hour e a Denise escreveu um post só sobre o restaurante no blog Viajante Solo! O almoço foi cortesia para os blogueiros. Na noite anterior, eu já havia jantado um risoto vegetariano com ora-pro-nóbis ali (sim, eu adoro!!).

Restaurante Dedo de Moça - São João del Rei - MG
Em sentido horário: canapé de banana da terra com geleia de pimenta, acarajé mineiro, filé fome de queijo e fondue mineiro

Restaurante Dedo de Moça - São João del Rei - MG
Sobremesa, decoração e o risoto do jantar anterior

4) Memorial Tancredo Neves

São João del Rei é a cidade natal do presidente eleito Tancredo Neves (que ficou doente e faleceu antes mesmo de poder governar nos anos 80!). Além de observar o lindo casarão da família (1a foto do post), temos também um memorial na cidade, que infelizmente funciona em uns horários ruins. Não consegui visitar, mas seguem os relatos da Bruna (blog Contando as Horas). Ele está enterrado no cemitério nos fundos da Igreja São Francisco de Assis.

Memorial Tancredo Neves em São João del Rei - MG

5) Diversas igrejas


O que seria de uma cidade mineira sem as igrejas católicas lindas??? Aqui abaixo tem 4 exemplares, mas no post mesmo tem outras igrejas e tenho certeza que não passei em várias! A cidade é conhecida pela linguagem dos sinos, pois em São João del Rei, os sinos falam!

Igreja Nossa Senhora do Carmo - São João del Rei - MG

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Igreja Nossa Senhora do Pilar em São João del Rei - MG
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Igreja Nossa Senhora do Pilar

Igreja Nossa Senhora do Pilar - São João del Rei - MG

Igreja São Francisco de Assis - São João del Rei - MG

Igreja São Francisco de Assis - São João del Rei - MG

6) Canto Gregoriano


E falando de igrejas, um programa legal de domingo de manhã é assistir à missa na Igreja São Francisco de Assis, às 9h15. Mesmo que você não seja fervorosamente religioso, vá ouvir os cantos gregorianos! Eu infelizmente não consegui chegar a tempo, mas já vi esse tipo de missa em outros lugares.

Igreja São Francisco de Assis - São João del Rei - MG

7) Andar pelo centro histórico


Como qualquer cidade histórica mineira, São João tem um centrinho lindooo e muito maior e mais preservado do que eu me lembrava! Ainda bem! Nas fotos abaixo, vejam alguns pontos imperdíveis, todos a uma curta caminhada de distância - eu passei em frente a vários deles, diversas vezes durante as 48h que fiquei na cidade.

Igreja do Rosário e Solar dos Neves - São João del Rei - MG
Igreja do Rosário e Solar dos Neves

Rua das casas tortas - São João del Rei - MG

Casario histórico na Rua Getúlio Vargas - São João del Rei - MG
Casario histórico lindo na Rua Getúlio Vargas

Casario histórico na Rua Getúlio Vargas e Solar da Marquesa de Ituverava - São João del Rei - MG
Casario histórico lindo na Rua Getúlio Vargas e Solar da Marquesa de Ituverava (foto debaixo à esquerda)

Rua Getúlio Vargas e Igreja Nossa Senhora do Carmo - São João del Rei - MG

Praia de São João del Rei e casario histórico

Praia de São João del Rei e casario histórico
Ponte do Rosário, "praia" de São João del Rei, casario histórico e estação ferroviária

Ponte da Cadeia e praia de São João del Rei - MG

Centro histórico de São João del Rei - MG
Perto da praia, estátuas de Tancredo Neves e Tiradentes, teatro e casarão

Monumento ao Expedicionário e Chafariz da Legalidade - São João del Rei - MG
Monumento ao Expedicionário e Chafariz da Legalidade

Praça da Igreja São Francisco de Assis - São João del Rei - MG
A igreja de São Francisco de Assis não é a única coisa interessante naquela praça!
Praça da Igreja São Francisco de Assis - São João del Rei - MG

Túmulo de Tancredo Neves, no cemitério da Igreja São Francisco de Assis, em São João del Rei - MG
Túmulo de Tancredo Neves, no cemitério da Igreja São Francisco de Assis

8) Passeio de maria fumaça para Tiradentes


Passeio clássico estando na cidade!!! Já fiz (no sentido contrário) e contei neste post. No sentido SJDR-Tiradentes, é melhor sentar do lado esquerdo do trem!!! E no sentido Tiradentes-SJDR, melhor sentar do lado direito! Ainda vou fazer outro post só sobre Tiradentes!

Estação ferroviária de São João del Rei e maria fumaça

9) Artesanatos variados em outras cidades da região


O interior de Minas é também o paraíso para quem quer comprar!!! Cada cidade da região é meio que especializada em um tipo de artesanato ou guloseima! Tem o rocambole de Lagoa Dourada, a cachaça em Coronel Xavier Chaves e muito artesanato em madeira, pedra, tear etc em Resende Costa, Prados, Bichinho e outras cidades (e o estanho do item 2 é claro)! Na minha última viagem, escrevi sobre Tiradentes e sobre um tour de compras de um dia pela região, passando por Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Prados e Bichinho.

10) Serra do Lenheiro e pinturas rupestres


Deixei o mais surpreendente para o final! Até ver a programação do evento, não tinha a menor ideia que existiam pinturas rupestres no interior de Minas! E como vocês podem ver nas fotos abaixo, são várias, em um paredão no alto da Serra de Lenheiros. Para chegar lá, é necessário fazer uma caminhada/trilha até que curta, mas é uma bela de uma subida com muitos degraus irregulares. Mas a vista lá do alto é outro presente que compensa o esforço!

Serra do Lenheiro, São João del Rei - MG

Pinturas Rupestres na Serra do Lenheiro, São João del Rei - MG

Pinturas Rupestres na Serra do Lenheiro, São João del Rei - MG

vista da Serra do Lenheiro, São João del Rei - MG


Fizemos o passeio cortesia com guia da Rumos em Rotas, mas eles oferecem outros passeios além desse e do Lendas São Joanenses (alguns exemplos: cavalgada, arte sacra, Casa da Pedra etc).

E aí, quem ficou com vontade de conhecer São João del Rei e arredores???


Blogs participantes do encontro

Parceiros do evento

Um agradecimento especial aos parceiros que acreditaram no evento Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem de São João del Rei /Tiradentes:

Imperial EstanhosCafé CaramelloRumos em RotasGarden Hill Hotel e Golfe, Cachaçaria Alferes, Ferrovia Centro AtlânticaRestaurante Dedo de MoçaQueijo CatauáRestaurante O BistrôRestaurante Monte Alverne e Chokolateria.



Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

12 comentários:

  1. Oi, Fer! Quanta dica bacana! Eu preciso muito conhecer esses cantinhos de Minas... pra ontem!
    Parabéns pelo post e pelas lindas fotos!
    Ah... faltou a Chokolateria aí entre os parceiros!!! :( rsrs

    Beijos,
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa conhecer mesmo!! E saindo do Rio de carro, não fica longe! Oops, vou lá consertar!

      Excluir
  2. Que saudades dessa terra! Vontade de fazer tudo de novo! Não cheguei a entrar no Memorial, mais um motivo pra voltar! hahaha Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltamos juntas então! Eu tb não conheci o memorial!!!

      Excluir
  3. Muito bom rever essas imagens e relembrar de todos os momentos. Minha passagem por lá foi muito curta, não consegui explorar a cidade durante o dia... fica para uma próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também foi curta! Mas pelo menos já foi minha 3a passagem por lá rs. De passagem em passagem, a gente vê tudo! hehehe

      Excluir
  4. Qdo voltarem me chamem! Minas agora ficou no topo da minha lista!

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nós não vimos a peça e nem realizamos o passeio de trem? Fiquei morrendo de vontade depois de ler seu post!!! Adorei as 10 dicas. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Lendas São Joanenses" só aconteceu em poucos fins de semana espalhados ao longo do ano (mais ou menos um por mês) então tem que programar bem a viagem pra dar certo!

      Excluir
  6. Quero muito conhecer as cidades da estrada real!!! São João está na minha lista. Adorei as dicas! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa ir Pam!!! A Estrada Real é uma das regiões mais imperdíveis do Brasil!!!

      Excluir