Bolonha é uma cidade surpreendente! Todo mundo volta da Itália elogiando Veneza, Roma, Verona, Florença e outras cidades, mas infelizmente muita gente não chega a incluir Bolonha no roteiro. Ainda não conheço todas as cidades que citei acima, mas voltei apaixonada por Bolonha, então tenho certeza que muito mais gente vai gostar dessa cidade linda também!
A cidade é bem localizada, proporcionando facilidade para fazer passeios de um dia para muitas cidades e atrações interessantes na região como Ferrara com seu castelo, Parma, San Marino, Ravenna ou Modena e Maranello com os museus da Ferrari, entre outras opções. Mais um ponto positivo da cidade é o seu tamanho intermediário (nem muito grande e nem muito pequena), os preços mais baixos do que em outras cidades italianas mais famosas, comida DELICIOSA (metade da culinária italiana apreciada no Brasil vem da região de Bolonha - presunto parma, queijo parmesão, vinagre balsâmico e muito mais) e clima de cidade universitária (a Universidade de Bolonha é das mais antigas no mundo e a cidade é cheia de estudantes).
Preciso te dar mais motivos para incluir a minha cidade italiana preferida no seu roteiro? Escrevi este post com 10 motivos para amar Bolonha - tem mais coisa além de tudo isso acima!
Preciso te dar mais motivos para incluir a minha cidade italiana preferida no seu roteiro? Escrevi este post com 10 motivos para amar Bolonha - tem mais coisa além de tudo isso acima!
O que ver e fazer em Bolonha no mapa? Turismo na cidade mais gastronômica da Itália
Marquei neste mapa, todos os locais citados neste post, a estação de trem, o aeroporto, o hotel onde fiquei e recomendo, os restaurantes onde comi (e outros que li recomendações de amigos blogueiros, mas não tive tempo de experimentar) e alguns pontos bonitinhos para tirar foto. É só aumentar e diminuir o zoom e ir clicando nos pontos marcados!
Europa no verão: 10 dicas essenciais
Piazza Maggiore
A famosa fonte de Netuno (1566) foi projetada por Tommaso Laureti e decorada com figuras de bronze de Giambologna. O Palazzo del Podestà foi construído no século XIII e reformado em 1484 e era utilizado como corte de justiça. Na parte debaixo do palácio está uma das curiosidades da cidade - o Voltone del Podestà - uma abóbada que funciona como um telefone sem fio. Você fala alguma coisa baixinho e alguém pode ouvir do outro lado! A praça preserva o layout original do século XV. O Palazzo d'Accursio já abrigou a prefeitura e hoje ali estão alguns museus, inclusive gratuitos, além da Torre do Relógio (paga).
Como a torre mais famosa da cidade está fechada atualmente, hoje em dia, o melhor local para ter uma vista panorâmica do centro de Bolonha é a Torre do Relógio ali na Piazza Maggiore. Garanta aqui seu ingresso para a Torre do Relógio no Palazzo Accursio.
Aqui eu dou uma dica de hospedagem em Bolonha grudadinha na estação principal de trens! Ótimo para quem chega e sai da cidade pela ferrovia ou vai fazer diversos passeios de um dia com o trem!
Basílica de San Petronio
Dedicada ao santo que foi bispo de Bolonha no século V, a basílica está entre os mais grandiosos edifícios de tijolos da época medieval. Fundada em 1390, foi projetada para ser maior do que a Basílica de São Pedro em Roma, mas o projeto foi reduzido com o desvio de dinheiro para o Palazzo Archiginnasio. Assim, a igreja ficou assimétrica, com uma fileira extra de colunas do lado leste, que deveria sustentar uma outra nave nunca construída. O desperdício financeiro em Bolonha teria sido um dos motivos que levaram Martinho Lutero a protestar contra a Igreja Católica. A fachada inacabada é uma das características mais marcantes da basílica.
Seu interior é em estilo gótico. São 22 capelas nas laterais e também a linha do meridiano 60, traçada em 1655 pelo astrônomo Gian Domenico Cassini. Em 1547, o Concílio de Trento mudou-se temporariamente para cá por conta da peste. Quase sofreu alguns ataques terroristas nos anos 2.000 e por isso está sempre pesadamente vigiada pela polícia.
* indicates required
Biblioteca Salaborsa
Ela foi construída em cima de ruínas romanas, que podemos ver durante a visita. Fica bem na praça principal e é uma visita rápida gratuita e imperdível. Hoje funciona como uma biblioteca pública, mas o local já foi a bolsa de valores de Bolonha.
![]() |
Os primeiros assentamentos na cidade foram no século IX e VIII. |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Universidade e sala de anatomia
Todo cidade universitária tem muitos jovens e festas e mesmo eu não frequentando essas festas, a atmosfera geral da cidade acaba sendo mais alegre. Estivemos em Bolonha em um final de semana de comemoração do aniversário da cidade e além de aulas de zumba na praça principal, vimos desfiles das repúblicas fantasiadas pelas ruas da cidade, por exemplo.
A Universidade de Bolonha é milenar - data de 1.088 e é uma das mais antigas do mundo! A decoração do Palácio Archiginnasio é simplesmente incrível, além da antiga sala de aula de anatomia. Garanta aqui o ingresso ao Archiginnasio + Degustação no Quadrilátero ou ingresso somente para a visita guiada ao Archiginnasio de Bolonha.
Leia mais aqui:
Universidade de Bolonha: visita à primeira universidade do Ocidente
![]() |
Olha que prédio "horroroso" # sqn! Um pouquinho da universidade, incluindo a antiga sala de anatomia. A Universidade de Bolonha é considerada a mais antiga da Europa! |
Torres Asinellli e Garisenda
As famosas torres Asinellli e Garisenda são algumas das cerca de 200 torres construídas pelas famílias mais importantes de Bolonha na época medieval que resistiram à passagem do tempo. A construção de ambas foi iniciada no século XII, provavelmente substituindo outras torres mais antigas (que Dante havia mencionado em "Inferno"). Por questão de segurança, a torre Garisenda foi diminuída em 20m pouco após sua construção, pois apresentava uma inclinação vertical de quase 3 metros. A torre Asinelli com 97m de altura é a quarta mais alta da Itália, depois das torres de Cremona, Siena e Veneza e garante uma vista incrível depois de subir os 400 degraus. Mas infelizmente está fechada para visitação.
Leia aqui sobre o hotel onde passei uma semana em Bolonha, super bem localizado!
Quadrilátero, Mercato di Mezzo, Mercato delle Erbe
O quadrilátero é a região do antigo mercado da cidade, com muitas ruas repletas de lojas e banquinhas vendendo pães, frutas, bebidas, peixes, massas, produtos italianos típicos, etc. Ali fica o Mercato di Mezzo (o primeiro mercado coberto de Bolonha - reformado em 2014) e não muito longe dali, o Mercato delle Erbe - todas visitas imperdíveis na cidades mais gastronômica da Itália! O difícil vai ser resitir para não comprar tudo o que vê pela frente!
Finestrella
É uma janelinha com vista para um canal escondido! Uma mini Veneza no meio de Bolonha! Mas dependendo da época do ano, você pode pegar o canal seco e sem graça...
Pórticos e ruas centrais
Segundo a wikipedia, pórtico "é o local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Pode se estender ao longo de uma colunata, com uma estrutura cobrindo uma passarela elevada por colunas ou fechada por paredes. A ideia apareceu na Grécia antiga e influenciou diversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais". Isso é muito prático pra fugir da chuva e vento e Bolonha está cheinha deles (são mais de 40 km de pórticos)! Em 2021, os pórticos de Bolonha foram declarados patrimônio mundial pela UNESCO!
São muitas outras atrações na parte histórica da cidade, como por exemplo a igreja de San Giacomo Maggiore, com destaque para a capela Bentivoglio, o Palazzo della Mercanzia (sede da Câmara de Comércio), a Piazza Cavour a igreja de San Domenico, entre outras atrações e a Pinacoteca Nazionale, na região da Città Universitaria.
Museu Arqueológico
Localizado no Palácio Galvani no centro de Bolonha, aberto desde 1881. É conhecido pela coleção egípcia (a 3a maior da Europa). Destaque também para as sessões romana, grega e etrusca e uma das principais coleções numismáticas da Itália.
Museu de História da Cidade - Palazzo Pepoli
O Palazzo Pepoli abriga o Museu de História da Cidade, que sempre é uma visita interessante para quem quer entender o surgimento e desenvolvimento dos locais visitados. Não confunda com o Palazzo Pepoli Campogrande, fechado para reforma com previsão de reabertura em 2026, que abriga outro museu.
Eu fiquei uma semana em Bolonha para poder fazer vários bate-voltas sem ficar trocando de hotel - veja aqui uma lista dos passeios imperdíveis perto de Bolonha!
Abbazia di Santo Stefano
A Abadia de Santo Stefano é formada por um conjunto de quatro igrejas medievais (originalmente sete igrejas). A igreja do Crocifisso do século XI leva à San Sepolcro também do século XI, com o túmulo de São Petrônio, inspirado no Santo Sepulcro de Jerusalém. A Fontana de Pilato tem base do século VIII.
A igreja de Santi Vitale e Agricola é a mais antiga da cidade, originalmente erguida no século V e reconstruída nos séculos VIII e XI. Ali estão os sarcófagos de São Vitalis e Santo Agricola, martirizados no século IV. A igreja de Santa Trinità possui um pequeno museu com pinturas e artefatos sacros.
Piazza XX Settembre e parque Montagnola
![]() |
Piazza XX Settembre entre a estação de trem e o hotel onde fiquei, com a Porta Galliera, ruínas e a Scalinata del Pincio. A foto da direita foi tirada da janela do quarto! |
Via dell´Indipendenza
A principal rua da cidade liga a estação de trem à Piazza Maggiore e é cercada de palacetes lindos, lojas, restaurantes, bares, etc e sempre muito movimentada.
Santuário Madonna di San Luca
No alto de um morro fora do centro de Bolonha, a igreja do século XVIII tem uma imagem de Nossa Senhora supostamente pintada por São Lucas. Você pode chegar lá andando (bem longinho) ou com o San Luca Express, ônibus que sai da Piazza Maggiore. São 4 km morro acima com 666 arcos (dos pórticos) pelo caminho.
Garanta aqui o transporte até o Santuário ou a visita guiada!
Grand Tour Italia, antigo FICO Eataly
Essa atração abriu depois da minha visita e já fechou, sendo substituída por outra! O que era uma grande "Disney da comida" se transformou em um parque imersivo sobre as regiões da Itália e sua gastronomia. Leia mais sobre o local aqui - cerca de 20 minutos do centro de Bolonha.
Garanta aqui tours guiados e ingressos para as atrações de Bolonha!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.