quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Como ir de Cusco a Puno (Peru)?

Depois de Cusco, seguimos nossa viagem pelo Peru para Puno, a porta de entrada do Lago Titicaca. O jeito mais legal de se locomover entre as 2 cidades é pelos ônibus turísticos que fazem este trajeto em um dia, parando para visitar 4 locais interessantes (+ a parada para o almoço) e observando a paisagem mudar pelo caminho.


Itinerário do ônibus turístico de Cusco a Puno - Peru
Itinerário do ônibus turístico de Cusco a Puno - Peru - imagem do folder da empresa


Outras maneiras de ir de Cusco a Puno ou vice e versa


Segundo o Google Maps, esse mesmo trajeto feito de carro levaria 6h. É possível fazer esse trajeto de trem (vejam o post da Patrícia, do blog Turomaquia) - opção extremamente cara e só com uma parada (La Raya) em 10h de viagem, mas parece a mais confortável. É possível viajar de ônibus "normal" (entenda-se sem paradas, igual aos ônibus brasileiros de uma cidade a outra), existindo horários para viajar de dia ou de noite. E você também pode ir de avião de Cusco a Juliaca (que fica pertinho de Puno) e depois seguir de Juliaca a Puno, mas imagino que entre check-ins, espera de mala, transfer etc não deva demorar muito menos e que também seja caro.




Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros




Como é o trajeto de Cusco a Puno em ônibus turístico


No dia que fui, eram 3 ônibus cheios de turistas do mundo inteiro somente daquela empresa (Turismo Mer) fazendo Cusco-Puno e a grande maioria falava espanhol mesmo. Claro que tinham alguns brasileiros além de nós 6 (mas não muitos) e os americanos/canadenses/europeus/outros somados eram até menos do que os brasileiros. O passeio sai bem cedo de Cusco (da Avenida Sol, perto da praça/parque Pumaqchupan) e chega no fim da tarde em Puno, no escritório/garagem deles, entre o centro da cidade e o porto. No meu caso, o traslado hotel Cusco-ponto do ônibus-hotel Puno estava incluso no pacote então não nos preocupamos com isso.

O tempo de parada nos locais era super curto (em um local, quase não deu tempo de ir ao banheiro) e no almoço, o tempo foi mais curto ainda! O guia, para variar, falava demais!!! Ele poderia muito bem ficar um pouco mais quieto hehehe. Ainda bem que isso não me impediu de dormir bastante. Deu tempo de conversar, admirar a paisagem e cochilar muito no ônibus para compensar o sono dos passeios madrugadores que tínhamos feito em Cusco.

Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.


Compre aqui o seu guia "Peru: lugares incríveis"


Primeira parada - Andahuaylillas


Nesse povoado paramos na praça principal (onde acontecia uma feirinha de artesanato) para visitar a MARAVILHOSA Igreja de São Pedro, do século XVII, considerada a Capela Sistina da América. É proibido tirar foto lá dentro, mas no preço do ingresso (incluso no tour) você leva um cd com informações (e de onde eu tirei algumas das fotos abaixo).

Rota do Barroco Andino - Peru
Mapa da Rota do Barroco Andino, que eu nem sabia que existia! Além da igreja em Andahuaylillas, existem outras do mesmo estilo, mas a que visitei é a mais famosa.

Andahuaylillas, Peru

Andahuaylillas, Peru
A pracinha fofa da cidade


Andahuaylillas - Peru
foto aérea da praça principal do povoado - foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
fachada da Igreja com as 3 cruzes do lado direito  - foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
Linda entrada da Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas  - foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
 foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
 foto do CD

O altar barroco é feito de cedro entalhado e folhado a ouro.

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
 foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
 foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
 foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
 foto do CD

Igreja de São Pedro e São Paulo em Andahuaylillas
 foto do CD

A parada foi uma surpresa porque ninguém nunca imagina que a igreja num povoado perdido no meio do nada seria tão rica e trabalhada! O único porém da visita é que são muitos grupos de excursões que chegam ao mesmo tempo e aí fica aquela muvuca!!!

A igreja pode ser visitada em tours a partir de Cusco, então mesmo que você não siga para Puno, considere incluir Andahuaylillas no seu roteiro em Cusco porque fica bem pertinho. O casal do blog Por Aí e Por Aqui contou aqui como é o tour Valle Sur, que inclui Andahuaylillas.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










Segunda parada - Raqchi


Também conhecido como Templo de Viracocha (ou Wiracocha) - um dos deuses mais importantes na mitologia inca. Hoje só restam ruínas, incluindo uma parede impressionante! O guia mostrou desenhos de como seria o templo em pleno funcionamento, explicou sobre o local e tivemos um tempo para caminhar e tirar fotos do complexo.

Raqchi, Peru
Antes de efetifamente entrar no sítio arqueológico, tem a pracinha fofa do vilarejo


Essa foto de Raqchi é cortesia do TripAdvisor

Raqchi, Peru
Olhem na ilustração como era o templo!

Raqchi, Peru
Eu achei tão legal que não consegui nem selecionar as fotos pro post! rs

Raqchi, Peru


Existem algumas ruínas de silos redondos (qollqas), residências, fontes e terraços também. Eu fiquei tão abobada com as ruínas que não prestei tanta atenção na explicação. Já tinha visto Machu Picchu e várias outras ruínas nos arredores de Cusco e achei essa completamente diferente. A cor era bem diferente por causa do adobe e dava uma impressão de deserto. Era um importante centro de peregrinação. Leiam detalhadamente sobre o templo na Wikipedia.


Raqchi, Peru

Raqchi, Peru

Raqchi, Peru



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Terceira parada - Almoço em Sicuani


O restaurante do almoço ficava praticamente na beira da estrada em um povoado bem pequeno, mas não foi do nosso agrado. É o típico buffet "como o quanto quiser", mas nada saboroso, filas enormes (lembrem-se dos vários ônibus fazendo o mesmo trajeto!) e que só serviu mesmo para a gente não passar fome até a próxima refeição. Dica: tenha petiscos na mala de mão no ônibus também!

almoço em Sicuani, no trajeto entre Cusco e Puno

almoço em Sicuani, no trajeto entre Cusco e Puno

almoço em Sicuani, no trajeto entre Cusco e Puno


As lhamas na parte de trás do restaurante teriam sido uma distração se não fosse o tempo curtíssimo para comer e ir ao banheiro. Tem um cantor ao vivo ali tocando as mesmas músicas de sempre na flauta de pã, mas demos azar de só ter mesa vazia bem perto dele e a altura do som estar lá em cima!!! Reviews do Trip Advisor.

Quarta parada - La Raya


Paramos no ponto mais alto da viagem (4.335 metros acima do mar!) para fotos e observação. La Raya é uma cadeia de montanhas na divisa dos departamentos de Cusco e Puno. Tem alguns vendedores de artesanato ali, mas a parada é bem rapidinha.

La Raya, Peru

La Raya, Peru

La Raya, Peru




Quinta parada - Pucará



A cidade de ceramistas é conhecida pelos toritos que você vê em cima das casas pelo Peru. A tradição diz que para ter sorte, proteção, fertilidade e felicidade, toda casa deve ter uma dupla de toritos no telhado. A cidade conserva o nome da primeira civilização do sul do Peru (de 1.600 AC a 400 DC). Tem uma igreja imponente na praça principal, mas estava fechada, o museu lítico que visitamos e claro, uma mini feirinha de artesanato na praça.



Pucara, Peru
Pracinha em Pucara, bem pouco do museu (era proibido tirar fotos) e os toritos em cima de um telhado!

Igreja em Pucara, Peru



O museu é pequeno e a visita guiada pelo guia não demora muito (ingresso incluso na excursão). O item mais interessante ali é a escultura Hatunñaqac.






Igreja em Pucara, Peru

Igreja em Pucara, Peru
essa era a vista da frente do museu e tem até um torito no muro da igreja!


Dicas extras sobre o ônibus de Cusco a Puno


Como era muita gente em cada ônibus, eles tem um esquema de crachá de cores diferentes, então grave a cor do seu grupo para não se perder em nenhuma parada! As malas vão no bagageiro do ônibus e não é possível mexer nelas durante o dia. Leve o que você for precisar em uma mochila/mala pequena dentro do ônibus.


ônibus turístico entre Cusco e Puno
O nosso cordão era verde então estávamos no grupo verde!


No site da empresa de ônibus diz que eles servem água e chá de coca no ônibus como cortesia, mas não lembro disso. Se for possível, tome chá porque Puno também é bem alta e você pode ter problemas com o mal de altitude.





Conclusão


Tinha lido no blog Fragata Surprise sobre o trajeto Puno-Cusco e foi basicamente o contrário do que eu fiz. Se você fizer Puno-Cusco, as ruínas vão ficando cada vez mais interessantes, mas fazendo o trajeto Cusco-Puno depois de ter visitado Machu Picchu é menos impressionante. Mas como é só um pouquinho mais demorado do que o percurso direto de ônibus, acho que vale a pena para o dia não ser tão chato, já que vai ser perdido em termos de turismo praticamente dentro do ônibus (ou trem) de qualquer jeito. Uma das visitas é uma igreja bonita, então essa visita não tem nada a ver com a civilização inca e dá uma quebrada no roteiro tradicional. Também vemos um pouco da cultura pré-inca, o que também é interessante e diferente da região de Cusco.

Eu acho mais legal aproveitar o dia da viagem parando em alguns lugares que caso contrário você não conheceria e dormir bem nos hotéis, mas recomendaria pegar o ônibus direto noturno somente caso o roteiro da viagem esteja bem apertado.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

45 comentários:

  1. A gente fez o trajeto inverso, né?!
    Saímos de Puno a Cusco e tivemos as mesmas paradas!
    Ah, a empresa foi diferente também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho que a ordem que vcs fizeram é mais legal ainda, pq cada parada vai surpreendendo mais e mais e aí chega em Cusco e região, que é o ápice do Peru rs.

      Excluir
  2. Oi! Eu vou pra Cusco em junho e acabei de comprar tickets da empresa Turismo Mer de cusco para puno e volta também através do paypal. Mas não recebi nenhuma confirmação ou comprovante para eu retirar meus tickets ainda. Como você fez? Comprou só quando chegou lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem comprou o meu ticket foi a operadora lá do Peru, como contei no post inicial sobre o Peru: http://www.taindopraonde.com.br/2015/07/curiosidades-primeiras-impressoes-peru-lima-lago-titicaca-puno-cusco-mal-altitude.html. Mas veja se o pagamento caiu na sua conta e envie um email questionando com o comprovante do pagamento.

      Excluir
  3. Olá.
    Vou fazer este trajeto. Os passeios depois que chegar em Puno. Para as Islão no lago titicaca. Como você fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contei neste post aqui: http://www.taindopraonde.com.br/2015/11/lago-titicaca-peru-passeio-um-dia-ilhas-flutuantes-uros-taquile.html.

      Excluir
  4. Olá, eu vou para Cusco em Setembro, foco principal Machu Picchu. Mas gostaria de fazer outros passeios e me interessei pelo seu post. Acha que vale a pena eu seprar um diazinho pra ir até Puno?Vou ficar por 5 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, Puno fica longe de Cusco então não é uma viagem pra 1 dia só. Vc gastaria muito tempo para ir e voltar então acho que não compensa. Aproveite para explorar os arredores de Cusco, que tem MUITA coisa pra ver: http://www.taindopraonde.com.br/search/label/Cusco!

      Excluir
    2. Ei fernanda tudo bom. Vou em setembro também para Cusco. Quero muito conhecer o lago Humantay mas não quero fazer a famosa trilha Salkantay de dias. Procurei na internet e nso encontrei nenhum passeio bate e volta. Entrei em contato com uma agência de lá, e me informaram que da pra ir e voltar no mesmo dia sim, porém por conta. Então, se eu alugar um carro e ir até o Salkantay Lodge e de lá fazer uma pequena caminhada até o lago e depois voltar no final do dia, da certo né?

      Excluir
    3. Pedro, não tenho muita informação sobre trilhas não. Melhor perguntar mesmo para o pessoal das agências e dos hotéis de lá. Se estiver com dúvidas, escreva para outra agência e compare as respostas.

      Excluir
    4. Bom dia, Pedro! Você foi para Humantay? Deu certo alugar um carro e ir até o Salkantay Lodge e de lá fazer uma pequena caminhada até o lago e depois voltar no final do dia? Vou levar meu pai para conhecer o Peru e o passeio que eu queria MUITO fazer é este ao lago. Obrigada!

      Excluir
  5. Olá. Vocês fizeram a pernoite no lago Titicaca? Será que vale a pena? E em que hotel ficou em Puno? Estarei indo em setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fizemos, mas no Viaje na Viagem tem um post sobre isso pq o Ricardo Freire fez (procura no google que vc acha). Falei sobre o passeio de um dia no lago aqui: http://www.taindopraonde.com.br/2015/11/lago-titicaca-peru-passeio-um-dia-ilhas-flutuantes-uros-taquile.html e sobre o hotel onde ficamos em Puno e restaurantes aqui: http://www.taindopraonde.com.br/2015/10/puno-fazer-atracoes-centro-onde-ficar-hospedar-hotel-onde-comer-restaurante-cafe.html.

      Excluir
  6. Boa tarde! eu vou ficar 8 dias em CUSCO e estava querendo ir para copacabana, saindo de machu picchu na segunda e voltando na quinta;pq sexta pela manhã volto ao Brasil! O que voces acham? quanto custa as passagens? e os passeios pelo lago titicaca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq Copacabana? Tem algum motivo especial? Fica na Bolívia e a logística é mais complicada. Se for pra conhecer o Lago Titicaca, vá para Puno seguindo as dicas desses post, que fica menos longe. Mas pra falar a verdade, é melhor aproveitar Cusco que tem MUITA coisa pra ver/fazer. Consulte os preços com as empresas que fazem os passeios.

      Excluir
    2. Dizem que Copacabana é bem melhor que Puno. Desta forma, se quer conhecer o lago Titicaca pelo lado Boliviano que dizem ser melhor, se estiver em Cuzco, é só ir para Puno e fazer a travessia pelo lago, um passeio bem legal...

      Excluir
  7. Quando foi a passagem? você não falou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, é só você entrar em contato com a empresa que citei no post para ter o preço atualizado (http://www.turismomer.com/). Nem sei quanto custou somente esse trajeto porque já saí do Brasil com tudo pago (menos refeições e um ou outro passeio) e fechei tudo de uma vez só.

      Excluir
  8. Olá, eu lí o seu post, só enão entendi uma coisa. Vcs fizeram em um dia, mas não vi vc falando sobre o horario da volta e da chegada em Cusco. O hotel em Puno ja esta incluso no pacote...então vcs dormiram lá ? Queria saber quanto tempo/dias demora desde a partida de Cusco até a volta pra Cusco. Vou ter 7 dias lá, vou fazer salkantay 3N e 4D , Mas quero muito ir para Puno. Preciso saber quanto tempo gasta ida e volta Cusco/Puno. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, este não é um passeio bate-volta! É somente a ida de Cusco para Puno mesmo - você sai cedo de Cusco e chega em Puno no final da tarde/começo da noite. Depois de conhecer Puno, seguimos viagem de avião para Lima! Sobre Puno, leia aqui: http://www.taindopraonde.com.br/search/label/Lago%20Titicaca.

      Excluir
  9. Bom dia!

    Vou fazer a rota do sol cusco x puno em novembro! Será que consigo comprar o ingresso do ônibus diretamente no guichê da empresa, ou teria que ser pela internet mesmo??? A princípio só conheço a Turismo Mer e Inka Express, tem como me dar mais dicas de empresas que fazem esse trajeto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só conheço essas 2 mesmo, mas você pode perguntar para o seu hotel que com certeza eles tem dicas! A vantagem de comprar antecipadamente é garantir o lugar né? Se vc deixar pra comprar na hora de ir embora, pode não ter mais lugar...

      Excluir
  10. Gostaria de saber se o pacote que vcs fizeram inclui passeio pelo lago Titicaca, hostel por lá e retorno para Cusco(ou é somente ida), e qual o valor pago no pacote total
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro os preços porque faz mais de ano já! Mas o pacote incluáa a ida Cusco-Puno de ônibus (relato deste post), 2 noites em Puno (http://www.taindopraonde.com.br/2015/10/puno-fazer-atracoes-centro-onde-ficar-hospedar-hotel-onde-comer-restaurante-cafe.html), passeio no Lago Titicaca (http://www.taindopraonde.com.br/2015/11/lago-titicaca-peru-passeio-um-dia-ilhas-flutuantes-uros-taquile.html) e continuação do roteiro por Lima (http://www.taindopraonde.com.br/search/label/Lima). Fizemos GRU-Lima-Cusco//Puno-Lima-GRU então não tem volta de Puno para Cusco.

      Excluir
  11. Olá! Vou ficar um mês no Peru em Janeiro de 2017 e estou preocupada com as chuvas. Em que época você foi? Outra dúvida: você fez o passeio Cusco - Puno, mas não foi ao Titicaca? Se foi, quanto tempo ficou pra conhecer as ilhas e o lago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui em junho, fugindo de janeiro e fevereiro que são os meses mais chuvosos mesmo! Contei sobre o Lago Titicaca (http://www.taindopraonde.com.br/2015/11/lago-titicaca-peru-passeio-um-dia-ilhas-flutuantes-uros-taquile.html) e Puno (http://www.taindopraonde.com.br/2015/10/puno-fazer-atracoes-centro-onde-ficar-hospedar-hotel-onde-comer-restaurante-cafe.html) em outros posts do blog.

      Excluir
  12. Gente, estou programando minha viagem e surgiu uma dúvida. Não há problema em entrarem llá paz de avião se seguir de ônibus p cusco e de lá voltar de avião para o Brasil? Tô com receio de dar problema na alfândega, já que, eu entraria por um país e sairia por outro. Estou querendo fazer la paz x copacabana x puno x cusco. Alguémjjáfez esse trajeto sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito comum fazer essa travessia por terra e consequentemente comprar voo do Brasil para um dos países e a volta do outro país para o Brasil. Não tem porque ter problema, estando com a documentação em dia!

      Excluir
  13. Boa noite,
    li no seu post que quase nao deu tempo de ir ao banheiro em uma das paradas. Não tinha banheiro no onibus?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que lembramos, não tinha não. Foi um dia inteiro viajando, com 4 paradas turísticas e 1 parada para almoço e tinham banheiros acho que em todas elas, menos La Raya (alguns melhores e outros piores), mas o problema mesmo era a fila que ficava no banheiro feminino pq eram vários ônibus que paravam praticamente um atrás do outro nos mesmos lugares, com muitos turistas... ai já viu!

      Excluir
  14. Não seria mais interessante dormir em Puno para visitar as ilhas Uros no dia seguinte e só então voltar para Cusco? Na empresa que você usou não havia um pacote assim, com Ilhas Uros incluído?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, esse post é somente sobre o trajeto Cusco-Puno. Dormi 2 noites em Puno (fazendo o passeio para as ilhas no dia inteiro que tive lá - http://www.taindopraonde.com.br/search/label/Lago%20Titicaca). Depois eu não voltei para Cusco (já tinha ficado várias noites na cidade antes - http://www.taindopraonde.com.br/search/label/Cusco), mas segui de avião para Lima.

      Excluir
  15. vou de carro de porto velho a cusco. esses outros passeios ao lago titicaca e em volta de cusco , será que consigo fazer com meu carro ou onibus ou trem seria melhor:?:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Machu Picchu, só rola de trem (ou fazendo trilha a pé). Em volta de Cusco, dá para ir de carro sim, mas indicaria você contratar um guia para entender o que está visitando. Para ir e voltar ao Lago Titicaca dá para ser de ônibus, carro ou trem e lá fazer o passeio das ilhas de barco.

      Excluir
  16. Anônimo, fiz a viagem de PVH a Cusco de carro. Para Machu Picchu, vc tem as opções: 1- trem de Cusco a Machu Picchu Pueblo; 2- carro de Cusco a Ollantaytambo e trem de Ollanta a Machu Picchu Pueblo; 3- ir de van de Cusco a Machu Picchu Pueblo, passando pela hidrelétrica.
    Optei pela 3ª na ida (mais barata e com uma vibe específica). Na volta, peguei o trem de MP a Ollantaytambo e daí segui de carro (uns colegas foram em outro carro).
    Quando será sua viagem? Irei novamente em agosto. Podíamos combinar de seguir em comboio.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado, Ricardo por todas as suas dicas! Vc está de parabéns pela generosidade em compartilhar com aqueles que pretendem conhecer Puno e o lago Titicaca. Estive no Perú em 2016 para conhecer Machu Picchu e me impactei com o local. Conheci também Pisac, Maras, Moray e Chinchero. Como o nosso tempo era curto decidimos retornar ao Perú para dessa vez conhecermos o Titicaca e um certo museu cujo acervo, segundo eu soube, é composto de itens alienígenas. Vc por acaso já ouviu falar ou conhece?
    Muito obrigado mais uma vez!
    Forte abraço
    Luciano Heffner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, o Peru com certeza merece várias visitas - eu deixei a parte sul para outra vez (Ica, Paracas, Nazca etc). Nunca ouvi falar desse museu não, vou pesquisar!

      Excluir
  18. Olá! É possível fazer bate e volta para Puno (saindo de Cusco)? Eu tenho intenção de só conhecer o Lago Titicaca. O que vc me sugere? Obrigada!! Lais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, Puno fica muito longe para fazer bate-volta. Até tem aeroporto em Juliaca, mas acredito que fica mto cansativo e caro pegar um vôo cedo pra lá, fazer passeio pelo lago de meio dia a tarde e dps ainda pegar outro voo pra voltar... É o tipo de coisa que só faz o turista ficar estressado e não aproveitar a viagem! Você pode viajar com o ônibus noturno, fazer o passeio de um dia e voltar em outro ônibus noturno, mas mesmo assim só se tiver MUITA disposição...

      Excluir
  19. Olá, gostaria de uma dica. Vou para cusco no inicio de setembro e quero conhecer o lago Titica, temos voos de ida e retorno saindo de Cusco, por isso pensei em fazer o seguinte: Chegar em cusco e conhecer a cidade no dia seguinte ir no passeio para puno, e no dia seguinte pegar o passeio pelo lago e voltar a cusco a noite, mas vi que machu-pichu fica próximo a puno, tem jeito de fazer o passeio por la?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, 1 dia não é suficiente para explorar Cusco e arredores, que tem muuuuuuita coisa para fazer. Machu Picchu fica perto de Cusco e não de Puno. Leia mais sobre o Valle Sagrado aqui: https://www.taindopraonde.com.br/search/label/Valle%20Sagrado.

      Excluir
  20. Ola Fernanda, tudo bem? Indica fazer a compra desse trecho Cusco-Puno com antecedência, pela internet? Ou acha que da pra comprar la em Cusco mesmo, nas agências locais? Tem alguma empresa de onibus melhor que outra? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil saber rs. Se vc for em alta temporada (feriados, férias, perto do Inti Raymi etc), com certeza seria necessário comprar com antecedência. Em outras épocas, talvez dê para comprar na hora, mas acho que depende tb se vc é daqueles q gosta de planejar td com antecedência ou deixa pra última hora, tem roteiro flexível e tempo para explorar a região ou não...

      Excluir
  21. Gostaria de saber sobre a estrada de Puno a Cusco. Pois o que me preocupa é se tem precipícios😬
    Vou fazer cusco ate aguas calientes de trem pois os relatos que vi, trem é o mais seguro.
    Agora Puno ate cusco não vi nenhuma informação sobre a estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje não vi ninguém que recomendasse viajar de carro pelo Peru, justamente porque todo mundo fala que as estradas são péssimas! Eu fiz esse trajeto de ônibus então é possível sim fazer de carro, mas não lembro detalhes de curvas ou precipícios pq não estava prestando atenção nisso. E de Cusco a Aguas Calientes nem teria como ir de carro mesmo - pq vc só chega na vilazinha de trem (ou a pé fazendo trilha) - Aguas Calientes não tem acesso para carros.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.