sábado, 26 de fevereiro de 2022

Onde ficar e onde comer em Quebec (Canadá)?

Quebec é a cidade mais charmosa do Canadá e é bastante turística. É uma das principais cidades da província/estado de Quebec (é tipo o Rio de Janeiro ou São Paulo que a cidade tem o mesmo nome do estado). Para a viagem ficar ainda mais interessante e encantadora, recomendo DEMAIS se hospedar dentro das muralhas na parte alta da cidade, ou ainda na parte baixa conhecida como Quartier Petit Champlain. Estive na cidade mais francesa do Canadá em maio/2018 (por acaso era um feriado nacional e a cidade estava cheia) e conto no post de hoje sobre o hotel onde ficamos, outros que considerei reservar e também todas as dicas de onde comer em Quebec!


Onde ficar e onde comer em Quebec?
O Chateau Frontenac é um símbolo de Quebec! E aliás, é um hotel tradicionalíssimo (e caro)!



Onde ficar e onde comer em Quebec (Canadá)?








Onde ficar em Quebec? Hôtel Manoir de l'Esplanade


Começo o post com o hotel onde fiquei com minha família em 2018 - Hôtel Manoir de l'Esplanade, na parte alta da cidade e no limite entre a parte mais antiga e preservada e a parte mais moderna de Quebec. Ficava dentro da muralha parcial, sendo bem fácil de chegar em qualquer local turístico caminhando e perto de vários restaurantes e lojinhas. Chegamos de trem em Quebec e só tivemos que pegar Uber/táxi nesse trajeto para ir e voltar da estação lindíssima - foram 8 minutos de Uber e pedimos um carro maior por conta das malas, que custou 12,55 dólares canadenses. A volta ficou CAD 9,88 e levou 7 minutos. Era uma das poucas opções naquela data que tinha quarto triplo - muitos quartos em hotéis em prédios mais antigos são pequenos e não existe essa opção.


Onde ficar e onde comer em Quebec?
fachada do  Hôtel Manoir de l'Esplanade


Onde ficar e onde comer em Quebec?
Recepção e salas comuns - tinha um cantinho onde disponibilizavam chá gratuitamente. Avisamos que chegaríamos tarde por conta do horário do trem e apesar de terem um horário limite para check-in, tinha uma pessoa esperando o nosso grupo de 5 chegar (jantamos no trem).


Onde ficar e onde comer em Quebec?
Nosso quarto triplo - o  Hôtel Manoir de l'Esplanade era uma das poucas hospedagens que tinha quarto triplo dentro das muralhas


Onde ficar e onde comer em Quebec?
Café da manhã bem completo, com possibilidade de fazer panquecas na hora - a atendente era extremamente simpática. O local era pequeno e estava sempre cheio, mas a rotatividade era grande.
 

Chip de celular com internet ilimitada no Canadá
Leia aqui tudo sobre o chip que usamos lá no Canadá com internet ilimitada!








Outras opções de hospedagem em Quebec, Canadá


Tenho uma amiga que ficou no Auberge International de Quebec, perto do  Hôtel Manoir de l'Esplanade e aprovou. É um hostel e provavelmente seria a minha opção se estivesse viajando sozinha. Se dinheiro não for o problema, o mais recomendado sem dúvidas é o Fairmont Le Chateau Frontenac, da primeira foto deste post. Além da localização privilegiadíssima, a rede Fairmont é tradicional entre as redes de luxo e é considerado um dos melhores hotéis do país. Fora o charme de se hospedar em um castelo, não é mesmo?


Onde ficar e onde comer em Quebec? Chateau Frontenac
Qualquer um pode visitar essa parte social do hotel bonitão mesmo sem se hospedar lá. Existem até tours guiados de cerca de 1h contando a história e detalhes do hotel, mas não sei se estão acontecendo por conta da pandemia. A gente só deu uma volta enquanto esperávamos por um tour que ia começar ali da frente dele.


Onde ficar e onde comer em Quebec? Chateau Frontenac


Onde ficar e onde comer em Quebec (Canadá)?


Inicialmente eu tinha selecionado uma lista com uma dúzia de opções para ficarmos na cidade e o nosso 2o preferido, em plena Place d´Armes, na frente do Chateau Frontenac era o Hotel Manoir Morgan. Notas muito boas no Booking e acho que não ficamos lá por conta da questão do quarto triplo - o Canadá é um país caro e ficar em quarto triplo era a melhor opção para não gastar mais ainda. Ao lado do Hôtel Manoir de l'Esplanade, gostamos do Auberge La Chouette, um pouco menos charmoso do que o que escolhemos e apesar do nome, não é hostel e sim um hotel mesmo, mais estilo bed & breakfast. Poderíamos ter ficado também no Hotel Manoir Victoria, no Hotel du Vieux Quebec, no Hôtel Sainte-Anne, no Hôtel Marie-RolletHotel Champlain ou  no Le Haute Ville (este último com cozinha e studios), todos dentro da muralha. Algumas dessas opções ficam grudadinhas em uma das lojas mais fofas que já conheci na vida (de enfeites de Natal)!

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required


 
 
 



Na parte baixa da cidade e a menos de 5 minutos caminhando da estação trem, achei interessante o charmoso Hôtel des Coutellier, mas fica menos perto dos restaurantes e em uma avenida que poderia ser mais movimentada de carros e menos segura para andar a pé, pois é uma área mais vazia de pedestres. Já o Hotel le Priori e o Auberge Saint Antoine ficam mais perto dos restaurantes, do movimento do Petit Champlain (mas ainda em ruas bem sossegadas) e da fofa Place Royale.

Onde ficar e onde comer em Quebec?
Quebec vista de um baco atravessando o rio - e o Chateau Frontenac se destacando


Onde ficar e onde comer em Quebec?
E  hotel visto da parte baixa da cidade



Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros







Outras dicas sobre o Canadá:
3 lojas de enfeites de Natal fofíssimas no Canadá! (uma em Quebec inclusive)

Fora da muralha, mas ainda não muito longe das principais atrações eu ficaria no Delta Hotels by Marriott Quebec (esses hotéis Delta geralmente são boas opções em diversas cidades do Canadá, mas acabei não ficando em nenhum) ou no Hilton Quebec - os 2 em prédios de muitos andares, o tipo de hotel tradicional que estamos acostumados pelo mundo.

Onde ficar e onde comer em Quebec?
Parte da muralha e uma das portas para entrar na cidade antiga










Onde comer em Quebec?


Além do tour gastronômico pela Ile d´Orleans nas proximidades de Quebec que já mostrei aqui no blog, seguem abaixo mais dicas de restaurantes e comidinhas na cidade! Mas pena que o restaurante mais escondidinho e surpreendente fechou na pandemia :(. 


Onde ficar e onde comer em Quebec?
Passeando pela cidade, aproveitamos para experimentar as pipocas gourmets da Mary´s Popcorn, bem na ladeira entre a parte alta e a parte baixa - vale a pena descer por ali e depois subir com o funicular (a gente fez o contrário kkkk).



Onde ficar e onde comer em Quebec?
Em uma localização beeem turística achamos no Quartier Petit Champlai no fofo Bistro Sous le Fort, que apesar disso não era pegadinha turística e os preços eram na média da cidade - o burger com fritas da esquerda custa CAD 19,00. A única massa do cardápio hoje é um ravioli de cogumelos (que não sei se é o da foto ou se o cardápio mudou) custa CAD 23,00.



Onde ficar e onde comer em Quebec?
Um dos passeios em Quebec foi atravessar o rio para ter a visão da cidade e do castelo do outro lado, onde fica a cidade de Lévis. Tomamos um café do outro lado no bonitinho Café Bonté Divine Lévis, mas não tem muito o que fazer por lá não.



Onde ficar e onde comer em Quebec?
Jantamos na Polina Pizzeria pertinho do hotel por conveniência em uma das noites. Para brasileiros que comem pizza o tempo todo, a pizza era ok, mas serviam também muitos outros pratos. As pizzas são servidas em 3 tamanhos e essa da foto que não lembro o sabor era a individual - são bastante opções e vários sabores diferentes do que temos no Brasil. O confit de pato na direita custa hoje CAD 29,00.


Onde ficar e onde comer em Quebec?
Almoçamos um dia nesse restaurante com toldo amarelo na parte baixa da cidade pela conveniência do local. Mais turístico e cheio, mas milagrosamente com um preço não abusivo e comida mais simples - salada, massa com almôndegas, bruschettas etc (pelo menos no almoço). Era o restaurante Spag&Tini com foco em culinária italiana, mas na pandemia se transformou na Archibald Microbrasserie, que tem várias unidades pelo país e pelo cardápio, parece ser um pouco mais cara e arrumada.



Onde ficar e onde comer em Quebec?
Em outra noite, achamos o escondidinho L´Improviste, pertinho do hotel também. Foi um ótima surpresa porque a comia era bem boa e o preço ok. Achei criativo demais essa carta de vinhos em uma garrafa de vinho! A sopa de cebola estava uma delícia e foi uma das melhores refeições da viagem!


Onde ficar e onde comer em Quebec?
 No último dia, queríamos um almoço cedo (por conta do horário do nosso trem para ir embora) e mais simples e acabamos comendo em outro restaurante perto do hotel, mas com uma decoração bem duvidosa rs. Na teoria era um restaurante italiano (Restaurant Parmesan), mas pedimos pratos simples de peixe com legumes ou omelete com legumes e não achei o cardápio muito italiano não. No local tinha um grupo grande de turistas também, então é o tipo de lugar bem cheio em alta temporada.





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Adorei as dicas de onde ficar e o que comerem Quebec, muitas opções legais! Estou doida pra conhecer o Canadá.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as suas dicas de onde ficar e onde comer em Quebec. Os hotéis me pareceram super simpáticos (e não negam a tradição francesa da cidade). As dicas de restaurantes tão gostei muito, bem práticas e acessíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A minha principal preocupação de escolher hotel é ter lugares pra jantar por perto pq facilita DEMAIS qq viagem rs.

      Excluir
  3. Ainda não conheço Quebec, e adorei as suas sugestões de onde ficar e comer por lá. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, não entrei no Frontenac, marido ficou com receio, perdi a chance de ver esta belezinha por dentro. Gostei das dicas de onde ficar em Quebec, e de quebra de onde comer, sempre muito útil, obrigada!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.