Na verdade, fiquei um pouco menos de 60 dias, mas recentemente fiz uma eurotrip focada na região dos Bálcãs passando por Croácia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Sérvia, Eslovênia (com um pulo na Áustria) e terminando na Itália (também tinha chegado por lá).
![]() |
| Passeando pelas muralhas de Dubrovnik, Croácia |
Pela logística, voei do Brasil para Veneza, desci a costa da Croácia até Montenegro e depois comecei a subir de volta até Veneza pelo interior. Vejam o roteiro nos mapinhas abaixo, que compartilhei no instagram do blog (segue lá)!
Veja aqui todos as dicas sobre a região dos Bálcãs no blog!
Foram 14 hospedagens diferentes, revezando entre hotéis, hostels, pensões, quarto individual ou coletivo, banheiro só para mim ou dividindo com outras pessoas. Fiz incontáveis walking tours em quase todas as cidades (gerais ou com um tema específico), conheci museus, castelos, lagos maravilhosos, paisagens incríveis, muitos patrimônios da UNESCO e mais de uma dezena de passeios de um dia para outras cidades ou atrações mais afastadas, a grande maioria por conta própria, mas também alguns com agência.
Conheci 5 países e revisei 2, mas passando por cidades onde nunca estive antes (exceto Veneza, que super valeu a pena voltar). Andei de trem, ferry, peguei Uber uma vez, mas viajei principalmente de ônibus. Comi diversas comidas típicas, enjoei delas e fiquei com saudades de comer muitos legumes, como faço no Brasil.
![]() |
| AMEI passar um dia em Hvar, Croácia fazendo um passeio a partir de Split |
Fui confundida com pessoas locais incontáveis vezes quando me pediam informação na rua na língua local, treinei meu conhecimento sobre alfabeto cirílico e o alemão e o italiano, além do inglês e do espanhol.
Tomei MUITOS cafés gelados para aplacar o calor, já que viajei em agosto e setembro. Passei raiva com atendentes lerdos em diversos lugares, tomei chuva, peguei guarda-chuva emprestado do pessoal da recepção em Sarajevo, mas depois comprei um pra mim.
![]() |
| Facilite a sua viagem levando um cartão de débito internacional - na sua primeira transferência de até R$ 3.000,00, não haverá cobrança de taxa! Peça o seu cartão Wise aqui. Eu usei tranquilamente o meu cartão da Wise em todos os países citados neste post. |
Desisti de visitar alguns lugares por preguiça ou cansaço de viagem longa. Tirei alguns dias no meio da viagem para acordar mais tarde, ficar de bobeira no quarto, lavar roupa, etc. Passei muitas horas na estrada, inclusive perdi 2 dias inteirinhos me deslocando entre cidades.
Ainda estou exausta (10 dias depois de voltar para o Brasil), não consigo pensar em viajar de novo tão cedo, mas faria tudo de novo! Ou quase tudo? rs
![]() |
| A praça central de Saravejo, capital da Bósnia & Herzegovina |
Seguro viagem para viajar sozinha pelos Bálcãs
Eu nunca viajo sem seguro viagem e não recomendaria que nenhuma mulher viajasse sem seguro para nenhum lugar do mundo! O seguro viagem vai muito além do tradicional seguro saúde particular que temos aqui no Brasil e vale para outros itens, por exemplo bagagem extraviada ou problemas com cancelamento de voos.
É um gasto mínimo comparado aos outros gastos da viagem e no caso dos países europeus signatários do Tratado de Schengen, requisito obrigatório para entrar! No caso da minha viagem, Croácia e Eslovênia são signatários (além da Itália, por onde cheguei e saí da Europa e também Áustria, para onde dei uma passadinha de um dia). Garanta aqui o seu seguro viagem com desconto!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
![]() |
| O Lago Bled (Eslovênia) foi o lugar mais fotogênico da viagem! |
20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais e 6 dicas para economizar tempo na sua viagem!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!






Sinto que estou a rever o meu mochilão. Todo o tipo de quartos, banheiros privados ou compartilhados. Mas também agora os cafés gelados da viagem ao Japão em agosto.
ResponderExcluirNão conheço muito dos Balcãs.
hehehe tem que conhecer então!
ExcluirAcompanhei toda essa sua viagem pelos Bálcãs pelo Instagram! Imagino que tenha sido super cansativo mesmo - mas a conclusão sempre é que vale a pena haha daqui a pouco vc está descansada e começa a planejar a próxima viagem :)
ResponderExcluirObrigada! É assim mesmo rs
Excluir