segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Passagem pra uma - 13 produtoras de conteúdo de viagem dando dicas sobre viajar sozinha!

Ano novo, projeto novo! 2021 começou com um projeto novo no instagram do blog pensando nas mulheres que viajam sozinhas! Junto com mais 12 produtoras de conteúdo sobre viagem, quinzenalmente estou postando no feed do instagram sobre dúvidas e preocupações de mulheres que viajam sozinhas - até agora já rolou texto sobre o medo de viajar sozinha e como fazer amizades em viagem, além de um post de apresentação das 12 companheiras. Várias delas tem blogs também - veja a listinha abaixo:


Amanda @asviagensdetrintim
Ana Luna @livreembarque
Diana @dianaviaja
eu rs Fernanda  @taindopraonde
Fernanda @precisoviajar
Juliana @blogalemdacurva
Mariana @marianaviaja
Olivia @oliviagarimpandoporai
Pâmela @roletdapam
Jô @joviajou
Paula @nomundodapaula
Renata @revivendoviagens 
Thais @mulheres.viajantes




Dicas para mulheres viajando sozinhas  - #passagemprauma
Roubadinha básica porque eu não estava completamente sozinha na viagem pela África do Sul rs - mas andei 3 dias sozinha pela Cidade do Cabo enquanto o grupo visitava vinícolas pela região (eu nem bebo vinho!). Na foto, a cidade vista da Robben Island, ilha-prisão onde Mandela ficou preso por muitos anos.


Leia todos os posts sobre viajar sozinha aqui no blog!




Acompanhem a cada 15 dias aos domingos a #passagemprauma lá no insta caso queira viajar sola, mas nunca teve coragem ou mesmo se você já viaja sozinha e AMA! Nas próximas semanas falaremos sobre como tirar foto viajando sozinha, melhores lugares para viajar sozinha, dicas de segurança,  vantagens e desvantagens para viajar sozinha,  o que você mais gosta sobre viajar sozinha, qual é a parte mais difícil desse tipo de viagem e se tem algum lugar para onde não iríamos sozinhas de jeito nenhum! rs Quem tiver sugestões de tópicos ou dúvidas a serem discutidas, pode deixar aqui nos comentários (ou nos comentários no instagram) que passarei para as outras participantes!


Veja aqui todas as dicas sobre viajar sozinha no blog:


"Toda mulher que vai viajar sozinha acaba ouvindo perguntas ou afirmações que se repetem. Uma das mais clássicas é "como você tem coragem de viajar sozinha?" ou "queria ter essa coragem que você tem de viajar sozinha". Parei para pensar nos medos que estão por trás do que as pessoas falam. Muita gente que costuma falar esse tipo de frase na verdade tem medo da solidão (tema para outro dia) ou medo do julgamento de terceiros ao deixarem seus filhos/maridos/namorados em casa. Uma galera tem medo de não conseguir se comunicar em outro idioma ou ter que resolver os perrengues de viagem sem ajuda de ninguém.


Eu sou medrosa em relação a várias coisas, mas acho que meus maiores medos atualmente são ser assaltada, sequestrada ou estuprada e já cansada de ouvir as notícias  e conhecer as estatísticas brasileiras sobre esse assunto, sei que isso pode acontecer comigo em qq lugar do Brasil a qq hora. Eu tenho medo de andar na rua sozinha aqui na minha cidade mesmo (Campinas - SP). Logo, considero todos os residentes do Brasil que saem de casa p/ o trabalho, faculdade, médico ou qualquer outro compromisso do dia a dia muito mais corajosos do que eu viajando!

Costumo viajar mais para a Europa e lendo as notícias europeias, sei que as chances de algo assim acontecer comigo em alguma viagem é ridiculamente baixa - muito menor do que a chance de acontecer aqui. Por conta disso, não passa pela minha cabeça ter "medo de viajar sozinha". Para mim, coragem é andar na rua no Brasil mesmo! E para você? Alguém aí já teve ou ainda tem medo de viajar sozinha? Sabe o motivo desse medo? (Tem post lá no blog sobre o assunto)

📸 Rio de Janeiro julho/2018. Dessa vez estava com 3 amigas, mas em outubro/2017 passei 3 dias sozinha no Rio e estava nervosa com o que poderia acontecer nessa viagem.

 


"São vários tipos de "amizade" que fazemos em viagens - desde aquela conversa rápida com uma australiana durante um passeio de barco por 2h em Frankfurt que vocês nem trocam contatos até aquela alemã que você conheceu no primeiro dia na Dinamarca em 2001, passou 3 semanas viajando com vc, já veio te visitar no Brasil 3x e já te recebeu na casa dela em Munique no Natal de 2004, Copa do Mundo 2006 e uma semana no verão de 2019, passando ainda por amizades como um grupo de umas 10 pessoas de vários países que estudou com você durante um intercâmbio em Granada, dividiram vários jantares, cafés, cinema, passeios pela Espanha e pelo Marrocos, mas cada um voltou para o seu país e apesar de serem amigos no face, praticamente não existe nenhum contato nos dias de hoje.

Mas quem viaja sozinha sabe que é MUITO mais fácil fazer amizades porque você não está "ocupada" com os já conhecidos e os outros também não ficam intimidados para se aproximar.

Sinceramente, eu não foco em fazer amizades em viagens solo - prefiro aproveitar o tempo para ficar com os meus pensamentos, fazer o que eu quiser, na hora que eu quiser com uma liberdade e calmaria que geralmente não temos na "vida real". A viagem não vai ser menos incrível porque você não conheceu ninguém...

Todos os exemplos acima são reais de viagens onde eu estava inicialmente sozinha, mas como uma pessoa tímida e introvertida, não sou a melhor pessoa para te dar dicas de como fazer amizade viajando sozinha porque geralmente não sou eu quem puxa papo rs."






Quem mais aí adoro viajar sozinha? E quem ainda tem um pé atrás, mas quer tentar?


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. Adorei o projeto! Viajar sozinha é libertador demais, sinto falta disso. Já estou seguindo os perfis para me inspirar e inspirar outras também a se jogarem no mundo :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro posts que incentivam que as mulheres viagem sozinhas e achei o projeto de vocês incrível. Mega abraço 🤗

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.