domingo, 10 de janeiro de 2016

Altstadt Frankfurt - o centro histórico reconstruído em Frankfurt

Frankfurt foi uma das cidades mais devastadas na Segunda Guerra Mundial e já até mostrei aqui no blog mais ou menos como o centro histórico ficou.


Maquete de Frankfurt destruída após Segunda Guerra Mundial
Maquete da cidade destruída - pode ser vista no museu histórico da cidade


Frankfurt destruída após Segunda Guerra Mundial
Foto: University of Winsconsin - com uso livre


Frankfurt destruída após Segunda Guerra Mundial
Vista aérea da catedral e de Frankfurt destruída após Segunda Guerra Mundial. Foto: Mylius - com licença para reutilização


Logo depois da guerra, começou o trabalho de reconstrução, que estava a pleno vapor quando visitei a cidade pela primeira vez em 2014!!! Neste post, vou mostrar a principal praça da cidade (todinha reconstruída há décadas) e a região entre Römerberg e a catedral reconstruída depois que estive lá - e que eu conheci quando voltei a Frankfurt em 2019!





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Römerberg


A praça mais bonita, mais famosa e mais turística de Frankfurt é cercada por prédios lindos, reconstruções do século passado.  Apesar de não serem originais, é tudo bem fiel.

De um lado, está o Römer (prédio da prefeitura) e na sua frente as casinhas da Ostzeile. O Römer é um conjunto de casas do século XV ao XVIII e foi reformado e aumentado durante os anos até se estender também a um prédio em outro quarteirão (por isso a existência da ponte de uma das fotos abaixo!). Segundo a Carina, do Viajoteca, "todas as casas foram construídas em estilo gótico, e tem nome: a da esquerda é chamada de Alt Limpurg (Limpurg antigo), a do centro é Römer (romanos) e à direita fica a Löwenstein (pedra do leão)."


Römer, Frankfurt

Römer, Frankfurt

Römer, Frankfurt

Rathaus, Paulplatz, Frankfurt
A ponte dos suspiros! O prédio da prefeitura (Rathaus) acabou sendo estendido para a quadra de trás e a quadra do lado (perto da Paulsklirche) e por isso a ponte ligando os prédios!


Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha
Veja aqui dicas de tours/passeios guiados em Frankfurt e excursões saindo da cidade


Sabia que é possível entrar no Römer e conhecer o Kaisersaal??? De acordo com a plaquinha ali no Römer, o Kaisersaal está aberto de 2a a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h, mas pode ser fechado para eventos especiais. Das 3 semanas de passei em Frankfurt, passei dezenas de vezes ali em frente e SEMPRE estava tendo algum evento... Só consegui entrar acho que no penúltimo dia!

Kaisersaal Römer Frankfurt
É baratinho - custa só 2,00 euros, mas você precisa se virar com essa máquina para comprar o ticket rs. Escada renascentista no pátio interno do Römer


Kaisersaal Römer Frankfurt
Retratos de 52 Kaisers e reis do Sacro Império Romano-Germânico até 1806. As pinturas foram feitas entre 1838 e 1852 e claro, foram destruídas na Segunda Guerra.


Kaisersaal Römer Frankfurt
Era nesse salão que acontecia o banquete após a coroação dos reis do Sacro Império Romano-Germânico. Existe uma varandinha ali que dá para a praça, mas fica fechada para o público. Se aproximando do vidro, podemos ver a praça linda (mas nesse dia, o tempo estava horrível). 


Essa parte conhecida como Ostzeile eu acho que é até mais bonita do que o Römer. Segundo a Carina do Viajoteca, "cada prédio tem seu próprio nome, e da esquerda para a direita são eles: prédio nº 28 é o Zum Engel (no anjo), o nº 26 Goldener Greif, o nº 24 Wilder Mann (homem selvagem), Kleiner Dachsberg-Schlüssel (pequeno topo da montanha-chave) nos nºs 20-22, nº18 Großer Laubenberg (grande Laubberg) e, finalmente no nº 16 o Kleiner Laubenberg."


Ostzeile, Römerberg, Frankfurt
Nessa foto aparecem na verdade as 6 casas da Ostzeile e na direita, o restaurante Schwarzer Stern, que já falei aqui no blog


Ostzeile, Römerberg, Frankfurt

Ostzeile, Römerberg, Frankfurt
O restaurante e a Ostzeile


Em um dos lados da praça, temos a Alte Nikolaikirche, em estilo gótico primitivo. Consagrada em 1290, e foi utilizada como igreja da corte até o fim do século XV.


Alte Nikolaikirche, Frankfurt


No centro da praça são 2 fontes, a linda e maior Gerechtigkeitsbrunnen e a mais discreta Minervabrunnen.


Gerechtigkeitsbrunnen, Römerberg, Frankfurt
Gerechtigkeitsbrunnen em destaque e a Minervabrunnen ali na esquerda escondida


A região está sempre cheia de turistas e moradores, nas lojinhas, restaurantes (alguns famosos - em outro post eu falo deles) e até se casando na prefeitura. Um dos dias que eu estava em Frankfurt, sentei na praça para descansar e vi um monte de gente saindo da prefeitura todos arrumados. Um tempo depois saiu o noivo e a noiva e teve a chuva de arroz que nem aqui!

Ao lado do Römer, está o escritório de turismo da cidade, ponto de encontro para o walking tour e um dos pontos onde você pode comprar o seu Frankfurt Card. Nessa mesma praça, acontece o Mercado de Natal de Frankfurt, que sempre está nas listas de melhores mercados desse tipo na Alemanha.



Römer, Frankfurt
Detalhes no chão da praça que só percebi no walking tour!


Römerberg, Frankfurt
Dá para ver a torre da catedral da praça! O escritório de turismo da cidade fica em um dessas 2 casas à direita do Römer!


Está procurando hospedagem barata em Frankfurt? Este post é para você! Aqui no blog tem um post com várias dicas de hospedagem em Frankfurt de acordo com  o motivo da sua viagem e mais recentemente experimentei e aprovei um hotel com ótimo custo-beneficio pertinho da estação de trens de Frankfurt!









DomRömer Projekt - reconstrução da região entre a catedral e Römerberg


Pela menos uma coisa boa a destruição da cidade trouxe para a gente: descobriram ruínas romanas na praça em frente à catedral de Frankfurt! Quem visitava a cidade atéalguns anos atrás atrás, sempre dava uma passadinha no Archäelogischer Garten (em alemão), como os meus pais em uma viagem em 2011.


Foto da viagem dos meus pais. Saindo do Römer em direção à catedral, você passava pelo Archäeslogischer Garten para chegar na igreja. Agora essas ruínas estão encobertas pelas construções do DomRömer Project.


Ali do lado foi construído entre 1972 e 1974, o Technisches Rathaus (em alemão), uma construção em estilo moderno, como vocês podem ver na foto abaixo.


antiga Technisches Rathaus, Frankfurt
Essa foto pertence à DomRömer GmbH.


O prédio que abrigava a prefeitura já precisava de reformas e depois de uma consulta e planos com a população, puseram o edifício abaixo para reconstruir o bairro que existia ali antes do bombardeio! Esse foi o tão famoso (na cidade pelo menos) projeto DomRömer (em inglês)! A região da catedral estava uma bagunça e quase impossível de andar durante a minha visita à cidade em Outubro/2014, mas o que veio depois, ficou bem legal - DomRömer Quartier!


projeto DomRömer, Frankfurt
Reformas em 2014: Projeto para 35 casas, 15 reconstruções e 20 novas construções (em estilo antigo) para servir como local para eventos, lojas, restaurantes e até apartamentos para cerca de 200 habitantes.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required




Entre as 15 casas reconstruídas, seguindo desenhos, pinturas, mapas, fotos e maquetes antigas, estão a Haus zur Goldenen WaageNeues Rotes Haus am MarktHaus zum EsslingerGoldenes Lämmchen e Hof Rebstock am Markt (clique nos nomes para ver fotos da wikipedia).


projeto DomRömer, Frankfurt
Fotos comparando o antes e o depois de alguns dos prédios mais importantes da área. As ruínas romanas estão no subsolo da "Stadthaus am Markt" (city hall on the market square) e podem ser visitadas.


Frankfurt vista da torre da catedral
Fotos que eu tirei em outubro/2014 da torre da catedral - vejam no post outras opções para ver Frankfurt do alto!


Torre da Catedral de Frankfurt e Projeto Dom Römer
Essa foto pertence à DomRömer GmbH.


Vejam no vídeo abaixo sobre a reforma na área e o resultado:





Projeto DomRömer em Frankfurt
As fotos desta montagem pertencem à DomRömer GmbH.



Altstadt Frankfurt - o centro histórico reconstruído em Frankfurt
A praça principal da área reconstruída recentemente

Altstadt Frankfurt - o centro histórico reconstruído em Frankfurt

Altstadt Frankfurt - o centro histórico reconstruído em Frankfurt
Cheguei muito tarde então não consegui entrar e só tirei essas fotos de fora da  "Stadthaus am Markt", mas deu para ter uma ideia pela grade das ruínas








Remodelação do Historisches Museum Frankfurt (Museu Histórico de Frankfurt)


Já falei um pouco sobre isso no post sobre alguns museus da cidade, inclusive o ótimo Historisches Museum Frankfurt. Esse prédio antigo abaixo é uma das construções mais antigas da cidade (claro que foi restaurado no pós-guerra, mas ainda mantém algumas partes, por exemplo fundações dos prédios antigos) e ocupa "metade" do acervo do museu. Ao lado dele, existia um outro prédio que abrigava o museu histórico, mas ele foi destruído por ser considerado muito moderno. Recentemente, passou por uma reforma e o espaço de exibição foi aumentado. Fica bem grudadinho na praça Römerberg.


Historisches Museum Frankfurt
Dá para ver um pedacinho da torre da Alte Nikolaikirche aí


Historisches Museum Frankfurt
A Römerberg ali atrás


Altstadt Frankfurt - o centro histórico reconstruído em Frankfurt
Parte nova do Historisches Museum











Depois deste post, se alguém ousar dizer que Frankfurt é feia, eu deserdo! rs



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Oi, Fer. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
  2. Tanta coisa legal legal e interessante. Mas já adorei o DomRömer Projekt, já quero ver o projeto pronto, acho que vai ficar demais.

    ResponderExcluir
  3. Fer, o difícil é se entender com a máquina para comprar o bilhete ahaha
    Adorei o post, preciso muito voltar para a Alemanha!

    ResponderExcluir
  4. Frankfurt é massa e seu texto é bem completinho mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. A Alemanha é praticamente um símbolo da reconstrução.
    É quase impossível imaginar, tudo destruído e hoje tão bem recuperado e preservado.
    Adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo né? Apesar das fotos todas é muuuito difícil imaginar como tudo ficou no pós-guerra! Até difícil de acreditar!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.