domingo, 31 de janeiro de 2016

9 dicas para conhecer Curitiba!

Em setembro passado pude finalmente conhecer direito Curitiba na 5a edição do Curitiblogando! Já tinha estado lá 2 outras vezes, visitando parentes quando eu era muito pequena, então nem podia considerar que conhecia a cidade, já que não lembrava de quase nada!

Vocês vão ver que na verdade, esse post contém muito mais do que 9 dicas para conhecer Curitiba e região!

1) Free Walking Tour pelo centro histórico


O tour guiado pela Carol do blog Mochilão Trips foi fantástico para conhecer a história e o centro da cidade! Não vou entrar em detalhes aqui porque todo mundo tem que fazer quando for para a cidade e quiser saber por exemplo, o que são os prédios, praças e murais bonitos que virem por lá. O tour foi mais longo do que eu achava que seria, mas é muita coisa para ver, afinal, Curitiba não é uma cidade pequena.

Walking Tour Curitiba
Encontramos o pessoal ali em frente ao restaurante Farnel (casa azul) e ao Memorial de Curitiba (que não consegui conhecer)

Walking Tour Curitiba
A guia Carol, a Mariana do Instagram Curitiba Cool e um pouquinho do Largo da Ordem

Walking Tour Curitiba
Igreja, bebedouro e casas lindas no Largo da Ordem

Walking Tour Curitiba
Saindo do Largo da Ordem (que recebe o nome pela Igreja da Ordem), atravessamos a Travessa Nestor de Castro por uma passagem subterrânea

Walking Tour Curitiba


Walking Tour Curitiba
Depois de atravessar, nos deparamos com esses 2 murais lindos de Poty Lazzarotto!


Walking Tour Curitiba
Catedral de Curitiba

Walking Tour Curitiba
Alguns detalhes da Catedral e da Praça Tiradentes, onde está o Marco Zero da cidade!

Walking Tour Curitiba
Da Praça Tiradentes, seguimos caminhando para a Rua XV de Novembro e encontramos vários prédios interessantes

Walking Tour Curitiba
Na Rua XV de Novembro, também conhecida como Rua das Flores, o Palácio Avenida (famoso pelas apresentações de Natal) e o Bonde da XV

Walking Tour Curitiba
Mercado de Flores na Praça José Borges de Macedo, local do antigo Pelourinho da cidade (pertinho da Praça Tiradentes acima)

Walking Tour Curitiba
E o maravilhoso Paço Municipal, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional!

Walking Tour Curitiba
Detalhes do Paço Municipal

Walking Tour Curitiba
Praça atrás do Paço Municipal

A galera toda! Foto: Sthe on the road

Walking Tour Curitiba
Passamos no Rua São Francisco e o trecho entre a Rua Presidente Faria e a Riachuelo está interessantíssimo - cheio de lojinhas, cafés, bares etc! Paramos no Brooklyn para um cookie maravilhoso (que depois repetimos no Curitidoce) e um pessoal ainda experimentou uma pizza muito boa e barata ali do lado. Tem um pracinha ali também que é uma graça, cheia desses mosaicos!

Página do Facebook do tour, que é no esquema de vários walking tours europeus - você paga quanto achar que vale!

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required










2) Feira do Largo da Ordem e Mesquita Iman Ali ibn Abi Talib


A tradicional feira de artesanato acontece aos domingos de manhã em uma das principais praças da cidade. Apesar da chuva que peguei por lá, é um passeio legal para fazer e inclusive um bom lugar para comprar seu souvenir.

Feira do Largo da Ordem, Curitiba

Feira do Largo da Ordem, Curitiba

Leia mais sobre a feirinha no blog Preciso Viajar.

Ali pertinho, está a mesquita com nome difícil, uma das poucas chances para muita gente conhecer um pouquinho de outra religião. É preciso tirar o sapato para entrar, mas o chão é todo coberto com tapetes gostosos de andar. Precisa também cobrir a cabeça/cabelos com véu, mas o pessoal já está acostumado e empresta um pano para os turistas, que pelo menos naquele domingo, lotavam o lugar!

Mesquita Iman Ali ibn Abi Talib, Curitiba

Mesquita Iman Ali ibn Abi Talib, Curitiba

Mesquita Iman Ali ibn Abi Talib, Curitiba

Mesquita Iman Ali ibn Abi Talib, Curitiba

Mesquita Iman Ali ibn Abi Talib, Curitiba

3) MON - Museu Oscar Niemeyer ou museu do olho


Acho que não preciso escrever muito sobre um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Não conseguimos visitar, mas demos uma passadinha para fotos e também aproveitar o parque que tem ali na frente (ou seria atrás do museu?).

MON - Museu Oscar Niemeyer ou museu do olho, Curitiba

MON - Museu Oscar Niemeyer ou museu do olho, Curitiba

Ah, e esse museu é a atração mais visitada na cidade! Veja no blog Matraqueando!

4) Linha Turismo


Não tivemos tempo de visitar a cidade inteira em um feriado e nem aproveitamos o famoso ônibus de 2 andares que circula pela cidade, parando nos principais pontos turísticos então deixo aqui o relato da Laura, do blog Colecionando Viagens, que já utilizou esse ônibus super prático!

Linha Turismo Curitiba
Ônibus parados quase em frente à catedral

É um esquema de hop on hop off, bem parecido com os ônibus que usei na Cidade do Cabo, Frankfurt, Málaga e Sevilha, mas não são descidas ilimitadas!


5) Parques de Curitiba - Tanguá e Jardim Botânico


Curitiba deve ser a cidade com mais parques no Brasil! Claro que eu queria conhecer vários, mas só tivemos tempo de conhecer esses 2 que são destaques nesse item - o Parque Tanguá e o Jardim Botânico!

Parque Tanguá, Curitiba
O Parque Tanguá fica em uma parte bem alta da cidade e mais afastado da maioria das atrações então é uma ótima opção de parada no ônibus acima.

Curitiblogando no Parque Tanguá, Curitiba
A tradicional foto do pulo do Curitiblogando! Alguém me achou aí?

Parque Tanguá, Curitiba
Encontrei uma lojinha de souvenir bem legal ali. Na foto do alto à direita, o mirante para a cidade, de onde vimos o pôr do sol).

Parque Tanguá, Curitiba
Pôr do sol lindo por lá!

Coincidentemente, estive nos 2 parques na hora do pôr do sol!

Jardim Botânico em Curitiba

Jardim Botânico em Curitiba

Jardim Botânico em Curitiba

Jardim Botânico em Curitiba

Leia mais sobre o Jardim Botânico no blog Preciso Viajar.

6) Kuritibike


Adorei descobrir uma empresa que faz tours de bike pela cidade, com diversos roteiros bem legais! Veja como foi o tour pela arte urbana em Curitiba no blog Contos da Mochila!

7) Tour Cervejeiro Curitiba


Nós fizemos uma versão reduzida do tour e visitamos somente a fábrica da Bierhoff. As meninas do blog Finestrino já contaram como foi a visita lá no blog delas. Mas no blog Juju pelo Mundo, vocês podem ler como é o tour regular.

Bierhoff Curitiba

Bierhoff Curitiba

Bierhoff Curitiba

Era muito cedo e eu que nem curto muito cerveja, confesso que acabei não gravando muita coisa falada no tour, mas para quem curte a bebida, o passeio é um prato cheio, com direito a degustação de vários tipos de cerveja fabricados ali!

8) Tours de comida - Comida de Buteco e Curitidoce


O Curitidoce é tão sensacional que já foi tema de um post exclusivo aqui no blog: Curitidoce. Já o tour Comida de Buteco, não consegui participar. Ele é conduzido pela Carol (a mesma do Free Walking Tour do item 1) e deixo aqui o relato da Gabi, do blog Devaneios de Biela.

Tour Curitidoce em Curitiba

9) Passeio de um dia de trem para Morretes


Quem estava acompanhando o Curitiblogando em setembro, ficou sabendo que o trem descarrilou e não terminamos o passeio!!! :(  Mas deixo aqui o relato do Rafael, do blog Viagem Primata! Ai, como eu quero voltar e terminar o passeio!

Todo mundo na janelinha! Foto das meninas do Marola com Carambola

Curitiblogando no trem para Morretes
Alguns dos blogueiros super empolgados no começo do dia!

O tempo estava fechado no começo da viagem então as fotos não ficaram tão legais.

trem para Morretes
O trem e o lanchinho a bordo

trem para Morretes
Várias ruínas pelo caminho - principalmente estações abandonadas

trem para Morretes
Dentro do vagão, tem uma guia que vai explicando sobre a história da ferrovia e da região, a vegetação etc.

Veja outras dicas de bate-voltas na região no blog Férias Now!


5o Curitiblogando - patrocinador e apoiadores

Blogueiros da Rede Curitiba: Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Leidinara Batista (Férias Now), Juliana Cristine (Juju no Mundo), Carol Moreno (Mochilão Trips)
Blogueiros convidados: Angela Sant’Anna (Apure Guria), Amanda Fernandes (Marola Com Carambola), Anna Barbara (Nós no Mundo), Daniele Polis (Trippolis), Denise Tonin (Viajante Solo), Dudu Monteiro (Dudu Afora), Eloah Cristina (Viaja, Bi!), Fernanda Scafi (Tá Indo Pra Onde), Isabela Bastos (The Life Of Isa), Juliana Rosa (Trip Feeling), Mariana Yusim (Viajadora), Monique Renne (Melhores Destinos), Pamela Piazentin (Contos da Mochila), Patricia Furlan (Viagem de Fuga), Rafael Kosoniscs (Seu Mochilão), Rafael Leick (Viagem Primata), Rafaella Machado (Viajando Sem Medo), Roberta Martins (Territórios), Sthefania Memelli (Sthe On The Road).

Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

15 comentários:

  1. Muito bom Fernandaaa. Saudades de Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou faltando tanta coisa, que quero voltar ainda esse ano!!!

      Excluir
  2. Ah, como queria ter ido nesse encontro! Amo curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas noches amigos:
      Les ascribimos desde Montevideo, Uruguay y este marzo estaremos por tercera vez en ese lugar tan hermoso como lo es Curitiba y su gente.
      La primera vez fuimi señora y yo de paso solo un dia (ibamos de omnibus hasta Bahía en un viaje de casi 20 dias y quedamos maravillados con vuestra ciudad) y hace dos años estuvimos 7 dias y ahora el 19 de marzo estaremos 9 dias mas no sabemos si estamos locos o que? pero nos trapo a los dos y ya tenemos muchos lugares que no conociamos y otros que merecen ser visitados de nuevo y allí estaremos: hasta pronto amigos un abrazo fraterno desde Montevideo, Uruguay

      Excluir
    2. Olá Carlos, pueden conocer otras ciudades en la región, como estas: http://feriasnow.com.br/vai-ficar-em-curitiba-10-passeios-para-fazer/. Gracias por la visita y comentario!

      Excluir
  3. A programação do encontro foi bem bacana! Realmente Curitiba tem muita coisa para ver e fazer. Agora que estou por aqui, posso visitar os lugares com mais calma... Anotei algumas dicas suas, kkk
    Obrigada pela indicação do Devaneios no Tour comida de Boteco! ;)
    Bjs e venha quando quiser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Gabi! Aproveite mesmo!!! E olha que vou te visitar pra fazer o que ficou faltando hein??? rs

      Excluir
  4. Já estou com saudades de Curitiba!
    Quero voltar para ir em Morretes ainda.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, ainda não conheço Curitiba!! Bom saber que lá tem o Free Walking Tour, já fiz em Porto Alegre e no Rio e adorei. E esse Curitidoce nem se fala né, pra mim vai ser obrigatório!!!

    ResponderExcluir
  6. Saudades de nossos passeios! Também quero voltar para fazer o que ficou faltando! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos marcar? Tem a Eloah lá em cima falando que quer voltar tb.

      Excluir
  7. Amei!!! Sou daqui!

    Karen Peressuti do blog Férias pra Ontem

    ResponderExcluir