domingo, 12 de novembro de 2017

Onde e o que comer em Gramado e Canela?

Quais são as primeiras coisas que vocês pensam quando ouvem "Gramado"? Eu sempre pensei em frio, fondue e chocolate então estava louca para ir para lá e comer muito bem! A boa notícia é que tem muuuitos lugares para comer bem na cidade e na vizinha Canela, mas a má notícia é que é difícil achar alguma coisa com preço ok - tudo é bem caro em Gramado! Vou contar no post de hoje sobre os lugares (e comidas diferentes) que experimentamos em Gramado e Canela e no fim do post tem uma super dica para economizar nas refeições (e atrações também)!

Os restaurantes abaixo estão simplesmente na ordem que visitamos e não na ordem de preferência. Para localização, horários de funcionamento, cardápios, etc, consultem os sites oficiais ou páginas de facebook, clicando no nome dos estabelecimentos. Aí embaixo tem um mapinha para vocês se localizarem!


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Dicas de restaurantes, festival gastronômico e pratos imperdíveis!


Marquei tudo no mapa abaixo sendo o que está em roxo, aqueles que efetivamente experimentei, em salmão, os que me recomendaram muito, mas não tive tempo de ir e em marrom, as lojas de chocolate (em algumas delas também é possível tomar um cafezinho). 






Leia aqui todos os posts sobre Gramado e Canela no blog!


Churrascaria Garfo e Bombacha


Logo na primeira noite, fomos prestigiar a "noite gaúcha" nesta churrascaria em Canela. O local é IMENSO! Você paga um valor fixo e pode comer à vontade - o buffet de saladas e acompanhamentos é bem grande e na churrasqueira estão dezenas de opções de carnes. As bebidas são pagas à parte, mas a sobremesa está incluída (finalmente comi uma ambrosia decente depois de muito tempo sem achar uma boa ambrosia)! Quem me conhece sabe que não sou muito chegada em carne de churrasco então o destaque para mim foi o queijo coalho perfeito (e grandão)!


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Churrascaria Garfo e Bombacha

Onde e o que comer em Gramado e Canela? Churrascaria Garfo e Bombacha

Onde e o que comer em Gramado e Canela? Churrascaria Garfo e Bombacha




Um grande destaque da casa é o show com danças, músicas e tradições gaúchas, bem parecido com o que eu já tinha visto no CTG em Porto Alegre 2 anos atrás. Para quem nunca esteve no Rio Grande do Sul, vale a pena conhecer tudo isso!


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Churrascaria Garfo e Bombacha
Além do queijo coalho que já fale acima, aproveitei para matar as saudades do capeletti in brodo - adoro!





Coelho Café Colonial


Eu estava frustrada por não ter conseguido comer o tão famoso café colonial do sul em Blumenau, mas finalemente experimentei em Gramado em alto estilo! Na verdade, fomos na hora do almoço porque mesmo para a mais gulosa das pessoas (eu!), seria um desperdício de comida/ forçação de barra almoçar, tomar um café completíssimo desses e depois jantar! rs


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Coelho Café Colonial
Adorei esse lustre de xícaras aí no meio! Na última foto dessa montagem, vemos a pizza de Gramado ali no canto direito - com mais massa e menos cobertura do que a pizza de SP e da maior parte do Brasil. Pra mim, isso não é pizza não rs, mas é um pão gostosinho. Também descobri que a cuca deles é mais alta e menos molhadinha do que a cuca de Blumenau e da Alemanha.


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Coelho Café Colonial


Nas fotos estão aparecendo muito mais comidas doces, porque a maior parte dos salgados é feita na hora e vem quentinho, então chegaram depois. Como era almoço, eu acabei esperando chegar os salgados para comer primeiro e só depois ataquei esses doces todos! Tinha uma carne de porco sensacional e o pessoal gostou bastante também da bolinha de queijo. Experimentei pelo menos um pedacinho de quase tudo, mas o melhor na verdade eu achei que foi o bolo de nozes abaixo (com leite condensado cozido por 3 horas!) que na verdade fica em uma prateleira especial e você pode pedir um pedaço de qualquer coisa lá, mas não é servido diretamente na mesa. Para beber, tem chás, café, suco de uva, água, vinho tinto e vinho branco. PS: tem uma parada do BusTour bem em frente ao Coelho Café Colonial! Tem dica pra economizar nesse café colonial lá no fim do post.






Café et Pâtisserie Lugano (Mundo de Chocolate)


No mesmo complexo do Mundo de Chocolate da Lugano tem um café super gostoso onde sentamos após a visita (detalhes em outro post!). A maioria das pessoas pediu chocolate quente, mas eu troquei pelo café na casquinha, que já estava querendo experimentar fazia um tempão! É super gostoso, mas é bem maior do que um cafezinho normal. Tem que tomar rápido porque o café vai derretendo o chocolate e a casquinha! A minha não chegou a quebrar, mas a casquinha tava beeem mole no final.


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Café et Pâtisserie Lugano (Mundo de Chocolate)
Participação especial na foto de Mundo dos Viajantes e Compartilhe Viagens


Toro Burgers & Beefs


Fomos jantar nessa hamburgueria super gostosa e fizeram para a gente uma espécie de degustação com várias combinações de burgers e experimentamos pedacinhos de vários deles. Acho ótimo quando posso escolher o ponto da carne porque na maioria dos lugares infelizmente você pede carne bem passada e ela vem vermelha, mas não aqui! Fomos e voltamos de Uber porque estava chovendo, mas é tranquilo ir a pé do Master Premium Gramado.


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Toro Burgers & Beefs
Adorei a decoração toda moderninha e no primeiro andar a música ao vivo que estava rolando no térreo! Como estávamos em um grupo grande, preferimos ficar no andar de cima mais à vontade.


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Toro Burgers & Beefs
Adorei esse chips de polenta acima! De entrada ainda rolaram vários espetinhos, que nem consegui tirar foto. A casa também tem vários drinks especiais e a galera adorou esses 3 da foto - Toro Spritz (para quem curte um Aperol), Piña Descolada (esse eu aprovei) e Barão Toro Spriks. Os burgers podem vir em pão com ou sem amêndoas, diversos tipos de queijo e 2 opções de acompanhamento, por exemplo cebola caramelizada, rúcula ou bacon.


Ainda rolou sobremesa (sem foto) e eu recomendo o Apfelstrudel com chantilly! O vulcão de doce de leite chama a atenção, mas achei o apfelstrudel mais gostoso.



Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado


A Cris contou no Cris pelo mundo tudo sobre o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que pudemos aproveitar um pouquinho no sábado que estávamos na cidade.


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Mesas e barraquinhas montadas na Rua Pedro Benete (lateral da matriz), na Rua Coberta e na praça Major Nicoletti. Vários restaurantes renomados da cidade estavam participando do festival com uma opção de prato cada. Os pratos custavam R$25,00 e sobremesa, R$15,00.


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Eu comi esse sanduíche de pernil de cordeiro da Cantina Pastasciutta que estava muito bom e bebi um refrigereco da região! rs Até que esse foi dos mais parecidos com coca dos que já experimentei na vida (e não foram poucos)!


Rolou também oficinas, degustações de vinho e até shows musicais, além de menus especiais em diversos restaurantes da cidade.

Restaurante Colosseo


O Colosseo é um dos restaurantes mais premiados na cidade e serve um fondue bom demais! Comemos o sequência de fondue, com fondue de queijo, de carne e de chocolate (mas esqueci a máquina e nem rolou foto desse último). Estava tudo bem gostoso e pode-se repetir à vontade. Não é uma refeição barata, mas pela fartura, vale a pena. Os meus preferidos foram a batata e a goiabada com queijo e claro, banana e morando com chocolate! Não tinha ainda comido goiabada com fondue de queijo, mas combina demais (romeu e julieta não ia ficar ruim de jeito nenhum). Destaque para o chocolate do fondue que não era doce demais porque eles misturam chocolate meio amargo no meio (chocolate meio amargo é vida!).


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Restaurante Colosseo
Não sou muito chegada em carne e na verdade nem nesse molhos de fondue, mas gostei da maionese com alho e o pessoal se esbaldou na carne!

Empório Canela


No último dia em Canela, comemos nesse restaurante super bonitinho e pertinho da Catedral de Canela. Eu tinha horário apertado para voltar para Gramado e perguntei qual era o prato mais rápido do cardápio e era o sanduíche de peito de peru, que eles inclusive me serviram antes das outras meninas porque pedi. Fiquei morrendo de vontade de comer um risoto de funghi, mas fica para a próxima vez! A decoração é fofíssima, comida boa, bem localizado e muito importante na região - o preço é justo!!! Morram de amores neste post da Sílvia, do Matraqueando.


Onde e o que comer em Gramado e Canela? Empório Canela


Chocolates em Gramado


As chocolaterias de Gramado são super famosas e escrevi um post só sobre os chocolates de lá. Está tudo marcado no mapa acima! Além de se esbaldar de comer chocolate em Gramado, pode ser uma ótima dica de presente para os amigos e parentes que ficaram em casa.


Menção Honrosa - Royal Trudel, Holic Pâtisserie e Magnólia Cine Gastro Bar


Quando você começa a pesquisar sobre onde (e o que) comer em Gramado e Canela, se depara com centenas de recomendações. Algumas delas que me chamaram muuito a atenção porque foram recomendadas por pessoas que confio muito e fiquei louquinha para conhecer, mas não tive tempo foram esses 3 lugares, que coloquei aqui como "menção honrosa". Definitivamente serão minhas prioridades quando voltar para a região.

O royal trudel é esse doce que o André do blog Meu Destino mostra abaixo. Não sei como ele conseguiu tempo e espaço no estômago para experimentar! rs





Outra opção para os doceiros de plantão é a Holic Pâtisserie, em frente à Catedral de Canela, visitada e aprovada pela maior formiga que conheço: a Ledinara do Férias Now! e Tour Curitidoce. Leia tudo sobre o local no post da Ledi! Também fiquei morrendo de vontade de comer no Magnólia Cine Gastro Bar em Canela depois destes posts maravilhosos da Sílvia do blog Matraqueando e da Paula, do Mochilinha Gaúcha.



Dica para economizar nos restaurantes e atrações de Gramado e Canela


Prepare o seu bolso antes de ir para Gramado! Uma família acaba gastando bastante com hotel, passeios, entrada em atrações e comida! Por conta disso, todo mundo fica procurando um desconto e muitas vezes comprar ingressos combinados ajuda o bolso. Outra super dica é procurar cupons de desconto pela internet para compra antecipadas, que costumam ser mais baratas.


Ufa, espero que ninguém tenha aberto este post com fome! Alguém tem mais alguma recomendação para a minha próxima vez em Gramado e Canela?


Todas as refeições deste post foram cortesias para os blogueiros (exceto o último almoço e algumas bebidas), mas as opiniões contidas neste post são independentes.

Blogueiros em Gramado


Para ver todas as postagens nas redes sociais, confiram a #BlogueirosemGramado.

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Um comentário:

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.