sábado, 5 de agosto de 2017

Caminho de Santiago de Compostela e Caminhos Peregrinos

Lá nos idos de 2001 durante uma viagem por Portugal,  demos uma escapadinha de alguns horas para a Espanha e conhecemos Santiago de Compostela rapidamente. Deu para perceber que cidade em si é linda (apesar da chuva que caía), mas grande parte das pessoas que sonha em conhecer Santiago de Compostela faz um esquema completamente diferente - o famoso Caminho de Santiago! Não fiz e não tenho dicas próprias sobre o assunto, mas hoje vou mostrar diversas formas que vocês podem vivenciar o caminho e dar dicas de blogs e livros sobre o assunto!

Caminho de Santiago de Compostela - Projeto Caminhos Peregrinos
Paisagens lindas ao longo do Caminho de Santiago

Caminho de Santiago de Compostela - Projeto Caminhos Peregrinos
Fazendo o Caminho de Santiago, os peregrinos passam por diversas cidades e vilas fofas!




Na blogosfera de viagem brasileira, o expert em Caminho de Santiago é o Tony do blog Retrip, que contou (e continua contando) tudo no blog dele. Ele já fez o trajeto de bicicleta e a pé. Outras fontes de informações sobre o caminho são os blogs Tip Trip do Jr Caimi e Pés, pó e pedras, escrito pela Célia Maciel, uma amiga da minha família, que não é uma blogueira de viagem típica, mas sim uma apaixonada pelo Caminho. Neste link, temos diversas curiosidades sobre o Caminho de Santiago, inclusive com dicas de livro e filme. Existe a possibilidade de fazer um outro Caminho de Santiago de Compostela, saindo de Portugal e quem conta tudo é a Rita do blog O Porto Encanta.

Diversas possibilidades para o caminho de Santiago de Compostela
São diversas possibilidades de caminho. Fonte: Rota da Luz

Projeto Caminhos Peregrinos

E para quem curte peregrinações em geral, o Tony que citei acima lançou um projeto super legal, o Caminhos Peregrinos. Ele voltou faz pouco tempo da 2a peregrinação no Caminho de Santiago e pretende nos próximos anos fazer alguns dos caminhos peregrinos mais importantes do mundo, por exemplo a Via Francigena na Itália, a Ilha de Shikoku no Japão e a Rota da Misericórdia na Polônia. Para financiar esse sonho, ele lançou uma campanha no Catarse e as recompensas estão fantásticas (a partir de R$ 29,00)! Vejam os detalhes no link, mas garanto que o livro fotográfico sobre sua última viagem pelo caminho de Santiago de Compostela está maravilhoso! Acompanhem o projeto na página do facebook. Ah, todas as fotos deste post foram tiradas por ele nessa última peregrinação!


"Peregrinar não é só dar passos em um caminho, é também caminhar em busca de algo dentro de você. É uma maneira de se conectar ao mundo externo, à natureza e também aumentar a auto percepção, muitas vezes necessária para que possamos desenvolver nossas habilidades na construção de uma vida mais plena." (Antônio Rômulo Jr.)


Projeto Caminhos Peregrinos
E você, também apoia o projeto?


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Um comentário:

  1. Que legar Fer! Ótimas dicas para pessoas se informarem mais sobre o Caminho.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.