domingo, 30 de julho de 2017

Dicas práticas sobre viajar sozinha e inspirações

Depois do último post aqui no blog que contei como comecei a viajar sozinha e gosto tanto disso que se dependesse de mim, viajaria sozinha muito mais frequentemente do que acompanhada, agora é a vez de dar algumas dicas práticas, indicar mais mulheres que viajam solas e também dar algumas inspirações para quem quer se aventurar pela primeira vez nesse tipo de viagem!

Dicas práticas e inspirações sobre viajar sozinha

Dicas práticas para viajar sozinha


Eu sou daquelas que acredita que planejamento é tudo em qualquer viagem (e por isso que amo tanto os blogs de viagem!), então viagem solo não ia ser diferente - procure os passeios que mais combinam com você, mas também dê uma chance para experimentar o novo. Pesquise as vizinhanças mais seguras do seu destino, quanto dinheiro levar, como se locomover pela cidade etc. Só depois de fazer todas essas pesquisas, decida onde vai se hospedar.


Uma dica legal para quem quer começar a viajar sozinha, mas ainda não quer ficar totalmente sozinha, é começar com intercâmbios! Já contei aqui no blog sobre meus 5 intercâmbios - em países diferentes, desde a adolescência até o último, quando eu já tinha passado dos 30 anos e não consigo nem contar quantos amigos conheci nessas ocasiões.




Não dependa só do celular (nem do tablet, nem do notebook) - Não há como garantir que seu celular vai ter carga sempre que você quiser,  às vezes não temos onde carregá-lo, pode acabar a luz, você pode estar perdido. Ninguém garante também que você não será assaltado, não irá perdê-lo ou que aconteça qualquer outra coisa que só acontece com equipamentos eletrônicos rs. Até mesmo o GPS do celular pode te deixar na mão em inúmeros lugares se estiver numa viagem de carro solo na estrada, em zona rural ou em cidades com ruas apertadas e cheias de prédios (Veneza) por exemplo. Anote informações importantes em papel e faça cópia física dos seus documentos.

Pelo parágrafo acima, vocês já entenderam que eu sou a freak do gerenciamento de riscos, mas prevenção nunca é demais! Por isso mesmo, compartilhe seus planos diários com amigos e parentes, não entre em locais muito suspeitos (que você evitaria na sua cidade de qualquer jeito) e de preferência, tenha um chip de celular para ter acesso a internet mais rápido (no link anterior conto sobre o chip que usei na minha viagem sola para Barcelona e região).

chip de celular em 140 países com internet ilimitada
Quando viajo sozinha, gosto de ter a facilidade de entrar em contato com a família em casa na hora que eu quiser!

Nem pense em sair de casa sem seguro viagem (que aliás é OBRIGATÓRIO para entrar na maioria dos países europeus)! Já escrevi mais detalhadamente sobre seguro viagem neste post e se você for daquelas que viaja para o exterior várias vezes por ano, nem tem mais a desculpa de que seguro é algo caro! Leitor do blog tem desconto com o código "TAINDOPRAONDE5" no site Seguros Promo, que compara diversas seguradoras.





Dicas práticas e inspirações sobre viajar sozinha


Outra dica legal é começar viajando pelo Brasil ou com países fáceis de se comunicar (Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Peru e Uruguai são ótimas opções) - nada como ser entendida mais facilmente para resolver os pepinos que aparecem! Antes ainda, começar a fazer passeios turísticos e sair para comer fora sozinha na sua própria cidade. Veja aqui sugestões do Buzzfeed de coisas que todo mundo deveria fazer sozinho e do blog Desassossegada - para ir se acostumando com momentos como por exemplo quando eu fui assistir ao musical dos Beatles em Berlim (Let It Be) sozinha ou fui ver o Barça jogar no Camp Nou pela Champions League!

Baixe o seu ebook grátis aqui

Inspirações para viajar sozinha


Quer coisa melhor para se inspirar do que ver filmes e séries ou ler? Para os leitores vorazes, a dica é o livro da Gaía Passarelli - "Mas você vai sozinha?", com várias crônicas de viagens diferentes.




Fazendo esse post, lembrei dos 3 filmes abaixo que mostram mulheres viajando sozinha - "Livre", "Comer, Rezar, Amar" e "O amor não tira férias". Podem reparar que todas as personagens conhecem companhia temporária nas diferentes viagens então só fica completamente sozinha quem quer!

Filmes sobre mulheres viajando sozinha



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Lista de blogs escritos por mulheres que viajam sozinhas


A lista está na ordem que fui me lembrando e estará em constante atualização! TODOS os blogs abaixo são blogs que eu realmente leio e consulto para as minhas viagens, mesmo sendo de estilos de viagem diferentes do meu - já falei e repito - planejamento é tudo! Muitos dos blogs abaixo são divididos entre várias pessoas, então vou escrever em parênteses quais são as autoras que vocês devem procurar para ler sobre viagem solo.

No Mundo da Paula (a Paula mora em Londres e está sempre dando umas escapadas nos fins de semana)
Viajando no Blog
Contando as Horas
Viajante Solo
360 Meridianos (Natália e Luiza - a última mora em Portugal)
Fui, Gostei, Contei (a Carla está morando no Deserto do Atacama nesse 2o semestre de 2017, mas dessa vez não está sozinha)
ITALIAna
Trippolis
Preciso Viajar
Devaneios de Biela
Direto de Paris (a Renata mora em Paris e sempre viaja sozinha pelo interior da França principalmente)
Roma pra Você (a Luciana mora em Roma e viaja tanto com a família como sozinha)
O Melhor Mês do Ano (a Camila mora no sul do Chile, então é garantia de fotos bonitas)
Apure Guria (neste momento a Angie está morando na Itália)
Viajoteca (Martinha - mora em Paris e sempre viajando pela Europa acompanhada ou sozinha)
Fragata Surprise
Dicas e Roteiros de Viagens
Gaby pelo Mundo
Mariana Viaja
Janelas Abertas (a Luísa está viajando pela Europa enquanto eu escrevo este post em julho/2017. Em breve estará na minha amada Berlim!)
Juntando Mochilas (Nívia)
Mochilão Trips
Finestrino
Juju no Mundo (a Juju está nesse momento morando na Ásia - julho/2017!)
Me Deixa Ser Turista




Na semana que vem, acontecerá a II Solo Travel Week, totalmente gratuita, organizada pela Denise do blog Viajante Solo - participem e se inspirem! Eu vou assistir tudo com certeza! Clique no link acima para mais informações e inscrição - a programação está fantástica!




E você, tem alguma dica extra para viajar sozinha? Algum livro ou filme ou seriado para indicar (que trate de mulheres viajando sozinhas)? Deixe nos comentários e logo logo tem mais post por aqui com o tema "viajando sozinha" (clique no link anterior para ler tudo sobre o assunto aqui no blog)!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

6 comentários:

  1. Ô, Fernanda, que post porreta, hein?!?!? Além de um monte de ótimas dicas, as menções a vários blogs que admiro muito e que terão ótimas dicas também. E, como se não bastasse, o meu como uma destas menções...! Moça, tô numa fase de chorar à toa, não brinque com o coração desta blogueira!
    Muito obrigada e um beijo para você.
    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha o que é bom tem que ser compartilhado! Claro que o seu estaria aí, ainda mais depois da sua super última viagem solo!

      Excluir
  2. Obrigada por citar o blog e o meu intercâmbio! Adorei o post. :-*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fer!!!
    Obrigada por indicar o Devaneios na sua lista!
    Não vejo a hora de viajar sozinha de novo!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Tb não vejo a hora! Aliás tô até pensando em copiar seu roteiro pela Holanda hehehe

      Excluir