domingo, 12 de março de 2017

Vantagens e desvantagens de viajar de carro

Tem gente que AMA viajar de carro, mas tem gente que odeia! Claro, como tudo na vida, uma roadtrip tem suas vantagens e desvantagens! Eu já disse por aqui que viagens de carro não são o meu forte, mas entendo que em alguns destinos o carro é mesmo o melhor meio de transporte. Como conhecer aquelas cidadezinhas fofas no interior da Toscana sem ele? Impossível! (E esse até é o motivo pelo qual eu vivo adiando essa viagem, por sinal...)

Vantagens e desvantagens de viajar de carro


Para quem curte esse tipo de viagem, existem algumas roadtrips icônicas que está na wishlist de viagem de muita gente, como a Rota 66 nos Estados Unidos (leia sobre ela no blog Coisos on the go), a Califórnia com a Highway 1 (que foi a primeira grande viagem em família que fizemos aqui em casa lá nos anos 90) e mesmo a Toscana que citei acima. E você, de que lado está - curte ou não curte sair de carro por aí???



Vejam a seguir algumas vantagens e desvantagens desse tipo de viagem!


Vantagens de fazer uma viagem de carro


  • Liberdade!!! Acho que todo mundo concorda que estar com seu carro (próprio ou alugado) deixa a viagem muito mais livre do que em um ônibus de excursão ou em transporte público! Você faz o seu horário!!! Na Alemanha é tranquilo viajar de transporte público, agora o pessoal que viaja pelo interior do Brasil sabe que não é fácil depender dos horários escassos de ônibus muitas vezes;
  • Dentro do item anterior de fazer o seu horário, consequentemente você decide quantas paradas (e onde!) vai fazer - se é que vai fazer alguma!

Vantagens e desvantagens de viajar de carro
Foto: Dalton Highway, Alasca, EUA - CC-BY-2.0



  • Tem alguns lugares que você só chega de carro, por exemplo alguma cachoeira ou praia mais escondida;
  • Dá para levar mais malas já que você não vai precisar ficar trocando de transporte. Ou pelo menos levar vários volumes pequenos ao invés de uma mala maior sem nenhuma dificuldade;
  • Indo em grupo, dá para economizar rachando gasolina, pedágio e etc;

Vantagens e desvantagens de viajar de carro


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Vantagens e desvantagens de viajar de carro
Pelo interior de Minas Gerais...

Vantagens e desvantagens de viajar de carro
Pelo interior de Minas Gerais...


Vantagens e desvantagens de viajar de carro


Desvantagens de fazer uma viagem de carro


  • Para prestar atenção na direção e na estrada, o motorista da vez acaba inevitavelmente prestando menos atenção na paisagem;
  • Tem muita gente (eu inclusive) que não se sente confortável em dirigir por locais onde nunca esteve antes;
  • Ter que procurar estacionamento é um pé no saco;
  • Você tem que se virar para se entender com o mapa e chegar aonde quer chegar;
  • No exterior é preciso se atentar para regras diferentes de trânsito, entender placas em outra língua, dirigir na neve que não estamos acostumado, aprender a encher o tanque, se preocupar com a validade da carta de motorista e ainda tem os lugares onde o trânsito é na mão contrária!

Vantagens e desvantagens de viajar de carro



Se for alugar carro para fazer a sua roadtrip, alugue pela Rentcars parceira do blog! A Rentcars compara os preços em várias locadoras, você não paga nenhum centavo a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois recebemos uma pequena comissão!



Veja aqui todos os posts do blog sobre roadtrips pelas cidades históricas mineiras, roteiro para 2 semanas de carro pela África do Sulroteiro de cerca de 15-20 dias pela Califórnia e Las Vegas e sobre a região da Serra da Canastra, represa de Furnas e Capitólio, que dá uma bela viagem de carro saindo de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro!

E aí pessoal, o que mais vocês consideram vantagens e desvantagens de fazer viagens de carro? Este post contém links para afiliados.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Concordo com você, Fernanda! Gostei muito deste post e de outros seus que já li sobre viagens de carro. Olha... eu sou suspeita pra falar... A-do-ro roadtrips, né? Mas pra falar bem a verdade, não sou eu que dirijo, né? Um abraço pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de road trip quando vão dirigindo pra mim, conta?!
    Já não gosto muito de dirigir, por lugares que não conheço menos ainda...
    hahahaha
    Como quase sempre viajo sozinho acabo indo de bus mesmo!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Super concordo com vc! Road trips têm vantagens e desvantagens... quando viajamos em 5, por exemplo, acaba sendo mais econômico que viajar de avião, embora mais cansativo. Uma boa alternativa que já usamos algumas vezes é ir de avião até o ponto de partida e alugar um carro para explorar a região, que fica bem menos cansativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td depende de onde vc está saindo e pra onde vai, né? Além d quanto tempo tem disponível...

      Excluir
  4. Eu sou do time que adora viajar de carro e, se possível, vou sempre dirigindo. Meu sonho é fazer todo o litoral brasileiro de carro! Espero realizá-lo o quanto antes haha

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viagem linda essa! Mas demorada se for explorar bem todas as paradas rs.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.