quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

10 dicas para viajar de carro com segurança e conforto

Vai aproveitar o fim do ano, férias ou algum feriado fazendo uma viagem de carro por aí? Veja esse post com várias ideias para a sua viagem ser mais confortável e segura (e no final das contas você aproveitar muito mais!).

Dalton Highway, Alaska, EUA
Já imaginou dirigir nessa estrada??? Dalton Highway, Alasca, EUA - CC-BY-2.0


01) Faça check-up no carro com antecedência


Se for viajar com o seu carro de sempre, nada melhor do que começar com o pé direito e conferir óleo, água, calibração dos pneus, situação do estepe, macaco, triângulo e outros apetrechos, se todos os faróis e setas estão funcionando, etc! E claro, encha o tanque antes de sair como garantia. Se estiver indo para algum local mais isolado, complete o tanque sempre que encontrar um posto de gasolina.

Vejam aqui todos os posts sobre viagem de carro (no Brasil e no exterior) no blog!



02) Confira seus documentos e do carro


Nem pensar em pegar estrada com carteira de habilitação vencida ou carro sem licenciamento! É muito útil ter mais de um motorista no carro com documentação em dia porque nunca se sabe o que pode acontecer.

03) Tenha mapas


Hoje em dia é muito fácil chegar em qualquer lugar com o Waze ou outros aplicativos do tipo (Google Maps ou o que você preferir).  Muita gente gosta de GPS ou você pode até ser prevenido como eu e gostar de mapas de papel, mas não se esqueça de conferir o caminho antes de sair de casa e ter como conferir durante o caminho também! Lembre-se que baterias acabam e celulares perdem sinal facilmente, principalmente no interior do Brasil!

Compre um carregador portátil se você ainda não tiver um! É mega útil e já me salvou demais! Eu tenho esse modelo (muito bom, mas pesado - dá várias cargas no meu celular) e esse modelo, médio mas leve (que dá uma carga no meu celular). Além disso, é possível carregar o celular no carro, mas algumas pessoas dizem que não é o ideal.

Tenha um mapa para não ter problemas na sua viagem de carro
Tenha um mapa para não ter problemas na sua viagem de carro

04) Monte uma boa playlist


Claro que cada um tem um gosto musical específico então tente dosar as músicas que agradam cada um que passará horas no carro com você. Eu por exemplo, sou daquelas que não pode ouvir música lenta em carro de jeito nenhum - não consigo nem explicar a sensação horrorosa! Então no carro comigo, só música agitada! Seguem vários links com sugestões de playlists para viagens de carro!


05) Providencie diversão para as crianças


Claro que nenhuma criança vai ficar sentadinha por horas só porque os pais querem viajar de carro. Leve alguns brinquedos e distrações de acordo com a idade da criança. Para preparar para a viagem, uma boa ideia é assistir alguns desses filmes que retratam roadtrips, a maioria comédia.. Aliás, é possível também levar um DVD portátil e assistir filmes e desenhos no carro mesmo. Aliás, tratando de criança, não precisa nem falar da cadeirinha apropriada né?

06) Tenha comidinhas e bebidinhas em mãos


Que seja para quem tem comer de 3 em 3 horas, para fazer o lanchinho da tarde ou somente para passar o tempo, é sempre bom ter algo comestível em viagens mais longuinhas. E claro, bebidas - água - também, principalmente com o calor do verão brasileiro! Lembre-se de providenciar um lixinho e de que quanto mais líquido for ingerido, mais paradas para banheiro serão necessárias! Ter papel higiênico ou lencinhos de papel no porta-luvas faz milagres nessas horas (álcool gel também). E claro, a farmacinha sempre em mãos e não no porta-malas (tem gente que enjoa em viagem, fora que podem surgir dores de cabeça, cólicas e mais outras coisinhas)!

07)  Faça paradas para esticar as pernas


Qualquer pessoa da área da saúde recomenda não ficar sentado por horas a fio sem se levantar do banco e claro que isso inclui o banco do carro, então é essencial parar pelo caminho para esticar as pernas em um mirante ou em um posto para aproveitar e usar o banheiro. Outra ideia é quebrar a viagem em 2 partes, parando em uma cidade intermediária e visitando alguma atração ou almoçar, se for o caso. Mas sempre observe a paisagem pelo caminho!

caminho entre Campinas e Poços de Caldas
Tirei todas essas fotos pela janela do carro no caminho entre Campinas-SP e Poços de Caldas-MG! Claro que eu não era a motorista!

08) Leve objetos para ajudar no seu conforto


Uma pessoa friorenta como eu sempre tem um agasalho na bolsa, mas nem todo mundo é tão prevenido. É bom não exagerar no ar condicionado, mas como é difícil agradar a gregos e troianos com a temperatura do carro, leve casacos, meias e cobertores para o frio, travesseiro para mais conforto, óculos de sol pelo menos para o motorista e aqueles protetores para as janelas laterais (não sei o nome, guarda sol?) porque é bem chato viajar por muito tempo em estradas retas com o sol batendo no seu rosto/perna e você sem poder se mexer! Leve protetor solar pelo mesmo motivo e para não ficar com marcas indesejáveis nas pernas.

Calcule os custos dos pedágios e leve dinheiro! Se não quiser parar em todos os pedágios e nem se preocupar com moedas, pode ser interessante providenciar o Sem Parar, se você ainda não tiver.

09) Lembre-se das regras de trânsito


Preciso mesmo falar? Celular ou bebida alcoólica para o motorista, nem pensar.  Cinto de segurança para todos, no banco da frente ou no banco de trás do veículo! E acenda o farol mesmo durante o dia! Se for viajar de carro no exterior, preste ainda mais atenção nesse item porque existem muitas diferenças - até as placas, por exemplo! Neste post do blog, tem dicas diversas para alugar carro, mas tem também vários links com dicas para dirigir em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Itália ou Austrália!

placas de trânsito em inglês
CC0 Public Domain

10) Alugue carro com seguro


Já escrevi no blog um post com dicas para alugar carro no Brasil e no exterior e não é nenhum bicho de sete cabeças! O item mais importante de todos é o seguro! Como alguém tem coragem de sair na rua com o tanto de motorista barbeiro que tem por aí, com um bem com valor de dezenas de milhares de reais (ou dólar ou euro etc) sem seguro??? É pedir para ter dor de cabeça né?

Alugue carro com o parceiro do blog Rentcars, não pague nada a mais por isso e ajude o blog, que ganhará uma comissão!



Alguém tem mais dicas além dessas 10? Deixe nos comentários para ajudar mais gente! Este post contém links de afiliados.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

8 comentários:

  1. Oi Fer, preciso criar vergonha na cara e tirar minha carta. Perco cada oportunidade.... Esse post é um otimo guia para quem curte este tipo de viagem. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem curto muito dirigir, mas tem muitas vezes que um facilita TANTO a nossa vida (no dia a dia e em viagens!).

      Excluir
  2. A coisa que mais acontece viajando pelo interior da Itália é ficar sem GPS ou encontrar placas confusas. Uma vez só mesmo um mapa de papel nos salvou.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas, mas aqui eu ainda tenho MUITO problema para viajar de carro com meus filhos. Eu morro de medo de avião e troco fácil por um carro, mas com eles brinco, prefiro que caia, mas vou de avião, hahaha! O menino tem aquela coisa de vomitar e a menina chora chora chora, tem um ano e não se distrai fácil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, aí fica difícil mesmo! Mas logo logo ela cresce e melhora!

      Excluir