quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Qual o melhor transporte pelo sul da Espanha (Andaluzia)? Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?

Já temos aqui no blog um montão de posts sobre o sul da Espanha (Andaluzia) depois do meu intercâmbio para estudar espanhol em Granada um tempo atrás! A região é linda e é normalmente o que os turistas visitam na Espanha quando querem explorar um pouco do país além de MadriBarcelona. O único problema da região (além do calorão no verão) é que as cidades principais parecem perto, mas não são tão perto assim e o transporte público entre elas pode ser bem complicado e demorado!

Qual o melhor transporte pelo sul da Espanha (Andaluzia)? Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?
A principal atração da Espanha (e uma das mais visitadas da Europa toda) é a Alhambra! Adivinhem onde ela fica? Sim, na Andaluzia! Foto: Visit Spain


Em todos os posts sobre a Andaluzia, eu indico uma música da banda El Canto del Loco que era sucesso absoluto na região durante o meu intercâmbio e a de hoje é "Una Foto en Blanco y Negro", uma das minhas preferidas de todos os tempos!

Viajando pela Andaluzia


A Andaluzia é essa área lilás no sul da Espanha marcada no mapa abaixo. Marquei ainda Madri e Barcelona de azul e as cidades principais (maiores e/ou mais turísticas) da Andaluzia de roxo. As marcadas com estrelas são as que falo mais neste post. Gibraltar tecnicamente é um território britânico, mas está inserida aí também em roxo porque para os curiosos de plantão, faz sentido incluir em uma viagem pela Andaluzia.






Qual o melhor transporte pelo sul da Espanha (Andaluzia)? Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?
Sevilha - foto: Visit Spain


Fiz essa tabela abaixo para vocês terem ideia do que eu estou falando. Alguns trajetos são tranquilos de trem e/ou ônibus, como por exemplo de Sevilha a Córdoba ou de Sevilha a Cádiz, mas tem muita coisa que não é! Todos os tempos de deslocamentos abaixo foram calculados pelo site RometoRio em janeiro/2018.

Leia aqui todas as dicas no blog sobre MálagaCórdobaGranada e Sevilha!





Observações - De Sevilha a Málaga de trem passando por Córdoba e de Granada a Cádiz de trem ou ônibus passando por Sevilha. De Granada a Málaga de trem com conexão em Antequera (clique no link para ler o post do que fazer em 1 dia na cidadezinha) e alguns outros trechos também tem essa conexão em Antequera. Os riscos são trechos que não são possíveis/não encontrei informação.


Qual o melhor transporte pelo sul da Espanha (Andaluzia)? Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?
Málaga - foto: Visit Spain



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












Sendo assim, a melhor opção para viajar pelo sul da Espanha definitivamente é de carro alugado! Eu não sou das pessoas mais loucas para dirigir carro em viagem, mas é a única maneira de conhecer algum dos pueblos mais charmosos do mundo, que vou falar mais abaixo e de se deslocar mais rapidamente e sem complicações entre as cidades.


Qual o melhor transporte pelo sul da Espanha (Andaluzia)? Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?
Córdoba - foto: Visit Spain


Abaixo, algumas opções de tours de 1 dia pela região:




Leia aqui todos os posts sobre Madri no blog!


Conhecendo os Pueblos Blancos na Andaluzia


Além das cidades interessantes que falei acima, uma atração bastante apreciada no sul da Espanha é a rota dos Pueblos Blancos, incríveis cidadezinhas do interior! Aqui o transporte é ainda mais difícil e para conhecer, só mesmo alugando um carro (ou indo em uma excursão)! Os melhores posts sobre a região que encontrei nos blogs de viagem foi do blog De Saias Pelo Mundo. Coloquei abaixo algumas fotos e vídeos dos locais que eu acho os mais interessantes para serem visitados, mas você pode definir quantos povoados vai querer parar e conhecer no seu ritmo, dependendo do seu tempo disponível.

O nome da rota vem da cor branca da maioria das construções nessas cidadezinhas em uma região onde ferve no verão, que são pintadas de branco para repelir o calor. Leia mais sobre a região na Wikipedia. O melhor mapa que achei na internet com as cidades da Rota dos Pueblos Blancos foi esse daqui. Neste roteiro do Viaje na Viagem o 5o dia é dedicado a esta rota, mas um dia só pode ficar corrido.


Qual o melhor transporte pelo sul da Espanha (Andaluzia)? Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?
Setenil de las Bodegas - Foto: Andrei Dimofte - CC BY-SA 2.0


Qual o melhor transporte pelo sul da Espanha (Andaluzia)? Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?
Ronda - Foto: Wolfgang Moroder - CC BY-SA 3.0










Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook








Como ir de Granada pra Barcelona ou de Barcelona para Granada?


Uma pergunta que sempre me fazem nos posts sobre Granada é qual o melhor jeito de ir de lá para Barcelona (ou vice-versa), que é a cidade da Andaluzia mais a leste (entre as principais cidades turísticas do sul da Espanha) e portanto a mais perto de Barcelona. O problema é que na verdade, essas cidades não ficam nada perto e o transporte em trem da Andaluzia para a Catalunha é ruim (você precisa fazer um triângulo no mapa, passando por Madri). São 8h de trem ou 15h de ônibus então com certeza avião ou carro são as melhores opções. De avião, o voo não é longo (1h30), mas some os trajetos do hotel até o aeroporto e do aeroporto até o outro hotel e a chatice de ter que chegar no aeroporto com antecedência, o que acaba triplicando o tempo. De carro, são 8h30 de viagem!



Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada? Plaça Reial, Barcelona
Plaça Reial, Barcelona


Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada? Plaça de Espanya, Barcelona
Plaça de Espanya, Barcelona


Sendo assim, eu considero que a melhor opção é alugar um carro e ainda acrescentar outra cidade no roteiro parando no meio do caminho! As melhores opções seriam Múrcia (que ainda não conheço - mais perto de Granada), Valência (mega recomendada e no meio do caminho) e Tarragona (vale a pena visitar para quem curte História, mas bem mais perto de Barcelona). Indo de carro, tem a vantagem de você fazer o seu próprio horário e sai mais em conta para famílias e grupos.


Como ir de Granada a Barcelona ou de Barcelona a Granada?


Alugue com o nosso parceiro Rentcars, não pague nada a mais por isso e ajude o blog a se manter! Neste site é possível comparar diversas locadoras e escolher a que te atenda melhor. Obrigada!



Ufa! E você, tem mais alguma dúvida sobre a Andaluzia? Empolgado para a viagem?


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Foi ótimo conhecer todas essas dicas! Eu moro em Barcelona mas ainda não visitei Granada. Tenho muita vontade. Amei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas deste post! Quero muito passear pelo sul da Espanha. E saber Qual o melhor transporte pela Andaluzia, como ir de Granada a Barcelona ou vice versa, já me ajuda bastante no meu planejamento.

    ResponderExcluir
  3. Sou encantada com essa região da Andaluzia. Tenho muita vontade de voltar ao sul da Espanha. Adorei essas dicas de transporte pela região!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as informações sobre transporte na Andaluzia, tenho muita vontade de conhecer a região, só visitei Barcelona e já fiquei apaixonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe Espanha tem muuuito lugar sensacional além de Madri e Barcelona!

      Excluir
  5. Excelente partilha para perceber como afinal é fácil ir de Granada a Barcelona. Se a gente programar a viagem bem é muito mais fácil. Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como um bom planejamento de viagem para evitar perrengues

      Excluir
  6. Que máximo, adorei a tabela comparativa com o tempo de trajeto de cada meio de transporte, ajuda demais no planejamento da viagem. Ótima dica

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.