terça-feira, 15 de abril de 2014

Diamond Museum, Diamond Tour e Gold Museum

Impossível pensar em diamante e África sem pensar no filme "Diamante de Sangue" (desculpem, não achei de jeito nenhum o trailer em português ou com legenda). A maior parte da história se passa em Serra Leoa, mas tem cenas também na África do Sul.




Nas minhas pesquisas antes de ir para lá achei que fosse legal conhecer o museu do ouro e o museu do diamante. Mas acabei de confundindo e achando que um tal de "Diamond Tour" fosse o mesmo que o "Diamond Museum", mas não era!


No trajeto do ônibus hop-on, hop-off, havia uma parada na loja "Jewel Africa", onde eles fazem um tour chamado de "Diamond Tour" e você pode aprender bastante sobre o diamante e sobre a tanzanita, mas só depois que fui descobrir que tem um "Diamond Museum" em um shopping perto da saída dos barcos para a Robben Island.

No final das contas, não tinha mais tempo (e não estava a fim também) de conhecer o Diamond Museum, então tirei umas fotos só da entrada. Fica dentro do Clock Tower Shopping Centre, no 2o andar e custa R50 (+/- 5 dólares). Fica aberto todos os dias da semana, das 9h às 21h. Achei esse quiz bem legal no site deles e inclusive um blog bacana.

Diamond Museum

Diamond Museum

Diamond Museum

Diamond Museum



Já a Jewel Africa é uma loja que vende diamante e outras pedras preciosas. Fica bem pertinho do bairro Bo-Kaap, tanto que a parada do ônibus hop-on, hop-off é a mesma.

Jewel Africa
Você já vê a loja gigante da parada do ônibus mesmo!

Jewel Africa

Logo que você entra, já te perguntam se você quer fazer o "Diamond Tour", que é de graça (eu até cheguei a escrever para eles perguntando quanto custava o tour, mas me responderam no dia seguinte que não custava nada). Acompanhei então uma das vendedoras que foi me contando como um diamante é lapidado, ensinando como é classificado e o que influencia o preço do mesmo (não é só o quilate não!). O tour acabou sendo exclusivo porque ninguém mais chegou no mesmo horário.

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

Entendendo como um diamante é classificado: leia mais aqui e aqui (os 2 links em português).Além do quilate, a cor, o corte e a clareza têm que ser levados em consideração. O diamante pode perder 50% da massa nos diversos cortes e polimentos e normalmente tem 58 faces (alguns chegam a 72 faces!!!).

Jewel Africa
Ela mostrava o funcionamento de várias máquinas com réplicas de diamante, é claro!

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

Jewel Africa

A tanzanita tem um tom de azul lindo, mas a previsão é de que essa pedra acabe em 10 ou 20 anos, uma vez que só existe uma mina na Tanzânia. Perguntei os preços de algumas pedras que vi (diamantes e tanzanitas) e a menor delas custava 157 dólares e a maior 3.130 dólares!

Jewel Africa
Aqui sim eles estavam trabalhando com diamantes de verdade

Jewel Africa
Várias pedras pequenas à mostra

Jewel Africa
Outras pedras que eles também vendem

Jewel Africa

Perguntei várias vezes se era permitido tirar fotos, por questão de segurança achava que não iam deixar, mas não tinha problema não. Só dava eu lá de shorts jeans e havaianas, no meio de vários europeus mais velhos olhando as peças com jeito de que iam comprar mesmo. Eu estava ali só de curiosidade mesmo. Abaixo seguem algumas fotos dos artesanatos que eles vendem ali. Os preços estavam os mesmo de outros lugares.

Jewel Africa

Jewel Africa

características de um diamante

No dia seguinte, ainda usando o ônibus hop-on, hop-off, parei no "museu do ouro" ou "The Gold of Africa Museum". Contém peças de civilizações antigas do sul da africa e de um museu de Genebra. Está instalado na casa de Martin Melck, de 1781, que foi declarada patrimônio nacional em 1986.

Gold of Africa Museum

Gold of Africa Museum

Gold of Africa Museum

O museu tem uma lojinha e restaurante no térreo, 2 salas não muito grande com diversos objetos de ouro no 2o andar e uma sala pequeninha no 3o andar com as paredes cobertas de ouro e a estátua desse leão acima, um pouco maior do que a minha mãe aberta. As peças de ouro são muitas joias antigas e alguns objetos de decoração de povos antigos. Tem um painel enorme que conta a história do ouro, desde a sua descoberta em aproximadamente 2400 AC e sobre as lendas de 3 cidades de ouro perdidas no continente africano.

Gold of Africa Museum

Gold of Africa Museum

Gold of Africa Museum
Não é permitido tirar fotos lá dentro então tive que pegar essa foto daqui

Além da exposição permanente de mais de 300 obejtos de ouro, eles fazem exibições temporárias e workshops. Com o ticket do ônibus, você tem direito a R10 de desconto, mas sinceramente não achei que valia muito a pena não. É bem pequeno e poderia tranquilamente pular a visita. Aberto das 9h30 às 17h de 2a a sábado e o preço normal é R40 (+/- 4 dólares).


Reserve o seu hotel na Cidade do Cabo através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!


Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Seguro Viagem 12x sem juros




E você, já conhecia algum desses lugares? O que achou?


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.