terça-feira, 8 de maio de 2018

Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4

No meio de abril, passei 5 dias no Espírito Santo e além de Vitória e Vila Velha que já conhecia de uma viagem em 2013, visitei também algumas cidades colonizadas por imigrantes - Santa Leopoldina e Santa Teresa! Tudo isso fazia parte de mais um encontro de blogueiros, o famoso Pocando no ES - essa foi a 4a edição! A listinha dos blogs participantes está lá no fim do post e hoje apresento o nosso roteiro nesses dias, mas ainda virão muitos posts por aqui sobre a região ainda bem vazia de turistas, mas com bastante coisa para ver!


Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Um resuminho do encontro: cachoeiras, História, lugares lindos e muitos comes e bebes!

Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Para quem ainda não conhece a gíria "pocar" do Espírito Santo, no blog Mochilão Barato tem uma super explicação!



Antes mesmo da abertura do evento, eu e mais alguns blogueiros almoçamos moqueca capixaba no tradicional Restaurante Atlântica (famoso pelo camarão no coco, que ficou para a próxima) e depois fui com algumas das blogueiras visitar o Projeto Tamar de Vitória, que eu tanto queria! Leia mais sobre essa iniciativa fantástica no blog Pelo Mundo com Manu. Eu já conhecia as bases de Ubatuba e Praia do Forte, mas sempre quero conhecer outras.



Quando confirmei minha participação no @pocandonoes 4, já garanti a passagem para ir antes e voltar depois do evento porque queria muito conhecer o #ProjetoTamar de #Vitória! Ainda na adolescência conheci as bases do projeto na Praia do Forte - BA e Ubatuba - SP e fiquei encantada com as #tartarugas, mas já fazia muito tempo que não visitava nenhum. O @projeto_tamar_oficial é essencial para a preservação das tartarugas marinhas no Brasil e vale a pena demais visitar as bases, aprender mais sobre elas e espalhar essa mensagem! Em abril/2018, eles completaram 35 milhões de tartarugas protegidas! 😱😱😱 Agora quero presenciar a soltura das tartarugas um dia - imagina aquele monte de mini tartaruguinha correndo pro mar??? 😍😍😍 Qual sera a proxima base que vou? Aracaju? Fernando de Noronha? Floripa? #sourbbv #revistaviajar #missãovt #mtur #pocando4 #pocandonoes #espiritosanto #turtle #tartaruga #seaturtle #eusoutamar
Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em


Nossa abertura oficial foi no Guanaaní Hostel, no centro de Vitória e depois de aprender sobre congo e beliscar umas comidinhas  boas, seguimos para a Hunty´s Hamburgueria - aprovada! A primeira noite foi no Comfort Suites Vitoria, mas todos os hotéis e pousadas aparecerão em outros posts posteriormente. Escrevi aqui sobre o Comfort Suites Vitoria e sobre onde ficar na capital do Espírito Santo.


O que é representação da cultura capixaba pra você? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ Pra gente, o CONGO é o maior bem precioso da cultura local. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Durante o @pocandonoes , o pessoal do KITENTO CONGO se apresentaram na nossa abertura. Mostrando bonito o congo raíz, ainda ensinaram um pouquinho como se dança. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Eles são da Barra da Jucu, em Vila Velha e sempre fazem apresentações 😃. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Estamos apaixonados em vivenciar isso bem de pertinho, exclusivo só pra gente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quem tiver interesse no contato do representante, manda direct pra gente 😉😉. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Foto 1: reprodução . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ . . #congocapixaba #capixaba #capixabadagema #pocando4 #pocandonoes #descubraoes #guiacapixaba #blogcapixaba #027
Uma publicação compartilhada por Blog Capixaba na Estrada (@capixabanaestrada) em


Vitória - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Resuminho do primeiro dia em Vitória - moqueca de almoço, Projeto Tamar com vista legal para o Convento da Penha e da Terceira Ponte, abertura do evento com apresentação de congo e hamburgueria!


Na sexta-feira, seguimos para o centro histórico de Santa Leopoldina, com direito a visitar o Monumento ao Imigrante e o Museu do Colono recém reaberto após reforma. Fomos então almoçar e conhecer o Parque Cachoeira Véu de Noiva. A cachoeira em si é linda e grande, mas achei a trilha íngreme demais! Depois, foi a vez do Eco Parque Cachoeira Moxafongo, de acesso um pouco mais fácil. Seguimos para conhecer a Pousada Suíça, onde o grupo todo ficou hospedado. Ainda experimentamos as pizzas do Restaurante L´Incontro.


Santa Leopoldina - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Leopoldina - Monumento ao Imigrante e a cidade vista lá do alto! Museu do Colono e a rua principal da cidadezinha, as 2 cachoeiras que falei acima, a Pousada Suíça e a pizza que mais gostei daquela noite: filé mignon, gorgonzola e pimenta biquinho!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!

* indicates required












No sábado, passamos rapidamente por Santa Maria de Jetibá antes de visitar a Cantina Mattielo. Seguimos para a casa mais histórica de Santa Teresa, a Casa Lambert. No Circuito Caravaggio, almoçamos no Villaggio Zamprogno, curtimos o visual da Rampa de Voo Livre, experimentamos espumantes na Casa dos Espumantes e licores na Casa Dei Liquori. Teve ainda um lanchinho na novíssima Santa Sfiha.


Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa - cantina, licores, espumantes, esfiha, História, etc

Mudamos de pousadas (eu fiquei na Pousada Sítio Canaã) e para o jantar, o grupo foi dividido em 2. Eu experimentei o nhoque de abóbora para o festival gastronômico (o Santa Teresa Gourmet) no Taberna Lounge. Não aguentamos esperar o cover do Bon Jovi no Pub Toca da Rota, mas bem que todas as blogueiras queriam ver o show...



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Acordamos cedo mais uma vez no domingo para visitar a Galeria Cultural e o Museu da Cultura e Imigração Italiana. Depois, fomos ao Museu de Biologia Professor Mello Leitão.






Eu e metade do grupo seguimos para o almoço no 
Fabrício Bar e Restaurante. Saindo de Santa Teresa, ainda paramos na Claid´s Biscoitos e no Laticínio Lorena.


Santa Teresa - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Teresa - ES

Santa Teresa - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Teresa - ES

De domingo para segunda, eu e mais algumas meninas ainda ficamos em Vila Velha, mas não conseguimos aproveitar porque além do cansaço, choveu horrores naquela segunda de manhã e as 2 cidades estavam alagadas em vários pontos. A visita guiada pela fábrica da Garoto foi cancelada e só dei uma rápida volta pela Praia do Canto entre 2 chuvas. Nessa última noite, dormi no Champagnat Praia Hotel - leia aqui a resenha completa deste hotel e outras dicas de onde se hospedar em Vila Velha.


Ufa, foi um encontro fantástico e adorei rever diversos blogueiros e conhecer mais uma galera! Vimos muita coisa legal em pouco tempo, então recomendo fazer um roteiro com mais calma pela região de Santa Leopoldina e Santa Teresa! Aos poucos, posts mais detalhados sobre o encontro vão aparecer aqui no blog!

Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Alguns presentinhos do Pocando que trouxe pra casa! O bolo de rolo foi devorado lá em Vitória mesmo e não chegou em casa para a foto rs.

As refeições, hospedagens e passeios listados neste post foram cortesias para os blogueiros do encontro (alguns tivemos descontos e outros que não estavam na programação oficial, pagamos 100%), mas as opiniões neste blog são independentes.

8 comentários:

  1. Aeee, foi demais esse encontro! Conhecer uma pessoa tão bacana como vc tb foi mto especial. Espero que a gente ainda se encontre mais vezes por esse mundão. Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei te conhecer e estou ainda mais louca para ir pra Recife agora!!! Bora agitar esse encontro!!!

      Excluir
    2. Que pena que não conseguiram conhecer Vila Velha também! Adorei sua descrição da região dos imigrantes...e obrigada por citar o blog!

      Excluir
    3. Emilia, eu ainda volto! hehehe bjão

      Excluir
  2. Tenho que concordar que a trilha tava íngreme demais, pelo menos pra pessoas sedentárias e com pouca disposição física como a gente hahahaha, adorei demais conhecer essa galera linda e a região dos imigrantes, fiquei com saudade desses dias lendo seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! tb fiquei com saudades escrevendo! rs É, a gente precisa se movimentar mais no dia a dia pelo visto hehehe engraçado que eu não faço exercício nenhum, mas em viagem ando dezenas de km sem problemas, mas a descida/subida pesou!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.