domingo, 19 de abril de 2015

Currywurst e o museu mais inusitado de Berlim, o Currywurst Museum

O museu está fechado desde antes da pandemia.

Uma das coisas que eu tinha certeza que iria comer em Berlim nessa última viagem era o tal do currywurst que via em vários guias e blogs de viagem. Experimentei alguns, mas só gostei mesmo do último e conto aqui neste post qual foi.

O que é currywurst?


Currywurst é um prato típico alemão (super comum em Berlim) que consiste de salsicha com ketchup e um tempero de curry, como na foto abaixo. Normalmente servido com batatas fritas e/ou pão, o prato surgiu após a Segunda Guerra Mundial e rapidamente fez sucesso nas barraquinhas de rua onde o pessoal come em pé, na maioria das vezes.

Currywurst do Curry 36 - Zoologischer Garten em Berlim
Esse é um dos pratos mais típicos de Berlim e tem gente comendo isso na rua por tudo quanto é lado em qualquer lugar que você vá!


Um dos cantores mais populares na Alemanha, Herbet Grönemeyer até fez uma música sobre o prato!





Esse fast food alemão nasceu em Berlim então é claro que alguém teve a ideia de fazer um museu para ele e eu fui visitar!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Currywurst Museum - fechado



Como ia ficar um mês e meio em Berlim, comecei a ir atrás de coisas diferentes para fazer na cidade e descobri esse museu do prato mais típico da cidade e que eu estava louca para experimentar! (ok, alguns dirão que o kebab é mais comum, mas não vamos entrar no mérito)


Currywurst Museum em Berlim
Esse marcador conta quantos currywursts já foram consumidos na Alemanha e em Berlim e vai mudando constantemente! Os carrinhos que vendem essa iguaria estão sempre lotados!

O museu é SUPER interativo e possui audioguide e um pequeno guia impresso em vários idiomas, inclusive em espanhol, mas as explicações de cada um dos quadros, os vídeos e as brincadeiras são todas em alemão ou inglês.


Currywurst Museum em Berlim
No mapa da cidade é possível ver os principais locais onde são vendidos currywursts e os mais conhecidos e considerado os melhores são os garfos maiores. No mapa debaixo, temos histórias do mundo todo sobre o famoso prato.






Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Currywurst Museum em Berlim
Nesse sofazinho, você pode descansar um pouco enquanto vê um filme sobre como são feitas as salsichas - nojento! Mas adorei o sofá rs.

Currywurst Museum em Berlim
Quais os temperos que estão na mistura do currywurst? Depende da receita, mas são vários! Nessa parte do museu podemos sentir o cheiro de alguns e aprender sobre vários temperos.


Currywurst Museum em Berlim
Um pouquinho sobre a época que Berlim (e a Alemanha) estava dividida entre capitalistas e socialistas

Currywurst Museum em Berlim
Nesse corredor eles contam muitas descobertas e invenções que modificaram a história da gastronomia e como comemos hoje.

Currywurst Museum em Berlim
É possível entrar e se divertir nesse food truck imitando os carros que realmente vendem currywurst por Berlim!

Currywurst Museum em Berlim

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Currywurst Museum em Berlim
Uma área é dedicada aos pratinhos onde sempre são servidos as salsichas e é possível brincar com as batatas!

Currywurst Museum em Berlim
A lojinha está cheia de coisas fofas

Currywurst Museum em Berlim
Já vou falar desse currywurst aí embaixo!



No museu também tem uma sala dedicada à inventora do prato, Herta Heuwer (em espanhol), mas infelizmente acabou ficando sem fotos!!! Existe uma polêmica se teria sido realmente ela ou outra pessoa em Hamburgo que inventou o currywurst, mas a maioria das pessoas diz que a invenção é berlinense!





Onde comi o melhor currywurst da viagem?


2014: Dependendo do ticket que você comprar para visitar o museu, você tem direito a uma porção de currywurst, mas sinceramente não achei tão gostoso (foto acima). Experimentei em alguns lugares pela cidade, mas não estava gostando de nenhum até comer o do Curry 36, uma barraquinha na saída da estação de metrô/trem Zoologischer Garten (U2, U9, S5, S7, S75, trens regionais). Pena que depois não tive tempo de comer ali de novo! (Mais um motivo para voltar - acho que se somar os motivos, já estou na casa da centena!)

2019: Fiz uma listinha dos melhores currywurst em uma outra viagem para Berlim em 2019!


Curry 36 Zoologischer Garten - Berlim

currywurst do Curry 36 Zoologischer Garten - Berlim


Um que é super recomendado, mas para o meu paladar é inferior ao Curry 36, é o do Konnopke´s Imbiss.

Receita de currywurst


O segredo do currywurst, está na mistura do curry. Como aprendi no museu acima, o curry é uma mistura de vários temperos e algumas pessoas acrescentam alguns ingredientes secretos. Sendo assim, é muito comum que um currywurst seja diferente do outro. De todas as receitas que achei na internet, estou querendo testar esta do Cozinhando para 2 ou 1 e esta do Paulista na Alemanha, mas como podem ver, sempre tem uma diferença ou outra nas receitas que se acha pelo google. Na receita que peguei lá no museu, tem até vinagre de maçã que não está em nenhum das que achei na internet... (depois eu conto se testei mesmo e qual achei melhor!)

Informações Práticas


Mehringdamm 36 (Kreuzberg - estação U Mehringdamm, linhas U6 ou U7) ou metrô/trem Zoologischer Garten (U2, U9, S5, S7, S75, trens regionais) - saída para a Gedächtniskirche.

Currywurst Museum - fechado!
Localização: Schützenstraße 70 (perto do Checkpoint Charlie)
Como chegar: estação Kochstr./Checkpoint Charlie (U6) ou Stadtmitte (U2 e U6)
Horário: diariamente das 10 às 18h
Preço: de 7 a 11 euros



Currywurst e o museu mais inusitado de Berlim, o Currywurst Museum

Se você emendar a visita ao museu e ao Curry 36, é melhor ir na filial do Kreuzberg e não na que eu fui (na mesma linha - 2 paradas, 3 minutos). A visita ao Currywurst Museum foi uma cortesia, mas a opinião relatada no post é isenta.




Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

11 comentários:

  1. Oiii vi o link do seu blog num grupo do Facebook!
    Eu tb sou de Campinas :)

    Adooorei essa batata com esse ketchup incrementado rs *-* morri!
    deve ser muiiiiiiiiito bom!!

    Espero sua visita!

    kisses!
    http://semdesperdicio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Já conhecia o seu blog!!! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  2. Fer, me deu vontade de experimentar! Adoro curry! Não conhecia este prato! Valeu pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super vale a pena! Mas nunca vi fora de Berlim, então você vai ter que ir pra lá hehehe!

      Excluir
  3. Fernanda, eu adoro comidas típicas, sempre experimento. E adoro também museus inusitados e interativos. É óbvio que adorei as dicas e já estão na minha lista para minha viagem a Berlim. bjs

    ResponderExcluir
  4. Parece bem gostoso! Adoro essas comidinhas típicas... tem que provar! bj

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de curry!!!
    Você é cheia das surpresas com esses museus.
    Adorando ler seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Currywust é bom demais! E o bom é que é baratinho. Tem Curry 36 em diversas partes de Berlim, muito conveniente!
    Outra coisa boa e barata de se comer em Berlim é o Donner Kebab. E o meu preferido é do Mustafa's Kebab em Kreuzberg (por sinal, logo do lado do Mustafa's tem um Curry 36!)

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.