quarta-feira, 29 de outubro de 2025

10 experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio!

Procurando algo diferente para fazer em Campinas em um dia de folga? No post de hoje, uma listinha de mais de 10 experiências completamente fora do óbvio para conhecer em diversas regiões de Campinas!


10 experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio!
Estação Cultura, antiga estação ferroviária de Campinas transformada em centro cultural e uma das sete maravilhas da cidade




01) Aprender sobre fabricação de chocolate na Monjolo Chocolate (Barão Geraldo)



A Monjolo é uma marca de chocolate bean to bar com fábrica pequena e loja no distrito de Barão Geraldo e o chocolate deles já ganhou diversos prêmios - eu AMO alguns deles! Eventualmente, a fundadora faz passeios guiados pela fábrica e também cursos de chocolate bean to bar. Fique de olho na programação pelo instagram da Monjolo Chocolate.



02) Degustar queijos de ovelha na Cabanha Campestre 53 (Joaquim Egídio)


Em um loteamento de chácaras rurais em Joaquim Egídio, fica a Cabanha Campestre 53. Segundo o dicionário Oxford, “cabanha” é uma fazenda especializada na criação e manutenção de gado reprodutor ovino e caprino. No caso, a família dona desta cabanha comprou o terreno em 2012 (que era um pasto) e hoje cria ovelhas por ali. Escolheram as ovelhas por serem mais dóceis do que as cabras. O rebanho começou em 2017 com 3 ovelhas e depois foram crescendo - hoje contam com 59 da raça Lacaune (a mais numerosa na França, utilizada especialmente no queijo roquefort).

Ali eles produzem queijo pecorino, boursin, iogurte, doce de leite e também artesanato com lã (confiram neste link), expostos e vendidos na feira de artesanato do distrito. A lã é obtida na tosa anual do rebanho. É possível visitar a fazenda 2 sábados por mês - confiram as datas, preços e informações pelo instagram.



experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio

experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio

experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio

experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio



O leite de ovelha tem mais proteínas do que o da vaca e é o único leite que pode ser congelado e descongelado (por 90 dias) sem perder as características. Conhecemos o processo de fabricação dos queijos e suas características (com direito a degustação, é claro) e também o local onde vivem as ovelhas (ovril), Além de ver as recém-nascidas, aprendemos também sobre esse animal e várias particularidades de uma fazenda do tipo, como a importância de cães de guarda e pastoreio (que inclusive trabalham no parto das ovelhas!).

A família da Cabanha Campestre é adepta do slow food, boa comida e sustentabilidade. Tijolos de uma fábrica de chapéus histórica da cidade foram reutilizados ali. Os produtos lácteos levam nomes relacionados ao céu de Joaquim Egídio (como é afastado da cidade, é um ótimo ponto de observação noturna - inclusive com um observatório e um museu aberto de astronomia!). O queijo Antares (nomeado por conta da estrela mais brilhante no céu da região) ganhou o bronze entre os maturados de ovelha em Araxá no ano passado e a cabanha está na Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista lançada recentemente pelo Turismo do Estado de SP. Visitei duas vezes em uma presstrip organizada pelo Sebrae - SP em outubro/2023 e outra presstrip da Secretaria de Turismo do Estado em setembro/2024.








03) Passeio na maria fumaça até Jaguariúna



O passeio em um trem antigo costuma fazer sucesso entre idosos e crianças e pode ser algo legal de se fazer por algumas horas na região de Campinas, por exemplo, saindo da estação Anhumas (perto do Shopping Galleria) até a cidade vizinha Jaguariúna. A ideia não é conhecer Jaguariúna de verdade, mas sim curtir a paisagem de zona rural e pensar como era viajar assim antigamente. Antes de voltar para Campinas, dá tempo de dar uma voltinha em torno da estação em Jaguariúna e comer por lá. Em ocasiões especiais, a associação que cuida da preservação do trem costuma organizar eventos diferentes. Confira tudo neste post aqui!


experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio




Onde ficar em Campinas:

Reserve o seu hotel em Campinas pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude a manter o blog no ar! Obrigada! Este post contém links para programas de afiliados.





04) Fazer um walking tour em um cemitério histórico - Cemitério da Saudade



Fiz o passeio “Saudade e suas vozes” com o pessoal do "O que te Assombra" pelo Cemitério da Saudade, um dos mais tradicionais de Campinas. Vimos arte tumular e falamos sobre histórias de assombrações, milagreiras e outros personagens da cidade (muita gente importante está enterrada ali), epidemias e a História campineira ao entardecer e começo da noite. Como o grupo era grande, acaba sendo tranquilo andar por um cemitério, mesmo depois de escurecer. Várias lanternas de celular também ajudaram, é claro. Foi nesse cemitério que foi filmado parte do filme "Memórias Póstumas de Brás Cubas".




A história mais assustadora pra mim foi sobre o bonde que chegava até o cemitério! E você, teria coragem de fazer um tour por um cemitério à noite???




05) Oficina de meliponicultura (Barão Geraldo)


Você pode aprender sobre abelhas e a meliponicultura em uma das maiores cidades do Brasil! Eles oferecem oficinas voltadas para adultos ou para crianças em datas diferentes no distrito de Barão Geraldo. Veja mais sobre o meliponário aqui.







Para se locomover em Campinas, você pode utilizar táxi, Uber, carro próprio ou então alugar um carroCaso precise alugar um carro, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada! Mas não recomendo a opção de Uber se for para algum local fora mais rural e você pode ter problema para conseguir um carro para ir embora.








06) Visitar uma antiga fazenda de café


Campinas se desenvolveu primeiramente por conta da produção de café das fazendas da região e algumas delas estão preservadas até os dias de hoje. Mas nenhuma delas está aberta ao público para visitação regular infelizmente. Muitas construções se perderam, algumas estão abertas como restaurantes, espaços para eventos ou ainda são propriedades particulares fechadas. Mas você pode ficar de olho em plataformas como a Vzit e a Próximo Passeio para saber de eventos especiais. Eu já visitei uma fazenda no distrito de Sousas assim e estou de olho para visitar outra em Joaquim Egídio, que a data não bateu ainda.



07) Observação de aves (Barão Geraldo)


A atividade de observação de aves vem crescendo no Brasil. Você olha a natureza de um jeito diferente, amplia os sentidos, percebe e observa as aves e recarrega as energias em um parque ecológico super agradável no distrito de Barão Geraldo. Confira mais informação no site da Vzit.








08) Provar cervejas artesanais


As pequenas cervejas artesanais estão a todo vapor em Campinas e região hoje em dia, mas a bebida já era produzida na cidade ainda no século XIX, por um imigrante italiano. A Fábrica de Cerveja Guarani foi fundada em 1880 e produzia cerveja com insumos importados alemães, mas já não existe há décadas. Em 1903, foi a vez da Fábrica de Cerveja e Gelo Columbia, na Avenida Andrade Neves, cuja cervejas receberam medalhas em exposições internacionais. A cervejaria lançou marcas famosas, mas foi comprada pela Antarctica em 1957. Leia mais sobre essas antigas cervejarias de Campinas aqui.

O Polo Cervejeiro da RMC foi criado em 2017 para fortalecer as cervejarias artesanais da Região Metropolitana de Campinas. Hoje são 34 cervejarias em 20 municípios e mais cervejarias querendo entrar no "consórcio". Eles participam e organizam diversos eventos gastronômicos nas proximidades e é só ficar de olho no instagram para saber quando acontecem. É praticamente impossível não ter pelo menos uma cervejaria artesanal em qualquer evento da prefeitura ou dos shoppings da região nos dias de hoje. Eu conheci quase uma dezena delas e contei neste post (com dicas em Campinas, Valinhos, Holambra e Americana).


experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio
Degustando várias cervejas da Tábuas Cervejarias, em Barão Geraldo (Campinas)




Confira as especificidades de cada uma, localização, preços, produtos, etc no insta de algumas delas: Cervejaria CampinasTábuas CervejariaDaoravida Toca da Mangava. Existe um pub crawl cervejeiro em Barão Geraldo, distrito onde fica a Unicamp.


09) Cinema com jantar inspirado no filme (Joaquim Egídio)



O restaurante Estação Marupiara fica em um casarão antigo preservado, com muitas mesas no ambiente externo no distrito de Joaquim Egídio. O cardápio é bastante focado em frutos do mar e de 5a feira fazem um evento especial - Cine Marupiara (somente com reserva antecipada). Um filme é projetado enquanto o jantar em vários tempos combinando com o tema do filme é servido. Depois de anos, finalmente consegui conhecer em julho/2023 e o filme era "Chocolate". Depois voltei no início de 2024 para rever o filme "Comer, Rezar, Amar". Confira a programação no instagram do restaurante.


experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio
Todos os itens do menu fechado tinham algum toque de chocolate, nem que fosse pó de chocolate enfeitando o prato como na foto abaixo. O pão acima era de chocolate!


experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio
Como avisei sobre restrição alimentar, o meu prato veio sem o camarão (acima). Claro que o fondue tinha que ser a sobremesa - a casa oferece fondues variados no inverno. Vá agasalhado porque é bastante frio e meio aberto.



experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio
"Comer, Rezar, Amar" - entradinha italiana, presunto parma com melão que nem lembrava que a Elizabeth comia no filme e macarrão com molho ao sugo, simples, mas infinitamente melhor do que em qualquer lugar por aí. Várias cenas do filme que eu nem lembrava direito. Inclusive, esse filme que popularizou uma pizzaria famosa em Nápoles, que nem visitei por causa das filas gigantes hoje em dia.


experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio
O prato principal foi uma mistura de Índia com Indonésia - o peixe indiano do cardápio da casa com arroz com coco (aprendi na Holanda e em Holambra que tem vários pratos da Indonésia com coco).




10) Tours guiados gratuitos disponibilizados pela Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas



A Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas estão organizando passeios gratuitos pela cidade há algum tempo. Em todos os tours, os ônibus partem da Praça Imprensa Fluminense e começamos o dia com um tour pela Feira Hippie do Centro de Convivência.

Eu não sou muito fã de futebol, mas sou curiosa e fiz os passeios para os dois estádios dos principais times de futebol da cidade, o da Ponte Preta e o do Guarani, que geralmente não estão abertos à visitação. Tem passeio gratuito para a maria fumaça acima, para uma fábrica de café no meio da cidade, pela Escola de Cadetes (que não tem visitação regular) e inclusive um mais básico pelas 7 Maravilhas de Campinas.

Confira a programação no instagram da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e se inscreva com antecedência porque as vagas se esgotam rapidamente sempre!


experiências únicas para conhecer Campinas além do óbvio


 



E aí, qual dessas experiências vocês já conheciam? E quais ficaram com vontade de fazer?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.