quarta-feira, 25 de julho de 2018

Como é viajar de trem pelo Canadá?

Durante meus 18 dias viajando pelo Canadá, fiz diversas viagens de trem entre as principais cidades do leste do país: TorontoOttawaQuebecMontreal e Kingston. Fui mostrando bastante coisa sobre os trens lá no stories do Instagram do blog, mas hoje vou dar mais detalhes sobre esse meio de transporte no Canadá!


Como é viajar de trem pelo Canadá? Gare du Palais, Quebec
Gare du Palais, Quebec (estação de trem mais bonita que vimos)


Como é viajar de trem pelo Canadá?



Leia aqui todos os posts com dicas sobre o Canadá no blog!



Organizando o roteiro pelo Canadá e como escolhemos o trem como transporte


Aproveitamos uma das super ofertas de passagem para o Canadá no começo do ano então não conseguimos fazer o ideal, que seria entrar no país pela cidade mais ao sul e sair pela cidade mais ao norte (ou ao contrário). Sendo assim, tivemos que organizar um roteiro circular, chegando e saindo por Toronto.  Devido ao Festival de TulipasOttawa teve que ser a 2a cidade. Preferimos então fazer logo o maior trecho por terra e colocar Quebec em 3o, deixando Montreal  em 4o, já na volta para Toronto. Decidimos ainda parar uma noite em Kingston, para conhecer a região das Thousand Islands.

Depois de algumas pesquisas sobre ônibus no Canadá, vimos que as viagens entre uma cidade e outra eram bem mais longas do que pensávamos. Ninguém no grupo estava a fim de dirigir (alugar um carro seria uma opção super viável para esse roteiro), então o trem foi a escolha lógica! Abaixo uma tabelinha comparando como seriam os tempos de viagem em cada meio de transporte para os trechos que fizemos e outros populares (calculados pelo site Rome2Rio). Entre Montreal e Toronto ou Quebec e Toronto também é possível utilizar avião.





Uma publicação compartilhada por VIA Rail Canada (@viarailcanada) em




Via Rail Canadá


A empresa de trens do Canadá é a Via Rail e vende tickets no Brasil pela Personal Canadá, mas nós compramos nossas passagens pelo site oficial em inglês mesmo. No site canadense você pode comprar direto, mas no brasileiro, você tem que fazer uma cotação e será atendido pela agência. Eu gosto de facilidade de poder ver os preços e comprar no meio da madrugada por exemplo, então o esquema do site da Via Rail é mais confortável para mim, apesar de não poder parcelar. Para compensar, fomos comprando nossas viagens aos poucos de fevereiro a maio para poder dividir os pagamentos.

Coloquei alguns prints abaixo do site da Via Rail para vocês terem ideia de preço e duração das viagens. Escolhi datas aleatórias, a do primeiro print bem próxima e a do segundo print como se estivesse comprando com antecedência.


Como é viajar de trem pelo Canadá? Comprando a passagem
O trajeto Toronto - Ottawa leva um pouco mais de 4h! E custa um pouco mais de 100 dólares canadenses. Por 10 dólares a mais, você pode ir mais confortável na business


Como é viajar de trem pelo Canadá? Comprando a passagem
Aqui a diferença é de somente 4 dólares canadenses - qualquer lanche ou bebida custa mais do que isso e vale a pena demais fazer esse "upgrade"



Cada classe tem uma franquia de bagagem diferente (mais sobre isso abaixo) e a tarifa "escape" mais barata tem poucos assentos disponíveis por trem. Por coincidência, nos 2 prints acima aparece como disponível, mas nem sempre isso acontece (na maioria das vezes aparecia uma mensagem de somente 2 assentos escape disponíveis e nós estávamos em 5 pessoas. Mais perto da viagem é cada vez mais difícil achar essa tarifa). Ah, de 3a feira a Via Rail faz promoção de passagem então fique de olho!


Veja aqui como foi usar o chip para internet ilimitada da Easysim4u no Canadá!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Os trens no Canadá e diferenças entre as classes


A malha de trens canadenses é extensa, sendo a travessia Toronto - Vancouver a parte mais famosa. Os trechos com paisagens lindas ficam para os lados de Vancouver (oeste do Canadá), mas nós não passamos por essa região desta vez.

Como qualquer trem que você vá comprar na vida, o preço varia de acordo com a classe do assento que você escolhe, distância/tempo de viagem entre as cidades e antecedência da compra do bilhete. Chegamos a comprar trechos da classe business por 1 mísero dólar a mais do que o da econômica, cerca de 3 meses antes da data escolhida.


Como é viajar de trem pelo Canadá?
Plataforma na Union Station (Toronto), vagão Business e espaço para as malas (dos dois lados do corredor e tem mais um pedaço em cima que não aparece na foto). Na classe Business, são 2 assentos de um lado, corredor e 1 assento na outra janela (ideal para quem viaja sozinho).


Um ponto positivo de viajar de Business, é poder levar mais bagagem, mas lembre-se você que tem que carregar sua mala para cima e para baixo (mas os funcionários vão te ajudar a guardá-las). Veja todas as regras direitinho no site - em algumas estações eles fazem questão de pesar as malas e em outras eles não fazem isso com o pessoal da Business (mas sempre fazem com o pessoal da econômica).


Como é viajar de trem pelo Canadá?
Tem assentos no sentido do trem e assentos que viajam de costas - nós não conseguimos escolher os assentos online, mas você pode mudar quando chegar na estação.


Como é viajar de trem pelo Canadá?
Cozinha onde são preparadas as refeições e bebidas da classe Business, mesa para grupos viajando juntos, banheiro igual ao de um avião e espaço para casacos na classe Business - nós viajamos na primavera, mas no inverno com certeza tem casaco para tudo quanto é lado em um trem lotado.


Como é viajar de trem pelo Canadá?
Bastante espaço entre os assentos na classe Business então mesmo que você estiver sentado ao lado de um estranho, não fica aquela sensação desconfortável de disputar o apoio para o braço.


Como é viajar de trem pelo Canadá?
Na classe Business, estão incluídos toalhinhas para limpar as mãos, lanchinhos, refeições de acordo com o horário do seu trem (pode ser um só ou mais de uma), chocolatinhos, refrigerante, cerveja, água, vinho e até licor no final das refeições.


Como é viajar de trem pelo Canadá?
Revistas para passar o tempo e mais algumas opções de refeição. Percebemos que o cardápio fica igual por cerca de uma semana e depois trocam. Eu achei as massas sempre as opções mais tranquilas. Alguns frangos eram extremamente apimentados e algumas carnes eram boas, mas outras esquisitas.


Como é viajar de trem pelo Canadá?
Mais comidinhas - a refeição sempre tinha uma salada, uma carne com acompanhamentos (ou massa vegetariana), além de sobremesa. Nos Business Lounges das estações de trem, podíamos pegar bebidas frias e quentes à vontade - experimentei todos os cafés/cappuccinos/mocaccinos e afins da tradicional Van Houtte!



10 mercados incríveis pelo mundo, incluindo 2 no Canadá!



Como é viajar de trem pelo Canadá?
Adorava passar o tempo olhando pela janelinha! Acima, foto do vagão da classe econômica - tem menos espaço entre os bancos do que o vagão Business, mas os trens mais novos (como nesse caso) não eram tão pavorosos.




Como é viajar de trem pelo Canadá?
Em um dos trechos, acabei deixando para comprar mais perto da viagem e o assento Business estava muito caro. Optei por ir de econômica também para testar como seria e mostrar no blog. Dei azar de ser justamente em um feriado, os trens estarem lotados (e por isso o preço subiu tanto) e ter viajado em um vagão bem antigo. A primeira impressão desses assentos vermelhos foi pavorosa. Depois entrei no vagão de econômica de um trem mais atual, e os assentos são pretos, bem mais parecidos com os da Business. Acho que foi azar mesmo por conta da lotação do feriado.



Na classe econômica, não tem nenhuma bebida nem comida incluída na passagem, mas passam uns carrinhos vendendo lanches e bebidas. As opções são muito lanches e salgadinhos e não fui muito com a cara - ainda bem que tinha levado sanduíche e bobeirinhas que comprei na cidade antes de embarcar. O espaço para malas é igual o da Business, mas para ser dividido por muito mais pessoas (muito mais mesmo).




Nós aproveitamos para otimizar o roteiro, pegando todos os trens no horário do jantar, que era servido durante a viagem (economizamos tempo e podíamos gastar mais no trem porque era o equivalente ao transporte + uma refeição). Assim, valeu a pena demais estar na Business Class que inclui comes e bebes.

Todos os assentos possuem tomadas para carregar eletrônicos e o wi-fi funciona até que bem considerando que o trem está andando rápido (bem melhor do que o wifi da Renfe espanhola ou da Deutsch Bahn alemã que eu nunca conseguia conectar...).


Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros





As estações de trem no Canadá


A Union Station em Toronto é enorme e linda! Estava em reforma em maio/2018, então nem consegui tirar fotos. A fachada é tão grande (e a avenida onde se localiza não é tão larga, com prédios do outro lado da rua), que fica impossível tirar uma foto da fachada inteira. Fica bem central e dali é fácil se locomover de metrô, ônibus, táxi ou Uber/Lyft até seu hotel. Quando chegamos aqui à noite, tivemos que fugir da máfia de taxistas que queriam nos cobrar um absurdo, mas como já estávamos voltando para a cidade no fim da viagem, saímos andando umas 2 quadras puxando as malas e pegamos táxis mais à frente. Veja aqui as dicas sobre hospedagem em Toronto - testamos 2 hotéis, um no começo e outro no final da viagem!


Union Station em Toronto
Foto: remundo. CC BY-SA 2.0


Union Station em Toronto
Foto: Duncan Rawlinson - CC BY - SA


Union Station em Toronto
Foto: Raysonho @ Open Grid Scheduler / Grid Engine - public domain


Em Ottawa, a estação fica no meio do nada, bem longe de todas as atrações então NÃO se hospede perto dela! O Uber de/para o nosso hotel na região do Byward Market (melhor localização para se hospedar) ficou cerca de 16 dólares canadenses (pedimos um carro maior por conta das malas).

Em Quebec, a Gare du Palais foi a mais bonita que vimos (é a estação da foto que abre o post). Também fomos/voltamos de Uber por causa das malas, mas alguns hotéis da parte alta da cidade podem ser acessados a pé (apesar da subida). Já dei dicas aqui no blog sobre onde ficar e onde comer em Quebec e o que ver e fazer na cidade mais fofa do Canadá.


Como é viajar de trem pelo Canadá? Gare du Palais, Quebec
Estação de trem de Quebec maravilhosa! Achei a estrutura grande demais para estar vazia daquele jeito no fim de um feriado...


Como é viajar de trem pelo Canadá? Gare du Palais, Quebec
Alguns detalhes do átrio, guichês antigos de venda de passagem e a frente da estação.



Nos nossos 3 dias em Quebec, aproveitamos uma tarde para fazer um tour gastronômico de ônibus pela Ile d´Orleans!


Em Montreal, a estação fica super central e tem até uma estação de metrô. Mesmo assim, ainda pegamos táxi/Uber para um pequeno trecho com malas. O entorno da estação é bem feio e esquisito.

Já em Kingston, parece que a estação foi jogada no meio do nada! Longe demais da beira do lago, que é onde tudo acontece! Tem Uber na cidade, mas acabamos usando táxi mesmo, que ficou cerca de 12 ou 15 dólares canadenses.

*Lembrem-se da gorjeta para táxis e Uber! O Canadá não chega a ser a terra das gorjetas como é nos EUA, mas é bem mais frequente do que aqui no Brasil ou na Europa.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Business Lounge para passageiros da Business Class nos trens canadenses


Uma das maiores vantagens de comprar passagem na Business Class, é ter acesso aos lounges nas diversas estações antes do seu embarque. Como não conhecíamos as cidades, sempre nos programamos para chegar com antecedência nas 5 estações por onde passamos (apesar de que o pessoal por lá está acostumado e não chegava com antecedência não). Aproveitávamos para carregar celulares, atualizar as redes sociais e emails com o wi-fi, matar o calor ou o frio com bebidinhas disponíveis, ler revistas e jornais etc, sempre em confortáveis sofás e poltronas.

Claro que o tamanho da sala varia de acordo com o tamanho e movimento da estação, então a de Toronto era enorme, a de Montreal média e as de Quebec e Kingston bem pequenas. Não conheci a de Ottawa pois viajamos bem no dia do feriado e a estação estava lotada, com longas filas e nem fomos para o lounge (e eu estava de econômica nesse dia). Leia mais sobre eles aqui (com horários de funcionamento).


Business Lounge Union Station Toronto Canadá
Business Lounge na Union Station, Toronto


Business Lounge Union Station Toronto Canadá
Business Lounge na Union Station, Toronto - não são todos os lounges que oferecem computadores (só os maiores)


Business Lounge Montreal Canadá
Estação e Business Lounge em Montreal


Como já disse acima, podíamos pegar bebidas frias e quentes à vontade (não alcoolicas) no Business Lounge e acabei experimentando vários cafés/cappuccinos/mocaccinos e afins da tradicional Van Houtt, além de refrigerantes Canada Dry.


Business Lounge e estação de Kingston Canadá
Estação e Business Lounge em Kignston



Todo mundo adorou andar de trem e inclusive é uma das melhores lembranças da viagem! O blog Tá indo pra onde? recebeu cortesia para uma pessoa em 3 trechos dessa viagem (foram 5 trechos no total) em assento na classe executiva, mas as opiniões contidas neste post são isentas.


Como é viajar de trem pelo Canadá?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

21 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Nunca pensei em viajar de trem no Canadá e agora considerei muito forte mesmo! É uma experiência incrível. Adorei as dicas e as fotos detalhadas dessa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima opção para quem não quer/não gosta ou não pode dirigir! Eu acho um bilhão de vezes mais confortável do que alugar um carro!

      Excluir
  3. Muito bacana, não sabia que dava para viajar de trem pelo Canadá, e ainda parece ser bem confortável. Uma ótima opção, as estações são lindas!

    ResponderExcluir
  4. Que post legal, nunca tinha visto o interior de um trem no Canadá! Legal a opção de jantar no trem, sempre bom aproveitar esse tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bom demais economizar esse tempo, com comida boa e farta, ainda mais considerando o valor de um jantar em um restaurante qq no Canadá!

      Excluir
  5. Adorei suas dicas Fernanda! Eu conheci o Canada em 2018 e já voltei outras duas vezes. Deve ser o máximo rodar o país de trem. Na próxima viagem vou me programar para isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, aí sim1 Quero mto voltar ainda para o outro lado do país!

      Excluir
  6. Achei super prática e confortável essa opção de viajar de trem pelo Canadá. Com certeza essa é a melhor forma de todos aproveitarem a paisagem sem se preocupar com nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o tipo de viagem que eu e o pessoal aqui de casa gostamos de fazer!

      Excluir
  7. Adorei o post! Não imaginava que seria viável viajar de trem pelo Canadá e agora fiquei muito interessado. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Como eu não dirijo achei a opção de viajar de trem muito interessante e o post está super explicadinho, não deixa muita dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu ia fazer td isso sozinha e aí não tinha dúvida nenhuma q trem seria a melhor opção, mas mesmo dps q as outras 4 pessoas resolveram se juntar, acabou sendo a opção mais confortável sem o stress de trânsito, placas, caminhos etc...

      Excluir
  9. Amei as dicas para viajar de trem no Canadá! E seu roteiro me deu inveja. Quero muito ir pra lá e conhecer tudo também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha vai sim!!! E esse roteiro aí é só um pedacinho do país - tem muito mais coisa interessante!

      Excluir
  10. Nossa em nem imaginava que era possível viajar de trem pelo Canadá, achava que ela não tinha essa transporte. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que tem! ônibus demora e não é tão confortável e carro nem sempre é uma opção (pra quem não dirige ou não quer dirigir).

      Excluir
  11. Eu estou simplesmente apaixonada por essa viagem de trem pelo Canadá!! Amei as orientações e o roteiro. Adorei as dicas de hospedagem também (pra não correr o risco de ficar no meio do nada). Agora vou devorar as dicas de todas as cidades! Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.