sábado, 6 de novembro de 2021

Ile d´Orleans - passeio gastronômico bucólico em Quebec, Canadá

No nosso roteiro de 18 dias pelo Canadá, deixamos bastante tempo para cada cidade porque não queríamos correria. Estávamos viajando de trem e sem vontade de alugar carro. Pesquisando sobre Quebec - a cidade mais charmosa do país, descobrimos um passeio pela área rural que parecia interessante - tour gastronômico de meio dia pela Ile d´Orleans. O nosso roteiro foi pensado nas principais cidades do leste canadense e essa era a oportunidade perfeita de conhecer um pouquinho de algo diferente!

Em 2018, ainda era preciso telefonar para reservar a sua vaga (!!!), mas hoje é possível fazer toda a transação online (clique neste link para comprar o tour). O passeio de meio dia de micro-ônibus (foto acima), passa por 4 ou 5 pequenos produtores de coisas típicas da região em uma ilha ao norte de Quebec (mas bem pertinho) e tem degustação em todos eles! Eu tinha pesquisado online e cheguei à conclusão que era um passeio que não dava para fazer de transporte público.

Nós fizemos no período da tarde e achamos que ficou muito bom - atenção porque o tour não para exatamente nos mesmos locais todos os dias da semana pois os estabelecimentos tem horários e dias de funcionamento diferentes! O ponto de encontro para embarque no ônibus é na Place d´Armes, bem no centrinho da Vieux-Quebec, ao lado do hotel-castelo famoso Chateau Frontenac. Começamos nosso tour gastronômico na Ile d´Orleans por uma cafeteria que serve café com maple syrup, o xarope de bordo super típico do Canadá! Eles tem uma lojinha que vende de tudo um pouco - já tínhamos comprado várias guloseimas com maple syrup no St. Lawrence Market em Toronto.

Esse é o Smith Cafe ou La Maison Smith, com torrefação própria

Eles tem também outras unidades no centro de Quebec, que só fiquei sabendo quando fui fazer esse post.

Seguimos para um dos locais mais populares da ilha, a Chocolaterie Orleans. Além de chocolate de todos os tipos, o sorvete parecido com a casquinha do McDonald´s com cobertura de chocolate faz bastante sucesso. Aqui eu acho que foi pouco tempo de parada porque a fila era imensa e todo mundo queria comprar algo. Além da fila para o banheiro rs.

Ile d´Orleans - passeio gastronômico bucólico em Quebec, Canadá

Dá vontade de comprar tudo, mas esse sorvete é o mais famoso. Eles até abriram uma filial do outro lado da ilha durante a pandemia para dar conta do alto número de turistas - Instagram da chocolateria

O ônibus dá a volta por (quase) toda a ilha - são 67 km pela estrada Chemin Royal completada em 1774. A ilha é pequena e toda bucólica assim, com pequenos povoados -Saint-Pétronille, Saint-Laurent , Saint-Jean, Saint-François, Saint-Famille e Saint-Pierre. Essa casa no centro à esquerda é da vinícola e é do século XVIII!

Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!

Seguro Viagem 12x sem juros

A próxima parada foi na vinícola Vignoble du Mitan. Eu nem curto vinho, mas meus pais e tios sim, só que eles acharam os vinhos bem simples e nada marcante/especial. Veja aqui as reviews no Trip Advisor.

Ile d´Orleans - passeio gastronômico bucólico em Quebec, Canadá

O ônibus seguiu então para a Cassis Monna & Filles, que também faz vinhos, mas o destaque é o licor e outros produtos de cassis - creme de cassis, suco, geléia, vodca, mostarda com cassis, vinagre com cassis, a fruta seca e outras coisas (até sabonete)! Cassis é também chamado de groselha preta - em inglês é a black currant.

Até refrigerante com sabor de cassis já rolou em algum momento!

Esses não são os únicos estabelecimentos gastronômicos da ilha - tem também locais que fabricam cidra, cervejaria e as famosas sugar shacks - produtores de maple syrup. O Canadá produz cerca de 80% do xarope de bordo do mundo e no inverno, o doce maple taffy é extremamente popular - tipo um pirulito de maple endurecido na neve!

Na volta, passamos bem perto das Cataratas de Montmorency, mas o tour não para ali. Existem outros tours que param, mas ou não tem degustação nenhuma ou tem bem menos degustações e achamos menos interessantes - ainda mais considerando que as 5 pessoas nessa viagem já conheciam Foz do Iguaçu e nós já teríamos visitado as Cataratas de Niagara no começo dessa mesma viagem.

Cataratas de Montmorency - Foto: Leslie - CC BY SA 2.5

O Canadá é um país beeeem caro e ficamos surpresos que o tour de meio dia com várias mini degustações incluídas não foi caro comparado com os preços que víamos por lá - vale super a pena! É possível alugar um carro e fazer o trajeto por conta própria, mas aí o motorista não poderia experimentar os vinhos e licor de cassis, além de ter que prestar atenção nos dias e horários de funcionamento de cada estabelecimento.

Veja aqui uma super dica de hospedagem em Quebec e também onde comer na cidade mais charmosa do Canadá!

Ile d´Orleans - passeio gastronômico bucólico em Quebec, Canadá

Nós deixamos para reservar nossas vagas lá em Quebec, para ter certeza que teríamos tempo de conhecer a principal parte da cidade antes e quase ficamos sem - conseguimos as 5 últimas vagas de um dia e o outro dia já estava esgotado (viajamos em maio)! Pesquisando agora (nov/2021), só tem datas a partir de junho/2022, acredito que por conta da pandemia.

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!