segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Valência (Espanha) em 5 praças!

Não é segredo para quem acompanha o blog que voltei de Valência apaixonada pela terceira maior cidade espanhola. Já são vários posts aqui no blog, mas ainda faltam vários outros com dicas do que fazer pela cidade, mas o que eu mais gostei mesmo, foi me perder pelas ruazinhas e praças do centro histórico, além dos mercados e comidas típicas! Tanto que até desisti de entrar em diversos museus e centros culturais (e olha que eu sou fã desse tipo de atração hein?). Super recomendo que você se perca também pelo centrinho fofo! A cidade é bem grande, mas a parte histórica nem tanto e dá para fazer tudo caminhando.

Praças principais de Valência (Espanha)
Principais praças de Valência (Espanha) em sentido horário: Plaza de la Reina. Plaza de la Virgen, Plaza del Ayuntamiento e Plaza Redonda (a 5a praça você só descobre lendo o post!)


Hoje vou contar sobre as 5 principais praças da cidade e conhecendo as 5, você já conhece bem esse lado histórico de Valência! Claro que tem mapinha no final do post!



Ah, dependendo do idioma, você pode achar os nomes das praças como "plaza" - espanhol ou "plaça" - valenciano (sim, Valência tem seu próprio idioma, que acaba sendo até que parecido com catalão, castelhano e até mesmo português).


Plaza de la Reina


Uma das praças mais centrais da cidade, de onde saem os ônibus turísticos hop on, hop off. Aqui fica uma das portas da catedral e a Torre Miguelete, que já mostrei em detalhes no blog. São várias opções de restaurantes e cafés, inclusive a horchatería mais famosa da cidade - Horchatería Santa Catalina em uma ruazinha que sai da praça, além de uma mini feirinha de artesanato, lojas e bem pertinho, a Igreja de Santa Catarina e sua torre. É ponto de encontro de tours guiados pela cidade, inclusive o delicioso tour de tapas que eu fiz!


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Reina
Plaza de la Reina vista da Torre Miguelete. Foto: Carlesmari - CC BY-SA 3.0


A rainha citada no nome da praça é a Rainha Consorte da Espanha, Maria das Mercedes de Orleans, primeira esposa do Rei Afonso XII de Espanha. A praça é relativamente recente, pois em 1838 com o casamento dos reis citados acima começou-se a derrubar o Convento de Santa Tecla para dar espaço a uma "Plaza Mayor". Depois de diversas ideias, só em 1944 que mais prédios foram derrubados para formar a praça no formato e tamanho que conhecemos hoje. Nesta praça foi instalado o primeiro semáforo da cidade, em 1930. É aqui que fica o marco zero da cidade. Leia mais sobre a praça na wikipedia


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Reina
A torre da Igreja Santa Catarina quase na praça lá em cima à esquerda e a Torre Miguelete na direita. Embaixo à direita, a porta mais trabalhada da catedral.


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Reina


Você sabia que o famoso Cálice Sagrado (ou Santo Graal) provavelmente está guardado na Catedral de Valência?



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Plaza de la Virgen


Praticamente ao lado da Plaza de la Reina, fica a Plaza de la Virgen que leva o nome pela Basílica de la Virgen de los Desamparados (como a catedral funciona hoje mais como museu do que como igreja, a população frequenta mais missas nessa basílica). Ao lado dela, temos um pedaço da Catedral de Valência e uma de suas 3 portas. Outro destaque da praça é a Fonte del Turia, uma das laterias do Palacio de la Generalitat e o curioso Tribunal das Águas de Valência, patrimônio pela UNESCO - o mais antigo tribunal de justiça da Europa, que cuida das águas na região com sessão pública às 5as (já virou atração turística!). No blog Valencia Secreta, tem um super post sobre o Tribunal das Aguas, mas em espanhol. Em valenciano, o nome da praça é Plaça de la Mare de Deu ou Plaça de la Verge.


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Virgen
As 2 igrejas que dominam a Plaza de la Virgen


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Virgen

Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Virgen
Palacio de la Generalitat e seu jardim e a fonte que falei acima


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Virgen
No chão da praça está essa inscrição sobre a antiga cidade romana. Embaixo à direita, a sala do Tribunal das Aguas


Tribunal das Águas de Valência em reunião. Foto: Carlesmari - CC BY-SA 3.0


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Virgen

Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Virgen
Plaza de la Virgen vista da Torre Miguelete. Foto: Felivet - domínio público


A praça existe desde a era romana, no ponte de encontro das 2 principais vias da época - o cardo e o decumanoLeia mais sobre a Plaza de la Virgen na wikipedia. É palco de diversos eventos, incluindo a oferenda de flores para a Virgem dos Desamparados durante Las Fallas. Serve também como ponto de encontro de diversos tours pela cidade e do lado oposto às 2 igrejas existem vários restaurantes.





Plaza del Ayuntamiento


Qualquer uma dessas praças seriam bons lugares para ficar em Valência, mas escolhi ficar na Plaza de Ayuntamiento porque ela fica literalmente no meio do caminho entre a estação de trem (clique neste link para ver como ela é linda!) e a maioria das atrações do centro histórico. Super acertei porque a praça é cercada por lojas, restaurantes, bares, hotéis, bancas de fores, além dos lindos prédios dos Correios e da prefeitura (Ayuntamiento) e movimentada a qualquer hora do dia. Teve diversos nomes desde o século XV e somente desde 1987 foi denominada "Plaza del Ayuntamiento". A praça começou no século XIII, quando se construiu o Convento de São Francisco fora dos muros da cidade. Com a nova muralha do século XIV, a região ficou do lado de dentro do muro. Em 1852, a antiga estação de trem estava na parte sul da praça, mas em 1917 foi inaugurada a atual Estació del Nord, 100m mais ao sul. Em 1907, a praça se converteu em centro financeiro com a derrubada do bairro dos pescadores e entre 1913 e 1922, foi construído o lindíssimo Palacio de Comunicaciones (edifício do Correio).


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de Ayuntamiento
Plaza de Ayuntamiento vista do Hostal Venecia - hotel onde fiquei 3 noites em Valência! Foto: divulgação do Hostal Venecia)


Vários eventos acontecem aqui, desde protestos às atrações natalinas (incluindo um rinque de patinação no gelo) ou alguns dos atos falleros, da festa popular Las Fallas (declarada patrimônio imaterial pela UNESCO quando eu estava na cidade em 2016!). Depois que estive na cidade, abriu aqui um bar com uma vista bem legal da cidade, que está na minha listinha para quando voltar - Ateneo Sky Bar. No prédio da prefeitura, fica também um escritório de informações turísticas da cidade. É um importante ponto no transporte público da cidade, mas a estação de metrô mais perto é a da Estació del Nord, ao sul da praça e também um importante ponto das festividades das Fallas, todo mês de março.


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de Ayuntamiento
Várias construções lindas e até a árvore de Natal (eu estive lá no finzinho de novembro/2016)


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de Ayuntamiento
Na 2a, 3a, 4a e 5,a foto desta montagem aparece o prédio dos Correios





Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Plaza Redonda


Um das praças mais curiosas que já vi - uma praça bem redondinha! Fica bem perto da Plaza de la Reina, Igreja Santa Catarina e da Horchatería Santa Catalina, abriga várias barraquinhas, local ideal para comprar seus souvenirs da viagem! Construída em 1840 por um arquiteto valenciano (Salvador Escrig), havia sido o local do antigo mercado de peixes e carne muitos séculos antes e é uma das menores praças da cidade, exclusiva para pedestres. Está bem perto do Mercado Central  e é cercada por apartamentos nos pisos superiores e lojinhas e bares no piso térreo (hoje todos com o exterior pintado em amarelo claro, dando uma uniformidade à praça, que só pode ser observada dali de dentro ou da Torre Miguelete). Em valenciano, Plaça Redona. A última restauração foi em 2012.


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza Redonda
Vista aérea da praça. Foto: Joanbanjo - domínio público


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza Redonda
Vários cartazes no local contando a história da praça




Plaza de la Almoina


Acho que é a praça menos famosa do post, mas fica bem pertinho da Plaza de la Reina e da Plaza de la Virgen. Ela fica na verdade do lado oposto da Plaza de la Virgen em relação à catedral. Aqui está a terceira porta da catedral (a mais simples delas) e um dos principais prédios modernistas de Valência, Casa Punt de Ganxo (abaixo).


Casa Punt de Ganxo na Plaza de la Almoina
Casa Punt de Ganxo na Plaza de la Almoina


Também abriga o Palacio Arzobispal, a parte de trás da Basílica de la Virgen de los Desamparados e o Centro Arqueológico de l´Almoina. Era a "plaza mayor" da cidade desde 138 aC e local do fórum da cidade. Ali esteve a primeira basílica visigoda, convertida em mesquita e posteriormente em templo cristão (a catedral de hoje em dia). Todas as vezes que passei por ali, estava bem vazia.


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




A atração valenciana que não tive tempo de visitar e que mais quero conhecer na minha próxima vez na cidade com certeza é o Centro Arqueológico de l´Almoina, que abriga no subsolo ruínas do foro e cidade romanos e explica sobre essa época da história de Valência.


Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Almoina

Valência (Espanha) em 5 praças! Plaza de la Almoina
Palacio Arzobispal


Barcelona é muito famosa pelas suas construções modernistas feitas por Gaudí e companhia, mas Valência não fica atrás não! Neste post, contei tudo sobre o modernismo em Valência!


Principais praças de Valência no mapa


Marquei todas as praças que falo nesse post em roxo e em preto, as estações de trem de Valência. Eu cheguei na maravilhosa estação modernista Estació del Nord, que fica mais perto do centro, mas muita gente chega de trem rápido pela estação Joaquín Sorolla, que fica mais para o sul. Preste atenção para não errar!

Menção honrosa para a fofíssima a Plaça de Lope de Vega com a casa mais estreita da Espanha (onde funciona um barzinho super legal) e a Plaça del Mercat entre o famoso Mercado Central de Valência e a Lonja de la Seda (patrimônio histórico pela UNESCO, que ainda vai aparecer por aqui). As 2 últimas marcadas em amarelo no mapa.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Muito bacana! Eu não sabia que Valência tinha o seu próprio idioma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, mas eu achei parecido até com espanhol, catalão e português (escrito) rs. Mas todos falam espanhol e me virei lá com o meu enferrujado rs.

      Excluir
  2. Ahhh, que post maravilhoso! Eu sou apaixonada pela Espanha e Valência é uma das cidades que está nos meus planos de viagem. Com certeza esse será um dos meus guias para eu montar meu roteiro. Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vibe de Valência tem tudo a ver com Espanha! Vai adorar!

      Excluir
  3. Estive em Valência em 2014 e adorei a cidade. Desembarcamos na linda estação de trem e ao lado tem uma Plaza de Toros que funcionava na época. Passei por algumas dessas praças mas uma que me lembro muito foi essa Praça Redonda. Ótimo post !!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que depois das cidades andaluzas, Valência foi a cidade que eu mais gostei de visitar. Passei dias maravilhosos aí! Gosto de uma praça então adorei ver estas praças de Valencia aqui! Acho que Plaza de la Virgen foi a que passei mais vezes em minhas andanças. A Plaza del Ayuntamiento foi onde pegava o busu para ir para o hotel. Inclusive, o ponto aparece na imagem. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei Valência! Tá batendo uma vontade de visitar pq já já completa 4 anos dessa viagem aí... aiaiai

      Excluir
  5. Super interessante seu post sobre Valência desse ponto de vista. As praças são muito bonitas e bem desenhadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei essas praças e não sabia bem como escrever sobre elas aqui no blog até que tive essa ideia!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.